Fontes de alimentação - Guia na primeira página

SVM

Power Member
Para referência, thread antiga de discussão geral fontes de alimentação - https://forum.zwame.pt/threads/fontes-de-alimentacao-discussao-geral-antiga.416907/


GUIA DO MERCADO 2022 (2023 em atualização)


INTRO:


Nos dias de hoje, o intervalo de potência entre 400 e 750W cumpre as necessidades de 99.9% dos utilizadores.

  • Uma unidade fidedigna com 400 Watts, tem a capacidade para suster qualquer sistema de baixa gama, com GPU de entrada da gama (sub-200e).

  • Uma unidade de qualidade com 550W, tem a capacidade para suster a maioria dos sistemas de gama média.

  • Uma unidade de qualidade com 650W tem a capacidade para suster a maioria dos sistemas de gama média-alta.

  • Uma unidade de qualidade com 750W tem a capacidade para suster a maioria dos sistemas de gama alta.

  • Uma unidade de qualidade com 850W tem a capacidade para suster qualquer sistema (excetuando projetos ultra-high end, em que possa fazer sentido 1000W).

COMO CALCULAR A POTÊNCIA DE QUE NECESSITO?

Para referência, tendo por base um sistema equipado com um AMD Ryzen 5950X:

8n8t22z.png


5joag3v.png


Podemos concluir, com base nos gráficos, que, mediante a placa gráfica utilizada:

Uma margem de 100W face aos valores indicados nesta lista para GPUs de gama baixa é suficiente.

Uma margem de 150W face aos valores indicados nesta lista para GPUs de gama média é suficiente.

Uma margem de 200W face aos valores indicados nesta lista para GPUs de gama alta é suficiente.

Se a intenção for realizar OC, + 100W em cima da margem.

Estes valores contemplam margem para eventuais variações, SSDs, fans, rgb, AIO, etc.

Nota importante:

  • A potência não tem relevância alguma para atestar a qualidade de uma fonte. Ao contrário do que a maioria dos consumidores percecionam, já que, se não tiverem o mínimo conhecimento destas temáticas, ao estarem perante uma unidade de mais Watts frente a outra de menos Watts, vão instintivamente preferir o modelo de maior potência, já que + Watts = melhor. É precisamente desta falácia que vivem as marcas menos "fidedignas", que representam um leque bastante significativo do mercado.​
  • Nesse sentido, segue-se um guia que visa filtrar as melhores unidades de alimentação dentro da sua gama de custo.​

Ordenação por custo:


Sistemas de gama baixa:

kolink Classic Power KL-400 (350W) (39.90€) - (plataforma DC-DC, unidade decente para o custo);

Kolink Classic Power KL-500 (450W) (42.90€) - (plataforma DC-DC, unidade decente para o custo);

Corsair CV 450 (46.90€) - (Proteções decentes, 3 anos de garantia, mas group regulated);

Seasonic SIII 500W (49.90€) - (Proteções decentes, 5 anos de garantia, mas group regulated).


Sistemas de gama média-baixa:

Seasonic G12 GC 550W (54.30€) - Maior recomendação sub-60€. É um acontecimento marcante existir uma unidade que garanta 80 Plus Gold e performance bastante interessante próximo dos 50€!

Corsair CX450 450W (54.90€);

Seasonic SIII 550W (59.90€);
Seasonic B12 BC 550W (59.90€);


Sistemas de gama média:


BitFenix Formula 550/650W (69.90€;79.90€) - (maior recomendação, plataforma absolutamente extraordinária pelo custo, o melhor valor de todo o mercado, 80 Plus Gold, com 5 anos de garantia);

Seasonic G12 GC 550/650W (64.90€/79.90€;

Cosair CX550M 2021 (68.90€) - Se a modularidade for decisiva, não deixa ninguém mal servido, embora apenas recomende em caso de indisponibilidade das restantes mencionadas nesta gama, por ser 80 PLUS Bronze.

