1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

fonte ideal para HTPC

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por JPgod, 19 de Novembro de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 1084)

1. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Boas

ando a construir um HTPC, mas a fonte tem sido a minha dor de cabeça tremenda. Simplesmente coloquei alguns requisitos e parece que simplesmente não existe nenhuma fonte no mercado que tenha o que preciso ou então as lojas não as vendem! É mais fácil um gajo que monta um PC de topo escolher uma fonte monstruosa do que alguém que quer HTPC.

O que seria ideal

-> Potencia: Sejamos realistas, para que meter um "monstro" de 450-550w num computador que se chegar aos 150w full load já estamos a exagerar. Um media center convém que seja simples, económico e SILENCIOSO. Ou seja o ideal seria uma fonte entre 250 e 350w, max 400w.
    -> Eficiência: Fontes com menos de 80% de eficiência testado e aprovados é para esquecer, o que limita logo a escolha e quase sempre apenas modelos poderosos o que esbarra com a regra acima.
    -> Tamanho físico: O mais curto possível dado o pouco espaço na caixa.
    -> Silenciosa e com fan 120 ou 140 no topo, devido a natureza da caixa (NOX média)
    -> Cablagem: O mais crítico. A caixa acima não tem grande arrumação e ao meter uma corsair TX550w (temporariamente), metade dos cabos não tem como guardar. E dado que não deverei utilizar mais que 3-4 dispositivos dentro da caixa (drivers ópticas, discos), uma fonte que tem 6 molex e 6 satas's é um absurdo :p Dava jeito algo com no máximo 4 satas, 4 molex e 1 pci-e para future proof. Uma modular será ouro sobre azul, mas as fontes modulares não encaixam no requisito a seguir:
    -> Preço: 50 €, máximo 65 €.

Ou seja, missão impossível? Voltando no caso da corsair TX 550, gostei do facto de ser curta e caber na boa na caixa, ter fan 120 no topo e claro ser de qualidade e eficiência 80 plus. Mas é como ter um motor de ferrari para alimentar um mini (esta fonte lida na boa com core i7 e 9800 gt) , é cara (85 €) e com 6 SATA's, 2 pci.e e 6 IDE é um "caos" de cabos.

Fontes < 400w de qualidade são utopia. Só OEM's ranhosas!

Entretanto vi esta OCZ 400W ModXStream Pro:

modular, fan no topo e tal, curta e não muito potente, mas tem o facto de não encontrar a venda em lado nenhum e é capaz de ser cara.

O mais perto que consigo são as LC power green de 420w, mas é um pesadelo no que toca a cabos e mal distribuídos. Tem a proeza de fornecerem nada mais nada menos que 7 (!) molex, mas apenas 2 satas!!

2. along

along Power Member

A LC-POWER SCORPIO - 480W parece-me estar enquadrada dentro do que pretendes.
    Li algures que a corsair ia lançar a HX-450W. Essa seria perfeita... mas é capaz de passar o orçamento.

Cumps

3. helderxl

helderxl Power Member

Exactamente como disse o along , tenho uma dessas aqui à espera para por num htpc, tou a pensar se troco a ventoinha ou não (esta já tem dois anos) para uma mais silenciosa.

4. thinker

thinker Power Member

Por experiência própria recomendo-te a fonte "LC Power 420W ATX 120mm Fan". Tenho uma no meu htpc, numa caixa Nox Media. É de tamanho normal, mas cabe perfeitamente, não te sei dizer com certeza, mas acho que tem 2 sata, 2 molex, p4 e main, se quiseres logo á noite quando tiver em casa digo-te. A nível de ruído, posso dizer que sou muito mesquinho nesse respeito, sendo que qualquer ruído um pouco mais intrusivo me incomóda, e esta fonte nesse respeito é bastante silenciosa. E não é devido a ter componetes mais ruidosos no sistema, tenho um disco de 2,5 e duas fans de 80mm a 5v. E mais um ponto a favor desta fonte, o preço! 19,70 euros.

5. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

É mais caro do que preciso e não gosto nada do esquema de ter todos os cabos modulares... Não faz sentido ter o ATX e 4 pins 12V também modular...

6. Sp3c

Sp3c Power Member

O ideal pra HTPC é mesmo fontes de alimentação passivas, sem ventoinhas. Mas sao caras.

Eu no meu tive que meter uma de 700W pois tenho uma grafica abrutalhada no que diz respeito a consumo. No inicio era silenciosa mas com o tempo...

7. SpeedDragon

SpeedDragon Power Member

destr0yer, já viste as Seasonic ?

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

fontes passivas esquece, alem de serem caras, não cabem na caixa por ter dissipador externo. Qualquer fonte actual de qualidade quase nem se ouve.

Já, até uso uma.

Mas seasonic foge um bocadinho do orçamento, mas só um bocadinho (tipo 100 €)

9. nautillus

nautillus Power Member

Permitam-me desenterrar o tópico.

Thinker, qual a config do teu htcp? E que tal a caixa? Tem comando?
    Estou a pensar em construir uma máquina dessas e ando a deitar contas à vida.

Partilhar esta Página