1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fonte estoirou, board queimou, preciso da vossa ajuda....

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ZX7R, 30 de Outubro de 2003. (Respostas: 24; Visualizações: 1308)

1. ZX7R

ZX7R Power Member

Bom dia malta….preciso da vossa ajuda…

Ontem estoirei uma fonte de 450W (deu um estalo e foi-se…) e em consequência lixei a ASUS A7N8X Deluxe…..fui comprar uma ABIT NF7-S à pressa e montei o sistema com uma fonte rasca de 300W que tinha lá parada…..acabei por ter que formatar o disco e depois de instalar os drivers para a ATI 9700, o pc ou não entra em Windows ou demora uns 3 a 4 minutos....com os Ómega 3.4 não inicia, com os Ómega 3.8 ainda vai lá, mas demora…..mesmo antes da fonte dar o berro, o pc já andava a demorar um pouco a iniciar, poderá ser eventualmente do disco onde instalei o OS…..Fujitsu 8GB de 1999… …tenho também um Seagate de 60GB / 5400rpm onde guardo a tralha...se calhar vou ter que aproveitar este e fazer uma partição para o OS (também nunca fiz isso.... :rolleyes:

Sim, já sei que preciso de uma fonte de jeito e de um disco em condições…:D

A minha dúvida é….qual o possível motivo dos drivers me estarem a encalhar o arranque do Windows….? Será que ficou mais algum componente marado juntamente com a board ou será a relíquia de 8GB a queixar-se….??? É a primeira vez que me acontece uma destas e fiquei um pouco à nora…

2. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

É preciso ter azar. Tenho um amigo que já queimou duas fontes e a board e os restantes componentes continuam a funcionar. Troca o disco. Essa máqiuina já merece um disco novo.
    Será que a board foi mesmo ao ar?
    Muito estranho. Não tens nenhuma ficha supressora de picos de corrente. Quem sabe a edp não te tem brindado com uns picos de corrente valentes.

3. ZX7R

ZX7R Power Member

Ontem testei a board com outro processador e outra gráfica e não arrancava....ligava tudo, fans, leds, drives, discos, mas bios, nada.....tentei um Clear CMOS mas não é por aí....ou fiquei sem bios à conta da fonte ou algo se queimou, pelo menos a olhos vistos não dei por ela....

Vou mesmo ter que comprar um disco novo....e provavelmente uma fonte....não sei se a de 300W (não é de nenhuma marca conhecida ) que lá tenho aguenta à bronca....

Obrigado.

4. Metro

Staff Member

Pelo menos a board lnão está completamente morta mas disso tb já não percebo nada. A ver se outro user te pode ajudar.
    Quanto à fonte se fosse de pelo menos 350W ficava mais descansado. Estive a dar uma olhada aqui
    http://www.*****.com/aquapc_psu.htm
    São boas mas não sei se caras para o que queres. Lembra-te que as fontes são os componentes que fazem mais barulho num PC. Qunato pior qualidade tb tens mais barulho. Mas isso sou eu que sou um complicado. Eu usei uma Eurotech (acho que era assim que se chamava) e nunca tive problemas. Eram baratíssimas. Vê o que consegues arranjar.l

5. ZX7R

ZX7R Power Member

Obrigado pela atenção e ajuda....

Vou ter que comprar uma fonte e disco novo....na ***** (onde comprei a ABIT ontem...) têm realmente fontes boas (B-Quiet, por exemplo) mas são carotas.....lá para o mês que vem invisto numa fonte decente, antes disso acho que vou mesmo ter que me meter num disco novo....

6. Metro

Staff Member

Concordo inteiramente.Quanto à ficha supressora de picos?
    Se não tiveres uma UPS penso que pelo menos isso deverias ter.

7. ZX7R

ZX7R Power Member

Essa é mais uma despesa a acrescentar à lista....:D

8. SKATAN

SKATAN Power Member

a fonte queimou do nada ?

esse teu problema pode ser mesmo a fonte de 300 watt ou então é da abit experimenta brincar na bios ou mudar a mesma

9. Metro

Staff Member

A board que ficou com problemas era uma Asus. A abit foi a que comprou para substituir a asus.

10. ZX7R

ZX7R Power Member

Exacto....a fonte de 300W foi para desenrascar a falta da outra....

Vou enviar a ASUS para RMA e quando vier uma nova (espero...) logo vejo o que faço com aquilo....pode ser que venha uma Rev 2.0.....:)

11. Mr.Mike

Mr.Mike I fold therefore I AM

Que azar do caraças....
    Essa tua fonte (de problemas) tinha marca?

12. ZX7R

ZX7R Power Member

Agora são os drivers da placa gráfica que não me deixam entrar em Windows.....se não instalar drivers o pc inicia e entra em Windows na boa, se tento os Catalyst ou Omega......o pc fica a "pensar", o monitor entra em pausa e um bocado depois faz reboot....

Não me parece que seja problema da placa em si ou incompatibilidade com a board ABIT....será que a fonte de 300W não aguenta com a 9700 a funcionar com os drivers... ??? Acho que se a 9700 tivesse sido afectada pela fonte que fritou (como aconteceu com a A7N8X-D), nem sequer funcionava ou entrava em Windows.....

Há alguma mente por aí, mais iluminada que a minha que tenha alguma idéia....?

.....será da porra do disco Fujitsu "colheita de 1999"...???

Não tinha marca....comprei na GD há uns meses, um amigo meu comprou uma igual e não se queixa....eu também não me queixava....até ontem....:rolleyes:

13. Metro

Staff Member

O disco tem bad sectors. Começam a ser problemas a mais. Será que estragou mais alguma coisa além da board. Parece. Será da Bios da gráfica? Mas antes estava a funcionar bem. A menos que essa fonte seja muito má é que não aguenta com um disco a gráfica. Obviamnete que estás a correr isso em default.

14. ZX7R

ZX7R Power Member

Não sei se o disco tem bad sectores....de qualquer forma tanto a 9700 como o XP2400+ estão em default....a bios da 9700 não é a de origem, nem as voltagens da mesma.....mas que influência é que os drivers poderiam ter nisto, não sei....

Acho que um defeito na placa não seria a causa dos drivers não carregarem e ter crashes sem entrar em Windows....:rolleyes:

15. Metro

Staff Member

Eu estou tão às aranhas como tu. Mas que é estranho é. Nisso estamos de acordo. Antes de instalar os drivers da placa gráfica desfragmenta o disco e vê se no disco aparece alguns bad sectors.
    Não sei se se consegue arranjar os drivers 3.7 atendendo que os 3.8 ouve tantos problemas pode ser que passe por aí.
    Boa sorte com isso.

16. ZX7R

ZX7R Power Member

Oi Metro,

Antes de tudo mais, obrigado pela ajuda e boa-vontade.....:)

Vou comprar um disco novo hoje (Disco 80GB Seagate Serial ATA 7.200RPM) e uma fonte de alimentação (barata, mas mais potente....para desenrascar enquanto não compro uma de jeito...)......se o problema acabar por ser da 9700 é que estou lixado...:rolleyes:

17. Metro

Staff Member

Não sei se ainda vai a tempo, mas a diferença entre o de 80 e o de 120GB não é significativa no preço e ficas com muito mais espaço. Eu tenho os dois :D . Mas compra é uma ficha supressora de picos de corrente. Há umas da APC que são muito boas.

18. ZX7R

ZX7R Power Member

Vou mesmo para o disco de 80GB....e para uma fonte OEM de 400W....assim que puder compro uma fonte melhor....acho que 400W já dão conta do recado...:)

A ficha a que te referes também faz parte da lista....:)

19. Metro

Staff Member

Fiquei muito mais descansado:D

20. ZX7R

ZX7R Power Member

Já fui comprar um Seagate 80Gb SATA (tenho que comprar ainda o conversor Power) e uma fonte rasca de 400W.....hei-de comprar uma fonte de qualidade, mas só lá para o fim do outro mês....:D

Já me disseram que os drivers NForce 2 que vêm com o cd da ABIT poderiam estar a entrar em conflito com os drivers da 9700.....enfim......é impossível ter a certeza...

Partilhar esta Página