Fonte de alimentação - qual a diferença?

zephirus

Power Member
Olá,

Tenho esta fonte de alimentação no meu computador - Seasonic S12II-620 Bronze. Tenho também uma gráfica RTX 3080 para a qual é aconselhada uma fonte de 750W.

Apesar dessa recomendação, o sistema funciona bem excepto em algumas situações onde começo a ouvir um barulho muito alto de ventoinhas.

Após vários testes, penso que o problema seja da fonte, ou seja, funcionar funciona, mas em algumas situações está a puxar demasiado.

O que eu queria perceber era o que quer dizer estes números abaixo. Ou seja, apesar da fonte ser 620, na verdade só tenho 576W "úteis"?

2044616808_powersupply2.jpg.efb22300afc9747f6eaaa09a98730140.jpg




Em comparação, esta que vi da corsair parece já não ter esta "limitação", tendo 744W úteis.

tx750m.thumb.png.1154f766ca23af6b03f2cbb96dc215a6.png


Não percebo muito disto, o que acham? A fonte actual que tenho é curta para o meu sistema?
Há alguma forma eficaz de perceber se o problema é mesmo da fonte?

Obrigado!
 
Essa fonte Seasonic S12II nessa grafica, da-te por contente ter corrido tudo bem ate agora, essa grafica puxa entre 300/350w, consoante os modelos/OC's + CPU e o restante sistema.

No minimo uma Seasonic Focus GX 650w, se arranjares a 85€. Senao uma Prime Platinum 650w +- 110€.

Nota: A diferença maior é que a S12II é uam fonte group regulated com uma plataforma antiga e apesar de que anunciavam certas proteções(que nao cumpriam) e componentes japoneses em algumas especialmente as que foram mais tardiamente fabricadas apesar usarem o msm OEM nao tinham exactamente os msm componentes. ( a tua é msm da seasonic nao deve sofrer disso) de qualquer forma e uma fonte desactualizada para os parametros qualidade/seguranção actuais.

Cps
 
Última edição:
Essa fonte Seasonic S12II nessa grafica, da-te por contente ter corrido tudo bem ate agora, essa grafica puxa entre 300/350w, consoante os modelos/OC's + CPU e o restante sistema.

No minimo uma Seasonic Focus GX 650w, se arranjares a 85€. Senao uma Prime Platinum 650w +- 110€.

Nota: A diferença maior é que a S12II é uam fonte group regulated com uma plataforma antiga e apesar de que anunciavam certas proteções(que nao cumpriam) e componentes japoneses em algumas especialmente as que foram mais tardiamente fabricadas apesar usarem o msm OEM nao tinham exactamente os msm componentes. ( a tua é msm da seasonic nao deve sofrer disso) de qualquer forma e uma fonte desactualizada para os parametros qualidade/seguranção actuais.

Cps

Obrigado Diogo pela tua explicação. Eu sei que a fonte não é a mais indicada e só por isso deveria trocar. No entanto, tenho receio de não conseguir também resolver o problema do barulho que oiço, ou seja, não tenho a certeza que seja da ventoinha da fonte.

Posso dizer que em idle, sem estar a usar a gráfica e forçar a ventoinha aos 71%, ou seja, ~2000rpm, não oiço grandes barulhos de ventoinhas no sistema.

Se estiver em determinados jogos, com os rpm do gpu em auto, a ventoinha do gpu fica nas 1700rpm e oiço o tal barulho. Assim de repente bate certo com o que dizes, ou seja, é a ventoinha da fonte a puxar.

Em relação aos tais 576W da fonte que tenho, faz sentido o que estava a dizer?

Estava a pensar comprar uma Fonte Semi Modular Corsair TX 750M 80+ Gold, parece bem?
 
Essa fonte que indicas se for abaixo dos 100€ não é má opção tenta não gastar mt mais que isso visto que paltaforma ATX tambem deve ter os "dias contados".

a TX 750M é OEM Great Wall.
Preferia a Bitefenix Whisper M ou a Focus GX 750 ambas rodam os 100€ , ou a Corsair RMx 750 (que é a msm coisa mas mais cara)
 
Última edição:
Essa fonte que indicas se for abaixo dos 100€ não é má opção tenta não gastar mt mais que isso visto que paltaforma ATX tambem deve ter os "dias contados".

a TX 750M é OEM Great Wall.
Preferia a Bitefenix Whisper M ou a Focus GX 750 ambas rodam os 100€ , ou a Corsair RMx 750 (que é a msm coisa mas mais cara)

Exato. WhisperM e RMX (a que encontrares mais barata). Se não deres importância à modularidade e não te importares com um pouco mais de ruído (que duvido ser percetível) a Bitfenix Formula 750W por 90€ também é excelente!!

TXM só se for mais barata que estas. É competente, mas nada doutro mundo.
 
Essa fonte que indicas se for abaixo dos 100€ não é má opção tenta não gastar mt mais que isso visto que paltaforma ATX tambem deve ter os "dias contados".

a TX 750M é OEM Great Wall.
Preferia a Bitefenix Whisper M ou a Focus GX 750 ambas rodam os 100€ , ou a Corsair RMx 750 (que é a msm coisa mas mais cara)

O que queres dizer com plataforma ATX estar com os dias contados?
Isso de ser OEM Great Wall parece-me um ponto negativo, entendo bem?

Em relação às vossas sugestões:

  • A Corsair TX750M consigo por 99€ (semi modular) (preço original: 104,90€)
  • A BitFenix Whisper M 750W 80+ Gold consigo por 119,90€ (modular)
  • A Seasonic Focus 750W 80 Plus Gold consigo por 119,90€ (modular)
  • A BitFenix Formula 750W 80+ Gold consigo por 92,90€ (não modular)

A RMX é mais cara que qualquer uma das acima, sai fora do orçamento.

Pelo que entendo, entre semi modular e modular não ganho muito. A grande diferença está entre as full modular e não modulares, porque vou também ganhar em air flow.

Dito isto, vale a pena pagar mais 20% pela BitFenix ou pela Seasonic? A Formula 750W é tão boa como as outras, só é mais barata por não ser modular?
 
Última edição:
Senão precisas de uma fonte modular, agr nos dias que correm isso é quase um must have para organização dos cabos, so se tiveres tantos perifericos que vás usar a totalidados da cablagem incluida.

Em alguns anos, as fontes ATX vão "acabar" , e vai haver novo padrao ATX12Vo apenas 12v.

Cps
 
Senão precisas de uma fonte modular, agr nos dias que correm isso é quase um must have para organização dos cabos, so se tiveres tantos perifericos que vás usar a totalidados da cablagem incluida.

Em alguns anos, as fontes ATX vão "acabar" , e vai haver novo padrao ATX12Vo apenas 12v.

Cps

Entendo das tuas palavras, que a mudança não é para já, portanto neste momento só faz sentido comprar ATX, certo?
 
O que queres dizer com plataforma ATX estar com os dias contados?
Isso de ser OEM Great Wall parece-me um ponto negativo, entendo bem?
Nem todos as marcas de fontes de alimentação fabricam os seus próprios modelos, mas antes recorrem a fabricantes reconhecidos.
A Corsair usa modelos da CWT (Channel Well Technology) e da Seasonic para os seus modelos. A mesma coisa faz a Coller Master, a Asus, etc.
Este grego do tomshardware só faz teste de fontes, se quiseres saber mais (https://www.tomshardware.com/author/aris-mpitziopoulos).
 
Back
Topo