Estava pra comprar a versão gold da prime, mas na pesquisa que fiz encontrei vários relatos de um "click click" do motor de rotação da ventoinha. Alguns desses relatos estão inclusive no JonnyGuru. Notas alguma coisa na tua? Em termos de silêncio a RMx parece ter melhores reviews... Parece que a Prime, prima pela qualidade, mas descuram o silencio. Estou indeciso no que escolher.
Podes linkar o que encontraste? O ruído da ventoinha das Seasonic Focus Gold é
deste género (eu tive o mesmo problema na versão de 750W). E parece que na série Prime existe o mesmo problema (
aqui e
aqui).
Há ainda outro problema, que é o facto de a Seasonic não cumprir com a ventoinha ficar em modo silencioso até cerca de 30% da carga nominal. E, ainda pior que isso, em certas condições de carga a ventoinha fica num ciclo pára-arranca (reportado e filmado por mim
aqui e
aqui).
E já agora deixo aqui um bocado de
rant:
Mas o que mais me irrita nem é isso. É ter ido
três vezes à loja fazer RMA da fonte (uma loja bastante conhecida ali no Parque das Nações, e cujo nome é censurado nos posts), e nas
três vezes haver
três pessoas diferentes a dizer algo como "é a primeira vez que ouço falar do problema nesta fonte", inclusive na terceira vez "ainda hoje testei/usei uma fonte destas" e "pode ser a
tomada a dar carga e descarga à fonte" para justificar o pára-arranca da ventoinha (e o colega do lado a repetir o mesmo, praticamente pelas mesmas palavras, como se eu fosse um tótó e numa de ver se eu assim "percebia melhor"). Tomadas a dar carga e descarga à fonte...
whaaat...? devo ter tomadas feiticeiras em casa... nunca em 10+ anos de engenharia electrotécnica ouvi tal barbaridade. Ainda se me dissessem que poderia ser a terra ou a ligação à terra defeituosa ou o catano (o que é improvável, visto que a instalação tem 20 anos e só esta fonte - que custa na ordem de 100€ - é que deu problemas naquela tomada). Indiquei inclusive,
no primeira RMA, o link do primeiro vídeo que fiz, para que pudessem perceber/reproduzir o problema. Aposto que nem o apontaram em lado algum ou divulgaram, uma vez que nos pedidos seguintes de RMA "era a primeira vez que ouviam falar de tal coisa".
Fico com a sensação de que tratam o cliente como se pertencesse à subespécie
otarius maximus, quando no terceiro RMA o funcionário nem sequer escreveu no papel do RMA
uma descrição correcta do problema (estava escrito que, para acabar com o pára-arranca da ventoinha, eu desligava a fonte, quando eu nunca falei em desligar a fonte e isso nem é necessário, basta reduzir ou aumentar a carga da mesma—
e, posteriormente, estive a ditar ao funcionário o que escrever no tal papel para a descrição estar correcta ).
Newsflash: sou formado em engenharia electrotécnia e de computadores, já dei aulas a mestrandos nessa área (no IST, aquela universidade de vão de escada) e faço questão de me manter actualizado e montar os meus PCs desde há 15 anos. Se calhar tenho que passar a ir à loja bem-vestido ou assim, em vez de maltrapilho, porque claramente "mete respeito" (leia-se, medo, porque respeito claramente não houve) e quem sabe aumente o meu QI para um valor tal que me permita
finalmente perceber as explicações que me forem dadas pelos funcionários (
lel).
Enfim, mediocridade e Dunning-Kruger.