Fontes de alimentação-discussão geral ANTIGA

Status
Fechado a novas mensagens.
Isto era interessante para uns projectos com baterias de 12~14v, mas o input é de 16v para cima o que é uma pena.

Se é um conversor DC-DC com 12V na saída, "ninguém" vai usar aquilo com baterias dessa tensão, mas sim uma combinação de elementos que permita algo como 36-48V.

Geralmente, em conversores DC-DC abaixadores (step-down converters) quanto mais elevada a tensão de entrada, maior a eficiência da conversão energética.
 
Última edição:
Eu sei que preferencial é necessário tensões superiores, mas podia ser que 14v ainda desse, eu tenho umas fontes atx "nano" que dava 12v claro que era uns 150 ou 300w, aquilo era pouco maior que a própria ficha 24pinos, e já foi a uns 12anos.
 
Fanless 800W NanoATX PSU

Para que aplicações é que esta fonte foi pensada?

Para que aplicações é que esta fonte foi pensada?

Vou responder a mim próprio:

Super Wide Range 16V-63V DC Input Ideal For Autonomous Car and AI Application

Mas era o que pensava, está pensada para ser alimentada a partir de baterias.

Eu sei que preferencial é necessário tensões superiores, mas podia ser que 14v ainda desse, eu tenho umas fontes atx "nano" que dava 12v claro que era uns 150 ou 300w, aquilo era pouco maior que a própria ficha 24pinos, e já foi a uns 12anos.

Não percebi. Essas "fontes ATX nano" geram 12V na saída a partir de alimentação AC ou DC?
 
Última edição pelo moderador:
12v DC input.

Se encontrar aqui perdido tiro fotos, tenho uma VIA Epia PX10000G e a fonte era de 150w se nao me falha a memoria, claro que os 12v eram praticamente diretos.

1879-01L.jpg


Na algura tinha comprado daqui, não havia muito disto em portugal :P
https://www.mini-itx.com/store/psu


edit, fantastico hoje em dia até tens 250W com um minimo de 6Vdc de entrada, nada mau mesmo
https://store.mp3car.com/products/m...psu-car-pc-wide-input-6-30v-intelligent-dc-dc
 
Estava agora a pouco a jogar Destiny 2 por mais de 2H e durante um combate "épico", o PC foi-se abaixo e quando voltou ficou na BIOS parado com a mensagem

Power supply surges detected during the previous power on ASUS anti-surge was triggered to protect system from unstable supply unit

Pelos vistos a Silverstone SFX-L 500W não é capaz de aguentar com 4790k stock volts + Vega 56 undervolted numa situação "extrema".

Mas em quase 1 mês de uso foi a primeira vez...
 
Mesmo assim, segui a tua primeira sugestão, e troquei pela unidade de 750w através de RMA. Claro que a outra já dava, mas assim esta nem bufa em load, até 40% de 750w é fanless. Significa que não bufa nem aquece. A eficiência não é problema pois 90%, no mínimo, é sempre garantido.

O acabamento da fonte é uma brutalidade. Deve ser a melhor fonte de consumidor que existe: Seasonic Prime Ultra Titanium. O nome diz tudo... apesar de pretencioso.

Estava pra comprar a versão gold da prime, mas na pesquisa que fiz encontrei vários relatos de um "click click" do motor de rotação da ventoinha. Alguns desses relatos estão inclusive no JonnyGuru. Notas alguma coisa na tua? Em termos de silêncio a RMx parece ter melhores reviews... Parece que a Prime, prima pela qualidade, mas descuram o silencio. Estou indeciso no que escolher.
 
Última edição:
Estava pra comprar a versão gold da prime, mas na pesquisa que fiz encontrei vários relatos de um "click click" do motor de rotação da ventoinha. Alguns desses relatos estão inclusive no JonnyGuru. Notas alguma coisa na tua? Em termos de silêncio a RMx parece ter melhores reviews... Parece que a Prime, prima pela qualidade, mas descuram o silencio. Estou indeciso no que escolher.

Podes linkar o que encontraste? O ruído da ventoinha das Seasonic Focus Gold é deste género (eu tive o mesmo problema na versão de 750W). E parece que na série Prime existe o mesmo problema (aqui e aqui).

Há ainda outro problema, que é o facto de a Seasonic não cumprir com a ventoinha ficar em modo silencioso até cerca de 30% da carga nominal. E, ainda pior que isso, em certas condições de carga a ventoinha fica num ciclo pára-arranca (reportado e filmado por mim aqui e aqui).

