1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fonte de Alimentação: Qual Comprar

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por neo75, 30 de Outubro de 2008. (Respostas: 55; Visualizações: 3171)

1. Cumprimentos a todos!
    Eu estou a montar um novo sistema, uma vez que o meu velhinho P4 2.4, já não tem margem para mais upgrade.
    Specs.:
    Processador: Intel P4 2.4 Ghz
    Motherboard: Asus P4 (não me recordo o modelo)
    RAM: 1,5 Gb DDR 400 (2x512+2x256)
    Gráfica: Chaintech Geforce FX5700 Ultra (128 Mb DDR3)
    Som: Creative SoundBlaster Audigy Platinum
    Discos: HDD Western Digital 120 Gb + HDD Western Digital 80 Gb
    Drives: DVD-ROM LG + DVD RW Lightscribe ASUS DRW-1814BL
    Monitor: LG F900P Flatron (um mostro CRT de 19 que trabalha a 1600x1200 mas chega aos
    2048 x 1536 - e que me custou uns belos 700 euros)
    ------------

Quanto à nova máquina, já comprei alguns componentes na loja online *****:
    (e talvez vá adquirir o restante material no mesmo sítio)

Caixa: Cooler Master CM 690 Black
    RAM: 2x Kingston Hyper X 2GB 1066MHz DD2 CL5 (Kit de 2) (4Gb total)
    Processador: Intel Core 2 Duo E8500 3.16GHZ

o que irei comprar:
    Motherboard:
    ASUS P5N72-T Premium ou
    ASUS P5E Deluxe

Gráfica:
    GTX260 (ainda não decidi a marca - ASUS talvez)

Disco:
    Western Digital HDD 640GB CAVIAR SE 16mb cache SATA II

Drive:
    ASUS - DRW-2014L1T

Monitor (será prenda de Natal da minha cara-metade):
    HP w2228h 22"

Eu tinha encomendado uma fonte de alimentação:
    Seasonic ATX 700W M12 Modular,
    que a ***** não tem disponível, pelo que acabei por trocar pelo processador para completar a encomenda.

A questão que vos coloco é a seguinte (e subjectiva):
    Qual a melhor fonte a comprar?
    Estou tentado em comprar a Mb com chipset NVIDIA, e daqui a algum (bastante?) tempo comprar uma segunda GTX 260 para montar um sistema SLI.
    (o que tenho feito até agora é trocar de gráfica quando esta deixa de ter utilidade mínima).
    Embora a P5E Deluxe me pareça uma melhor aposta, mas eu não estou muito virado para as RADEON (alguém me convença, porque eu sempre tive NVIDIA) - o que não implica que monte apenas uma gráfica e opte por um sistema de um só GPU...

O que eu procuro na fonte:
    1. fiabilidade (a quantidade de hardware que já foi parar ao lixo graças a fontes de alimentação
    que não filtram picos de corrente e/ou têm problemas - Aqui uma UPS talvez fizesse sentido, mas...)

2. Silêncio!!! (já não aguento mais o barulho de "aspirador" do meu sistema P4 - embora aqui a culpa seja tambem das várias ventoinhas instaladas na caixa, as 2 da gráfica e o cooler do cpu que é de origem)

3. Potencia que permita construir um sistema SLI com 2 GTX260 (mesmo que acabe por não optar por esta solução - comprar apenas uma GTX 260, e troque de grafica daqui a un(s) ano(s), quiçá uma GTX280 X2 ou algo do género)

4. Modular - preferencialmente (a caixa CM690 é bastante espaçosa, mas detestaria vê-la invadida de cabos por todo o lado).

5. em preto, para não estragar o look da máquina!!!!! (estou a brincar)

A aposta na Seasonic vale mesmo a pena? Já li reviews que a apontam como uma das mehores PSU do mercado, mas também já li algumas que a apontam como "não muito silenciosa" e no site da NVIDIA não aparece nas listagens de PSU certificadas para um SLI de 2 GTX260.

Já vi outras opções da Cooler Master e da Corsair, mas não consigo formar uma opinião, pelo que algum feedback nesta questão ser-me-ía bastante útil.

Também vi a NOX Pulsar 750 que tem LED Azul, semelhante ao cooler frontal da caixa!
    (mas a estética aqui acaba por ser irrelevante - não sou fã de modding)

Para dissipar as dúvidas: o meu plafond não é ilimitado: estou a comprar computador por fases para gerir melhor o orçamento!

Ah, e desculpem pelo post do tamanho de um testamento!!!

Última edição: 30 de Outubro de 2008
  2. Nivrin

Nivrin Suspenso

n ponhas a NOX pulsar... isso comparado com a gama das corsairs e comparar uma carrinha xuning com um camiao artilhado com um v12

escolhe uma corsair TX 750W ;)

agora se fores fazer sli n sei o que te recomendar :(

mas se escolheres fontes de maior potencia vai umas lc-power ou corsair ;)

cumps

3. dadav5

dadav5 Power Member

Boas,

kuando pedi aconselhamento para a PSU para um futuro sistema de crossfire hd4870 aconselharam-me uma Corsair TX750, por acaso pelo k li não axei k precisace de uma de 750w e fui para a Corsair TX650 (vi numa review k puxaram 740w dela e manteve-se estável e com um nivel de eficiência acima dos 80% ).
    Estou muito satisfeito, é silenciosa, muito estável e discreta, o unico senão são os cabos k por não ser modular tive de os tentar arrumar (a minha caixa não muito grande).
    Nox, pelo k li, foge delas, dizem mesmo mal dessas fontes mais vale uma LC power.

Cumps.

4. Obrigado pelo reply...
    A TX 750 tem apenas um pequeno senão... não é modular.
    E será que aguenta 2 GTX 260 em SLI?
    A questão é pertinente, porque, mesmo que eu esqueça o SLI e compre apenas uma GTX 260 e a MB ASUS P5E deluxe, imagina que daqui a uns tempos resolvo instalar uma gráfica tipo GX2, haverá margem de progressão?
    Uma vez que estimei os gastos com a PSU ente os 100 / 200 euros não me apetece, passado algum tempo, chegar à conclusão de que deitei dinheiro à rua.

Estive a ver a CORSAIR HX 1000W - consegue-se por uns 175 euros online (o mesmo preço que tinha a Seasonic). E dá para o SLI e sobra...

Mas é melhor material que a Seasonic?

5. Nivrin

Nivrin Suspenso

A corsair HX1000W ja ta pronta para SLI... se queres mesmo recomendacao vai pra essa fonte :)

cumps

eu proprio tenho uma TX750W e n podia tar mais satisfeito :D silenciosa e aguenta muito bem o esticao

6. Mordorr

Mordorr Power Member

Ambas a Corsair e Seasonic, usam componentes do Topo, com condensadores industriais Made in Japan..

Ambas são excelentes fontes, entre uma e outra, é dificil escolher e fazes uma excelente opção...

O dinheiro que te parece elevado agora, vais dar valor no futuro acredita!

Até o OC, para quem o faz, é influenciado por uma boa fonte;)

7. reiszink

reiszink Power Member

A Seasonic 700W é uma "senhora" de fonte, das melhores, senão mesmo a melhor fonte do mercado a nível de qualidade e fiabilidade, dentro dos 600W/700W.

A Corsair TX-750W, não deixando de ser uma excelente fonte também, não é fabricada pela Seasonic, ao contrário das HX-520/620W que o são.

Se tens orçamento disponível, nem precisas de procurar mais, essa Seasonic é uma escolha acertadissima, e dá-te para SLI de GTX260 com tranquilidade.

8. Obrigado pelo feedback...
    Pelos vistos nesta comunidade toda gente tem PSU's da CORSAIR (a avaliar pelo que se pode ler nos "my system").
    Esta 1000W da CORSAIR parece-me uma brutalidade...
    Mas não terá um impacto demasiado negativo no consumo do sistema (sou daquelas pessoas que gostam de deixar o PC ligado 24/7)???

