Folding para apresentação de português [CONLUIDO, DIVULGUEM, TÁ AQUI O LINK!]

Ou seja, as células são compostas por proteinas e este enrolamento/conformação proteica ocorre no seu interior? Para o ano, peço a minha mãe me comprar livros de biologia geologia 10 ano para estudar nos tempos livres :lol: Sou muito curioso...

E panfletos, ninguém arranja nada? É que eu não tenho geito para os fazer... Vou falar com o Metro.

Nos eucariotas..O DNA dá origem ao mRNA (RNA mensageiro) dentro do nucleo..este adquire uma cauda poli-A na extremidade 3' que uma Cap na extremidade 5'..ele necessita disto para dps sair do nucleo para o citoplasma da célula onde vai ocorrer a tradução desse mRNA..durante essa tradução ou com ela ja finalizada é que vao actuar as chaperoninas primeiro e dps as chaperonas no caso da primeira conformação estar errada..Quando adquirem essa conformação diminuem a probabilidade de serem degradadas e facilita o seu transporte para locais especificos da célula..

Cumps
 
Bem, houve uma mudança de planos. Já não há apresentação de português, mas vou usarsto para um trabalho de inglês. O trabalho é publicado num site. O WindWalker enviou-me um trabalho que ele fez, mas em inglês. Usei palavras do amjpereira, do windwalker e do madcaddie, se forem contra, digam que eu mudo. Portanto, tenho isto misturado nas 2 linguas. Vou fazer 2 trabalhos, um para por no site e outro para passar de mão em mão. Estes 3 membros, o metro e os restantes techzonianos que ajudaram, vão ter um agradecimento no fim.

Aqui vai:
Folding@Home
O que é o F@H?
O Folding@Home é um projecto de computação distribuida, dirigide pelo professor de quimica Vijay Pande, da Universidade de Stanford. O projecto iniciou-se no dia 1 de Outubro de 2000 e visa conhecer melhor o enrolamento, desenrolamento e doenças relacionadas das proteinas. Estas doenças podem ser Alzheimer, BSE ou mesmo cancro.
O que é um projecto de computação distribuida?
Distributed computing consists in processing different parts of a computer job task by using more than one computer. The job is divided in multiple parts: while a computer from Japan runs a part, another computer from Argentina does another. Even if the Japan user has a different Operating System in his computer, they can still divide the work and finish in half the time it would take to run on a single computer. How is this possible? Internet makes it possible and common amongst the most experienced computer users.

It is a very intelligent approach by some universities and research institutions to use the huge computing power spread around the world which is usually not used (approximately only between five and ten percent of the CPU computing power is used). The usage of this method avoids having expensive supercomputers that had to do all the computing work and would take an "eternity" to finish their jobs.

This way, after each personal computer finishes its task, the results are returned to a server that gathers all the results. Taken from Sony Website, this picture explains this subject in a very clear way:
IMAGEM( FALTA O WORD)
The "little computers" icons represent each volunteer that joined this cause. In the majority of the projects, joining is as simples as downloading a client, configuring it and letting your computer do the (computing) work.

