1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Fonte?] Fan faz muito barulho ao ligar

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por João Paulo Dias, 10 de Abril de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 3614)

1. João Paulo Dias

João Paulo Dias Power Member

Boas pessoal:

Desde a semana passado, sempre que ligo o PC, uma das ventoinhas faz uma barulheira durante uns 20/30 segundos voltando de pois ao normal. Presumo que seja da Fonte, pois já foi ver na BIOS o cooler do CPU e está tudo normal, desde as temps às rotações.
    E pelo que consegui ver a proveniencia do ruído vem da fonte, mas já andei a espreitar e parece-me tudo ok, não percebo o que se passa, sempre que ligo o PC entra numa aceleração (fazendo bastante ruído) depois volta ao normal.

É normal isto?! Ou devo-me preocupar?

Última edição: 10 de Abril de 2008
  2. João Paulo Dias

Ninguem me pode ajudar com isto?

Liguei o PC há pouco fez novamente a situação que relatei, durante os breves segundos (reparei que o fluxo de ar é bastante forte) depois volta ao normal (desde o ruido até ao fluxo de ar).

Será algo a ver com as temperaturas ou alguma configuração na BIOS??? Ou é a fonte que está passada???

Cumps.

3. WindWalker

WindWalker Power Member

Pode ser falta de lubrificação da ventoinha.

Há uns tempos tive o mesmo problema. Deixou de fazer.

4. João Paulo Dias

Deixou de fazer por ele, ou tu lubricaste ou mandaste reparar?

Bem, um dia destes vai para a loja. A fonte só tem 4 meses :(.
    Eu sou não quero é fazer figura de urso, para depois os gajos dizerem-me que está tudo bem e que é normal.
    Fogo, já tive azar com uma ATI 1300 Pro (2 vezes)... Agora é isto...

5. WindWalker

WindWalker Power Member

Deixei andar :lol:

A melhor maneira de saber se é da fonte é tirá-la fora (sem desligar cabos) e ligar o PC :P

6. João Paulo Dias

Deixaste andar e passou?! :D

É da fonte, é.
    Eu ponho a mão perto da saida de ar ligo o PC, e sinto logo a força de ar (acompanhado do tal ruído) entretanto vai perdendo força do ar e o ruido vai diminuido até ao normal, é só uns segundos.

P.S.: Já vi que usas a mesma marca de fontes.

7. WindWalker

WindWalker Power Member

Sim, passou mas acho que entretanto ficou mais barulhenta.

Não a levei à garantia porque na altura não tinha como substituí-la (€) durante o tempo que ficaria na loja.

Mas nota-se logo se for da fonte. Só pela trepidação da caixa :P

Ah, lembrei-me de uma coisa que fiz: encostar os pelos de um pincel para parar/diminuir a velocidade da ventoinha e assim perceber de onde vinha o barulho.

8. João Paulo Dias

Tambem noto essa trepidação da caixa.
    Pois o que me chateia nas garantias é isso, demora, demora.
    E às tantas lá vou eu largar perto de 40€ por uma igual, e deixo lá esta em reparação.

9. CaRaMeLo

CaRaMeLo Power Member

Aí podem existir duas situações, a fonte quando arranca, a ventoinha roda a velocidade máxima e depois diminui as rotações porque a temperatura interna da fonte ainda não é elevada. Ou então a ventoinha está gripada e aí sim, necessita de ir para reparar.

10. João Paulo Dias

Onde é que eu posso alojar o clip de som, do barulho que a minha fonte faz???
    É pequeno, pouco mais de 800 KB. ;)

11. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

rapidshare ou youtube

12. João Paulo Dias

Obrigado.
    Espero que não seja contra as regras do forum.
    Aqui vai:
    http://rapidshare.com/files/106999718/Recording1.wav.html

Vejam lá se é normal, ou se tem mesmo alguma anomalia.
    Lá para o final, como já tinha dito, estabiliza.

Cumps e Obrigado

13. Guga

Guga Power Member

Aconteceu num pc da minha escola, e nos abrimos a fonte, desligamos a venoinha de origem, metemos outra la e passamos os fios dela pelo buraco onde passam o resto dos fios, e ligamo-la a uma Molex qq e ta a bombar desde ai... e nunca mais turpidou nem fez barulho ao arrancar...
    Provavelmente antes de aquecer faz barulho pq falta lhe algo para diminuir o atrito...tipo lubrificante... depois de aquecer deixa de o fazer...era o que acontecia la...e para que tar a lubrificar a ventoinha se se pode trocar assim rapido...

14. João Paulo Dias

Obrigado.

Não me digam que isto é comum nas LC Power...
    Acho que esta semana, vou comprar uma Nox Urano 500 watts (espero que sejam silenciosas) e entretanto a LC Power vai para a garantia :rolleyes:.

15. pedro_alves

pedro_alves Power Member

yao meu pc tb fazia esse barulho, pensava k era da fonte mas fui a ver era de uma ventoinha extra k tinha no pc, á probelam se eu puser lubrificante na ventoinha?

16. WindWalker

WindWalker Power Member

Claro que não.

17. Guga

Guga Power Member

Tive uma NOX Urano de 600 Wats e apesar de nao aguentar co meu sistema é silenciosa ;)
    Cumps

Partilhar esta Página