1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fonte em baixo é prejudicial?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por ScapeGoat, 20 de Novembro de 2008. (Respostas: 27; Visualizações: 2355)

1. ScapeGoat

ScapeGoat I'm cool cuz I Fold

Bem estive eu estive a pensar no assunto de colocar a fonte na base de caixa e apesar de os peritos em cooling aqui serem vocês eu pergunto-me:

-A fonte em baixo não mandará ar quente para os componentes que se encontram em cima da mesma?

-A própria fonte faz algum outake mas como o equipamento está em cima não tem ar quente para "deitar para fora" sendo assim não há nenhum benefíco correcto?

2. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Procura por norma ATX e BTX

3. rav3n

rav3n Power Member

as fans que as fontes tem por baixo sao de intake

4. SwimmerBoy

Intake para a fonte.

Rodam no sentido de mandar ar para a fonte e não para o computador.

5. rustyballzz

rustyballzz Power Member

convem por as fontes em baixo , montadas em cima levam com o ar quente ( que sobe ) dos componentes ( e como tem fan intake aquece mais )

6. SwimmerBoy

rusty, tens a certeza?

Isso depende se a fonte é ATX ou BTX...

As ATX ditas normais, puxam o ar da caixa e empurram para fora da caixa...

As BTX é que já penso que talvez possa ser ao contrário mas isso sem certezas até porque conheço mal l conceito BTX.

Essa historia do convém é muito relativo...

7. rustyballzz

rustyballzz Power Member

sim tenho a certeza, as fontes mais recentes vem indicadas para sem montadas em baixo, se repararem bem verao que montadas numa caixa atx o autocolante com as voltagens da fonte fica de pernas pro ar :P

cumps.

8. ScapeGoat

Então em baixo será montada ;)

9. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Look at my system ali ao lado... desde que mudei de caixa e coloquei a fonte em baixo que o ruido diminuiu e as temps também... Por isso a fonte deveria ser sempre em baixo! :D

10. Shadowk1ller

Shadowk1ller Power Member

Então espera ai que vou virar o meu pc ao contrário...xD

11. Sncrespo

Sncrespo Power Member

Pois...
    Na minha caixa tb n dá para pôr em baixo...

12. ScapeGoat

Tens que meter mãos à obra

13. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Aí só mesmo uma caixa nova, pois a maioria mesmo com modding nao vai la

14. tonebiclas

tonebiclas Power Member

ter a fonte em baixo é melhor claro...

como sabemos o ar quente sobe, logo a fonte vai ficar mais fresca...

15. SwimmerBoy

Mas a fonte precisa de estar fresca? Julgava que era mesmo o computador no geral, mais particularmente o CPU e derivados (GPU e mems) que precisavam de estar frescos.

Tal como te disse, o formato BTX veio "revolucionar" os desktop. A fonte é vendida como "BTX compatible", é necessário uma nova caixa para a nova fonte, etc...

Business folks, business only.

16. CuttyShark

CuttyShark Power Member

Quanto mais fresca a fonte estiver melhor trabalhará, as fontes são constituídas por componentes com uma eficiência que é testada a uma determinada temperatura. Consoante a qualidade dos mesmos, assim terão uma temperatura ideal mais elevada. De qualquer forma, tal como num CPU quanto mais baixa a temperatura a que estejam sujeitos, melhor.
    Ao aumentar em demasia a temperatura dentro de uma fonte, quer seja por uma carga maior, quer seja pelo ar que nela circula se encontrar a uma temperatura mais elevada, a ventoinha da fonte irá trabalhar a uma maior velocidade, o que aumentará o ruído proveniente do PC.

Cumps

17. SwimmerBoy

Ok, não discuto, mas deixo isto para reflectirem

Minha conclusão (não sei se a vossa também), se tiverem uma caixa que permita BTX e tenham uma fonte BTX, fonte em baixo, se tiverem algum componente que não seja BTX, fonte em cima!

Verifiquem o air-flow criado pela fonte, aposto que a maior parte delas puxam o ar por baixo e empurram o ar para trás, logo fonte em cima, se empurrarem o ar por baixo, será fonte de colocação em baixo...

Última edição: 22 de Novembro de 2008
  18. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

estás a tentar dizer que caixas atx nao dão para pôr a fonte em baixo??

19. Metalwolf

Metalwolf Power Member

Eu tenho uma cooler master que tenho de colocar obrigatoriamente a fonte em baixo e com a ventoinha voltada para baixo, pois a caixa tem perfuração para deixar respirar. O problema é que a perfuração é para uma fonte de 120mm e eu tenho colocada uma de 140mm, não sei se haverá problema, para além de que assim a fonte está muito mais sujeita à sujidade do chão.

20. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

nao ha problem nenhum em teres um buraco para 120 ;)
    qt à perfuração, nao é por teres lá a abertura que tens de pôr a fonte virada para baixo.
    tens de por a fonte conforme o sentido do airflow da fan ;)

Cumps

Partilhar esta Página