Fontes de alimentação-discussão geral ANTIGA

Status
Fechado a novas mensagens.
Eu estou a compreender o que estás a querer dizer, apenas estou a tentar chamar a atenção para o facto de que 20% é exagerado e poderá levar outros utilizadores ao erro.

Não sei se é exagerado ou não, é a informação prestada pela marca. E ninguém melhor que eles tem os resultados de todos os testes de output continuado feitos nesta plataforma. Se é esta a informação que eles passam, lá terão as suas razões.

É absolutamente normal haver quedas de potência e amperagem à medida que a temperatura aumenta (aliás, devias de te concentrar na temperatura de exhaust porque dá uma melhor noção da temperatura a que os componentes estão a operar, e além disso o teste foi conduzido com as ventoinhas desligadas para aquecer ao máximo a fonte).

Quando se fala em rated @XºC fala-se em temperatura ambiente, não se está a falar em exhaust. Há componentes dentro de uma fonte que estão certificados para funcionar acima de 100ºC.

Eu concordaria a 100% contigo caso qualquer uma das fontes aqui mencionadas perdesse efectivamente entre 15-20% da potência (os tais 124W no caso da Seasonic 620).

Não temos testes para verificar isso. Até agora em duas reviews que colocaste que, volto a frisar, são testes sintécticos e não representam uso continuado, a S12II 520w @41ºC entregou menos 5w do que o anunciado e a M2II620 @ 45ºC entregou menos 13w do que o anunciado. Como se porta a curva de perda de potência na S12II acima dos 41ºC? E na M12II acima dos 45ºC?

Outra pergunta pertinente, quanto conseguem entregar de forma segura as XFX TS @ 40ºC? De certeza que não será menos do que estão certificadas para entregar @50ºC.

Com isto também quero chamar a atenção para o facto de que não disse que a XFX TS não fazia melhor sentido tendo em conta o investimento. Fora isso, são bastante similares e ambas deverão servir para o efeito.

Mas a questão aqui é somente essa. Por comparação, as Seasonic S12II, ao preço a que estão, são um investimento pior em relação às XFX TS.
 
Nunca tinha percebido isso do rated @X graus. Então a temperatura a que te referes @RSC é a temperatura ambiente certo? Não fazia sentido a PSU não aguentar temperaturas acima de 50ºC
 
Última edição:
Obrigado foi o que eu já desconfiava, quando os €'s são "curtos", temos a tendência de ir para o "lixo", e depois sai-nos mais caro...
 
Última edição pelo moderador:
Por 55€ é ir direto para a XFX ts 450w

Ainda bem que falas nisso, porque ando à volta de uma questão exatamente sobre essa fonte. Que eu saiba não existe à venda nenhuma XFX ts 450w, nem por esse valor, nem por nenhum. Existe simplesmente a XFX Pro Core Edition 450w, que é diferente. Aliás gostaria que me confirmassem qual a referência e caraterísticas da fonte. Sei que existe, mas não as vejo em lado nenhum.
 
Não é bem assim. Existem algumas diferenças ( mais potência no rail +12v, certificadas para Haswell, a fan não é a mesma ). A minha dúvida é relativa à base. É baseada na XXB9, ou é na X2B9? A primeira tinha problemas nos reguladores de tensão.
 
Última edição pelo moderador:
Sim, as Core e as TS são das melhores máquinas que andam aí, relação preço/qualidade. A vantagem principal das TS é que conseguem entrar em c6/c7 sleep states quando os Haswell hibernam/suspendem. As Core não conseguem e portanto consomem mais uns wats quando estão nesse estado. Pelo que sei, as 430, 450 e 550, são todas baseadas no projeto antigo da Seasonic S12 II. É um projeto fiável, tirando a questão dos problemas nos reguladores de tensão. São mais visíveis nas 430 e 450 e não tanto nas 550w, bem como nas Seasonic. Existe uma correção nas X2B9. É no entanto um problema que só aparece em caso de carga extrema na linha 5v, o que não acontece nos pc's atuais. No entanto o que me deixa com a pulga atrás da orelha é a XFX descontinuar e alterar as designações das fontes muitas vezes, e no caso da XFX TS 450w ela pura e simplesmente ter desaparecido do mercado ao fim de pouco tempo. Por isso gostaria de saber algo mais sobre ela. Das poucas coisas que sei é que tem 2x pci-e, é bronze e a ref. xps-450w-sew. Curiosamente esta referência corresponde à Pro Core Edition, que tinha os problemas acima. Ou seja, existem duas fontes diferentes com a mesma referência! Será que descobriram algum problema? Será que esta também tem? Qual é a base? É isso que gostaria da saber.
 
@miguelbazil aqui está a foto da PSU, desconhecia esta fonte totalmente e este PC tem um i7-6700 e uma GTX 750 TI.
Pelo que pesquisei, a AC Bel é uma empresa tailandesa que fornece soluções de energia, ou seja, power supplies de vários tipos. Ainda que tenham alguns modelos específicos e bem identificados, esse que tens parece-me algo muito genérico e estilo "marca branca", portanto apostaria numa fonte de baixa qualidade interna. Ao menos conseguiram dar a informação correcta dos 12V, que mesmo cada uma das 2 linhas de 12V, quando somadas, poderem dar 384w, eles marcaram correctamente com uma potência bem mais baixa. De qualquer forma, não acredito que tenha qualidade, nem deverá levar algo que consuma mais que a 750ti que aí tens, na minha opinião.

