1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fonte de alimentação (transformador) do portátil avariada?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por Mellowship, 13 de Abril de 2012. (Respostas: 15; Visualizações: 2063)

1. Quando meço a saida do transformador com um multímetro, ele está a 0. Depreendo, portanto, que o transformador avariou, certo?

É para um velhinho toshiba M40 que já me acompanha há muitos anos. A bateria morreu há muito tempo, mas continua a ser o meu computador de uso caseiro.

Se a avaria for do transformador, alguém sugere um substituto? Vi bastantes à venda no ebay por preços muito mais simpáticos que os das lojas...

Abraços!

2. Cajumjoe

Cajumjoe Suspenso

Creio que os transformadores só debitam a energia se estiver a ser puxada pelo computador. Portanto, se ele estiver ligado à corrente, mas sem o portátil ligado, então não te vai dar leitura porque não está a ser gasta electricidade.

3. Obrigado pela resposta. Vou tentar mais meios de diagnóstico, então. Abraço!

4. Errado.
    O transformador debita sempre a voltagem dele (19v, 15v, etc)
    Verifica se quando estiveres a medir a voltagem, se ao mexeres no cabo ele não te dá nenhum pico de leitura. Isso pode indicar o cabo cortado/danificado.

5. Miguel321

Miguel321 Banido

O normal é 15v.

Se estiver desligado, pode é estar tipo standby de consumo(~1w), mas isso não tem a ver com a voltagem

6. ptfuzi

ptfuzi Power Member

depende dos pc's.. vão aí dos 12 aos 20 normalmente..

compra um do ebay, há um vendedor inglês que vende uns baratos e bastante porreiros

7. Obrigado pelas respostas, pessoal. A intensidade é 15v. A leitura no voltímetro de corrente contínua dá zero. Quando tentei abrir o transformador (coisa muito complicada, pois não tem parafusos e creio que o plástico está vulcanizado), pela folga que criei, senti aquele cheiro característico de material electrónico queimado. Deve ter sido um condensador que deu o peido mestre. É frequente. As probabilidades de ser avaria do transformador já justificam, assim, gastar uns 10 euros no ebay.

Tipo isto:
    http://www.ebay.es/itm/15V-4A-Toshi...erSupplies&hash=item27bf3ae823#ht_2342wt_1037

8. ptfuzi

ptfuzi Power Member

se for só um consensador até é bastante simples de trocar..

9. Cajumjoe

Cajumjoe Suspenso

Obrigado pela correcção :)

10. Só o tempo e o trabalho que eu perderia a fazer isso, ou o custo de mandar reparar, não justificam... mais vale mandar vir do ebay... obrigado!

11. Podes sempre tentar arranjar um usado numa loja....

12. ptfuzi

ptfuzi Power Member

eu estava a falar caso conhecesses alguém com uns conhecimentos em electrónica ;) se fosses da zona safava-te isso

13. rav3n

rav3n Power Member

esse sao lixo
    mas vale comprar um original, nem que seja de outra marca

14. E existe algum à venda no ebay que não seja lixo? Sugestões agradecem-se!

15. Aliás, o que eu tenho, e que é original e veio no computador, não é de marca toshiba. É um liteon, made in china. Penso que sejam todos iguais e que a toshiba escolheu este OEM para acompanhar os seus m40... secalhar este também é lixo...

16. Doell_60

Doell_60 Power Member

O Transformador ligado á corrente dá sempre Voltagem ao medir com um multimetro.

Lite ON é original, arranja um universal, na Media Market ha a 20€.

Cumps.

Partilhar esta Página