Fonte de alimentação com a linha 3.3 a 3.0

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Tenho uma Antec 550W que nunca teve umas voltagens muito famosas mas hoje por varias vezes o asus probe alarmou com as voltagens da linha 3.3 a chegarem aos 2.9.
A linha de 5V costuma ter 4.99 e a linha de 12V 11,9.
Tenho ligado à fonte umas coisitas:
Fans:
3X 120MM
4X 80MM
1X 50MM

2 discos SATA
2 Drives de CD
BOMBA aquastream 12V
Board ASUS P4C800 Dlx com CPU em OC [email protected] sempre em full load como sabem:D

Alguem sabe como posso melhorar isto.
Será que a minha fonte está a dar o berro?
Sozinho não me atrevo a fazer o mod às linhas.
 
Sera k nao sera mal leitura do Asus Probe? Isso nao eh propriamente uma fonte OEM, eh uma Antec.

Ja experimentaste ler com multimetro? No meu caso o MBM (e restantes) nunca me leem o mesmo k o multimetro, mas sim muito mais abaixo. Pode ser k contigo se passe o mesmo.
 
A fonte tem power suficiente para o teu sistema.
Não consegues verificar as linhas com o multimetro?
Por fim usa o mbm para ler as voltagens em vez do asus probe.

cumps mad
 
O MBM no meu caso so serve pra enfeitar...(NF7 2.0)

A linha dos 12 no mbm anda entre 11.7x/11.6x/11.5x...
No multimetro seja em load ou idle n mexe dos 11.50V certinhos...

No Vmem marca 2.9 e o multimetro diz 2.85...

Sensores da NF7 :zzz: :zzz: :zzz: :zzz: :zzz:
 
Obrigado a todos pelas respostas.
Á uns tempos que não vejo com um multímetro, mas a última vez que vi lembro-me que a linha de 3.3 estava abaixo disso e as restantes linhas estavam tb muito coincidentes com o asus probe.
No entanto, nunca estiveram tão baixas.
Acabei de formatar o PC e ainda estou aqui a reinstalar as coisas, o asus probe vai a seguir ou então ainda instalo o mbm. Mas estou bastante habituado ao asus probe e não tenho tido razão de queixa.
Certeza é que de um dia para o outro a voltagem da linha 3.3 baixou um bocado.
 
Ja tive esse problema com uma bequiet, de um dia para o outro passou a dar so 2.8V nos 3.3V.
Soluçao: RMA
Demorou mais de um mes, mas mandaram-me um modelo melhor :)
 
dolphyn disse:
Ja tive esse problema com uma bequiet, de um dia para o outro passou a dar so 2.8V nos 3.3V.
Soluçao: RMA
Demorou mais de um mes, mas mandaram-me um modelo melhor :)

Essa não é uma opção no meu caso:(

Instalei o mbm a versão que tinha por aqui era a 5.3.3.0 não sei se é antiga.
Basicamente dá-me:

3.3V
Current - 3.07
Low - 2.93
High - 3.17
Average - 3.07

5V
Current - 4.97
Low - 4.92
High - 5.05
Average - 4.98

12V
Current - 11.84
Low - 11.71
High - 12.03
Average - 11.84

Como podem ver não é famoso.
Uma certeza tenho a proxima Fonte há-de tem pots para regular a voltagem.
Só não me dava geito estar a comprar uma fonte agora:(
 
Ponto da situação:

Ganhei coragem e decidi fazer o mod.
Fui rever esta thread: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=35024
onde o Mad já me tinha explicado como fazer:)

Ganhei coragem e com uma ajuda do voodoo o resultado final foi este

modpsu.gif



Nada mau digo eu.
Entretanto aprendi várias coisas e aproveito para partilhar.

1- Em vez de usar uma molex para fazer a terra inutilizei aquele conector rectangular fininho que a maior parte das boards trás e que nunca percebi para que serve onde tem 3 fios terra. Assim mantive todas as molex que tinha (e ainda são poucas:D) e dei uso a uma coisa que não servia para nada.

2- A fonte tem uma protecção para o excesso de voltagem. No meu caso é perto dos 3.7. A fonte desliga-se quando atinge essa voltagem.

3- Descobri a explicação para os meus problemas (pelo menos uma explicação).
A fonte tem quatro condensadores juntinhos. Dois deles estão a babar. Imagino que a fonte sempre em full load não tenha gostado.
Afinal não é só as OEM que vão à vida. A minha Antec parece que um dia destes vai entregar a alma ao criador.

4- Experimentei uma Eurotech 460W e achei excelente as voltagens dos raisl 3.3 e 5. Nos 12V é que fica com 11,6. Falta-lhe ali mais um bocadinho de potência.
No entanto para uma fonte de 50€ aguentar-se com o meu sistema mais bomba de água não achei nada mal.

5- Deixei ficar a 3,45 a linha dos 3.3 e em full load tenho 3,28-3.31.

Escusado será dizer que me anda a apetecer ver até onde vão as minhas BH-5. Mas acho que vou ficar quietinho.
Vou deixar ficar isto assim.

A proxima fonte tem que ter rails reguláveis.
Vamos ver se a OCZ desce um bocadinho de preço.

Mad:
Visto que está fonte deu para fazer este mod na linha de 3.3 qual é o local para fazer o mod à linha de 5 e de 12.
Para já estou com boas voltagens mas o saber não ocupa lugar.
Obrigado pela ajuda:)
 
Boas metro, fico contente em saber que realizaste bem o mod.

Aqui vai uma thread, a explicar os mods todos na Antec truepower 550w, muito bem explicado pelo hell-fire, que é um perito na materia de mods Link

Fios que deves ter em conta com os mods: link

Cumps

Edit:
Alguns conselhos:
Usa a resistencia fixa entre os valores que estão apresentados na thread, talvez o mais baixo possivel dentro daquele valor, pois um valor alto/ muitos ohms) nas fixas, resultará numa oscilação da voltagem.
Quanto à variavel um valor tipo 10k ou 5k, pois se usares de 20k chegas a uma altura em que o pot fica demasiado sensivel, e ao mínimo toque a voltagem aumenta logo.

Abraço :cool:
 
Última edição:
Muito obrigado Mad:)

Do tempo da thread que coloquei em cima tinha comprado o material.
Tenho dois pots de 10K e resitencia fixa. Só tenho de 68ohm e de 10 ohm pq na altura eles não tinham a de 36 ohm. Tinham salvo erro de 33.

Acho que vou avançar para o mod nas outras linhas um dia destes. Eventualmente o Voodoo muda-me os condensadores que estão lixados. Não sei qt tempo a fonte se vai aguentar com aqueles condensadores assim:(

Não conhecia os links do xtreme que colocas-te. Assim é super facil.

Já agora:
Tenho oscilação na linha dos 3.3 indo lgeiramente abaixo dos 3.3. Tenho seleccionado 3.45.
É seguro aumentar até quanto para ter no dia a dia sempre em full load o sistema?
Alguma ideia?

Obrigado mais uma vez.
 
Metro disse:
Muito obrigado Mad:)

Do tempo da thread que coloquei em cima tinha comprado o material.
Tenho dois pots de 10K e resitencia fixa. Só tenho de 68ohm e de 10 ohm pq na altura eles não tinham a de 36 ohm. Tinham salvo erro de 33.

Acho que vou avançar para o mod nas outras linhas um dia destes. Eventualmente o Voodoo muda-me os condensadores que estão lixados. Não sei qt tempo a fonte se vai aguentar com aqueles condensadores assim:(

Não conhecia os links do xtreme que colocas-te. Assim é super facil.

Já agora:
Tenho oscilação na linha dos 3.3 indo lgeiramente abaixo dos 3.3. Tenho seleccionado 3.45.
É seguro aumentar até quanto para ter no dia a dia sempre em full load o sistema?
Alguma ideia?

Obrigado mais uma vez.

