Folding noutras plataformas

São arquitecturas diferentes. Se a diferença fosse muito grande, via-se a diferença nos jogos de cada consola, e são relativamente equiparadas (volto a lembrar que tenho as duas...).

Eu postei aquilo porque nesta thread já disseram que o Cell da PS3 é melhor que o Xenon da XBOX. Até pode ser um bocado melhor mas tecnicamente não se podem comparar. Pelo que percebi a PS3 tem 7 single threads e a XBOX tem 3 dual threads (6).

Eu postei aquilo porque nesta thread já disseram que o Cell da PS3 é melhor que o Xenon da XBOX.

É melhor para o Folding, isso é verdade devido à sua arquitectura que é muito apropriada para este tipo de cálculos, mas isso não quer dizer que o da X360 não tenha o potencial para "colaborar". E melhor na questão do Folding, porque já se viu ao longo destes anos que nos jogos a coisa é bem diferente.

Eu postei aquilo porque nesta thread já disseram que o Cell da PS3 é melhor que o Xenon da XBOX. Até pode ser um bocado melhor mas tecnicamente não se podem comparar. Pelo que percebi a PS3 tem 7 single threads e a XBOX tem 3 dual threads (6).

Mas são cores diferentes. As SPE (Synergistic Processing Elements) não são a mesma coisa que os cores que nós encontramos nos nossos PCs. E já agora, uma das SPEs está reservada para o SO, e acho que fica mesmo trancado... tinha lido qualquer coisa sobre isso. Ou seja, também só tem 6 cores, mas, como já disse, são diferentes dos cores dos nossos PCs.

Mas isso não é off-topic? Quer dizer, o título é "Folding @ iPod ??"...

Última edição:
Pessoal, queiram evitar discussões extra tópico e flames entres utilizadores de consolas diferentes.

Se quiserem trocar galhardetes usem o sistema de mensagens privadas; deixem este tópico correr de forma mais saudável possível, sff.

Este tópico têm bons esclarecimentos acerca da existência de clientes para certos dispositivos e não outros.
Além disso, esclarece bastante bem que para tipos de cálculos diferentes diferentes arquitecturas podem ter vantagens sobre outras, não sendo uma comparação global muito "interessante".

#EDIT: Mudei o titulo do tópico de forma a abranger outras plataformas, passando este tópico a abranger qualquer plataforma.

Última edição:
Neste site fala sobre as specs de ambos os CPU's: http://www.winsupersite.com/showcase/xbox360_ps3_wii.asp

Pelos vistos não é uma diferença abismal...

Theoretical peak performance, cada CPU a 3.2 GHz.

Xenon: 115.2 GFLOPS

Cada SPE do Cell: 25.6 GFLOPS, sendo que a PS3 tem um Cell com 7 SPEs.

O PPE é um CPU de duas threads, com o poder de 25.6 GFLOPS

No total, a PS3 deve ter o poder teórico máximo de 204.8 GFLOPS.

Se tivermos em conta a natureza paralelizavél e de cálculos em virgula flutuante, do Folding, é fácil de ver que o Cell é bom para este o folding.
Lembro que um dos maiores aumentos de produtividade do folding veio quando a PS3 se juntou ao folding.

Última edição:
Mas a Sony inclui acesso ao Folding de origem na PS3. A MS não permite na X360, por alguma razão e essa razão seria provavelmente o numero de RRODs a subir.

Mas a Sony inclui acesso ao Folding de origem na PS3. A MS não permite na X360, por alguma razão e essa razão seria provavelmente o numero de RRODs a subir.

Chama-se a isso especulação. Sendo ambas consolas, é preciso perceber porque é a Sony fez o cliente de folding, em vez de tentarmos perceber porque é que a Microsoft não fez. Não fazer é o natural, a Wii também não tem.

A Sony fez o cliente de Folding, porque era uma boa forma de demonstrar o poder do seu CPU, algo desenhado para este tipo de cálculos. Além de que a Sony também vendeu a PS3 (inicialmente) como uma máquina para correr Linux, demonstrando o seu poder (para além de vender a consola como um leitor de Bluray). A Microsoft por outro lado nunca tentou vender a X360 como algo que fosse mais que uma consola de jogos.

A PS3 ter Folding foi pura e simplesmente uma questão de Marketing. Para que é que a Microsoft ia fazer um? Para sairem noticias "PS3 bate X360 no Folding"? Não faz sentido do ponto de vista de Marketing, portanto não é preciso ir buscar motivos especulativos de fiabilidade ou seja lá o que for. A razão é óbvia para quem quiser ver.

Última edição:
O folding é uma das aplicações mais intensas que podes ter a correr num CPU ou GPU, bem mais que os jogos. Se a Xbox 360 já tem as taxas de avarias que tem devido a sobreaquecimento e alimentação de energia apenas com jogos, imagina uma aplicação tão intensiva como o folding a correr na Xbox 360 durante 24 horas por dia.

Toda a gente sabe como a Xbox 360 avaria facilmente e escusas de tentar negar isso. As avarias da Xbox 360, em especial os RROD, já têm carácter lendário e vão ficar na história dos videojogos.

Aliás a minha Xbox 360 está ali encostada para ser enviada para a garantia, e apenas avariou duas vezes num espaço de dois meses. Sendo que da segunda esteve ligada pouco mais que uma hora.

Não é só uma questão de falta de poder computacional do Xenos em relação ao Cell, é também uma questão de fiabilidade do produto.

O folding é uma das aplicações mais intensas que podes ter a correr num CPU ou GPU, bem mais que os jogos. Se a Xbox 360 já tem as taxas de avarias que tem devido a sobreaquecimento e alimentação de energia apenas com jogos, imagina uma aplicação tão intensiva como o folding a correr na Xbox 360 durante 24 horas por dia.

Porque tens de ir buscar teorias especulativas, quando tens o motivo comercial e lógico mesmo à tua frente? O que é que a Microsoft ganhava em por o Folding na consola? Nada. O que é que a Sony ganha? Exposição nos media.

E como já disse, podes passar pelo forum da PS3 para veres o número de avarias das consolas. Eu tenho as duas, e já morreram as duas uma vez (e a X360 não morreu de RROD).

Toda a gente sabe como a Xbox 360 avaria facilmente e escusas de tentar negar isso. As avarias da Xbox 360, em especial os RROD, já têm carácter lendário e vão ficar na história dos videojogos.
A parte gira é que, mesmo antes de saberem do problema dos RROD (ou seja, antes da consola ser lançada), já tinham decidido não por o Folding.
E as lendas têm esse problema, mesmo quando a questão já se encontra resolvida, a lenda....continua.

Última edição:
Reitero o que disse antes:

Pessoal, queiram evitar discussões extra tópico e flames entres utilizadores de consolas diferentes.

Se quiserem trocar galhardetes usem o sistema de mensagens privadas; deixem este tópico correr de forma mais saudável possível, sff.

Posts a seguir a este que continuem com a discussão técnica PS3 vs XBOX quanto à taxa de avarias (e outras questões não relacionadas directamente com este tópico) e discussões consequentes serão apagados.

Também tenho esse telemóvel, mas não estou a vê-lo a foldar lol... ou outro telemóvel/smartphone que seja... Se o fizessem provavelmente demorariam meses para acabar uma WU ou derretiam os circuitos antes :007:

Última edição:
Back