• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Fonte de alimentação (50€)

PedroSilva08

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
50/60€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Apenas fonte de alimentação

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming
c) Office / Navegação web / Filmes


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
O mais tardar possível

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

i7-8700
GTX 1060 3GB
16GB DDR4
256GB SSD + 500GB HD


6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


Não sei

11) Contexto, comentários adicionais.

A fonte antiga queimou e estou à procura de uma que dê conta do serviço, não é necessário ser nada de extraordinário.
 
Não faças isso, a fonte tem de ser o componente mais importante do teu PC. Tudo o resto depende dela.
Como é algo que dura bastantes anos, se tencionares fazer um upgrade no futuro, opta por algo com 750 ou 850w de qualidade.
 
Não faças isso, a fonte tem de ser o componente mais importante do teu PC. Tudo o resto depende dela.
Como é algo que dura bastantes anos, se tencionares fazer um upgrade no futuro, opta por algo com 750 ou 850w de qualidade.
A que tinha era uma XFX 550w, durou-me 8/9 anos. Muito dificilmente irei fazer upgrades neste pc futuramente, daí querer uma mais humilde
 
Se for alguém que anda pelas classe de placas 60 essa recomendação dos 750w e 850w é demasiado. Eu tenho um sistema com uma 6900xt e aquilo raramente passa dos 300w medidos na tomada.

A não ser para alguém que vá colocar um 12900k com uma RTX 3080, 750w e 850w são overkill e desperdicio. Essa Bitfenix é uma excelente unidade, só tem o senão de não ser modular, de resto aguenta bem se for preciso uma RTX 3070, embora não a recomendaria nessa circunstância porque fica sem margem.
 
A minha recomendação era porque não sabemos o que vem no futuro e muitas vezes a diferença de 650w para 750 ou 850w é mínima.
É apenas o meu conselho, espero honestamente que 650w daqui a 8 anos sejam suficientes mas algo me diz que não!
 
Os tdps altos das gráficas são para o high end. A gama média deve ficar dentro de valores razoaveis, até porque não faz muito sentido para o tipo de cliente que vai para esses gpus
 
Uma coisa e certa ate 50€ a melhor fonte e a Bitefenix 550w, se nao quer gastar mais nd podemos fzr... Para o PC dele chega a sobra e serve para um possivel upgrade desde que seja ponderado eu metia um 12600 Undervolted+ RTX 3070 under numa boa fonte 550w com undervolt em ambos o consumo em gaming(sem ser full LOAD) ficaria +-300w/325w como tal nao vejo mal nenhum ...
 
A minha recomendação era porque não sabemos o que vem no futuro e muitas vezes a diferença de 650w para 750 ou 850w é mínima.
É apenas o meu conselho, espero honestamente que 650w daqui a 8 anos sejam suficientes mas algo me diz que não!
A tendência para comprar fontes de maior potência do que a necessária está de volta e na minha opinião não há motivos concretos para isso.
Uma boa fonte de 450-550W chega e sobra para a grande maioria dos casos, mesmo a considerar a faixa onde é mais eficiente, ou seja 40-50% da potência máxima.

Ainda há pouco tempo pedi a um user, que pensava que precisava de uma fonte de 650W, para medir os seus consumos com a atividade dele que consume mais. Vejam o que ele realmente estava a consumir e o PC que ele tem:
https://forum.zwame.pt/threads/fontes-de-alimentacao-guia-na-primeira-pagina.1042219/post-17451627
https://forum.zwame.pt/threads/fontes-de-alimentacao-guia-na-primeira-pagina.1042219/post-17451652

Para algumas pessoas com o sistema que eu tenho 5800X + RTX 3070 Ti seria impensável comprar uma fonte de 650W, contudo é o que tenho, foi comprado propositadamente, e sei que chega perfeitamente e tenho ainda muita margem.
Para gaming na maioria dos casos nem passa dos 200W, a 1080p em Ultra.
Para o uso mais intenso que lhe dou, que é a treinar modelos de computer vision, a puxar pela gráfica, ainda não me gastou mais de 400 W.
Só em benchmarks, que não são casos realistas de uso de um PC, a puxar pela gráfica e CPU é que me chegou aos 460W.

Ter mais potência mal não faz, mas se não traz qualquer benefício e pode significar gastar mais dinheiro, pessoalmente não vejo a necessidade de comprar.
Se no futuro ele realmente precisar de uma fonte com mais potência é considerar um upgrade nessa altura.

Para o que o user pretende, a fonte recomendada é bastante boa e mais do que adequada.
 
Última edição:
Back
Topo