E já agora deixo aqui um bocado de rant:

Mas o que mais me irrita nem é isso. É ter ido três vezes à loja fazer RMA da fonte (uma loja bastante conhecida ali no Parque das Nações, e cujo nome é censurado nos posts), e nas três vezes haver três pessoas diferentes a dizer algo como "é a primeira vez que ouço falar do problema nesta fonte", inclusive na terceira vez "ainda hoje testei/usei uma fonte destas" e "pode ser a tomada a dar carga e descarga à fonte" para justificar o pára-arranca da ventoinha (e o colega do lado a repetir o mesmo, praticamente pelas mesmas palavras, como se eu fosse um tótó e numa de ver se eu assim "percebia melhor"). Tomadas a dar carga e descarga à fonte... whaaat...? devo ter tomadas feiticeiras em casa... nunca em 10+ anos de engenharia electrotécnica ouvi tal barbaridade. Ainda se me dissessem que poderia ser a terra ou a ligação à terra defeituosa ou o catano (o que é improvável, visto que a instalação tem 20 anos e só esta fonte - que custa na ordem de 100€ - é que deu problemas naquela tomada). Indiquei inclusive, no primeira RMA, o link do primeiro vídeo que fiz, para que pudessem perceber/reproduzir o problema. Aposto que nem o apontaram em lado algum ou divulgaram, uma vez que nos pedidos seguintes de RMA "era a primeira vez que ouviam falar de tal coisa".

Fico com a sensação de que tratam o cliente como se pertencesse à subespécie otarius maximus, quando no terceiro RMA o funcionário nem sequer escreveu no papel do RMA uma descrição correcta do problema (estava escrito que, para acabar com o pára-arranca da ventoinha, eu desligava a fonte, quando eu nunca falei em desligar a fonte e isso nem é necessário, basta reduzir ou aumentar a carga da mesma—e, posteriormente, estive a ditar ao funcionário o que escrever no tal papel para a descrição estar correcta :facepalm:). Newsflash: sou formado em engenharia electrotécnia e de computadores, já dei aulas a mestrandos nessa área (no IST, aquela universidade de vão de escada) e faço questão de me manter actualizado e montar os meus PCs desde há 15 anos. Se calhar tenho que passar a ir à loja bem-vestido ou assim, em vez de maltrapilho, porque claramente "mete respeito" (leia-se, medo, porque respeito claramente não houve) e quem sabe aumente o meu QI para um valor tal que me permita finalmente perceber as explicações que me forem dadas pelos funcionários (lel).

Enfim, mediocridade e Dunning-Kruger.
 
Última edição:
Estava pra comprar a versão gold da prime, mas na pesquisa que fiz encontrei vários relatos de um "click click" do motor de rotação da ventoinha. Alguns desses relatos estão inclusive no JonnyGuru. Notas alguma coisa na tua? Em termos de silêncio a RMx parece ter melhores reviews... Parece que a Prime, prima pela qualidade, mas descuram o silencio. Estou indeciso no que escolher.

Se fizer barulho é porque tem defeito. Garantia, RMA. Nos primeiros 14 dias, podes devolver em compras online (pagas os portes).

Se a fonte estiver em condições, não ouves nada. Mais depressa ouves as fans da caixa, do cpu em carga, o ruído do hdd.

Eu acho a prime, perfeita - ano 2019. Não me arrependo nada. só me arrependo de gastar no que não presta.
 
Obrigado pelas informações... Realmente existem vários relatos pela Internet. Acho curioso as reviews dizerem que é das melhores e efectivamente o ser, mas depois parece que falharam no controlo de qualidade relativamente à fan... ou então foi só uma má escolha de produto. Pelo que vi no jonnyGURU é um problema ao abrigo da garantia e pode ser trocada facilmente, mas nunca se sabe o que vai sair na rifa...

O forum deles parece estar em baixo, mas pela cache do google é possivel ver: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:49czRT6OSDwJ:www.jonnyguru.com/forums/showthread.php?t=15290+&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk

Para evitar qualquer futuro problema acho que vou fazer skip... Pretendo montar um PC aos poucos e vou dar prioridade ao silencio e desempenho. Como estas fontes tem vários anos de garantia ia começar pela fonte. Talvez fique pela RMx, resta saber se de 650W ou 750W. Para a build que pretendo os 650W devem ser suficientes, mas não sei se acabarei por escolher a de 750W, apenas para ter mais margem de folga sem as ventoinhas ficarem a trabalhar e para futuros upgrades ao longo dos 10 anos da garantia...
 
Tenho uma Prime titanium 850W à uns meses valentes sem qualquer problema.
Na maior parte do tempo a fan nem trabalha e com 12 anos de garantia espero nunca ter problemas com ela.:Winkani:
 
Boas a todos. Já estou a pensar montar uma maquina nova e neste momento tenho uma Corsair HX620.

