Análise Fonte Be Quiet! System Power S6 350W 80+

Status
Fechado a novas mensagens.

JackFlash

Moderador
Staff
0. Introdução

Pretendo fazer uma análise desta fonte o mais completa quanto possível, com ajuda de quem quiser ajudar, já que será a minha primeira.

Existe muito pouca informação sobre esta fonte e penso que esta análise poderá ajudar outros que, como eu não, têm a certeza da sua qualidade real.

Agradeço a colaboração de quem quiser ajudar com comentários e indicações.
Penso ir fazendo a análise aos poucos, de acordo com a minha disponibilidade, e vou colocando aqui os resultados.

Caso a análise não esteja de acordo com as regras agradeço aos moderadores/colaboradores, que me indiquem a direcção correcta.

Informações Gerais:


Marca:
Be Quiet!
Fonte: System Power (S6) 350W 80plus - BTQ S6-SYS-UA-350W
Modelo: BN081
Fabricante: Listan (fabrica também a marca Revoltec)
OEM: FSP - segundo alguns foruns a série System Power S6 partilha a mesma base FSP da série Straight Power E6:
http://www.jonnyguru.com/forums/showthread.php?t=7201
http://foro.noticias3d.com/vbulletin/showthread.php?t=295278&page=4&
mas não encontrei nenhuma fonte de informação fidedigna que prove a veracidade destas afirmações.
Garantia: 2 anos
Preço: ~ 35-37 €


1. "Unboxing" e Primeiras Impressões

Unboxing é como quem diz, é em versão OEM e, portanto, apenas veio com um plástico alveolar a proteger a unidade.

psubq1.jpg


Traz cabo de alimentação e, como podem ver, a cablagem não tem manga.

psubq2.jpg

psubq3.jpg


As informações que vem na lateral da fonte diferem em vários parâmetros da informação que está na Datasheet do site da Be Quiet!
Espero que seja a fonte a ter a informação correcta!!!!
Edit: Após contacto com a BeQuiet! o site foi alterado e a informação actualizada. Neste momento a informação está coincidente.

psubq4.jpg


A saída dos cabos é caótica! Estão todos enliados desde a saída e não dará para por pôr uma manga, pelo menos desde a saída.

psubq5.jpg


Aqui estão os conectores.

psubq6.jpg




2. Especificações

Dimensões: 150 x 140 x 86 mm
Peso (incluíndo cabos): 1.3 kg
Cor: Preto

Conectores:


Voltagem, Amperagem e Potência nas várias linhas:
psubq7.jpg



3. Testes


psubq9.jpg


Não tenho equipamento para medir os decibeis, mas quase não se ouve, a FAN do CPU e uma Aerocool que tenho fazem mais ruído.

Condições do Teste:

- As voltagens foram todas testadas no conector de 20+4 pin.
- A fonte foi testada em full load, utilizando o blend test do Prime 95 em Windows 7.
- Os valores foram lidos após ~ 20 minutos.
- Equipamento utilizado:
PC:
AMD Phenom II X4 960T 3.0 GHz / Arctic Cooling Freezer 13 (92 mm) / Asus M5A99x Evo / Corsair Vengeance DDR3 2x2GB 1600 MHz CL9 / Gigabyte Radeon HD6450 1GB DDR3 / Seagate 500 GB SATA II (7200 rpm) / DVD-RW SONY Optiarc AD-5280S / 3 FAN 120 mm (NoiseBlocker XL1, Aerocool Shark Devil Red, NOX OEM)
Multímetro: Unit-T UT30C (com sensor de temperatura)
Medidor de Consumo (Wattímetro): Brennenstuhl EM 240 (de tomada)


To be continued ...
 
Última edição:
Não percebi os dados de output... Na tua foto a fonte tem 25A combinados nos 12v, mas na tabela que colocaste a seguir só tem 20A.
 
Última edição:
Não percebi os dados de output... Na tua foto a fonte tem 25A combinados nos 12v, mas na tabela que colocaste a seguir só tem 20A.

"As informações que vem na lateral da fonte diferem em vários parâmetros da informação que está no site da Be Quiet!
Espero que seja a fonte a ter a informação correcta!!!!"
 
Não percebi os dados de output... Na tua foto a fonte tem 25A combinados nos 12v, mas na tabela que colocaste a seguir só tem 20A.
"As informações que vem na lateral da fonte diferem em vários parâmetros da informação que está no site da Be Quiet!
Espero que seja a fonte a ter a informação correcta!!!!"

