1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fonte 120W

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Edra, 19 de Julho de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 1065)

1. Olá a todos!

Estou a pensar montar um HTPC, para tal, irei usar uma board Abit AN-M2HD com um processador AMD ATHLON X2 BE-2350, 2 Gb de memória, um disco sata de 250Gb, um Leitor/Gravador de DVD's e uma placa de TV interna para alem das ventoínhas habituais.

A minha questão é:

Será que uma fonte de 120W é suficiente? É que eu vi esta aqui e achei-a excelente.

Desde já, obrigado.

2. AmdM

AmdM Power Member

Outro com a mesma dúvida.
    Esse site ai de cima não me parece muito fiavel.

O que acham, será que se aguenta á jarda?

3. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

E outra vez não.
    Não te deixes enganar pelas specs que mostram....

4. AmdM

AmdM Power Member

Qual foi a outra vez?
    A que secs te referes?

5. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Não e não.... uma maneira de dizer não com convicção...
    digo porque já torrei 2 fontes dessas pequenas, que utilizam o mesmo tipo de circuito.
    São muito fracas.
    Passado algum tempo ficam estafadas e começam a ter instabilidade.
    Mas se comprares, podes ter a certeza que funciona..... durante uns dias.....

6. AmdM

AmdM Power Member

Eu estava a pensar usar isto com uma board intel com atom 330 integrado.
    Apenas iria ter um disco e uma mem como restantes componentes.
    Estimo que o gasto do sistema em full não fosse maior que 45W.

Mesmo assim achas que não ia dar?

7. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Já montei varios car-pc, e em todos, essas fontes duram uns 2 anos +-
    O problema é a má qualidade dos componentes, e do fabrico. A ideia do circuito até é boa.
    Posso dar um exemplo, uma board VIA MII10000 que tenho ali no carro, comsome uns 45W e já torrou 2 fontes M1ATX, fontes de 90W.
    E a primeira nem durou 6 meses...
    E tinham ventilação com 3 vontoinhas de 40x40 mesmo de lado numa caixa voom pc daquelas azuis...

Ou seja, funcionar funciona, mas a fonte que exemplificas-te deve dar uns 30W sem problemas, a partir dai, começa a ter variações de tensão muito elevadas.

As specs, são o ripple, ou seja, os mmv, ou seja, a diferença entre o tempo em que se dá um comsumo elevado e a fonte demor aa reagir, este tempo provoca aquilo a que se chama ripple.

Os pc's não gostam de ripple, principalmente os condenssadores das placas-mãe, que vão ter de compenssar esse ripple, como os condessadores já estão colocados um bocado perto do limite, e sabendo que os mesmos perdem capacidade com o uso, pode-se calcular que o conjunto vai sofrer por causa de uma fonte com rippl elevado.

Conclusão, se ligares isso, funciona, mas depois, mais tarde vais ter outros problemas relacionados com a fonte, não por ela deixar de funcionar... mas por ela estar a massacrar os componentes.

http://resources.mini-box.com/online/PWR-Pico120-5AAC-DC-kit/PWR-Pico120-5AAC-DC-kit-manual-engl.pdf

Para esta fonte temos:
    5V - 6A = 30W
    3,3V - 6A = 20W
    12V - 7A = 84W

Se sabes o consumo do teu sistema para estas voltagens, então tens uma ideia do perto do limite que vais trabalhar.

Esta:
    http://www.guru3d.com/article/ecs-atom-330-dual-core-p945gc-review/
    ou esta:
    http://www.neoseeker.com/Articles/Hardware/Reviews/D945GCLF2_atom_330/15.html

Comsome quase o que a fonte tem para dar.
    Como já disse, com essa fonte, vais ter problemas, mais cedo ou mais tarde.

Posso dar um exemplo daquelas fontes que dizem que dão 20A na linha de 12V e eu já queimei muitas ao tentar sacar uns miseros 10A dessas linhas.... claro que eram todas fontes baratas... como essa....

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Não. Estas fontes só servem para usar com board VIA ITX. Não só pela pouca potencia, mas pela falta da ficha 4 pins 12v ;)

9. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

E pelo facto dos 12V passarem por ela sem serem regulados....

10. AmdM

AmdM Power Member

Boas destroyer.

No mini box,têm umas picopsu com ficha de 4 pinos.
    Eles até sublinham que é compativel com as boards intel/atom.

PicoPSU-90 12V DC-DC ATX power supply
    - Smallest DC-DC ATX PSU
    - 90 Watts
    - 12V input
    - 100% silent, fanless
    - Over 95% efficiency
    - Plugs directly into the ATX connector
    - D945GCLF, D945GCLF2 friendly (has 4 pin P4 cable)
    - 12V-ATX cable
    - Configurable wire harness
    - Perfect for mini-ITX boards
    - OSCON / POSCAP capacitors, Japan
    - manufactured by mini-box.com

Última edição: 18 de Novembro de 2008
  11. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Não é comigo, mas se for particular.... PM o destroyer......

Como é que vou exemplificar para que se perceba o problema aqui exposto.

1º Quando se compra uma daquelas caixas muito baratinhas, de 25e que trazem fonte e tudo.
    P: O que diz na fonte?
    R: 450W (o normal)

E se alguem tentar sacar uns 10A na linha de 5V de uma dessas fontes? quantos segundos ela dura até deitar fumo?

Mas, o fabricante diz 450W.

Ora como todos nós sabemos, para um sistema trabalhar bem, é preciso uma boa fonte.
    Se no caso das fontes que veem com as caixas baratas, sabemos que não valem nada. Porque é que o mercado pós venda de fontes de 450W "Boas" tem tanto volume de vendas????

Se calhar porque as tais fontes de 450W que o fabricante diz serem ATX2.2 não serem assim tão ATX2.2 nem terem tanta potencia como aquela aclamada pelo fabricante.

digo eu... com os nervos... :p

12. AmdM

AmdM Power Member

Sim, eu já tinha compreendido o teu ponto de vista.
    Gostava de ter também opinião de outros users.
    E escusas de estar com essa lenga lenga da fonte pois sei bem a importânçia de ter uma boa fonte.

13. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

ok, sory.

14. jjmaia

jjmaia What is folding?

Não encontro fontes indicadas para uma board atom, onde em aconselham a comprar uma?

Presumo que 120w cheguem.

Partilhar esta Página