1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fonte Alimentação ATX - Modificada

Discussão em 'Electrónica' iniciada por WonderWorld, 21 de Julho de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 3964)

1. Boa tarde pessoal ,

Montei uma fonte de alimentação de bancada de uma fonte ATX modificada, e surgiu-me uma dúvida :

Utilizando a saida -12V e 0.8A (fio Blue) e a saida +3.3V e 14A (fio Orange) que irá dar no total 15.3V, qual a amperagem máxima que posso utilizar? será a saida de -12V e 0.8A a mais desfavorável ?

Um Abraço.

2. JDizzyking

JDizzyking Power Member

tem cuidado senao isso faz buum

3. JDizzyking

JDizzyking Power Member

se juntares duas fases, é o mais provavel acontecer, pois cada fase deve ter o seu positivo, e eu dixe aquilo porque a explicação estava em cima

4. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Fases? Isso é em CA... fontes ATX é tudo CC, e não entendo qual o problema de usar tensões positivas com negativas... lá por se convencionar que o fio preto é os 0V, não quer dizer que não se possa usar o fio dos -12 como ground e fica com as tensões de:

0, 7, 12, 15.3, 17 e 24V, e a corrente que se pode puxar é a menor que cada fio ligado aguenta.

Enquanto isso vou fazer uns testes, mas com uma AT... já posto os resultados...

Cumps

5. JDizzyking

JDizzyking Power Member

eu digo fase mas é por usar calao, mas tenho quase a certeza q isso vai dar problemas no funcionamento

6. PTNetSurfer

PTNetSurfer Power Member

também estou mais virado pa isso! essas fontes não estão preparadas pa fazer esse genero de "avarias"... corres sério risco de estragar a fonte sem necessidade....

7. JDizzyking

JDizzyking Power Member

para fazer isso mais vale comprar uma fonte regulavel ou fazer uma

8. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Ups esqueci-me de actualizar... Anyway com a fonte sem nada ligado excepto uma resistência entre 2 pontos (por exemplo dos 5 para os -12), ela ia-se logo abaixo, mas se tivesse a usar os rails todos (todas as tensoes com resistências para a massa) e puxasse corrente dum rail para outro ela já se aguentava.

Quero dizer que a fonte não suporta que a corrente circule num sentido oposto ao qual foi concebida. Mas podem-se utilizar as tensões combinadas, caso os rails envolvidos se usem no modo normal (para o GND) e circule mais corrente nestes do que no misto...

A resistência era aprox 50 Ohm.

Cumps

9. Última edição: 26 de Janeiro de 2009

Partilhar esta Página