Enrolamento de proteinas?
O melhor é começar pela defenição de proteina:
-As Proteínas são compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular elevada (de 5.000 a 1.000.000 ou mais unidades de massa atómica), sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas. Uma proteína é um conjunto de 100 ou mais aminoácidos, sendo os conjuntos menores denominados Polipeptídeos.
Todos sabemos que somos constituidos por celulas, mas há muito mais no interior dessas celulas. Vou tentar usar uma linguagem cientifica e depois uma mais corrente para uma melhor compreensão.
ááNos eucariotas..O DNA dá origem ao mRNA (RNA mensageiro) dentro do nucleo..este adquire uma cauda poli-A na extremidade 3' que uma Cap na extremidade 5'..ele necessita disto para depois sair do nucleo para o citoplasma da célula onde vai ocorrer a tradução desse mRNA..durante essa tradução ou com ela ja finalizada é que vao actuar as chaperoninas primeiro e depois as chaperonas no caso da primeira conformação estar errada..Quando adquirem essa conformação diminuem a probabilidade de serem degradadas e facilita o seu transporte para locais especificos da célula..
Resumindo...
O Folding calcula energias potenciais dos átomos nas proteínas para prever as suas localizações ao fim de certo intervalo de tempo de interacção. Assim pode-se saber a forma da proteína no fim do seu enrolamento - folding. Sabendo os factores que impedem o correcto enrolamento, pretende-se desenvolver substâncias que o corrijam. Funciona como o modelo da nuvem eléctronica.
ááPor exemplo, os nossos anticorpos (glóbulos brancos), são uma proteína. Para ela conseguir eliminar os corpos estranhos/maliciosos, essa proteína, enrola-se de múltiplas formas consoante o corpo estranho de modo a eliminá-lo. Se esse enrolamento não for correcto, origina-se uma doença.
Como funciona?/Como posso contribuir?
Para contribuir, basta instalar um programa chamado cliente e ao fim de segundos já estão a contribuir. Escolhem um nick e uma equipa e o cliente faz um download de uma proteina ou parte dela(tem um tamanho de 1Mb a 5Mb), e depois começa a processa-la. Um computador ''poderoso'' pode chegar a demorar 35h a processas um proteina, por isso, nós ditos ''normais'', podemos levar alguns dias (para quem deixar o computador ligado 24/7). O cliente é um programa que corre em baixo recurso, ou seja, utiliza o que não está a ser utilizado. A navegar na internet, uma pessoa não utiliza mais de 10% do processador. Como é de baixo recurso, o Cliente vai usar os restantes 90% disponiveis. Se forem para um jogo e usarem 70% do processador, o folding passa a usar 30% e assim por diante...
Quem pode foldar?
The amount of active dedicated computers is increasing since F@H launch. Before, only computer processors could be used to do the Work Units (WU) calculations. Nowadays, some of the existing graphics processors, mainly used in graphics cards to render 3D graphics (such as those in computer games) are also supported by F@H. Even more recently, the possibility has been extended to the PS3, a Sony video game console. The PS3 contribute has been so great (one PS3 can easily process a job thirty to forty times faster than a single computer) that, in spite of the few number of them contributing to the cause, the Stanford servers had to be upgraded due to the upstream and downstream overload.
As newer projects need more computing power, this increase and extension of computing hardware possibilities is fundamental.

The awful truth in dynamic molecules simulation is that a lot of computing time and power are needed to simulate a little fraction of real time. Just to give and idea, it is estimated that one year of simulations is needed to simulate one nanosecond of/in protein folding. Luckily, or not, protein folding timescale is the one of nanoseconds.
Portugal@Folding
Como seria um bocado mau uma pessoa foldar sem ter algum reconhecimento(so participa quem quer), o folding está organizado em equipas e com um sistema de pontuação. Portugal@Folding é o nome da equipa portuguesa que participa neste projecto (não sei se existem mais), e está neste momento na posição 34 do ranking MUNDIAL. Já tivemos em 27, mas lentamente temos vidso a descer... Para ajudar a Portugal@Folding, basta escrever o numero da nossa equipa que é o 35271.
Resultados
Talking about results, there hasn’t been much yet. On one hand, the concept of distributed computing is still very recent and people are very often reluctant to contribute (since it involves Internet data traffic, people think of that as a way of hacking into their computers). But on the other hand the important results are expected to appear after one or two decades of computing. Yet, until March 30, 2007, forty-nine scientific research papers have been published, based on all the users’ returned work. We can present some of the most important results (most of them related to medicine):

On 2005, there have been published the first results of the study on p53 tumor suppressor. P53 mutations are the cause of almost every type of cancer. Knowing how it folds, it is easier to analyze the disease and the possible way it can be cured.

From 2004 to 2006, new methods for protein-ligand binding have been discovered. These are very accurate ways of forming drugs.

On 2006, results concerned to folding of proteins in confined spaces have been published. It seems confined water reacts very differently from what would be firstly expected!
O futuro
The future of distributed computing projects is still undefined. There are some positive and some negative predictions. Some say it will never prevail and that we are only wasting computing resources.

But the majority say it will only be a matter of years to confirm the suppositions: the results will appear sometime soon. Maybe in one decade, maybe in more than that.

