Fontes de alimentação-discussão geral ANTIGA

Status
Fechado a novas mensagens.
Precisas de uma fonte de alimentação de 850w?

Pergunto porque não sei mesmo como escolher.

Como escolho uma fonte?
Quais as melhores marcas?
Qual o preço razoável?
 
Procuras fonte para algum sistema especifico?
Sim, mas ainda não escolhi todos os componentes do pc que vou construir. Não sei ao certo como calcular.

Em princípio terá:

ryzen 5
um grafica ( se bem que queria a capacidade para ligar 3 monitores)
1 disco ssd de 500gb
1 disco hdd de 1/2 tb
cooler nao sei, mas provavelmente os que vêm com os ryzen...

Ainda tenho muitas dúvidas...
 
Então talvez seja boa ideia abrires tópico nas aquisições e preencheres um questionário. ;) Assim podemos ajudar-te com tudo de uma vez e tirar-te as dúvidas todas no mesmo tópico.
 
Perguntinha rápida.

Extensão eléctrica de quatro entradas. Utilizar um cabo de alimentação em Y para ligar dois monitores, é mais seguro que utilizar dois cabos independentes? Evitar utilizar a quarta entrada (e.g. ligar um portátil) quando nas restantes entradas estão um carregador de telemóvel/tablet e uma caixa com uma PSU de 650W?
 
Perguntinha rápida.

Extensão eléctrica de quatro entradas. Utilizar um cabo de alimentação em Y para ligar dois monitores, é mais seguro que utilizar dois cabos independentes? Evitar utilizar a quarta entrada (e.g. ligar um portátil) quando nas restantes entradas estão um carregador de telemóvel/tablet e uma caixa com uma PSU de 650W?

É igual, um monitor gasta 50w, 100w (os mais power hungry), por isso estás na boa, não é mais seguro do que utilizar dois cabos de alimentação mas não é pior. Tens que ver qual é o power rating da extensão, normalmente as mais ranhosas são 1500w, se for o caso (ou superior) podes usar os dois monitores, a torre em full load (800w de consumo max), e carregar telefones e tablets à vontade.
 
Última edição pelo moderador:
Boas pessoal,

tenho uma dúvida em relação á minha fonte , que após upgrade á grafica de uma gtx970 para uma 1080ti, começou a bombar nas horas e a ventoinha até faz barulho, ou melhor vibra mm. de inicio ate julgava que era da grafica pq é usada e aquece bem, mas hoje vi que é mm da fonte.
a fonte foi comprada este ano.

o meu sistema é o seguinte:
i7 6700k oc a 4.4ghz com 1.26V
16gb DDR4 2400Mhz
Asus z170A
2 SSD
3 HDD
Gigabyte gtx 1080 ti gaming oc - ainda sem OC.
Seasonic M12ii evo 620W
5 ventoinhas
fractal design define S

fiz o calculo no site da seasonic e o resultado indica que gasto suspotamente 643W e como tal recomenda-se uma de 750W.
estes sites são rigorosos ou o que tenho chega e sobra???
amanha ainda a vou tirar para ver se a grelha tem alguma folgazinha ou assim, mas de qq forma fica ja a duvida.

toda a ajuda é bem vinda ;).
cumprimentos e obrigado
 
Tenta ver quanto está a puxar da tomada mas isso deve ser tudo em pico. Cenario irreal para jogos. O melhor é arranjar um daqueles leitores de watts a serem usados. Se estiver no limite é trocar a fonte. A minha evga P2 1kw seja com crossfire de 480 ou com a Vega e o resto da build no perfil. Tal era o esforço que ela estava que a fan nem rodava em eco/silent mode. As fontes devem ter folgas de 20%. Porque em baixa utilização tendem a ser menos eficientes. Ver o site do Johny Guru ajuda na escolha da fonte :)
 
obrigado dblaster,

ontem ja era tarde e não me dei ao trabalho , mas tenho aqui um contador e ja o liguei a tomada, vou agora testar exatamente com o mesmo jogo, embora hj a temperatura ja esteja menor :(. entretanto tb tirei a fonte e exteriormente tudo está bem fixado dando uma pequena pancadinha oiço o tal trepidar mas n consigo perceber de onde vem.
vou agora testar e dps ja digo qq coisa.

abraços e até já

ok, após 20 mins atingi uma maximo de 431W, a ventooinha da fonte sempre a bombar e o tal trepidar bem presente, assim como o barulho do fluxo da ventoinha é exagerado.
não sei bem onde me posicionar, ainda estou dentro dos 20% mas ..
 
Última edição:
@cabv se a fan está assim as opções são trocar a fan que deve invalidar a garantia. Ou colocar essa á venda e comprar uma com 750w de forma a ter mais folga e a ventoinha esforçar menos. Lembrei-me também que a temperatura ambiente influência isso. Quanto mais fresco estiver o sítio também pode reduzir as rpm da fan :)
 
Isto deve ser um clássico por aqui mas perdoem-me: qual a fonte mais barata com o mínimo de qualidade?

Para mim pessoalmente acho que seria uma Be quiet Pure Power 10 400W mas mesmo essa são logo 60€. Ora o computador que estou a montar é para home/office e é para substituir um desktop com 10 anos e terá um orçamento total de 300€.

Isto é, custa um bocado dar tanto dinheiro na fonte como pelo processador :)


Haverá alguma coisa mais barata que já tenha alguma qualidade ou isto realmente ou se compra o mais barato possível ou se investe e se compra algo com qualidade, não há nada ali no intermédio?


Para outro PC comprei a Corsair CX450M e também não fiquei impressionado, a ventoinha faz um 'grinding noise' um bocado irritante para mim...

Outro factor é a marca e a disponibilidade nas lojas. A pessoa para quem estou a fazer este PC é chatinha e quer comprar na lojinha local que sempre comprou portanto be quiet ou bitfenix são impossíveis. Alguma das Cooler Master mais baratas tipo a MWE Bronze 450W prestam para alguma coisa ou é lixo com um sticker mais caro?
 
@cabv se a fan está assim as opções são trocar a fan que deve invalidar a garantia. Ou colocar essa á venda e comprar uma com 750w de forma a ter mais folga e a ventoinha esforçar menos. Lembrei-me também que a temperatura ambiente influência isso. Quanto mais fresco estiver o sítio também pode reduzir as rpm da fan :)

sim a temperatura ambiente influencia, mas agora ja está mais fresquinho e quando a grafica começa a puxar no máximo la começa a fonte a bombar, e mm assim o ar que expelido da fonte nem vem assim tao quente.
agora o porque de nos sites de calculo me dar uma valor de 643W e com o aparelho na tomada apenas puxou em pico 431W e constante ronda os 410W, ha alguma coisa que não esteja a considerar aqui?
efectivamente pelo site de calculo e pela experiencia que estou a viver realmente é necessário algo mais potente , mas pelo contador de potencia não deveria ser. :).
se calhar até vendo a fonte como dizes e ja da para mais de metade da nova :).
se houver algo de mais alguem a acrescentar que não esteja aqui a ser equacionado por favor não se acanhem .

abraços e obrigado
 
eles metem isso para as pessoas nao comprarem no limite só pode. se não era mais pesadelos do que bons concelhos. e quanto mais eficiente for a fonte menos desperdício faz por exemplo uma fonte bronze a 80% não é o mesmo que uma de 96% titanium toda xpto e o desperdício menor 20 vs 6%. tanto que tens as seasonic platinum fanless a 600W (https://seasonic.com/prime-titanium-fanless)com componentes de topo e preço a condizer.
a meu ver se ela está assim e o barulho nao for incomodativo o suficiente não há motivos para troca.
 
eles metem isso para as pessoas nao comprarem no limite só pode. se não era mais pesadelos do que bons concelhos. e quanto mais eficiente for a fonte menos desperdício faz por exemplo uma fonte bronze a 80% não é o mesmo que uma de 96% titanium toda xpto e o desperdício menor 20 vs 6%. tanto que tens as seasonic platinum fanless a 600W (https://seasonic.com/prime-titanium-fanless)com componentes de topo e preço a condizer.
a meu ver se ela está assim e o barulho nao for incomodativo o suficiente não há motivos para troca.

epah o barulho é incomodativo lol, até com os fones a jogar consigo ouvir ehehe. enquanto não me resolvo vou limitar os fps e quase de certeza aquilo estabiliza tudo, isto até podia ser uma solução efectiva, mas será temporária já contraria todo o panorama de ter uma 1080ti com monitor 144hz.
 
pessoal, uma duvida.
a minha build é a seguinte:
b10M Pro vdh
8 gb ram
8 ssd samsung evo 120 e 500 gb
intel i5 6600
gtx 970 e uma fonte seasonic s12 ii bronze 520
a minha duvida, posso colocar aqui uma rx nitro 580 8gb sem problema certo? :p
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo