Fonte de Alimentação silenciosa para pIII

deathsurf

I fold therefore I AM
Pois be,. tenho um Pentium III a 600mhZ com 256 ram, riva TNT2 64mb e tenho uma fonte que faz mais barulho que um velho a roncar. Tenho algumas dúvidas:

1- Como posso medir os dB que a a fonte faz?
2- Que fonte me aconselham a comprar, sendo que a potÊncia não tem que ser alta e que seja bastante silenciosa (até 60 euros)?
 
visto que é para um p3, secalhar a melhor opçao e mais economica sera mudar a ventoinha da fonte... compras uma NB s2 e poes no lugar da outra :P
 
Ya não vás comprar uma fonte de 60€ que dp valia mais que o resto do computador!

Tenta ver em segunda mão, há umas a 10 15€ que são ideais para isso.

Cumps.
 
O silêncio paga-se...

Olá!

Posso-te ajudar com a seguinte dica.
Consegues silêncio se a fonte alimentação, cooler e disco rigido não excederem os 20/22 db.


Se apenas têns um 1 leitor CD (a funcionar de cada vez), 1 disco e o monitor não está ligado à fonte de alimentação do PC, garanto-te que uma "Be-Quiet" faz o serviço!

Eu tenho em ambos os PC's uma be-quiet e não se ouve.
Também tenho coolers silenciosos (ambos gemem menos de 20db).
Tenho discos seagate cujo o ruido varia entre 20db e 30db, mas desde que não haja acessos à bruta, penso que o nivel de ruido anda na cada dos 20db, pois não se ouve.


E perguntas tu, este gajo é surdo?
Não, a razão é que troquei as fontes de alimentação e os coolers das máquinas. Também tive o cuidado de escolher discos Seagate, pois foram os mais silenciosos que encontrei (o meu western digital fazia um cagaçal... agora está reformado...)


Agora o custo:
Fonte alimentação 67 euros http://www.be-quiet.de [podes comprar na ***** ou *****]
Cooler 10 a 25 euros (tens de procurar, um cujo o nível de ruido seja aproximadamente 20db). Se quiseres silêncio absoluto http://www.scythe.co.jp/en/


E se o computador ainda fizer barulho?
A tua placa gráfica tem ventoinha? Ora está aí o problema.
A tua caixa tem ventoinha? Mais uma para calar.


Resumindo, podes comprar a fonte, cooler ou disco que quiseres, desde que não excedam os 22db (sendo o ideal 20db). Cuidado com as placas gráficas modernas, pois vais começar a ouvir a ventoinha assim que as outras fizerem menos barulho...


PS Se calhar o que necessitas é de um upgradezito, por 150 euritos podes trocar o teu Pentium 3, por um AMD Sempron 2400+ com 512Mb DDR 400 e já com motherboard, dá uma olhadela na http://www.*****.net/ (se fores por este caminho aconselho o socket 754, pois só assim é que podes tirar partido da tecnologia cool'n'quiet da AMD [se eu soubesse, por mais uns euros, era o que tinha comprado..., mas só para poupar luz, pois de ruido nem se ouve!])
 
epa da 60€...e porque nao dar?...a fonte pode depois ficar para um pc novo que ele compre...pa um upgrade...chega perfeitamente ;)
ou n?
 
antcasq disse:
PS Se calhar o que necessitas é de um upgradezito, por 150 euritos podes trocar o teu Pentium 3, por um AMD Sempron 2400+ com 512Mb DDR 400 e já com motherboard, dá uma olhadela na http://www.*****.net/ (se fores por este caminho aconselho o socket 754, pois só assim é que podes tirar partido da tecnologia cool'n'quiet da AMD [se eu soubesse, por mais uns euros, era o que tinha comprado..., mas só para poupar luz, pois de ruido nem se ouve!])

Obrigado pela ajuda, mas tenho umas dúvidas:

Tive a ver esse upgrade de que falaste. Gostaria que me desses uma opinião sobre uma motherboard com boa relação qualidade/preço. Em relação ao resto que achas de:

Kingston DDR 2x256MB PC3200 (57.5€) + AMD SEMPRON 2400+ Socket A BOX (61.5€)

Já se afasta dos 150€ juntamente com a motherboard, mas desde que tenha qualidade não me importo. Sendo assim teria que comprar nova caixa e fonte, para ver se isto se cala ;)
 
Última edição:
CHIEFTEC 420W -> 65 €

ASUS K8V-X (skt 754) (VIA K8T800) -> 70 €

AMD Sempron 2500+ (skt 754) -> 70 €

Kingston 512Mb PC3200 DDR400 -> 60 €


Total: 265 €


Acho que servia perfeitamente bem :D hehehe

A caixa, em principio n precisas de mudar.

EDIT: N te esqueças ke se optares por este sistema tens antes de comprar mandar flashar a bios :D



cumps
 
pee2002 disse:
CHIEFTEC 420W -> 65 €

ASUS K8V-X (skt 754) (VIA K8T800) -> 70 €

AMD Sempron 2500+ (skt 754) -> 70 €

Kingston 512Mb PC3200 DDR400 -> 60 €


Total: 265 €


Acho que servia perfeitamente bem :D hehehe

A caixa, em principio n precisas de mudar.


cumps
Obrigado pela opinião.

Uma vez, numa loja, disseram-me que nem a caixa se aproveitavapara um futuro upgrade. Têem eles razão?

Flashar a BIOS?
 
Uma vez, numa loja, disseram-me que nem a caixa se aproveitavapara um futuro upgrade. Têem eles razão?

Só vendo, mas se n desse são mais 30/40 euros.
Era só ires a uma loja e escolher a mais bonitinha... ;)


Flashar a BIOS?

Yup, se comprares pede para flasharem a bios da board para poder suportar os sempron. Não te esueças ue os sempron são muito recentes. Se não me engano é a Bios 1007 que ja suporta esse processador.


cumps
 
pee2002 disse:
Só vendo, mas se n desse são mais 30/40 euros.
Era só ires a uma loja e escolher a mais bonitinha... ;)




Yup, se comprares pede para flasharem a bios da board para poder suportar os sempron. Não te esueças ue os sempron são muito recentes. Se não me engano é a Bios 1007 que ja suporta esse processador.


cumps
Obrigado pela ajuda. Sendo assim, compraria uma do estilo CAIXA ATX BLADE CINZENTA (34€):

- Fonte de alimentação com extração interna de calor de 300W;
- Suporta motherboards PIII / P4 / AMD;
- Baías externas:
* 4 de 5.25";
* 1 de 3.5";
- Portas USB frontais;

What do you think?
 
Hoje ouvi uma eurotech silent de 560w a funcionar e fiquei desiludido...a minha thermaltake 420W W0009R faz mto menos barulho...e estive pra vender a minha pra trocar pela eurotech!! Ainda bem q a ouvi primeiro a funcionar antes de fazer asneira.

Agora gostava de ouvir uma be quiet! para saber se é mm tão silenciosa como dizem:)
 
deathsurf disse:
Obrigado pela ajuda. Sendo assim, compraria uma do estilo CAIXA ATX BLADE CINZENTA (34€):

- Fonte de alimentação com extração interna de calor de 300W;
- Suporta motherboards PIII / P4 / AMD;
- Baías externas:
* 4 de 5.25";
* 1 de 3.5";
- Portas USB frontais;

What do you think?

Se fosse para mim eu nunca optaria por uma caixa com fonte OEM.
Escolheria como ja te disse uma fonte CHIEFTEC com exelente fiabilidade. e a caixa comprava à parte sem fonte incluida.

Mas tu é ke sabes :D


EDIT: N vale a pena ver as specs da caixa, qq uma dá para o sistema que te disse :D


Caixa que se fosse eu comprava:

3R System R202Li Black (35 euros)

r202li_black_b.jpg


cumps
 
Última edição:
BuG disse:
visto que é para um p3, secalhar a melhor opçao e mais economica sera mudar a ventoinha da fonte... compras uma NB s2 e poes no lugar da outra :P

Eu tenho uma NB s2 a ligar a Motherboard. Será que devo trocar pela da fonte? Acho que são ambas de 80mm.
 
Fui à loja trocar a ventoínha da fonte por uma NB s1 e o *** lixou me a fonte. Estragou aquilo.

Comprei então uma BeQuiet 370w e aquilo nem pia. O problema é que o cooler agora ouv-se melhor (não tem o barulho da fonte em cima!) e aquilo é um barulhão.

Acho que vou mesmo fazer um upgrade já que o CPU é muito antigo e nem sequer faço ideia de que socket seja. Vou fazer anos agora e vou aproveitar para melhorar isto.
 
pee2002 disse:
Se fosse para mim eu nunca optaria por uma caixa com fonte OEM.
Escolheria como ja te disse uma fonte CHIEFTEC com exelente fiabilidade. e a caixa comprava à parte sem fonte incluida.

Mas tu é ke sabes :D


EDIT: N vale a pena ver as specs da caixa, qq uma dá para o sistema que te disse :D


Caixa que se fosse eu comprava:

3R System R202Li Black (35 euros)

r202li_black_b.jpg


cumps



vompras esta caixa a este preço onde?! na ***** ta a +/- 70 euros




OK fiz confusão, ja vi onde e que ha a tal caixita... e melhor que a R202 ou a R700?! pelo preço... qual e a grde diferença?!
 
Última edição:
e além do ***** ha mais algum sitio que a venda? de pref em lisboa que pagar portes de uma cxa n deve ser coisa bonita de se ver
 
Back
Topo