Problema Fonte ou Gráfica

Tyrz

Power Member
Boas Pessoal

Hoje estava a navegar na internet e de repente o meu PC desligou-se e ja não voltava a ligar e assumi logo que fosse problema da fonte.
Mas assim que tiro a placa gráfica o PC liga e aguenta-se ligado se volto a ligar a grafica o PC nao arranca.

Acham que e a grafica que esta estragada ou a fonte que nao tem poder suficiente para aguentar com a grafica.

Meu sistema:

Intel Core i5 2500k
Asrock z68 Pro3 Gen3
Sapphire hd7950 OC edition
XFX Core edition PSU pro 550w

Gostava tambem de acrescentar que tive anteriormente de baixar os clocks em 25mhz porque me aparecia a seguinte mensagem
"O controlador de visualização amdkmdap deixou de responder e recuperou com êxito"


Agradeço a vossa ajuda
 
Bem, assim a primeira vista, o que me parece é que a fonte, apesar de ser excelente por norma, tem algum problema que lhe retire potência e eficiência, e por isso não aguenta com essa gráfica, que não é nada humilde... Ou então ligas-te mal a gráfica à fonte, não estarás a sobrecarregar a linha de 12v? secalhar isso é uma má distribuição das linhas ...


Cumps
 
A fonte aguenta à vontade.

Experimenta reinstalar os drivers da gráfica (última versão do site).
Corre também um Memtest.
 
Boas Pessoal

Hoje estava a navegar na internet e de repente o meu PC desligou-se e ja não voltava a ligar e assumi logo que fosse problema da fonte.
Mas assim que tiro a placa gráfica o PC liga e aguenta-se ligado se volto a ligar a grafica o PC nao arranca.

Acham que e a grafica que esta estragada ou a fonte que nao tem poder suficiente para aguentar com a grafica.

Meu sistema:

Intel Core i5 2500k
Asrock z68 Pro3 Gen3
Sapphire hd7950 OC edition
XFX Core edition PSU pro 550w

Gostava tambem de acrescentar que tive anteriormente de baixar os clocks em 25mhz porque me aparecia a seguinte mensagem
"O controlador de visualização amdkmdap deixou de responder e recuperou com êxito"


Agradeço a vossa ajuda

Em principio a fonte foi-se


Eu nunca na vida montava esse setup com essa fonte, prefiro dar sempre mais folga apesar da fonte ser suficiente... mas para mim prefiro ter uma fonte onde uso apenas 25%/30% da capacidade da mesma a maior parte do tempo e em full load não passe muito dos 50% da capacidade dela... quando são suficientes mas curtas ao mesmo tempo, a fonte passar a andar quase sempre acima dos 50% da capacidade... como os componentes sofrem desgaste e quanto mais se usar e abusar deles mais rapido ele acontece....

o meu voto vai para fonte...


Quanto ao problema de controlador, tem vindo a acontecer muito, principalmente no windows 7 e sinceramente, a redução dos clocks não garante a resolução do problema... alias, eu na minha HD4850 tenho esse problema com algumas drivers e com outras não... encontrei uma driver estavel que não apresente esse problema e é a que está... é como tenho resolvido esse problema, sempre a custa das drivers... é por isso que digo que o problema não está nos clocks, embora vejo muita gente a meter as mãos no fogo com a redução de clocks e que resolve o problema... mas não me encaixa essa teoria....


Se tiveres um multimetro a mão, vê manualmente as voltagens das linhas, se não tiveres, leva a uma loja que eles fazem-te o teste da fonte (ainda para mais se estiver na garantia, que deve estar)....
 
A fonte aguenta à vontade.

Experimenta reinstalar os drivers da gráfica (última versão do site).
Corre também um Memtest.
O pc dele não arranca mesmo, não dá qualquer sinal. Desliga-se a gráfica, funciona sem qualquer problema.

Quanto á fonte, tem cerca de 45 dias e tirando a gráfica não tem qualquer periférico mais exigente, (1 disco rigido sata e 1 dvd-rw sata).
 
Em principio a fonte foi-se


Eu nunca na vida montava esse setup com essa fonte, prefiro dar sempre mais folga apesar da fonte ser suficiente... mas para mim prefiro ter uma fonte onde uso apenas 25%/30% da capacidade da mesma a maior parte do tempo e em full load não passe muito dos 50% da capacidade dela... quando são suficientes mas curtas ao mesmo tempo, a fonte passar a andar quase sempre acima dos 50% da capacidade... como os componentes sofrem desgaste e quanto mais se usar e abusar deles mais rapido ele acontece....

o meu voto vai para fonte...

As fontes recomendadas para estas novas AMD são de 500W...
A gráfica, em peak, gasta ~140W, chegando no máximo aos ~180W @TPU

O sistema total dele deve rondar os 250W, 300W no máximo (Valores máximos com um i7 965 com OC, logo... @G3D)

Duvido muito que seja da fonte, a não se que já tenha sido comprada com problemas.
 
Ha sempre a opçao de a fonte ter vindo com defeitos, amanha terei o multimetro para testar.

Eu nao consigo testar a grafica pois nao tenho outra fonte forte o suficiente para aguentar com a grafica.
Mas o PC nao devia ligar a mesma com a grafica ligada? So quando a grafica tivesse a ser usada a fonte nao tinha poder suficiente e o PC desligava?

Neste momento tou a utilizar o PC sem grafica e ta tudo bem
 
A fonte tem obrigação de aguentar com essa configuração, se ela não aguenta é porque tem algum defeito, também poderá ser defeito da gráfica.
 
Boas pessoal.

Tive hoje a testar a fonte com o multimetro e as voltagens estavam certas.
Usei tambem um PSU tester e tambem estava tudo bem.

Parece que e mesmo da grafica.

9WtGkl.jpg
 
Bem, o ideal seria experimentar a gráfica noutro pc, se funcionasse, fazias o mesmo com a fonte, se ainda funcionasse, então o problema seria do pcl slot da motherboard (probabelmente, não percebo muito destas coisas).
 
Back
Topo