Koolink Enclave 500/600W (64.90/69.90€) - Se a modularidade for decisiva, não deixa ninguém mal servido.

EVGA SuperNova GT 550 (74.90€) - Se a modularidade for decisiva, não deixa ninguém mal servido.

Corsair TX550M 2021/TX650M 2021 (77.90€/86.90€) - Ótimo equilíbrio entre desempenho, preço, modularidade e garantia.


Sistemas de gama média-alta / gama alta:


Corsair RM550X 2021/ RM650X 2021/ RM750X 2021 (10 anos de garantia) - A nova versão 2021 tornou estas unidades numa escolha sem paralelo na mesma gama de preço;

BitFenix Whisper M 550/650/750W;

Seasonic Focus GX 550/650/750W;

SuperFlower Leadex III 550/650/750W.

-----------------

Sistemas de topo:

Seasonic Prime Platinum / Titanium - (No meu entender, é a melhor plataforma do mercado, com 12 anos de garantia!).

---------------

Outras unidades que podem ser opções válidas caso o preço seja inferior ao geralmente estipulado e/ou na indisponibilidade das fontes mais recomendadas:

Antec NeoEco Zen; Asus ROG Strix; Corsair RM; EVGA SuperNOVA GT/G6/P6; Gigabyte GP Gold series; Fractal Design Ion; MSI MGP Gold series; NZXT C series; Phanteks Revolt, Revolt PRO e AMP; XPG Core Reactor.

-------------

Unidades em Formato SFX:

Silverstone ST30F/ST45F;

Corsair SF450/550;

Silverstone SX500G.

Ficam resumidas a maioria das fontes disponíveis no mercado nacional que representam a melhor escolha dentro da sua gama.

--------------

Quero aprender mais sobre fontes de alimentação - devo começar por aqui.
 
Última edição:
Excelente, @SVM.

Neste momento tenho uma CX550 (non modular), custou-me cerca de 40€ nova numa promoção no país vizinho, mas a que queria era a Seasonic Focus + 450W, no entanto esta foi mais barata. A fonte parece-me boa, é a qualidade normal Corsair, penso que o OEM é a Great Wall, no entanto a fonte produz algum coil whine, anteriormente tive uma Vega 56 e notava-se bastante, agora com uma 1660Ti quase não se ouve, só com a cabeça dentro da caixa.
 
Excelente, @SVM.

Neste momento tenho uma CX550 (non modular), custou-me cerca de 40€ nova numa promoção no país vizinho, mas a que queria era a Seasonic Focus + 450W, no entanto esta foi mais barata. A fonte parece-me boa, é a qualidade normal Corsair, penso que o OEM é a Great Wall, no entanto a fonte produz algum coil whine, anteriormente tive uma Vega 56 e notava-se bastante, agora com uma 1660Ti quase não se ouve, só com a cabeça dentro da caixa.

De facto, o coil whine é o "problema" mais comum relatado na gama CX.

Apesar de não ser uma plataforma de topo, é decente e deve-te durar uns bons anos.
 
Sobre fontes, uma questão interessante é tentar dar a entender qual a quantidade de watts onde se encontra o sweet spot. Recentemente comprei uma TX-550 por 70€, estive grande parte do tempo com a ideia de meter uma fonte de 650w ou 750w para ficar com folga, mesmo sabendo que uma boa fonte de 450w é suficiente para ao meu sistema. A verdade é que depois de investigar e de ler reparei que a curva da eficiência de uma fonte não é linear, sendo que as fontes tem um ponto em que a sua eficiência tem um máximo, o segredo está em tentar descobrir qual a potencia e qual a fonte que permitem ter o consumo médio da máquina mais próxima desse ponto máximo da função eficiência da fonte. Melhor dizendo, e retirando mesmo o peso do preço da fonte, no maioria dos casos comprar uma fonte de maior potencia, especialmente se for uma fonte com pouca eficiência por natureza, vai prejudicar a eficiência do sistema quando comparado com uma fonte igual mas de menor potencia, sendo que pagamos mais por uma fonte mais potente quando vamos acabar com um sistema menos eficiente! Mais de 650w a meu ver só em situações muito especificas e em multi GPU.
 
Sobre fontes, uma questão interessante é tentar dar a entender qual a quantidade de watts onde se encontra o sweet spot. Recentemente comprei uma TX-550 por 70€, estive grande parte do tempo com a ideia de meter uma fonte de 650w ou 750w para ficar com folga, mesmo sabendo que uma boa fonte de 450w é suficiente para ao meu sistema. A verdade é que depois de investigar e de ler reparei que a curva da eficiência de uma fonte não é linear, sendo que as fontes tem um ponto em que a sua eficiência tem um máximo, o segredo está em tentar descobrir qual a potencia e qual a fonte que permitem ter o consumo médio da máquina mais próxima desse ponto máximo da função eficiência da fonte. Melhor dizendo, e retirando mesmo o peso do preço da fonte, no maioria dos casos comprar uma fonte de maior potencia, especialmente se for uma fonte com pouca eficiência por natureza, vai prejudicar a eficiência do sistema quando comparado com uma fonte igual mas de menor potencia, sendo que pagamos mais por uma fonte mais potente quando vamos acabar com um sistema menos eficiente! Mais de 650w a meu ver só em situações muito especificas e em multi GPU.

Nos dias de hoje, uma unidade de 550W cumpre as necessidades de 99.9% dos utilizadores.

E em boa verdade, até de 450W...!

A potência não tem relevância alguma para atestar a qualidade de uma fonte, ao contrário do que a maioria dos consumidores percepcionam, já que, se não tiverem o mínimo conhecimento destas temáticas, ao ser apresentado uma unidade de 650W frente a outra de 450W, vão instintivamente preferir o modelo de maior potência, já que + = melhor.

É precisamente desta falácia que vivem as marcas menos "fidedignas", que representam um leque bastante significativo do mercado.

:beerchug:
 
E dicas SFX ? A be quiet sfx power 2 bronze vale os 20 euros a mais que uma genérica "kolink" bronze ? Só encontrei uma review da versão be quiet power 2 TPX Gold e encontraram lá dentro alguns condensadores chinocas ranhosos 85 Cº :(

O mercado SFX é muito particular. Não é fácil produzir qualidade a custo intermédio em formatos reduzidos, por um variado número de razões.

Com isto quero dizer que, tens duas unidades excelentes com um custo inferior a 100€: Corsair SF450 e Silverstone SX500-G.

Abaixo disto, desenrascam e essa BeQuiet é uma das que cumpre, sendo preferível à Kolink.

Se bem que, a ST30F/ST45F são as melhores opções de custo intermédio.

Mas, se o sistema que fores montar tiver um custo significativo, recomendo pagar o extra pela SF450.
 
Última edição:
Obrigado pelas sugestões. A potência é um bocado overkill para o uso (sistema sem GPU nem deve chegar a puxar 150W), pesquisei por essas séries e encontrei esta: Silverstone ST30SF V2 SFX 300W, será que tem a mesma qualidade da maior SX500-G ?
 
Obrigado pelas sugestões. A potência é um bocado overkill para o uso (sistema sem GPU nem deve chegar a puxar 150W), pesquisei por essas séries e encontrei esta: Silverstone ST30SF V2 SFX 300W, será que tem a mesma qualidade da maior SX500-G ?

Não. A SX500-G é uma das melhores unidades em formado SFX que podes comprar. A ST30SF e ST45S são unidades que pelo custo, são decentes e cumprem.

Para o sistema que vais montar, a ST30SF serve.

Já se quiseres ficar melhor preparado para qualquer eventualidade de upgrade, deves apostar na Corsair SF450 ou SX500-G.
 
