Fonte de alimentação (transformador) do portátil avariada?

Quando meço a saida do transformador com um multímetro, ele está a 0. Depreendo, portanto, que o transformador avariou, certo?

É para um velhinho toshiba M40 que já me acompanha há muitos anos. A bateria morreu há muito tempo, mas continua a ser o meu computador de uso caseiro.

Se a avaria for do transformador, alguém sugere um substituto? Vi bastantes à venda no ebay por preços muito mais simpáticos que os das lojas...

Abraços!
 
Creio que os transformadores só debitam a energia se estiver a ser puxada pelo computador. Portanto, se ele estiver ligado à corrente, mas sem o portátil ligado, então não te vai dar leitura porque não está a ser gasta electricidade.
 
Errado.
O transformador debita sempre a voltagem dele (19v, 15v, etc)
Verifica se quando estiveres a medir a voltagem, se ao mexeres no cabo ele não te dá nenhum pico de leitura. Isso pode indicar o cabo cortado/danificado.
 
Obrigado pelas respostas, pessoal. A intensidade é 15v. A leitura no voltímetro de corrente contínua dá zero. Quando tentei abrir o transformador (coisa muito complicada, pois não tem parafusos e creio que o plástico está vulcanizado), pela folga que criei, senti aquele cheiro característico de material electrónico queimado. Deve ter sido um condensador que deu o peido mestre. É frequente. As probabilidades de ser avaria do transformador já justificam, assim, gastar uns 10 euros no ebay.

Tipo isto:
http://www.ebay.es/itm/15V-4A-Toshi...erSupplies&hash=item27bf3ae823#ht_2342wt_1037
 
Obrigado pelas respostas, pessoal. A intensidade é 15v. A leitura no voltímetro de corrente contínua dá zero. Quando tentei abrir o transformador (coisa muito complicada, pois não tem parafusos e creio que o plástico está vulcanizado), pela folga que criei, senti aquele cheiro característico de material electrónico queimado. Deve ter sido um condensador que deu o peido mestre. É frequente. As probabilidades de ser avaria do transformador já justificam, assim, gastar uns 10 euros no ebay.

Tipo isto:
http://www.ebay.es/itm/15V-4A-Toshi...erSupplies&hash=item27bf3ae823#ht_2342wt_1037

esse sao lixo
mas vale comprar um original, nem que seja de outra marca
 
Aliás, o que eu tenho, e que é original e veio no computador, não é de marca toshiba. É um liteon, made in china. Penso que sejam todos iguais e que a toshiba escolheu este OEM para acompanhar os seus m40... secalhar este também é lixo...
 
O Transformador ligado á corrente dá sempre Voltagem ao medir com um multimetro.

Lite ON é original, arranja um universal, na ***** ha a 20€.

Cumps.
 
Back
Topo