Fonte de Alimentação [Made in Home]

AcidDagger

What is folding?
Boas mais uma vês...

prontos... estou me a introduzir no mundo da electronica... nao e que ja nao tenha feito umas brincadeiras... :P

mas o primeiro passo certamente é construir uma fonte de alimentação de 0 a 12... entao eu vou fazer isso com uma fonte de pc antiga... será que dá?

se der logo ja mento fotos da fonte... e depois comecarei a contrui-la :p
 
Sim é possível.

A forma mais simples seria usares as saídas de 12v e meteres-lhe um regulador de tensão, mas assim ficarias um pouco aquém dos 12 á saída pois o regulador de tensão vai necesseraiamente apresentar uma queda de tensão entre a sua entrada e saída, embora o seu valor dependa do regulador usado, pois há-os com quedas de tensão consideravelmente baixas.

Um alternativa mais trabalhosa, mas que suponho garanta melhores resultados, passa por modificar internamente a fonte AT(X) para que com isso se obtenha á sua saída um valor de tensão superior aos 12v e então poder obter um resultado final que permite uma maior variação dos níveis de tensão.

Deixo alguns link que podem ajudar, e nestas páginas mais links haverá para explorar:

http://uzzors2k.googlepages.com/computerlabpsuhack
http://www.pavouk.org/hw/en_atxps.html

Abraço
 
Não percebi nada do que ambos quizeram dizer, ou alguém não precebeu o que eu disse.

Mas sem complicar as coisas, partindo de uma fonte AT funcional, aproveitanto a saída de 12v da fonte (condutor com isolamento amarelo), liga-la a um circuito que terás que contruir basedado num regulador de tensão positiva, tipo LM317 ou LM350 se quizeres mais corrente. Procura os datasheets deles na net.

Claro que existem limitações se a montagem for feita na sua forma mais simples. Desde logo, não atinges os 0v, vais ter que te contentar com um mínimo de 1,2v. Depois não vai até aos 12v máximo pois como disse vai ocorrer uma queda de tensão entre os terminais de entrada e saída do regulador de tensão (dropout) que será algo em torno de 2v. Por isso, podes esperar atingir cerca de 10v máximo.

Mas claro que tudo isto pode sair melhor, mas á custa de um projecto mais complexo e dispendioso. O passo seguinte mais simples para melhorar o que disse é usar um regulador de tensão com um "dropout" menor do que os cerca de 2v dos LM317 ou LM350, pois com isso pode obter-se uma tensão máxima de saída superior. O limite inferior de 1,2v não me parece crítico pois dificilmente será necessário uma tensão abaixo disso.

Tratando-se de uma fonte ATX, só acresce em relação ao uso de uma AT o facto de ter que se providenciar a ligação entre 2 condutores para a fonte poder ser ligada sem estar conectada a uma motherboard, e talvez a questão do botão de power dependendo da fonte o ter integrado ou não.

Abraço
 
e mais facil pegar e construir uma fonte de raiz... com mais potencia e tensoes mais elevadas... se te queres aventurar faz uma fonte comutada... 0 a 30v e uns 5 Amperes... melhor ainda sera duplicar a aventura e fazer tudo a dobrar... :lol:
 
Back
Topo