Edit:
    Só agora vi o reply do reiszink...
    Agora é que fiquei mesmo baralhado...

9. reiszink

reiszink Power Member

Ao teres uma fonte de 1000W, o PC não te vai consumir mais energia do que com uma de 700W, por vezes, a situação até é a inversa, como uma fonte de 1000W anda sempre muito "folgada", a eficiência atinge valores altíssimos, o que para o consumo de energia é muito bom.

A Corsair HX-1000W é boa fonte sem dúvida, mas se realmente não precisares de tanta potência, aconselho-te a Seasonic 700W, qualidade e fiabilidade do melhor que podes encontrar no mercado.

A Corsair HX-1000W, como disse em cima, é boa fonte, mas a nível de qualidade e fiabilidade não saiu nada de especial, daí também o seu preço relativamente baixo para uma fonte dessa potência, além do mais, muitas estão a entregar a alma ao criador com Crossfire de HD4870X2, o que não é de todo normal para uma fonte da consagrada Corsair, ainda por cima tratando-se de uma de 1000W, algo não está bem na HX-1000W, falta-lhe a habitual fiabilidade das Corsair.

Se pensares numa fonte de 1000W, recomendo-te vivamente a Cooler Master Real Power Pro 1000W em detrimento da Corsair HX-1000W.

10. asdfit

asdfit Power Member

opta por corsair ou lcpower 750w ficas bem servido em qq uma delas

11. A Real Power Pro de 1000W passa largamente a barreira dos 200 euros... o que a torna uma opção pouco viável...

Tavez a versão de Real Power Pro M850W já dê para o que pretendo... e essa ainda devo conseguir abaixo dos 200 euros...

12. reiszink

reiszink Power Member

13. allstarfabio

allstarfabio Power Member

Estou farto de aconselhar e volto a aconselhar a fonte que tenho :P
    Pc&Power 750W single rail 60A, muito silenciosa e eficiente ;) e a 120€

14. Nunca comprei na *****...
    Alguém tem alguma experiência em compras efectuadas lá?
    É que a Cooler Master de 1000W tem 5 anos de garantia e, caso algo corra menos bem, não me estou a ver a pagar portes, etc...
    Pelo menos na ***** tenho uma loja em Coimbra, o que sempre dá para ir lá reclamar...
    (embora reconheça que os preços, não são, decididamente, os melhores...)

15. danielG

danielG Power Member

http://www.silentpcreview.com/article699-page1.html

Vê esta lista de PSUs recomendadas de um dos melhores sites sobre hardware de PC silencioso e escolhe a que te convêm mais.

Repara que a Corsair TX-750 não está listada, é considerada barulhenta. Eu usei essa lista para comprar a minha Corsair TX-650 e é o componente mais silencioso do meu PC. Estou muito contente com a TX-650, uma vez que não a oiço. E o meu PC faz muito pouco ruido.

16. yahh

yahh I folded Myself

:x2:

Só uma das melhores fontes alguma vez construídas.

17. blackcupra

blackcupra Power Member

tenho uma Cooler Master Extreme Power 650W e estou muito satisfeito, esta a alimentar duas hd4850 e mal aquece, barulho quase nem sei quando o pc ta ligado :x2:

18. Venuza_21

Venuza_21 Power Member

Nox

Boas. Eu comprei uma Nox Apex 800w SLi. custou.me 97€! parece ser boa pelo menos ate agora e tambem tenho uma gtx260 cumpz

19. allstarfabio

allstarfabio Power Member

Alguém que sabe do que falo :x2:

Falar a sério, ninguém dá o devido valor á fonte que mencionei, só mesmo quem a tem, é mesmo massa bruta. Mete duas 4870X2 a bombar.

20. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

só uma pequena correcção, falaste na P5E deluxe para SLI, mas a board é para crossfire...

Partilhar esta Página