Fontes de alimentação - Guia na primeira página

Pessoal a fonte da minha build (já com uns aninhos) morreu. Era uma ts xfx 550. A gráfica é uma gtx 960. O que recomendam para substituir?

À partida, essa fonte tem 5 anos de garantia. Se ainda estiver dentro do prazo, tenta contactar a XFX.

Entretanto, qual é o orçamento?
 
Boas, comprei uma seasonic core gm 500w para substituir a minha velhinha lcpower (10 anos), não percebo muito de fontes e nem vejo comentários desta fonte. acham q foi uma boa compra? 59.99€
 
Última edição:
Obg pelas opiniões, tava inclinado para uma focus+ 550w mas a diferença de preço levou-me a comprar esta e também por ser uma psu recente. as reviews que vi em relação á seasonic não são muito más…, só acho estranho é ainda não haver comentários em relação a esta serie seasonic. é como diz o ditado "já está já está" D:
 
Obg pelas opiniões, tava inclinado para uma focus+ 550w mas a diferença de preço levou-me a comprar esta e também por ser uma psu recente. as reviews que vi em relação á seasonic não são muito más…, só acho estranho é ainda não haver comentários em relação a esta serie seasonic. é como diz o ditado "já está já está" D:

Não há comentários porque a Seasonic não as anda a mandar para serem feitas análises...talvez porque sabe que vão ser "atacados" por estarem a usar menos layers no PCB.

No fundo estas unidades são uma versão low-cost da plataforma Focus já existente e não existe certeza se os problemas que a afectaram se encontram resolvidos.

Mas de novo, pelo custo e com 7 anos de garantia, não são unidades magistrais, mas são uma boa compra.
 
Só queria dar uma nota, precisei de comprar uma fonte para o meu sistema e andei a ler este tópico e a ver reviews.

Obrigado ao @SVM por algumas dicas dadas. Andava indeciso entre a Corsair e a Bitfenix Whisper M , ambas de 550w, e acabei por optar por esta última , mas na versão de 650w por mais 5€. Esta de 650W tem 4 saídas para PCIe para 2 placas gráficas por exemplo.

A nível de construção parece muito boa, os únicos reparos que tenho são o cabo ATX que tem uma divisória que não faz muito sentido como flat, mas é mais design que outra coisa ; outro tem a ver com os cabos PCIe que são fornecidos. Estes últimos são só 2 cabos com pontas duplas de 8pins. Como a minha gráfica precisa de 2x 8 pcie resolvi usar 2 cabos e não usar um só com o split. De modo que preferia terem incluído cabos com um conector como opção e em mais quantidade pois na prática temos 4 saídas pcie na fonte e só 2 cabos.

De resto a nível de silêncio é o normal com a ventoinha de 140mm, pelo menos não notei mais do que estava habituado da Corsair 650w, mantendo a caixa.
 
Seasonic S12II 620W 80+ Bronze, alguém com esta fonte? Montei a minha build com esta fonte mas faz um pouco de ruído, alguém com o mesmo feedback? A trocar, o que recomendariam?
 
Minha contribuição ao forum

Seasonic 650W Prime Ultra Platinum 105 Euros.


Essa fonte, por este valor, acredito que está um preço irresistível!

Acabei de comprar a minha Seasonic 650W Gold por 119 semanas atrás :/ coisas do destino!
 
Última edição pelo moderador:
Boas,

Que fonte aconselham para o meu sistema adicionando uma Radeon R9 290


actualmente tenho esta configuração de PC:
Sem-T-tulo.png
 
Última edição:
Minha contribuição ao forum

Seasonic 650W Prime Ultra Platinum 105 Euros.


Essa fonte, por este valor, acredito que está um preço irresistível!

Acabei de comprar a minha Seasonic 650W Gold por 119 semanas atrás :/ coisas do destino!

Sim, essa sim...grandíssima fonte.
 
Queria só partilhar a minha história de terror com o fórum.

Aqui há uns anos fiz uma build de gama média. Pedi ajuda para os componentes.

A fonte recomendada foi uma XFX TS 550w bronze certified. Pá eu não sabia (ainda não sei) grande coisa sobre componentes e sinceramente pensei que estava a comprar uma PSU razoável. Como poderão ver por algumas mensagens que eu postei por aqui nos últimos dias tive problemas com ela e não estava a conseguir entender o que tinha acontecido com o meu desktop.

Pois bem. A fonte sofreu um pico de corrente e levou com ela a MB, o CPU, e a GPU. Só me poupou o pente da RAM e, acreditem que me sinto um sortudo, o HDD e o SSD que contêm fotos minhas e do meu filho que estupidamente não tinha backup em lado nenhum.

Seguindo os conselhos do user @SVM e também do r/techsupport (Reddit) foi me explicado que a fonte que eu tinha se insere na última divisão da tier list (E). "Potentially dangerous in multiple situations". Não fazia ideia. Disseram me que foi uma sorte os discos terem sobrevivido. E explicaram me que embora a lista seja extensa, há muitas psu s de marcas menos conhecidas que nem sequer lá aparecem. Imagino que essas até devam pegar fogo a alguns computadores.

Agora construí uma build modesta para durar relativamente pouco tempo, com um ryzen 3 1200. Gastei mais na fonte que no processador ou na mobo. Fui para uma Corsair da Gama CX revisão de 2017 (tier A).

Poupem na caixa, na marca da GPU, comprem rams sem dissipadores... Mas não poupem na PSU.

E a minha nem tinha muito tempo. 3~4 anos máximo. E obviamente que qualquer um de nós está sujeito a um pico de corrente. A diferença é que uma boa fonte morre sozinha.

Ah. E aquilo de 600, 700, 800 w é tudo uma grande treta para vender fontes de treta. 450w cobre as necessidades energéticas de 90% das builds, 550w cobre as necessidades energéticas de 99%. O consumidor médio nunca precisará de mais do que certificação Gold de uma fonte de qualidade.

E não se esqueçam de fazer backups! Prefiro umas quantas peças fritas do que ficar sem as fotos de bebé do meu filho.

Edit: Os tiers referidos estão errados, como apontado pelo user @asof. A fim de a discussão ficar consistente não vou alterar os typos originais que se basearam numa tier list de Outubro (foi actualizada em Novembro). Dito isto a relevância do post mantém-se
 
Última edição:
Queria só partilhar a minha história de terror com o fórum.

Poupem na caixa, na marca da GPU, comprem rams sem dissipadores... Mas não poupem na PSU.

E a minha nem tinha muito tempo. 3~4 anos máximo. E obviamente que qualquer um de nós está sujeito a um pico de corrente. A diferença é que uma boa fonte morre sozinha.

Ah. E aquilo de 600, 700, 800 w é tudo uma grande treta para vender fontes de treta. 450w cobre as necessidades energéticas de 90% das builds, 550w cobre as necessidades energéticas de 99%. O consumidor médio nunca precisará de mais do que certificação Gold de uma fonte de qualidade.

E não se esqueçam de fazer backups! Prefiro umas quantas peças fritas do que ficar sem as fotos de bebé do meu filho.

Mesmo dizendo tu não teres conhecimentos técnicos sobre a temática, resumiste este assunto melhor que muita gente que os tem (ou pensa ter) :wink:.

Essencialmente é isto mesmo. Já se sabe que todo o material é passível de falhar, mais cedo ou mais tarde, mas de facto, uma "boa fonte morre sozinha", em 99.9% dos casos.

Boa compra e bom proveito da tua nova fonte, que não sendo uma unidade magistral, pode ser considerada uma compra segura e decente para os padrões actuais.

:beerchug:
 
Back
Topo