The supervisor of the Folding@Home project, Vijay Pande, gave an interview recently, referring to the fact that it would take 10 to 15 years to find and create, for example, an inhibitor for the Alzheimer disease. He also said that his team is limited by the CPU power available for the project. Quoting Professor Pande, "We have specific plans ready to put into action once we reach certain CPU levels, up to 1 million CPUs. Once we start to get close to 1 million active CPUs, we will sit down and make plans for going beyond that. Our research is very computer limited."

But this problem seems to have a solution in a near future. Not only the computer processors are evolving and therefore having a greater computing power, but there is also the help of new generation video game consoles, that are providing clients to these distributed computing projects, so they can be used when the console is not running a game. These particular processors have a different architecture than the desktop computer ones, but they seem to have an outstanding performance when compared to ordinary desktop computer processors.

Together, these processors constitute a huge computing power, the power that is required by Professor Vijay Pande and his team.

O que é que eu tenho a ver com isso?

ááSe têm alguem na família ou mesmo chegado, algum amigo ou conhecido com uma doença que teve a sua origem no enrolamento incorrecto das proteínas, sendo os mais conhecidos, Alzheimer, Parkinson, entre outros, sabem que eles para controlar o "avançar" da doença devem tomar medicação, medicação essa que não caiu do céu por obra e graça do espírito santo.

Foi através da pesquisa feita por cientistas, e investigadores, e o Folding@home é isso mesmo, o estudo de como criar medicação que ajude a retardar os efeitos negativos de tais doenças e quem sabe daqui a uns anos a cura para a mesma?

Quando e caso tenham o azar de algum familiar precisar ou mesmo VOCÊS, não gostariam de pensar que contribuiu para que aquela nova medicação "revolucionaria" que saiu á uns meses/dias para essa doença, saiu porque você, ajudou?

Porque se todos neste pais, ou mesmo no mundo fossem a pensar como vocês "E o que é que eu tenho a ver com isso?" então não havia qualquer tipo de avanços.

Sites uteis:
http://folding.stanford.edu
http://www.portugalfolding.org
AJUDEM, NÃO CUSTA NADA
Isto é um rascunho, o trabalho final vai ter imagens, visto que no pc onde fiz isto não tenho word, então fiz no wordpad.
 
Tb acho que algumas pessoas não percebem o que é o ''folding'' mas enfim como disse o nosso colega Tjqueiroz quem corre por gosto não cansa, por isso. Mas em relação a ideia principal da thread acho mt bem que sigas com essa ideia para a frente :P

Em relaçao em explicar ás outras pessoas do que se trata tb acho complicado, nao significa que eu nao dsaiba o que faço mas la que e dificil é

Tipo nao vou chegar à beira de uma pessoa e dizer olha o meu passatempo e ajudar a descubrir curas para doenças. Nao é que seja mentira mas mts pessoas (retrogadas, que nunca viram nada) nao precebem.
Mas tambem nao e por isso que vamos deixar de foldar eheheeh!!!!! Keep folding people!!!!!!
 
Última edição:
The WolfMan -> se precisares envio-te um pequeno trabalho que fiz sobre computação distribuida no geral para tirares ideias.

se quiseres avisa ai que mando-te por pm o meu msn e mando-te o trabalho

ja agora: quando falei de computação distribuida a minha turma, mesmo sendo uma explicação breve, muitos quase dormiram ou brincaram com a ideia... tens de fazer um trabalho que cative muito quem leia...
 
Não estou a gostar desta parte:
Enrolamento de proteinas?
O melhor é começar pela defenição de proteina:
-As Proteínas são compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular elevada (de 5.000 a 1.000.000 ou mais unidades de massa atómica), sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas. Uma proteína é um conjunto de 100 ou mais aminoácidos, sendo os conjuntos menores denominados Polipeptídeos.
Todos sabemos que somos constituidos por celulas, mas há muito mais no interior dessas celulas. Vou tentar usar uma linguagem cientifica e depois uma mais corrente para uma melhor compreensão.
ááNos eucariotas..O DNA dá origem ao mRNA (RNA mensageiro) dentro do nucleo..este adquire uma cauda poli-A na extremidade 3' que uma Cap na extremidade 5'..ele necessita disto para depois sair do nucleo para o citoplasma da célula onde vai ocorrer a tradução desse mRNA..durante essa tradução ou com ela ja finalizada é que vao actuar as chaperoninas primeiro e depois as chaperonas no caso da primeira conformação estar errada..Quando adquirem essa conformação diminuem a probabilidade de serem degradadas e facilita o seu transporte para locais especificos da célula..
Resumindo...
O Folding calcula energias potenciais dos átomos nas proteínas para prever as suas localizações ao fim de certo intervalo de tempo de interacção. Assim pode-se saber a forma da proteína no fim do seu enrolamento - folding. Sabendo os factores que impedem o correcto enrolamento, pretende-se desenvolver substâncias que o corrijam. Funciona como o modelo da nuvem eléctronica.
ááPor exemplo, os nossos anticorpos (glóbulos brancos), são uma proteína. Para ela conseguir eliminar os corpos estranhos/maliciosos, essa proteína, enrola-se de múltiplas formas consoante o corpo estranho de modo a eliminá-lo. Se esse enrolamento não for correcto, origina-se uma doença.

