Fonte de Alimentação: Qual Comprar

Agradeço a todos o feedback nesta questão, mas, sem querer ser desagradável, agradecia que as opiniões incidissem mais concretamente nas minhas questões, caso contrário teria lido um dos muitos tópicos sobre PSU's que abundam neste Forum.

A discussão sobre a importância da Fonte eu mesmo esclareço: é vital num sistema que se pretenda estável que a fonte (ou PSU) seja de boa qualidade, senão é o equivalente a uma bomba injectora entupida num V12... só dá problemas!!! Prova disso é que o meu sistema P4 já vai na 3.º MB (1 Albatron q ainda estava na garantia e foi trocada e agora uma Asus - que também já está a dar problemas). Durante anos ignorei (substimei) a importancia das PSU's num sistema e por isso era um dos muitos que achava (ainda acho) que material informático só dá chatices e só dura o suficiente para terminar o prazo de garantia. Tal não é verdade: A minha SoundBlaster AUdigy Platinum já tem muitos anos e sobreviveu a muito sistemas que "arderam".
Quando o Material é bom é espectável (e normal) que tenha uma durabilidade/fiabilidade superior ao material OEM.

A ASUS P5E Deluxe - só dá para crossfire, eu sei - mas como ainda não estou totalmente convencido que um sistema SLI valha realmente a pena - estou a pensar nesta Board e numa Gráfica GTX 260, e esquecer a AUS P5N-72T Deluxe.

Para facilitar a discussão, vou adiantando que as minhas escolhas se estão a resumir à ColerMaster Real Power M850 e à Seasonic M12 700W.

Opiniões são bem vindas.

Minha opinião é que devias de ir para a CM850, é um fonte que vai dar perfeitamente para um futuro upgrade.

Sou da ideia que era melhor ires para ATI, uma 4850 ou mesmo uma 4870 e ficar com a P5E deluxe.
 
Minha opinião é que devias de ir para a CM850, é um fonte que vai dar perfeitamente para um futuro upgrade.

Sou da ideia que era melhor ires para ATI, uma 4850 ou mesmo uma 4870 e ficar com a P5E deluxe.

Pois, a tua sugestão em relação às ATI é algo que já me ocorreu, sobretudo as HD4870 1Gb, mas a verdade é que estão com preços mais elevados dos que as GTX 260. As HD conseguem optimos resultados em benchtests (e em teoria parecem ser descomunais) mas depois na pratica não se revelam assim lá grande pistola em comparação com as GTX...
Eu sempre tive placas nVIDIA (a primeira uma RIVA TNT 16 Mb) e sempre mostraram ser material muito bom.
Há queixas quanto ao barulho e temperatura das HD (o que não me agrada).
As GTX têm um bus de memória com 448 bits contra os 256 da HD, prara além das tecnologias PhysX e CUDA... (ainda tenho a espectativa de ver o Photoshop "acelerado").
A mim as GTX parecem-me uma boa compra apesar de toda a gente recomendar as HD...

Mas primeiro a PSU!! (a gráfica vai ser o último componente que vou comprar - estou com fé que até ao Natal ainda aparecem novidades e consigo comprar uma GTX ainda mais barata)

Ou posso ter um lapso e comprar uma HD...
 
Sobre a halfmman encontrei isto num forum a pesquisar no google:
Quote:
Halfmman 700W 14CM



+12v1-20amp
+12v2-20amp
+12v3-20amp
+5v-28amp
+3.3v-28amp
Encontrei isto acerca dessa fonte...

Três linhas de 12v com 20A cada parece-me ser uma boa opção, e parece-me aguentar perfeitamente com o teu sistema e até sistemas mais puxados.

Quote:
estivemos a testá-la com uma 9800gx2 ,2 discos 1 drive e em full load com o 3d mark não baixou dos 11.8V ,a fan de 140mm manteve-a fresquinha embora o cooler interno (vulgo dissipador) não seja dos melhores.



Agora a minha opinião, tenho uma desde maio e estou a notar problemas, a ventoinha da fonte esta a fazer barulho e a fonte esta muito quente, basta.me tocar na parte de tras da fonte. Antes eu tinha uma fonte de 520 watts e nunca tinha um blue screen e agora com esta as vezes ate a jogar cs me aparece.
Não sei o que dizer porque os comentários a esta fonte a maior parte é negativa, mas também há uns poucos positivos.
 
Três linhas de 12v com 20A cada parece-me ser uma boa opção, e parece-me aguentar perfeitamente com o teu sistema e até sistemas mais puxados.

