Fontes de alimentação-discussão geral ANTIGA

Status
Fechado a novas mensagens.
Se a fonte de alimentação for de boa qualidade ou qb. uma fonte com >400W na linha de 12v chega perfeitamente.
CPUs como os i5 6400 consomem muito pouco, então com uma 1060 ao lado dificilmente o PC todo come 300w o mais normal ainda é consumir apenas 250w ainda ficas com uma margem de 100W/150w.

O essencial sempre é escolher uma fonte confiável, essa que aí tens não há qualquer conhecimento dela aonde quer que procuremos, o que pode ser problemática, até pode entregar a potência estipulada, mas certas faltas de protecção podem causar danos.

Ainda recentemente um amigo meu tinha uma halfmann de 700W com um i5 4460 e uma GTX 750TI, um sistema bastante simples e com um consumo extremamente reduzido, e houve uma trovoada e a partir desse dia, andava a mandar power surge à motherboard, com sorte a board tinha algumas protecções contra isso e desligava-se com o erro de power surge, mas em outros casos era o suficiente para matar a board e o resto do sistema.
Trovoadas pode ser sempre complicado, mas por exemplo tenho aqui uma corsair TX-650W à coisa de 7 anos e tinha noutros PC's cá de casa, eurotechs e OEMs, todas elas já arderam com trovoadas ou picos de correntes, inclusive já tive que mandar HDDs para o lixo por culpa disso, e no meu com a Corsair TX-650W ainda não aconteceu nada.

Muita gente em investir o budget todo no CPU, RAM, GPU e caixa bonita, mas a fonte de alimentação é um componente muito importante, basta a energia entrege ser má e não ter protecções que acabas por colocar em risco tudo aquilo de bom que investiste dentro da caixa.

Cumps..

Muito obrigado pela resposta.

Acabo por te dar razão. Apostei maioritariamente o meu orçamento nas partes principais, mas não vale a pena desinvestir na fonte de alimentação.

Especialmente aqui na polónia que há trovoadas constantes...

Vou apostar nesta thermaltake:

http://www.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00001798

Os 430w parecem-me ser suficientes, de acordo com a tua explicação. Obrigado :)
 
Muito obrigado pela resposta.

Acabo por te dar razão. Apostei maioritariamente o meu orçamento nas partes principais, mas não vale a pena desinvestir na fonte de alimentação.

Especialmente aqui na polónia que há trovoadas constantes...

Vou apostar nesta thermaltake:

http://www.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00001798

Os 430w parecem-me ser suficientes, de acordo com a tua explicação. Obrigado :)
Segue as sugestões da malta aqui do forum primeiro antes de comprares.
Cumps..
 
Se a fonte de alimentação for de boa qualidade ou qb. uma fonte com >400W na linha de 12v chega perfeitamente.
CPUs como os i5 6400 consomem muito pouco, então com uma 1060 ao lado dificilmente o PC todo come 300w o mais normal ainda é consumir apenas 250w ainda ficas com uma margem de 100W/150w.

O essencial sempre é escolher uma fonte confiável, essa que aí tens não há qualquer conhecimento dela aonde quer que procuremos, o que pode ser problemática, até pode entregar a potência estipulada, mas certas faltas de protecção podem causar danos.

Ainda recentemente um amigo meu tinha uma halfmann de 700W com um i5 4460 e uma GTX 750TI, um sistema bastante simples e com um consumo extremamente reduzido, e houve uma trovoada e a partir desse dia, andava a mandar power surge à motherboard, com sorte a board tinha algumas protecções contra isso e desligava-se com o erro de power surge, mas em outros casos era o suficiente para matar a board e o resto do sistema.
Trovoadas pode ser sempre complicado, mas por exemplo tenho aqui uma corsair TX-650W à coisa de 7 anos e tinha noutros PC's cá de casa, eurotechs e OEMs, todas elas já arderam com trovoadas ou picos de correntes, inclusive já tive que mandar HDDs para o lixo por culpa disso, e no meu com a Corsair TX-650W ainda não aconteceu nada.

Muita gente em investir o budget todo no CPU, RAM, GPU e caixa bonita, mas a fonte de alimentação é um componente muito importante, basta a energia entrege ser má e não ter protecções que acabas por colocar em risco tudo aquilo de bom que investiste dentro da caixa.

Cumps..

E há outras vantagens. Talvez devido ao baixo ripple ou a baixas interferencias magneticas a mexer com o sistema, mas uma vez notei que o sistema fica mais rápido com uma boa fonte do que com uma fonte rasca. Não era algo medível, mas sentia-se no andamento do computador.

Para não falar da durabilidade dos componentes (alto ripple, tipico das fontes rascas, dá cabo dos componentes do PC a longo prazo, é literalmente como se o teu pc estivesse a ganhar um cancro), do silencio, das proteções electricas, da possível modularidade, e sobretudo de uma garantia que existe e que funciona ao contrário das rascas que têm "garantia de loja" que se limita a dar-te outra...para não falar que há fontes rascas que metem dó ao susto na maneira como são feitas e que ás vezes, têm vaipes e causam "ataques cardiacos" aos PC's. Lembro-me de um caso com as Bestec ATX-250-12E que tinham uma linha de 5VSB transistorizada. Ora, o dito transistor com o calor ou o uso ou sei lá, desregulava-se e quando ias a ver num monitor de linhas o 5VSB que é suposto ter no máximo 5.1V tinha 23.4V. E aí obviamente que o pc ia morrer.

E sim eu tenho uma bestec. Não sou exemplo a seguir. Mas esta é a 300-12Z que nao tem esse transistor e que apesar das faltas de proteção e da eficiencia de 68% provou que entrega os 300W. Isto num PC que se gastar 125W é muito...

Mesmo assim está velha e os 12V já andam pelos 11.7V.

Por isso se pensares que a fonte é como o coração do PC, nunca mais te metes em fontes rascas. A não ser que saibas o que faças...
 
Última edição:
Sim, é uma G2, as de 650w cá custavam 120€. E lá nos EUA a custarem 72€, é de se chorar. Ainda não vi das G3, mas se for uma verdadeira evolução, será um monstro. Hei de ir investigar.
 
Muito obrigado pela resposta.

Acabo por te dar razão. Apostei maioritariamente o meu orçamento nas partes principais, mas não vale a pena desinvestir na fonte de alimentação.

Especialmente aqui na polónia que há trovoadas constantes...

Vou apostar nesta thermaltake:

http://www.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00001798

Os 430w parecem-me ser suficientes, de acordo com a tua explicação. Obrigado :)
Quando montei o meu 1° pc também cometi esse erro, não és o único :D

Na altura meti uma fonte da Mars XD
 
Que monstro! Isso é quase perfeito. Também há que ser honesto, é mais fácil atingir isto em fontes de 1000w que em 550, mas se for um indicador da plataforma, é dos melhores que podemos ter.
 
quanto á bequiet isso até é fonte para muito bom pc de escritório / uso casual. Lembra-te que quase todas as configurações single-gpu só precisam de uns BONS 500W e as bequiet! têm reputação de estarem lá em cima junto das corsair e seasonics deste mundo...

agora quanto á lepa não conheço.
 
Eu sei que as Bquiet têm boa fama... Mas andei a procurar reviews e n econtrei nd quanto à plataforma... o mesmo para esta lepa ... normalmente as lepa são baseadas nas enermax que são top ... mas nem todas. Não sei se é o caso

Esqueci-me de mencionar que a Bequiet em questão era a de 300w
 
Última edição:
Eu sei que as Bquiet têm boa fama... Mas andei a procurar reviews e n econtrei nd quanto à plataforma... o mesmo para esta lepa ... normalmente as lepa são baseadas nas enermax que são top ... mas nem todas. Não sei se é o caso

Esqueci-me de mencionar que a Bequiet em questão era a de 300w
300W, top para pc's de office e máquinas gaming casuais (core i3 / gtx 960 p.ex)
 
A fama da BeQuiet até pode ser boa, os produtos já nem isso. Há uns bons anos tive uma BeQuiet, que foi caríssima e depois até foi para o PC do meu pai. Um dia avariou, abri e não tinha 1 único condensador eletrolítico que não estivesse inchado ou já a verter eletrólito. Isso são coisas que sucedem em fontes xinocas, e não supostamente numa fonte designed in Germany. Portanto dizer que beQuiet está ao mesmo nível de Seasonic, é um exagero no mínimo.
 
Designed in Germany... :berlusca:

Fontes vem tudo de Taiwan. ;)
E embora a maior parte das be quiet sejam FSP, também existem algumas Seasonic.

Quanto aos condensadores, qualquer OEM, incluindo a seasonic, lá mete condensadores chineses se for isso o que o cliente pedir. Não sei se a be quiet tem por hábito poupar nos condensadores, se o faz é realmente mal jogado.
Edit: aparentemente têm mesmo esse mau hábito. Para o que custam, não se justifica...
 
Última edição:
O facto de ser de Taiwan não implica ser mau. As marcas como Gigabyte, MSI, etc é tudo de Taiwan. Agora cobrarem uma fortuna e meterem condensadores rasca que não aguentam nada, é que não. Mas pronto, isso já foi há muitos anos, na altura nem havia por aí plataforma Seasonic nem Superflower :D
 
Claro que não implica ser mau. O tudo engloba o bom. :D
A esmagadora maioria dos OEMs (Seasonic, enermax, delta, super flower, fsp, cwt, etc.) são sediados em Taiwan. ;)
 
Última edição:
Boas Pessoal queria a vossa ajuda na aquisição de uma fonte.


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Não tenho, queria o melhor em termo de qualidade preço.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Apenas fonte.

3) Qual a utilização a que se destina a compra?
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
c) Office / Navegação web / Filmes


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
quando a fonte falecer ou estiver "ligada as maquinas"

5) Como é composto o teu computador actual?
gigabyte Gtx 1080

intel i5 - 6600k com dark rock pro 3
asus z170 pro
hdd - 1 tb
ssd - 120
ssd - 750
1 drive óptica
placa wireless

periféricos normal.... rato e teclado.



6) Vais fazer Overclock?
sim

7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)
indiferente

9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais


g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa, potência pensada)
queria uma modular


12) Contexto, comentários adicionais.
desde já obrigado pela ajuda.
 
Se fosse comprar uma PSU na ordem dos 450-550 W (para alimentar i5, GTX 970 e stuff), com o máximo de eficiência possível (gold ou platinium), modular e com a fan desligar em pouca carga o que seria interessante de se ver?
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo