Fonte em baixo é prejudicial?

estás a tentar dizer que caixas atx nao dão para pôr a fonte em baixo??

Podes meter a fonte onde tu quiseres, por vezes basta engenho, outras vezes é necessário a caixa estar desenhada para isso.

Eu ainda não conheci nenhuma fonte que atire ar para dentro da caixa mas talvez seja por o meu material informático durar bastante tempo...
 
Podes meter a fonte onde tu quiseres, por vezes basta engenho, outras vezes é necessário a caixa estar desenhada para isso.

Eu ainda não conheci nenhuma fonte que atire ar para dentro da caixa mas talvez seja por o meu material informático durar bastante tempo...

actualmente existem montes de caixas desenhadas para levar a fonte na base da caixa (CoolerMaster 690, por exemplo. tb podes ver que ha uma serie de lian-li que tem a fonte em baixo, etc)

Cumps
 
ja agora, numa caixa com a fonte em baixo, com uma fonte ATX "normal" (que puxa o ar de dentro da caixa e expele por tras para fora da caixa), a fan deve ficar virada para cima ou para baixo? e k se fica virada para baixo, nao tem mt por onde retirar ar, se fica virada para cima, fica a retirar ar à fan da GPU :(
 
seguindo a tua logica de cima e baixo:
se ficar virada para baixo vai buscar ar ao exterior, se ficar virada para cima... bem... viras a fan ao contrario,:D pq nao tem mt logica ficar com essa orientação

Cumps
 
ja agora, numa caixa com a fonte em baixo, com uma fonte ATX "normal" (que puxa o ar de dentro da caixa e expele por tras para fora da caixa), a fan deve ficar virada para cima ou para baixo? e k se fica virada para baixo, nao tem mt por onde retirar ar, se fica virada para cima, fica a retirar ar à fan da GPU :(

a quantidade de ar que retira à fan do gpu é insignificante e acaba por ser compensada pela que entra pelas fans de intake e ranhuras da caixa

acho que a fonte deve ficar com a fan para cima, senao arriscas-te a estrangular o fluxo de ar e a fritar a PSU, como tu disseste
 
A ideia do BTX foi de isolar as temperaturas dos componentes. Na norma BTX assiste-se a uma fonte que se usa na parte de baixo e que vai buscar o ar fora da caixa e que o manda de novo para fora...

A norma ATX é bastante antiga, é do tempo onde as fontes tinham pouca potência, que não necessitavam de ventoinhas, assim como os processadores e as gráficas... Era tudo arrefecido com dissipadores passivos e não activos.

Com o incremento do poder de processamento em todos os campos, foi necessário introduzir ventoinhas nos mais diversos componentes de maneira a que os componentes pudessem funcionar sem queimar...

Um pequeno desenho:

ar frio=azul, ar quente=vermelho.

A verdadeira norma ATX baseava-se numa caixa sem ventilação que foi sendo adicionada com o tempo (com ventoinhas frontais, laterais, e superiores, dado de certa forma a uma norma tipo "ATX2, BTX wanna be")

Façam os testes que quiserem, mas o ar quente sobe e o frio desce, logo a melhor solução será sempre "meter ar na caixa" em baixo e "tirar ar da caixa" por cima ;)
 
ja agora, numa caixa com a fonte em baixo, com uma fonte ATX "normal" (que puxa o ar de dentro da caixa e expele por tras para fora da caixa), a fan deve ficar virada para cima ou para baixo? e k se fica virada para baixo, nao tem mt por onde retirar ar, se fica virada para cima, fica a retirar ar à fan da GPU :(


Eu também penso o mesmo, não sei qual será a melhor solução, eu tenho a fan virada para baixo, mas assim não sobra muito espaço para o ar entrar ou sair, para além de estar em contacto com as poeiras do chão.
 
Eu também penso o mesmo, não sei qual será a melhor solução, eu tenho a fan virada para baixo, mas assim não sobra muito espaço para o ar entrar ou sair, para além de estar em contacto com as poeiras do chão.

com a fan virada para baixo convém que:
-haja espaço para o ar circular sem dificuldades
-se forem orificios no fundo da caixa deve haver um filtro e a base da caixa deve estar a um minimo de altura do chão


eu acho que o melhor nestes casos é ter a fonte com a fan para cima, o refluxo de ar é minimo e concerteza que o ar que a fonte recebe é fresco
 
Back
Topo