Quem tiver amor ao seu pc, evite comprar Halfmman a todo o custo, e nem me venham cá com conversas que é bom porque de facto não é. Não é preciso procurar muito para saber que as Halfmman são autênticas bombas relógio, que de repente... caboum! e lá se foram os componentes tão giros que eu tinha.
 
Sim sim, eu não estou a criticar-te, mas sim a quem disse isso, porque realmente é uma barbaridade confiar o seu material a uma Halfmman :)
 
Pois, a tua sugestão em relação às ATI é algo que já me ocorreu, sobretudo as HD4870 1Gb, mas a verdade é que estão com preços mais elevados dos que as GTX 260. As HD conseguem optimos resultados em benchtests (e em teoria parecem ser descomunais) mas depois na pratica não se revelam assim lá grande pistola em comparação com as GTX...
Eu sempre tive placas nVIDIA (a primeira uma RIVA TNT 16 Mb) e sempre mostraram ser material muito bom.
Há queixas quanto ao barulho e temperatura das HD (o que não me agrada).
As GTX têm um bus de memória com 448 bits contra os 256 da HD, prara além das tecnologias PhysX e CUDA... (ainda tenho a espectativa de ver o Photoshop "acelerado").
A mim as GTX parecem-me uma boa compra apesar de toda a gente recomendar as HD...

Mas primeiro a PSU!! (a gráfica vai ser o último componente que vou comprar - estou com fé que até ao Natal ainda aparecem novidades e consigo comprar uma GTX ainda mais barata)

Ou posso ter um lapso e comprar uma HD...

Pelo preço das duas fontes que sugeres, já compras uma Corsair HX-850, que tem garantia de 7 anos e é 80 Plus Gold...

HX-850
70A nos 12v
80 Plus Gold
7 anos de garantia

Cooler Master Real Power Pro 850w

64A nos 12v
80 Plus
5 anos de garantia

Seasonic M12 700w

56A nos 12v
80 Plus
5 anos de garantia
 
Última edição:
Ola Boa noite

Sei k este assunto ja deve ter sido batido milhentas vezes aki, mas nunca é demais lembrar.
Se n kerem ter prejuizo, nunca adkiram uma fonte tenha ela a potencia k tiver de marca branca, como se costuma dizer "o barato sai caro".

Isto pk?

Pk apesar da potencia anunciada, mtas vezes, essa potencia apenas se refer a picos k fonte possa ter, n sendo esta capaz de tar sempre a debitar a mesma potencia. O que leva, as vezes kando corremos jogos, ou programas mais exigentes, ao pc crahar e na maior parte das vezes desligar-se mesmo.

Por isso se kerem uma fonte que dure a vida do vosso pc, e que preserve tdo o matrial, invistam alguns euros, como ja aki foi dito ate n precisa de mto, numa boa fonte de alimentação.

Cumprimentos
Dskpem se o assunto ja foi mto batido
 
Foi muito batido mas nunca é demais frisar isso de novo.
Há o exemplo das MARAVILHOSAS Halfmman, 700w por ~30€, wow!

A fonte é daqueles componente onde não se deve poupar.
 
Compra a Halfmman 700w por....30€.

Atá agora ninguém comprovou que não prestam e que são inseguras, bem pelo contrário, elas funcionam tão bem como Corsairs ou XPTOs. Tem boa amperagem na linha dos 20v e é bem barata.

Portanto, deixem-se de tangas e sugiram o mais barato.

depois admiram-se que o computador dá problemas.... ha muito tempo que o pessoal deste forum aconselha a por fontes de jeito nos sistema e vocês teimam em contrariar e dizer estas coisas :redface: continuem a brincar e a comprar fontes de 15 e de 20€ e depois gastam muito mais para trocar outros componentes :rolleyes:...

cumps


(eu quanto mais depressa trocar a minha por uma corsair melhor.)
 
O barato sai caro, e depois olha-se muito para os watts, demais.
Uma CX-400 pode parecer obsoleto (para quem não conhece), e não o é, longe disso! Dentro da sua gama de preços, é das melhores por exemplo.
 
O barato sai caro, e depois olha-se muito para os watts, demais.
Uma CX-400 pode parecer obsoleto (para quem não conhece), e não o é, longe disso! Dentro da sua gama de preços, é das melhores por exemplo.

é o mal do pessoal... dao 15€ por fontes de 700W e depois admiram-se... como já foi dito aqui a qualidade pagasse.
 
Back
Topo