Sugestões?
 
Muitos parabéns. Está um excelente trabalho.
Temos que colocar isto no site :)

Estou certo que a Professora a esta hora já mudou de ideias ;)
 
Muito bom mesmo :001:
Pudias era ter falado também das Playstations 3 na parte "Quem podem contribuir?"
So falaste na parte "Quem pode Foldar?"
 
Última edição:
Muito boa tarde,

Trabalho 5 estrelas, vê-se de facto o interesse que tiveste neste projecto, pelo modo como expões o conteúdo, e como o mesmo é explicado, demonstra também que não foi apenas mais um trabalho, pela pesquisa efectuada para o mesmo.

Os meus parabens, agora falta saber a nota :D

Melhores Cumprimentos
 
Já tinha feito o download disto e só agora é que me lembrei de ir ler.

Gostei, achei que está bastante informativo.
 
Bem, nas minhas aulas de português, todos os períodos fazemos uma apresentação oral. Eu estava a pensar em falar no Folding@Home.

A historia é a seguinte: Uma vez na aula de F.Q. a minha stôra pôs-se para lá a falar se o homem reduzir o consumo de energia blá blá. Eu disse que era impossível o homem reduzir os consumos energéticos, o homem tinha de os aproveitar. A stôra disse: ''-Então explica lá.'' Então eu comecei a dizer que por exemplo, que quem tem o computador muito tempo ligado por dia a fazer downloads da internet, pode participar em programas de computação distribuída (...)(depois virei-me para o folding@home) e podemos a descobrir curas para doenças... E ela começou a gozar comigo a dizer que eu deixei a cabeça em casa a ajudar o pc a descobrir a cura para doenças >(.

Com isto, muitos não perceberam e alguns só lá chegaram porque eu lhes mostrei o site. Agora que tenho oportunidade, quero fazer uma apresentação sobre o Folding@Home e quem sabe, recrutar alguns membros para a nossa equipa :D.

Tenho algumas duvidas no enrolamento de proteínas. O que eu percebo é o seguinte: ''-As proteinas dobram-se/enrolam-se (em inglês ''fold''). Podem-se dobrar em muitas maneiras e se dobrarem de uma maneira errada, ficamos doentes.'' Logo aqui fico com duvidas/receio, porque uma pessoa pode pensar ''-Ai, a proteínas do bife do meu almoço dobraram-se mal, vou ficar doente!'' -.- Muitas pessoas da minha turma, são capazes de pensar assim. Podem-me ajudar neste ponto e explicar isto de uma maneira mais cientifica?

Depois, no 1º Periodo, um colega meu falou na reciclagem. O meu stôr no fim disse: ''-Jovem, o que é que eu ganho com isso? Eu vou estar a reciclar para os outos andarem a ganhar dinheiro?''

Eu estava a pensar em responder a isto assim (se ele me perguntar): ''-Eu agora pergunto-lhe o que é que o stôr ganha em dar sangue, ou em dar roupas velhas aos pobres? Nos somos uma sociedade e as nossas acções tem de ter algum pingo de responsabilidade para com os outros e com o ambiente. Não podemos ser egoístas ao ponto de tudo o que fazemos ter algum interesse para nós. Eu dei a ética kanteana a filosofia...''

O que acham? O que mudavam?

Obrigado. Ainda pensei em por isto no geral, mas como é sobre este tema...

autorizas a enviar o teu trabalho ao pessoal?
 
Back
Topo