Até 3.5v está bom, embora haja pessoal que usa mais vio embora n recomende, pois o ambiente lá dentro pode ficar estranho por causa do calor libertado.
Qualquer que seja a resistencia que usas-te, essa oscilação é grande, terás o multimetro com pilhas cheias? ou então precisa mesmo de condensadores, como sabe já n tens garantia da antec.
Quanto à fixa que vais usar, penso que não haja problema, só falo por experiencia própria.

cumps mad
 
A oscilação que falo é a oscilação que vejo no asus probe.
Não me entendi muito bem com o mbm.
Quando tive a fonte fora da caixa não tinha ascilação nenhuma.
Quando abrir a caixa meto a 3.5.
O calor penso que não é problema. Tenho 31 - 33 ºC dentro da caixa. Tenho uma fan em cima do NB. e duas fans à frente a meter e uma encima e outra atrás a tirar. Com WC no CPU e gráfica não há muita coisa a aquecer a temp na caixa visto o radiador estar noutra caixa.
Um abraço.
 
Metro disse:
A oscilação que falo é a oscilação que vejo no asus probe.
Não me entendi muito bem com o mbm.
Quando tive a fonte fora da caixa não tinha ascilação nenhuma.
Quando abrir a caixa meto a 3.5.
O calor penso que não é problema. Tenho 31 - 33 ºC dentro da caixa. Tenho uma fan em cima do NB. e duas fans à frente a meter e uma encima e outra atrás a tirar. Com WC no CPU e gráfica não há muita coisa a aquecer a temp na caixa visto o radiador estar noutra caixa.
Um abraço.

O calor que falo, é dentro da fonte, em vez de usares o asus probe deixa o multimetro ligado, e vê se tens oscilações grandes, no que toca a voltagens os softwares nunca são de se fiar, por exemplo tenho 11.8v no mbm, e 12.09v no multimetro, com o mod desligado.
 
O ar que sai da fonte é bem quente de facto.
E vejo que não tem relação com a temp da caixa porque a fan que está a tirar na parte de trás da caixa é logo abaixo da fonte e a diferença de temperatura é bem significativa.
Nos testes que fiz com a fonte fora da caixa as voltagens das linhas 5 e 12 estão ligeiramente acima dos 5 e dos 12V respectivamente.
Mas tenho ideia que em full load as voltagens desçam um bocado e penso que seja isso que acontece.
O impacto que têm essas linhas comparativamente com a dos 3.3 no meu sistema é bastante menor, a menos que os tais condensadores tenham alguma coisa a haver com isso. Isso já não sei.

Entretanto diverti-me a fazer o mod e para já o sistema ainda não voltou a bloquear.
O que me acontecia era ficar com a imagem congelada de tempos a tempos mas o computador não ia abaixo. Apenas deixava de responder.
Vamos a ver o que acontece.
Para já estou com a impressão que o mod à linha dos 3.3 inclusivamente melhorou as outras linhas. Fiquei com a impressão que estão mais estáveis.
Num dos artigos que está na thread antiga que está encima diz que a linha de 3.3 que é muitas vezes pouco considerada tem um grande impacto no sistema. Penso que é isso que vejo no meu caso.

Tenho que mediir as voltagens com o multimetro então a ver os valores que dá quando comparado com o asus probe.
 
A minha opinião é esta, a tua fonte tem defeito.

podes andar à volta com a chave de fendas, rodar uns potenciometros para cá e para lá, pode até durar ainda uns tempos mas a médio prazo tem a morte anunciada.

tive um setup semelhante cá em casa na semana passada e funcionava normalmente com uma fonte OEM 350W.
 
Chessmaster disse:
A minha opinião é esta, a tua fonte tem defeito.

podes andar à volta com a chave de fendas, rodar uns potenciometros para cá e para lá, pode até durar ainda uns tempos mas a médio prazo tem a morte anunciada.

tive um setup semelhante cá em casa na semana passada e funcionava normalmente com uma fonte OEM 350W.
Sim eu sei que tem a morte anunciada.
Mas a questão não é essa.
O mod veio trazer-me estabilidade. E além disso muito possivelmente vou mudar os condensadores:P
Um setup igual ao meu com uma OEM a 350W não sei é possivel mas olha que não durava muito isso posso garantir.
O meu sistema tb esteve a funcionar com uma eurotech de 460W mas a linha dos 12V não estava a gostar muito.
Mas a proxima fonte já está escolhida e tem duas vantagens:
1- tem os potenciometros
2- Tem 5 anos de garantia:)

Só queria é que esta durasse mais uns tempitos para eu me preparar €€€€€ melhor.
 
Back
Topo