Deixo aqui um guia do mercado:


Resumindo, por ordem de custo:

O meu orçamento é extremamente reduzido e vou montar um sistema de baixo consumo/para office e ir à net:


Kolink KL-400 (apenas em último recurso);

BeQuiet SP B8 350W;

Corsair VS450 (+ recomendada);

------------------

O meu orçamento é médio/baixo e pretendo montar um sistema de gama média:

Corsair CX450;

BeQuiet PurePower 11 400W (+ recomendada);

------------------


Vou montar brevemente um pc para a minha mãe com um Ryzen 3400g e 2x8GB de RAM. Recomendas ir para a Corsair VS450 ou o extra da BeQuiet PurePower 11 400W valerá a pena? (ou outra)


Obrigado
 
Vou montar brevemente um pc para a minha mãe com um Ryzen 3400g e 2x8GB de RAM. Recomendas ir para a Corsair VS450 ou o extra da BeQuiet PurePower 11 400W valerá a pena? (ou outra)


Obrigado

A Corsair VS450 só é uma opção válida quando o orçamento é extremamente limitado. Nessa situação, é preferível levar uma VS do que apostar em modelos mais baratos que podem comprometer o investimento, ao não terem qualquer tipo de qualidade.

Se é possível pagar a diferença, deves apostar, sem qualquer sombra de dúvida, na PurePower 11.
 
Depois de tantos anos sempre a bombar eis que chegou a hora de morrer, ah fonte de guerra





Fonte com mais de 10anos entregou a alma ao criador porque houve um pico de corrente e queimou algumas coisas inclusive fonte, mas já liguei outra fonte e o PC trabalha normalmente.
Ainda estou com esperanças que ainda trabalhe, vou abrir e ver se tem algum fusível [emoji1787]
 
Alimentou alguns anos Phenom X4 com OC, junto com HD4890 com OC até chiava [emoji1787]
Depois comprei Antec True Power 650W e esta Lcpower foi para o PC do meu irmão teve lá uns bons anos, alimentar um X2 250 com HD4770 2 discos e um SSD mais 3 ventoinhas

Mais engraçado é que a fonte não cheira a queimado, penso que tenha queimado isto amarelo deve ser o fusível vulcanizado
 
Aguentou muito mais do que lixo recente que avaria passado 2 anos e não levou com componentes atrás, agora preciso de uma fonte barata e relativamente boa, alguém tem conhecido desta fonte Fonte Gigabyte PW400 400W 80Plus

Ando um pouco longe das fontes,aliás do material todo de informática, já foi tempos que passava a vida aqui no zwame [emoji16]
 
Aguentou muito mais do que lixo recente que avaria passado 2 anos e não levou com componentes atrás, agora preciso de uma fonte barata e relativamente boa, alguém tem conhecido desta fonte Fonte Gigabyte PW400 400W 80Plus

Ando um pouco longe das fontes,aliás do material todo de informática, já foi tempos que passava a vida aqui no zwame [emoji16]

Segue o guia postado na página anterior.

Dentro desse valor a Corsair VS450 (39.90€) é a melhor aposta.

Não existe nada a recomendar nessa Gigabyte.
 
VS no meu tempo não era lá grande espingarda, Bem quiet já não existe? Pelo menos havia umas de 350W
Edit: consigo arranjar uma 450W B1 80 Plus Bronze - EVGA
37€

450W BT 80 Plus Bronze - EVGA

43€

Ou mesmo uma enermax 500w 42€

Antec VP400 45€
Ou seja tenho muita escolha, acho que todas elas superior as VS
 
Última edição:
Mais engraçado é que a fonte não cheira a queimado, penso que tenha queimado isto amarelo deve ser o fusível vulcanizado

O componente amarelo é um 'X capacitor': https://www.techpowerup.com/articles//overclocking/psu/160/3

Os fusíveis têm normalmente um formato cilíndrico.

Se não tens conhecimento dos componentes de uma fonte, o melhor que tens a fazer é não usar mais essa fonte. Com 10 anos, a fiabilidade reduzida (demasiados pontos de falha prováveis) não compensa as chatices/componentes que poderão avariar. Quanto muito, pode servir para aprendizagem ou extracção de componentes (transístores, dissipadores).
 
Back
Topo