Das poucas coisas que sei é que tem 2x pci-e, é bronze e a ref. xps-450w-sew. Curiosamente esta referência corresponde à Pro Core Edition, que tinha os problemas acima. Ou seja, existem duas fontes diferentes com a mesma referência! Será que descobriram algum problema? Será que esta também tem? Qual é a base? É isso que gostaria da saber.

Algo me diz que terás de ir a um fórum internacional como a OC network, por exemplo, ou talvez o HardOCP. A razão é que lá existe malta que na realidade abre as fontes e procura essa informação, nós aqui não temos disso. Outra coisa, existem representantes das marcas (pelo menos na OC há), e aí talvez tenhas sorte a obter essa informação.

De resto, pelas reviews, mesmo o regulador de tensão tendo problemas, é como dizes, é um não caso nas builds hoje em dia. Queres uma fonte perfeita, eu também. Mas não espero encontrá-la por ~60€. E mesmo que seja o modelo XX9B, e exista o tal problema, ele não só não vai acontecer em uso normal e gaming, como a oferta à volta faz bem pior que as Core :) Portanto, se fores a pensar bem, não terás muita alternativa sem aumentar o orçamento.
 
Algo me diz que terás de ir a um fórum internacional como a OC network, por exemplo, ou talvez o HardOCP. A razão é que lá existe malta que na realidade abre as fontes e procura essa informação, nós aqui não temos disso. Outra coisa, existem representantes das marcas (pelo menos na OC há), e aí talvez tenhas sorte a obter essa informação.

De resto, pelas reviews, mesmo o regulador de tensão tendo problemas, é como dizes, é um não caso nas builds hoje em dia. Queres uma fonte perfeita, eu também. Mas não espero encontrá-la por ~60€. E mesmo que seja o modelo XX9B, e exista o tal problema, ele não só não vai acontecer em uso normal e gaming, como a oferta à volta faz bem pior que as Core :) Portanto, se fores a pensar bem, não terás muita alternativa sem aumentar o orçamento.

Ai isso tens toda a razão. Por 60€ não há milagres. De qualquer modo há que tentar sempre encontrar a melhor relação preço/qualidade.
Quanto ao facto de ser XX9B ou outra, não estou muito preocupado. É mais a questão das empresas não serem muito "transparentes" e a minha experiência de vida, leva-me a estar sempre um pouco desconfiado da publicidade emanada pelas empresas e "associados". Daí ser muito importante o feedback dos users e neste caso não existem notícias sobre este modelo.
Vou seguir o teu conselho e tentar saber mais alguma coisa nos fóruns que me indicaste.

Já agora aproveito para perguntar: se eu comprar uma XFX usada e quiser obter os 5 anos de garantia, como é que faço? Tem que ser o anterior dono a fazer o registo no site da XFX, ou posso eu fazer em meu nome, mesmo estando a fatura em nome de outra pessoa/empresa? Preciso do original da fatura? Pode ser registada depois dos dois primeiros anos?
Agradecia a informação.
 
Última edição pelo moderador:
@RSC entrando aqui no debate e na linha da tua análise, faz sentido a tua observação sobre a XFX TS 550w, poder ser uma melhor opção em vez da Seasonic S12II 520w, porque, como bem o dizes, além da questão de conseguirem debitar mais potência à mesma temperatura ( 50ºC por exemplo ), é um facto que também faltam à S12II algumas caratcerísticas, tais como o Over Current Protection (OCP) e o Over Temperature Protection, já não falando na trapalhada dos 2 rails que é só um. Enfim, questões de marketing, claro. Mas existe um fator que não está visível e que quanto a mim é preponderante na decisão de escolha de uma fonte: a fiabilidade. E neste campo a XFX anda por baixo de momento. Como ando à procura de uma fonte, ainda hoje falei sobre o assunto, em duas lojas muito conceituadas, e a resposta foi a mesma: dezenas de S12II vendidas e nenhum problema. Dezenas de XFX TS vendidas e carradas de devoluções. Portanto neste momento, ponho em causa a tua opinião de que as TS são a melhor opção. Que me interessa comprar uma fonte que debite mais, tenha mais umas características, mas depois é menos fiável que a outra e ainda por cima é mais cara? Duvido que faça sentido. As TS aumentaram bastante de preço e estão esgotadas em várias lojas ( problemas na produção?! ), enquanto as S12II existem em stock e são mais baratas. Para mim, enquanto não tiver um bom feedback dos vendedores sobre o produto, não recomendo a compra de uma TS. E fala quem tem uma TS 550W Bronze plus quase com dois anos e está bastante satisfeito.
 
O meu pc enquanto estava a jogar R6 siege desligou e não liga mais. As ventoinhas nem arrancam. A única coisa que acende é o botão de reset da motherboard . Desconfio da psu que é uma Xfx xtr 650 w gold adquirida em outubro de 2014. Como testo a psu? Ou outro componente? Mando para a loja? São 25 euros. O meu pc é o da assinatura.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo