Folding@Home on the PS3: the Cure@PS3 project

lucalzada

To fold or to FOLD?
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]INTRODUCTION[/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]
PS3b-small.JPG


Since 2000, Folding@Home (FAH) has led to a major jump in the capabilities of molecular simulation. By joining together hundreds of thousands of PCs throughout the world, calculations which were previously considered impossible have now become routine. FAH has targeted the study of of protein folding and protein folding disease, and numerous scientific advances have come from the project.[/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Now in 2006, we are looking forward to another major advance in capabilities. This advance utilizes the new Cell processor in Sony’s PLAYSTATION 3 (PS3) to achieve performance previously only possible on supercomputers. With this new technology (as well as new advances with GPUs), we will likely be able to attain performance on the 100 gigaflop scale per computer. With about 10,000 such machines, we would be able to achieve performance on the petaflop scale. With software from Sony, the PlayStation 3 will now be able to contribute to the Folding@Home project, pushing Folding@Home a major step forward. [/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Our goal is to apply this new technology to push Folding@Home into a new level of capabilities, applying our simulations to further study of protein folding and related diseases, including Alzheimer’s Disease, Huntington's Disease, and certain forms of cancer. With these computational advances, coupled with new simulation methodologies to harness the new techniques, we will be able to address questions previously considered impossible to tackle computationally, and make even greater impacts on our knowledge of folding and folding related diseases.[/FONT][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]

[/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]ADVANCED FEATURES FOR THE PS3
[/FONT][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]

The PS3 client will also support some advanced visualization features. While the Cell microprocessor does most of the calculation processing of the simulation, the graphic chip of the PLAYSTATION 3 system (the RSX) displays the actual folding process in real-time using new technologies such as HDR and ISO surface rendering. It is possible to navigate the 3D space of the molecule using the interactive controller of the PS3, allowing us to look at the protein from different angles in real-time. For a preview of a prototype of the GUI for the PS3 client, check out a screenshot or one of these videos ( 355K avi, 866K avi , 6MB avi -- more videos and formats to come).

[/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]FOR MORE INFORMATION, PLEASE SEE[/FONT]​

[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]updated on August 23, 2006 [/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif](c) 2000-2006 Vijay Pande and Stanford University
[/FONT]
-----------
Brutal....vai ser toda a gente a comprar PS3 pó Folding@Home, não há dúvidas que o Folding vai pegar em todo o lado...agora não vai haver motivos para não ajudar(seja quem for):kfold:
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif] [/FONT]​
 
Folding@PS3

Folding@Home on the PS3: the Cure@PS3 project

Since 2000, Folding@Home (FAH) has led to a major jump in the capabilities of molecular simulation. By joining together hundreds of thousands of PCs throughout the world, calculations which were previously considered impossible have now become routine. FAH has targeted the study of of protein folding and protein folding disease, and numerous scientific advances have come from the project.

Now in 2006, we are looking forward to another major advance in capabilities. This advance utilizes the new Cell processor in Sony’s PLAYSTATION 3 (PS3) to achieve performance previously only possible on supercomputers. With this new technology (as well as new advances with GPUs), we will likely be able to attain performance on the 100 gigaflop scale per computer. With about 10,000 such machines, we would be able to achieve performance on the petaflop scale. With software from Sony, the PlayStation 3 will now be able to contribute to the Folding@Home project, pushing Folding@Home a major step forward.

Our goal is to apply this new technology to push Folding@Home into a new level of capabilities, applying our simulations to further study of protein folding and related diseases, including Alzheimer’s Disease, Huntington's Disease, and certain forms of cancer. With these computational advances, coupled with new simulation methodologies to harness the new techniques, we will be able to address questions previously considered impossible to tackle computationally, and make even greater impacts on our knowledge of folding and folding related diseases.

ADVANCED FEATURES FOR THE PS3

The PS3 client will also support some advanced visualization features. While the Cell microprocessor does most of the calculation processing of the simulation, the graphic chip of the PLAYSTATION 3 system (the RSX) displays the actual folding process in real-time using new technologies such as HDR and ISO surface rendering. It is possible to navigate the 3D space of the molecule using the interactive controller of the PS3, allowing us to look at the protein from different angles in real-time. For a preview of a prototype of the GUI for the PS3 client, check out a screenshot or one of these videos
Videos e imagens --> http://folding.stanford.edu/FAQ-PS3.html

Espero que não seja repost :)
 
Última edição pelo moderador:
WOW!!
Muito bom!!

Estou neste momento completamente doido, só me apetece ter uma Playstation3 :D :D :D :D

Isto é excelente, Stanford RULES!! :D :D :D

:kfold:


(P.S: só por dizer que ainda só vi o screenshot e o movie... lol... vou ler aquilo ^^)
 
Lá vai o metro comprar uma ou duas PS3 :D

Podes apostar.

Ainda estou a digerir isto. Não li nada nem consigo ver os videos mas estou a adorar estas noticias.
Temos que ver como é que a PS3 vai conseguir aguentar o CPU a bufar a 100 %.
Não vou comprar logo mas está entre as aquisições que vou fazer sem duvida.

Sugeria que se traduzi-se a info que o Luis colocou e fosse para a WIKI.

A seguir tentavamos enviar a noticia para as revistas de informática com uma informação sobre o projecto e a nossa equipa.

Que excelentes noticias estas :x2:
 
Estavam à espera de quê? Uma parte da comunidade científica que se dedica à computação anda há meses a preparar a chegada da PS3... erghh, quero dizer, do CELL. É que são 100GFlops (para certas coisas) a menos de 500 Euros. Ora quem está habituado a pagar 5000 Euros / 100 Gflops só pode andar a salivar. Ainda por cima já vem com tudo o que é necessário para construir clusters de PS3's. O único problema a resolver é aquele que o Metro referiu se bem que já se pensa em watercoolings para a PS3. Para a comunidade da computação distribuída a coisa é mel sobre ouro. Vão ser milhares de PS3 ociosas espalhadas pelas mãos de putos que aderem a estas coisas da computação distribuída facilmente.

E venham elas... as PS3's...
 
Estavam à espera de quê? Uma parte da comunidade científica que se dedica à computação anda há meses a preparar a chegada da PS3... erghh, quero dizer, do CELL. É que são 100GFlops (para certas coisas) a menos de 500 Euros. Ora quem está habituado a pagar 5000 Euros / 100 Gflops só pode andar a salivar. Ainda por cima já vem com tudo o que é necessário para construir clusters de PS3's. O único problema a resolver é aquele que o Metro referiu se bem que já se pensa em watercoolings para a PS3. Para a comunidade da computação distribuída a coisa é mel sobre ouro. Vão ser milhares de PS3 ociosas espalhadas pelas mãos de putos que aderem a estas coisas da computação distribuída facilmente.

E venham elas... as PS3's...


A computação distribuida não é uma coisa de putos.
Para o teu primeiro post aqui acho essa afirmação infeliz mas pronto. É apenas a minha opinião.

Para quem tem acompanhado o Folding@home sabe à muito tempo que no caso do Blue Gene os contactos entre a IBM e o Folding@home existiu logo desde o início. Com o Cell foi a mesma coisa.
Os rumores que o consorcio que está por detrás do Cell tinha altos voos para ele estavam certos.

Com o que a história ensinou com a PS2 que era para ser mas nunca foi é obvio que a lição estava aprendida e que veremos muita coisa à volta do Cell. A utilização das PS3 abrindo-a a software open-source e a novas utilizações no limite poderá fazer dela a máquina mais vendida de sempre.
Estaremos de acordo que em termos de preço/performance é imbatível sob qq ponto de vista.

Em relação ao arrefecimento tb todos já sabemos que quando é para retirar o maximo dos mesmos o arrefecimento não pode ser standard. Espero que a Sony sabendo que a PS3 é basicamente para estar enfiada num movel na sala que pense nisso. No meu caso terei particular preocupação com a refrigeração mas isso já é feitio por estes lados.
 
mas o programa ñ pode correr simultaneamente com os jogos pois ñ? é que deixa de ser um sistema fechado assim... a ñ ser que entre em idle sempre que se introduza um jogo.

Fikem bem!
 
]cool[;1126409 disse:
mas o programa ñ pode correr simultaneamente com os jogos pois ñ? é que deixa de ser um sistema fechado assim... a ñ ser que entre em idle sempre que se introduza um jogo.

Fikem bem!

Para já só podemos especular.
O que acontece com os clientes actuais é que ele reduz a percentagem de uso do CPU qd uma aplicação necessita de mais CPU. Como vai ser na PS3 ainda não sabemos.
 
A computação distribuida não é uma coisa de putos.
Para o teu primeiro post aqui acho essa afirmação infeliz mas pronto. É apenas a minha opinião

Metro não em pareceu que ele o dissesse de forma depreciativa. disse que os "putos" aderiam facilmente. nao é mentira nenhuma. é excusado dar-lhe outro significado.

conto comprar a PS3 de modo que é mais uma.
 
Metro não em pareceu que ele o dissesse de forma depreciativa. disse que os "putos" aderiam facilmente. nao é mentira nenhuma. é excusado dar-lhe outro significado.

conto comprar a PS3 de modo que é mais uma.

Tudo bem.
A questão é se a PS3 vai ser uma coisa para miudos. Cada vez mais me parece que as consolas são para adultos até pelo tipo de jogos que vejo e por exemplo pelos comandos das mesmas. Mas posso estar enganado.
 
Metro não em pareceu que ele o dissesse de forma depreciativa. disse que os "putos" aderiam facilmente. nao é mentira nenhuma. é excusado dar-lhe outro significado.

conto comprar a PS3 de modo que é mais uma.


Exactamente! O pessoal da computação distribuída não se safaria com os "cotas" que chegam a casa às 20h cansados do trabalho e com a única preocupação de ver o telejornal e ver a bola. :kfold:

A PS3 será na sua maioria uma coisa de "putos" onde me incluo apesar de ser um puto-cota ou um cota-puto. Claro que a vontade da Sony é transformar a PS3 numa coisa mais abrangente e que atravesse toda a família. Eu julgo que isso acontecerá.
Agora é importante aproveitar tanto poder de cálculo ocioso e ainda bem que a computação distribuída já não é assim tão desconhecida e também graças a grupos como o vosso.

Obviamente que nunca foi minha intenção chamar à computação distribuída coisa de putos porque até está relacionada com parte da minha actividade profissional. Como tema de computação científica acho que transcende o interesse deste fórum pois até é um assunto com alguma complexidade.
 
Última edição:
Mea culpa.
A ideia que tenho nomeadamente do pessoal que usa farms para foldar é que a media de idades é alta. Mas é obvio que milhares de utilizadores são muito jovens.

Venha a PS3 :D
 
É pena não haver mais pormenores.
Não sei até que ponto a PS3 está preparada para correr a full load 24/h.
Parece-me que ou a sony tem uma forma de fazer throatling ao cpu para não correr risco ou o cliente só usa uma % do cpu.

Seja como for são duas noticias interessante (Cliente PS3 e Ati).
 
A meu ver a consola não vai aguentar estar com o cpu a 100% mais do que 15minutos. Não foi feita para isso, assim como aconteceu na xbox 360, e nas outras consolas, com o simples facto dos jogos.

Ninguém vai fazer modding da consola só para o folding fica descansado...

A fazerem isto, deverá ser tipo um Blu-ray, que se mete, e corre a aplicação com acesso a internet a aplicação faz o mesmo que o pc.
Não sei até que ponto podemos instalar essa aplicação na PS3, mas duvido que tão cedo o dê para fazer, senão estaria a abrir muito a consola aos hackers...

De qualquer forma, não estou a ver as pessoas que compra consolas, geralmente entre os 15anos 30 anos, a deixarem as consolas ligadas, "só" para estarem a processar o folding..

O PC ligado, é diferente, ele demora sempre algum tempo a arrancar, é sempre bom ter o MSN sempre ligado, etc..


Com o poder dos cells podiam dar uma uma contra-partida as pessoas que "foldavam", tipo um chat no próprio programa, ou tipo 1000 mini-jogos, tipo dos 20mb cada um, screen-savers tipo uma lareira, aquario, etc.. para agradar mais o pessoal, e ai sim, enquanto estava a jogar esta mini-jogos, que não precisam de CPU, estava no folding...

Se fosse eu a trabalhar do projecto era isto o que eu fazia..
 
Última edição:
Ninguém vai fazer modding da consola só para o folding fica descansado...

Queres reformular :)
Eu vou se realmente der para correr a 100% o cpu. Não vou comprar logo. Vou ver primeiro as opiniões do pessoal e afins. Mas se funcionar bem não vão faltar mods de pessoal para a colocar a correr.

De qualquer forma, não estou a ver as pessoas que compra consolas, geralmente entre os 15anos 30 anos, a deixarem as consolas ligadas, "só" para estarem a processar o folding..

Eu vou. Acredito que seja uma minoria mas e principalmente nos EUA imagino que muita gente vá fazer isso.

Edit:
Só agora é que vi o video de 6MB. Aquilo processou a WU em 10 horas. Não dá para saber que WU é aquela porque não existe nos projectos actuais mas não parece ser das pequeninas.
Mas não arrisco prognósticos.
 
Última edição:
Então e porque não fazes? ;)

eles estao a trabalhar nas devkits que custam uns milhares de contos.. é normal que das devkits não apresentarem problemas de aquecimento.

Mas na consola final, é o tamanho é todo reduzido, e que por esse facto normalmente aguenta menos calor, e consegue refrigerar menos do que das devkits..
 
Se ha kits para a xbox360 de watercooling, concerteza que tb irão haver para a PS3.

Uma vai vir aqui para o je :D a ver se retomo o folding :D
 
Back
Topo