41Q8K1i2ZLL._SX425_.jpg


Sei q é velhinha deve ter uns 12/13 anos (tb o material q tenho o é) mas continua rock-solid, em termos de ligações penso q está actual.

O material novo será gama média/alta do tipo:

Processador: i5 9600k
Board: Chipset z390 com boa capacidade de overclock
Memorias: 16 GB e futuro + 16 (provavelmente num intervalo de 4/6 meses).
Grafica: De momento tenho uma 1050ti mas será para trocar para uma RTX 2070 (provavelmente num intervalo de 4/6 meses)

Poderei mudar para AMD consoante o material q será apresentado Ryzen 3xxx e as Navi logo ainda tenho um tempinho para esperar, e marinar as ideias.

A minha grande questão é se a fonte será confiável para o sistema antes de comprar a gráfica, ou se aguenta uns 6 meses.

Gosto bastante do material Corsair q fonte aconselham dps para comprar. Estou de olho na RM750X....:confused: full modular e Gold ou esticar mais 17€ e ser a RM850X???

Cumps
 
Obrigado pelas informações... Realmente existem vários relatos pela Internet. Acho curioso as reviews dizerem que é das melhores e efectivamente o ser, mas depois parece que falharam no controlo de qualidade relativamente à fan... ou então foi só uma má escolha de produto. Pelo que vi no jonnyGURU é um problema ao abrigo da garantia e pode ser trocada facilmente, mas nunca se sabe o que vai sair na rifa...

O forum deles parece estar em baixo, mas pela cache do google é possivel ver: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:49czRT6OSDwJ:www.jonnyguru.com/forums/showthread.php?t=15290+&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk

Para evitar qualquer futuro problema acho que vou fazer skip... Pretendo montar um PC aos poucos e vou dar prioridade ao silencio e desempenho. Como estas fontes tem vários anos de garantia ia começar pela fonte. Talvez fique pela RMx, resta saber se de 650W ou 750W. Para a build que pretendo os 650W devem ser suficientes, mas não sei se acabarei por escolher a de 750W, apenas para ter mais margem de folga sem as ventoinhas ficarem a trabalhar e para futuros upgrades ao longo dos 10 anos da garantia...

Eu nunca abri a caixa prepositadamente para ouvir a fonte. Mas já encostei o ouvido, e não ouço a fonte. As três ventoinhas da caixa (2x 140mm air pressure, frente e 1x 120mm airflow traseira produzem mais décibeis do que a fonte).

A fonte é capaz de ser o componente que menos barulho produz.

E, mesmo que faça um barulhinho que ouves principalmente quando encostas o ouvido, e de caixa aberta, qual o stress? Todas as partes móveis fazem algum barulho, o problema é quando esse barulho é bem audível em uso normal, e claramente irritante.

Se nem quando encostas o ouvido na caixa ouves, é irritante?
 
Estava agora a pouco a jogar Destiny 2 por mais de 2H e durante um combate "épico", o PC foi-se abaixo e quando voltou ficou na BIOS parado com a mensagem



Pelos vistos a Silverstone SFX-L 500W não é capaz de aguentar com 4790k stock volts + Vega 56 undervolted numa situação "extrema".

Mas em quase 1 mês de uso foi a primeira vez...

Voltou a acontecer, exactamente na mesma situação "Destiny 2 combate épico", detalhe com a Vega 56 a 0,975v!

Bom, se calhar é tempo de pegar uma Corsair RMX 650w...
 
Última edição:
Estou a pensar se não tenho que substituir uma Seasonic S12II 520w para acomodar um Ryzen 2600 + Vega56. Já aguentou com um Ryzen 1400 OC + R9 Fury mas com o upgrade que fiz está a crashar assim que puxo mais pelo sistema. Experimentei CPU com e sem OC e a gráfica sempre com UV.
 
Olha outro... É estranho que são fontes com sumo mais que suficiente para aguentar... Há algo nestas Vegas que não gosta de certas fontes...
 
A minha grande questão é se a fonte será confiável para o sistema antes de comprar a gráfica, ou se aguenta uns 6 meses.

Provavelmente já não vou a tempo do meu post te ser útil, mas já tive essa fonte com 5820K + GTX 980Ti (ambos com OC) durante 3 anos, sem qualquer tipo de problema. Também chegou a levar com 290X e 780Ti, igualmente sem chatices!

Partindo do pressuposto que a fonte está devidamente operacional, aguenta perfeitamente com qualquer sistema actual! A HX-620W é uma excelente fonte, não tem logicamente alguns atributos que as mais recentes têm, principalmente ao nível da eficiência, mas a enorme qualidade está lá.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo