1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fonte de Alimentação de PC antigo para projetos com PIC

Discussão em 'Electrónica' iniciada por EzDaddy, 13 de Abril de 2012. (Respostas: 9; Visualizações: 2908)

1. Boas pessoal,

desde ontem que ando a matutar nisto e nada feito. É o seguinte... Gostaria de utilizar a minha fonte de alimentação antiga para alimentar uns projetos com PICs na breadboard. Então curto circuitei o (único) fio verde da minha fonte de alimentação antiga com um dos Pretos (terra). Qual é o meu espante... A fonte não liga...
    Quando encosto os fios um ao outro ela dá um pequeno arranque, mas é apenas o suficiente para a ventoinha da fonte girar e parar com uma data de rotações, e para um LED, que liguei num dos encaixes de plástico brancos da fonte, ligar. o LED, que liguei, liga durante mais ou menos 2 segundos, não mais.

A fonte já é de entre 1999 e 2003 quanto muito. E NÃO TEM INTERRUPTOR, o que significa que tenho sempre que estar a ligar e desligá-la da tomada.

MAS, ELA FUNCIONA NA BOARD do PC com o qual ela veio... Estranho... Também funciona quando encaixada na board e eu ligo manualmente o fio verde a um preto.

Por qualquer motivo ela precisa do Cooler da CPU, e acho que aí é que está... É que se eu desligar o Cooler da CPU (que encaixa em 3 pinos da board), e curto circuitar o condutor verde com o preto, ela também não liga... By the way, já tentei ligar a ventoinha do CPU à fonte, mas tenho um bocado medo, pois ainda sou inexperiente nisto. A ventoinha tem um condutor Vermelho, Preto e Azul. O vermelho e preto deve ser a alimentação. O azul, não faço a menor ideia :-S

Ah e trata-se de uma fonte da marca YES Technology Inc e é o modelo "YES-235ATX".

Muito obrigado pela vossa ajuda!

Tive a ver mais ou menos onde vão dar os 3 pinos do Cooler e pelo que consigo ver, penso que pelo menos 2 deles tem que estar ligado mais ou menos para o fim das ligações que ligam da fonte para a placa mãe. "Para o fim" quero dizer, retratando a tipica ligação de 20 pinos NA BOARD (não na fonte) com a patilha orientada para o cimo do PC, é um ou dois dos 4-6 últimos pinos, visto da esquerda para a direita... Mas também não consigo perceber o que poderia ser nessa zona...

Última edição: 13 de Abril de 2012
  2. ptfuzi

ptfuzi Power Member

também já tinha reparado que para ligar fontes mais antigas não basta fazer uma ponte ente os 2 pinos do costume.. talvez essas fontes antigas tenham outro método

3. Pois, e acho estranho, porque tudo o que vejo na internet é que é apenas necessário curto-circuitar o condutor verde com um dos pretos... :-S
    Alguns até sugerem ter uma resistência de 10Ohm ligado já não sei onde, porque as fontes, se não tiverem carga se desligam. Mas não tenho resistências de 10 Ohm aqui. Experimentei com uma de 100Ohm. Mas também não deu.

4. dj_fifas

dj_fifas Power Member

As fontes mais antigas precisam de ter algum tipo de carga na linha de 5V senao nao ligam. :)

5. Eu quase que aposto que qualquer outra fonte funcionaria, mas não tenho outras :-S

Já experimentei também ligando uma resistencia de 100 Ohm a uma das linhas de 5V (condutor vermelho), mas também funciona :-S

Para desenrrascar tenho a fonte ligada ao PC antigo e um dos cabos que ligava à drive de disquetes tenho esticado para cima da minha mesa. Mas tenho que ter aquilo ligado à board. Tenho é medo que isso possa danificar algo na board ou assim, que acham?

Eu preferia ter so a fonte do pc a trabalhar...

Obrigado pessoal...

6. Sylix

Sylix Power Member

7. kikoakanando

kikoakanando Banido

boas

Parece que a fonte deve estar com problemas... abra e verifique se existem condensadores á saida que possam estar inxados... algumas fontes como ja foi dito NAO DEVEM SER LIGADAS SEM CARGA NA SAIDA!!!

Abraço

8. Sata

Sata Power Member

100 ohms nos 5 volts e muito, tenta arranjar algo na casa dos 10 ohms, permite uma carga de 2.5w.

9. WindWalker

WindWalker Power Member

É muito ou é pouco?!

100 Ohm -> 0,25 W
    10 Ohm -> 2,5 W

10. Sata

Sata Power Member

Muitos ohms, tem de arranjar uma menor :D

Partilhar esta Página