Pois, eu percebi o engano do RSC, quem olha de relance parece que é a transcrição do que está na fonte.
Vou alterar para se perceber melhor.
 
"As informações que vem na lateral da fonte diferem em vários parâmetros da informação que está no site da Be Quiet!
Espero que seja a fonte a ter a informação correcta!!!!"

Se as informações do site não coincidem com a lateral da fonte, é preferível não colocar a tabela do site, para não criar confusões. De qualquer forma, tal como já disse isto da LC Power, não me parece sério que uma empresa venda um produto com duas variantes e especificações tão diferentes sob exactamente o mesmo nome e serial.
 
Se as informações do site não coincidem com a lateral da fonte, é preferível não colocar a tabela do site, para não criar confusões. De qualquer forma, tal como já disse isto da LC Power, não me parece sério que uma empresa venda um produto com duas variantes e especificações tão diferentes sob exactamente o mesmo nome e serial.

Pois é, a Be Quiet! tem duas fontes com o nome: System Power (S6) 350W.

Um modelo é 80 plus (que foi a que comprei):

Referência: S6-SYS-UA-350W
Model: BN081

O outro modelo tem eficiência abaixo de 80%:
Referência: S6-SYS-EP-350W
Model: BN079

A DataSheet é igual para ambos os modelos, por isso espero que a informação, da DataSheet, seja para a fonte que não é 80plus.
 
Última edição:
Pois, o problema é que com a referência S6-SYS-UA-350W, a julgar pela tabela que tinhas anteriormente, há duas fontes: a que tem 25A @ 12v e a que tem 20A.
 
Esta é que tem 25A, não facam uma tempestade num copo de agua, o fabricante enganou-se.

Normalmente nos produtos baixa gama tendem sempre a cortar despesas com as cenas básicas. Se quiserem estão há vontade para repartarem há BeQueit o erro e eles corrigem...

Cumps
 
Já enviei um mail à Be Quiet! a informar da situação, ou seja uma grande salganhada nas Datasheets em PDF das fontes S6 de 350W e desacordo em relação à informação na fonte, e a pedir esclarecimentos.
Não sei se me vão responder, espero que sim, estou à espera de resposta ao contacto que fiz no sábado (28 Abril)

Amanhã já ponho mais umas fotos do interior da fonte, se acharem que vale a pena, pois se a abrir quebro selo e perco a garantia.

Depois vou precisar de conselhos para fazer os testes inicialmente com o multímetro e depois montada no PC.
Tenho um wattimetro (medidor de consumo) mas não sei até que ponto é útil aqui, pois penso não ser possível, com o equipamento que tenho, determinar a potência "útil" fornecida ao sistema.
 
Última edição:
Boas pessoal,

A BeQuiet! já me respondeu!
Mais propriamente a Listan, fabricante das marcas BeQuiet! e Revoltec.

Diz que de facto a informação do site continha erros e, se forem verificar o site, a informação que respeita à série System Power já foi toda alterada e rectificada.
Neste momento a Technical Data: http://www.bequiet.com/en/powersupply/294, já bate certo com a informação na lateral da fonte, que podem consultar mais acima, na foto e tabela.

No mail, explica também qual a diferença entre o modelo S6-SYS-UA-350W e o modelo S6-SYS-EP-350W:

"The difference is:
UA stands for full range PSU that means you may use it within 110 V or 240 V power networks.
It recognize the voltage by itself.
EP stands for 240V only you can’t use it in the 110 V power network."

EDIT:

Já coloquei mais informação e o resultado do primeiro teste, que podem ver no 1º Post.
Ainda não fiz mais testes, pois queria a vossa opinião, não vá eu estar a fazer testes que não interessam.
Não medi o 5VSB, mas posso faze-lo. Caso não esteja errado é para medir a linha dos 5V quando o PC está em StandBy. Certo?
Queria medir a Potência DC, mas ou arranjo uma pinça amperimétrica para corrente DC, que não são baratas, ou tenho que andar a mexer nos fios, para ligar o multímetro em série.
Se tiverem ideias agradeço!!!
Para puxar mais pelo consumo, estava a pensar fazer OC, mas se houver outro método que puxe pela fonte quase ao limite agradeço que expliquem.
 
Última edição pelo moderador:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo