Fonte de alimentação económica (consome pouco)

xuxaki

Power Member
Boas,
ando à procura de uma fonte de alimentação para um desktop que faz de servidor aqui em casa. Mas queria saber se existe alguma alternativa para a fonte de alimentação, uma que seja mais económica em termos de consumo de energia, tipo de portátil.

Alguém me sabe indicar uma fixolas?
 
Tudo depende da potencia que necessitas. Mas tens uma série da LC Power, que se chama "Green Power" que foi feita pensar no ambiente. Consomem desde 1W em stanby e eficiência de mais 80%(segundo o fabricante). Alem disso são extremamente silenciosas.
 
Tudo depende da potencia que necessitas. Mas tens uma série da LC Power, que se chama "Green Power" que foi feita pensar no ambiente. Consomem desde 1W em stanby e eficiência de mais 80%(segundo o fabricante). Alem disso são extremamente silenciosas.

Engraçado como a entidade que certifica a eficiência das fontes - 80 Plus - não certifica as LC Power Green como tendo eficiência de 80% ou superior...
 
O consumo que tens também depende do PC que tens e dos componentes ligados. Tenho lá um Dual P3@700 que consome 45W. O pc apenas serve pra partilhar net, web server e armazenamento.
 
Pois, eu queria algo desse género. O PC corre apenas linux, para partilhar net e ficheiros.
Neste momento o meu também é P3 3GHz, 80 GB de disco, 1,5 Gb de RAM... mas estou para arranjar um ainda mais modesto para esta função, com a tal fonte económica :P

Diz lá qual o modelo da tua.
 
A minha é uma chieftec 360w, já tem uns aninhos. O "servidor" tem uma Intel L440GX com 1gbsdram ECC, 120gb WD SE. Chega perfeitamente, está com o gentoo e nao lhe mexo a 2 anos pra ai, faço apenas os updates. um P3 700 chega, com linux chega pra muita coisa :)
 
as fontes ATX gastam o que o pc "pede" + ineficiência. o que acontece muitas vezes é que as fontes, tanto para cargas muito elevadas como muito baixas não tem uma eficiência óptima.
O que tu precisas é de uma fonte com poucos Watts, mas de uma boa marca e com uma eficiência elevada ;)
 
Última edição:
Então o que aconselham para a minha configuração? Algo equilibrado em termos de preço/qualidade...
- Motherboard ECS 662/1066T-M2
- Processador Intel P4 3GHz
- Disco MAXTOR STM380211AS - 80 GB & 7200 RPM
- 1,5 GB de RAM DDR2 Kingston a 667MHz
- Gráfica GeForce 7300 LE 256 MB


Obrigado!
 
bom tópico
pensei nisto hoje
tenho um simillar e pretendo pô-lo a gastar o menos possivel
P4 3ghz
asus p4x 800
gravador de dvd
ati X1650
2gb ddr 400
hdd 120gb seagate barracuda
hdd 400gb hitachi
hdd 500gb seagate barracuda sata

tou a pansar deixar só com o hdd de 500gb
mas vou substituir este em breve por um tipo eeepc da asus ou então fazer um com mb e cpu incluido da intel, presumindo que a performance vá ser um pouco inferior...
 
tenho um simillar e pretendo pô-lo a gastar o menos possivel
P4 3ghz
asus p4x 800
gravador de dvd
ati X1650
2gb ddr 400
hdd 120gb seagate barracuda
hdd 400gb hitachi
hdd 500gb seagate barracuda sata

Muda de CPU, mboard, placa gráfica, junta 120+400 em 500 ou 640GB.

Material ultrapassado = consumos maiores. Não há volta a dar. Menos dois discos significa uma diminuição máxima de ~20W.
 
Back
Topo