1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fonte? Um caso "bicudo"

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por RaisTeParta, 2 de Agosto de 2007. (Respostas: 27; Visualizações: 1133)

1. RaisTeParta

RaisTeParta Power Member

Bom dia,

Tenho uma problema muito estranho com o meu computador.

Quando desligo ou quando a luz falha, o meu computador não volta a ligar, ou seja a board acende a luz e os perifericos tambem, mas carrego no botao do "power" e não acontece nada.

O mais estranho é que ja me aconteceu isto várias vezes, passado 30 min ele já ligava, outras vezes passavam horas e só depois ele ligava. Ontem de manhã a luz foi abaixo e nem hoje de manhã ele liga.

A minha suspeita vai para a fonte, é uma Antec 380w.

O que fazer?

Estou a pensar trocar de fonte e investir num UPS, mas, serão todas as fontes compativeis com o tamanho da minha caixa "Antec Sonata II" (sao todas do mesmo tamanho?).

O que me aconselham? É muito dificil montar uma fonte?

Obrigado "GURUS"!

2. luikki

luikki Power Member

quando desligas? quando a luz falha? está um pedaço mal explicado....
    quando desligas normalmente o pc desliga?
    se o problema for da fonte é muito simples de resolver...compras uma lc power 550w 140mm green power...

3. RaisTeParta

RaisTeParta Power Member

Quando desligo a ficha da tomada por exemplo, ou quando a luz vai abaixo!

Será algum fusivel da fonte?

Help please, tenho o PC parado à 2 dias e vou ter de resolver o problema hoje...

Obrigado!

Última edição: 2 de Agosto de 2007
  4. luikki

luikki Power Member

quando desligas a ficha da tomada??????? para quê?????
    é assim que desligas o pc?????

5. RaisTeParta

RaisTeParta Power Member

Claro que não! Não sou nehum "noob"!

Quando tenho de trocar/instalar algum componente desliga-se da ficha, e lá tenho eu de esperar até que ele tenha "vontade" de resuscitar!

6. luikki

luikki Power Member

podes não ser noob... mas não explicaste bem a situação...que não é normal...
    a tomada onde isso está ligado está em condições? não é por nada mas presumo que não tem "terra"....
    os cabos dentro do pc estão todos bem ligados? quando o pc está a trabalhar não dá nenhum problema?
    ou testas com outra fonte ou compras a que já te indiquei....

7. RaisTeParta

RaisTeParta Power Member

Peço desculpa se não fui explicito.

Penso que a tomada estará em condições, a casa tem 3 anos! Aliás já experimentei em outras tomadas da casa e népia!

Os cabos estão todos bem ligados e quando o PC esta a trabalhar funciona as mil maravilha, o problema é mesmo ligar após desligar da tomada ou quando à uma falha de energia da EDP.

HELP?!

8. luikki

luikki Power Member

é estranho...
    se essas falhas de nergia acontecen com frequênci é natural que a fonte tenha sido submetida a "picos de corrente" (quendo a energia volta) e que não esteja em muito boas condiçoes...
    como já te disse, se quiseres, antes de comprar uma nova testa com outra fonte (mesmo usada).... não tens nenhuma ou um amigo a quem possas pedir ou até mesmo numa loja de informática que conheças (eles tem sempre "monos" por lá)?

9. RaisTeParta

RaisTeParta Power Member

Sim penso que posso fazer isso, testar com outra fonte, mas tenho medo de danificar algum componente, pois axo que nem todas as fontes poderao funcionar no PC.

É complicado? Tipo não percebo nada de voltagens! 12v etc... (nesse aspecto chamem-me noooob, lol)

10. RaisTeParta

RaisTeParta Power Member

Alguem mais opina??

11. luikki

luikki Power Member

não precisas de te preocupar com esses pormenores...
    só tens de desligar os cabos, com cuidado para não afectares nenhum dos outros componentes, remover os 4 parafusos que seguram a fonte e ligar a "nova"...

12. RaisTeParta

RaisTeParta Power Member

Ok, vou experimentar isso! aiiiii é que tenho lá muito trabalhinho....

E acho que vou ter de desmontar a zalman do cpu também.... pois axo que a fonte não vai sair tao facilmente!!

13. MinisterOfSound

MinisterOfSound Power Member

Boas,

Por acaso na tua casa não aderisteis á tarifa bi-horária? É que já vi PC's a não arrancarem por causa da diminuição da potência na corrente eléctrica.

Cumps.

14. RaisTeParta

RaisTeParta Power Member

Humm não aderi a nada disso.... não penso que será a falta de potencia...

15. JonnyB

JonnyB Power Member

boas,

ja tive um problema desses e nao era da fonte, era a board que aparentemente estava boa em tudo mas quando se cortava a corrente nem sempre ligava, mas so exprimentando podes ter a certeza, no teu caso ate pode ser a fonte.
    Compra uma fonte na condição de teste, penso que em poucos dias tens a certeza se é da fonte ou nao, se nao for devolves.

16. RaisTeParta

RaisTeParta Power Member

JohnyB e como resolveste?

17. MinisterOfSound

Boas,

Então tens um problema na corrente eléctrica da tua casa, chama os tipos da EDP para te fazerem testes. Também pode ser problema da instalação eléctrica da tua casa, ás vezes basta ter a maquina de secar roupa ligada á mesma fase do PC para dar galho. Já vi essa situação e a explicação que me deram foi que a fonte ficava sobre-tensionada por causa de irregularidades no fornecimento da corrente eléctrica e só quando a fonte descarregasse toda a energia é que voltava a trabalhar.

Cumps.

18. JonnyB

JonnyB Power Member

tive q trocar a board, ja nao tava em garantia.

19. RaisTeParta

RaisTeParta Power Member

Mas com o outro Pc nada disto sucede... Estou mais inclinado para a fonte/board do que para o sistema electrico da casa...

20. MinisterOfSound

Vou-te dizer o que eu faço quando algum amigo meu me liga com problemas aos fim de semana, supostamente na fonte, e não quero arriscar ter que mandar uma fonte para a garantia.

1 - localizar uma grande superficie
    2 - comprar uma fonte boa
    3 - testar o PC com essa fonte
    4 - tirar as conclusões
    5 - ir devolver a fonte e pedir o dinheiro de volta quer esteja a funcionar ou não

Para mim as grandes superficies só servem para isso mesmo - fornecimento ilimitado de material para testes (cobaias com fartura weeeeeeeeee):lol:

Cumps.

Partilhar esta Página