Fontes de alimentação-discussão geral ANTIGA

Status
Fechado a novas mensagens.
Provavelmente já não vou a tempo do meu post te ser útil, mas já tive essa fonte com 5820K + GTX 980Ti (ambos com OC) durante 3 anos, sem qualquer tipo de problema. Também chegou a levar com 290X e 780Ti, igualmente sem chatices!

Partindo do pressuposto que a fonte está devidamente operacional, aguenta perfeitamente com qualquer sistema actual! A HX-620W é uma excelente fonte, não tem logicamente alguns atributos que as mais recentes têm, principalmente ao nível da eficiência, mas a enorme qualidade está lá.


Ainda foste a tempo...lol ainda estou em prospecção de mercado, vou esperar pelo o q a AMD vai desvendar a meio do ano para investir num upgrade. A HX vai ficar então nuns tempos na máquina nova sp são uns troços q se poupa na 1a fase vai ser Processador+Board+Ram Como tenho uma 1050ti ainda fica uns meses com a HX como companhia, no final do ano vai gráfica e talvez a fonte e um M2.
 
Boa tarde, alguém me pode recomendar uma boa fonte que esteja a bom preço no mercado nacional para o meu build?

Specs: MSI b450 Carbon AC PRO, Ryzen 5 2600x, Sapphire Vega 56(com ligeiro overclock e undervolt de -160mV), 1 SSD e um HDD.

Fontes modulares têm alguma vantagem além de cable managment? Obrigado
 
Diria algo tipo Seasonic Focus ou Prime ou Corsair RMx/i de 650 a 750w...

O problema prende-se de como a fonte vai dar energia á placa. São 2x 8 PIN, O GPU é totalmente alimentado pelos conectores (o slot PCIe apenas alimenta a ventoinha e talvez aquele led vermelho) portanto o ideal são 2 cabos independentes com um só conector ou um com Y, mas com fios 16 AWG até o primeiro conector.

A única vantagem de modular é a arrumação. Uma fonte não modular de 650-750w tem mesmo imensos cabos pendurados, tipo até 2 EPS, 2 a 4 cabo de gráficas, uns 6 cabos de periféricos e o 24 pins...
 
Diria algo tipo Seasonic Focus ou Prime ou Corsair RMx/i de 650 a 750w...

O problema prende-se de como a fonte vai dar energia á placa. São 2x 8 PIN, O GPU é totalmente alimentado pelos conectores (o slot PCIe apenas alimenta a ventoinha e talvez aquele led vermelho) portanto o ideal são 2 cabos independentes com um só conector ou um com Y, mas com fios 16 AWG até o primeiro conector.

A única vantagem de modular é a arrumação. Uma fonte não modular de 650-750w tem mesmo imensos cabos pendurados, tipo até 2 EPS, 2 a 4 cabo de gráficas, uns 6 cabos de periféricos e o 24 pins...

É exactamente pela razão dos dois cabos independentes que quero uma fonte nova. Tenho uma seasonic sii 520w mas so tem um cabo que se divide em 8x2. Creio que as vezes o meu gpu anda a crashar por isso.

O que são fios 16 AWG? Tem a ver com a resistencia electrica que aguentam?
Não há nada abaixo dos 100 euros recomendado?

Corsair CX650M Semi Modular 79,79€
Fonte de Alimentação Seasonic Focus Plus Gold 650W Full Modular 94.90€

Vale a diferença de dinheiro por ser modular e gold? Gold é cerca de 7% mais eficiente certo?

Diferença das versoes prime para focus?
 
Última edição:
AWG é uma medida do diametro do fio. O padrão dos cabos de fontes é 18 e 16 tem maior diametro e logo capaz de passar mais corrente

Eu preferia a Seasonic, qualidade ,eficienca e claro full modular.

As prime são ainda melhores, Eficiencia titanium/platinium, melhor construção, mas os preços tb são outros
 
Tendo em conta que a electricidade no nosso país é cara, quer-me parecer que o salto de bronze para gold vale a pena mas de gold para platinum se bem entendo a diferença já não é tanta certo?

Seasonic PRIME Ultra 650W Gold Full Modular 119,90€

Seasonic Focus Plus Gold 750W 104,90

Seasonic Focus Plus Gold 650W 94,90

Seasonic Focus Plus Gold 850W 119,90

Cooler Master 750W MasterWatt 80 Plus Gold Full Modular 82,07€


Vale a pena dar 10 euros por 750w? Tou seguro com 650 w para os próximos anos não? 25 euros de uma 650w Focus para uma 650w Prime parece puxado.





 
Última edição:
As Bitfenix Whisper e Formula são muito fixes, boas plataformas, e full jap caps 105ºC. Tendo essas, acho que não precisas de ir por outras. Outro ponto, 650w já serão mais do que precisas, portanto não precisas de 750w certamente.

As RMx são muito boas também, mas tendo as BF mais baratas, não faz sentido do ponto de vista preço/qualidade.

Já agora, as Seasonic Focus mais recentes não terão esse bug do OCP.

EDIT: ando bastante desapontado é com o mercado de gama média de PSU's. A Seasonic não tem competição, tudo o que valia particularmente a pena nas gamas 50-60€ desapareceu. Agora é preciso dar bastante mais para se ter qualidade de jeito.

Outro ponto, andei a ver "tier lists" por aí, e andam a meter estas fontes em tiers baixos. Depois olho para certas escolhas de tiers 2, e vejo lá fontes onde é só Teapo's de 85ºC... Não entendo mesmo nada do que se anda a passar.
 
Última edição:
Se usar uma Focus Gold 550w, com uma asrock d1800b-itx e uma gráfica com alimentação externa perco a garantia? :coolshad: Esta board não tem conector para CPU.

Eu sei que é um absurdo este setup, se calhar com esta info querem evitar o uso destas fontes para mining rigs...
 
Última edição:
Então digam-me lá ai boas fontes para gaming, preciso de uma, não quero aquelas fontes que fazem aquele ruído eléctrico a que chamam de coil whine. Podem dizer as que vocês utilizam em vossos pc´s, mas só quero as silenciosas enquanto jogamos. Até 70 euros por ai. Uma vez comprei uma nox que mal ligava o pc era logo coil whine por todo o lado, tive que a ir trocar, não deixava ninguém dormir aqui em casa. Ajudem-me quero uma boa para jogos, vocês sabem que os jogos levam a fonte ao máximo, e se não for uma boa é coil whine por todo o lado. Há muitas, se for comprar sem saber as que não fazem coil tou lixado, tenho que andar sempre a ir à loja fazer a troca. Se for certificada ainda melhor.
 
Todos os componentes eletrónicos estão sujeitos a coil whine

Nox é das piores marcas para fontes xD

Apenas alguns jogos "levam a fonte ao máximo" - Battlefield 1/V são dos muito poucos que puxam bastante pelo cpu e gpu ao mesmo tempo

Vê as Seasonic. Para te dar um modelo mais específico tens que indicar o teu hardware
 
Provavelmente só me safo com uma fonte nova, devolver a gráfica já estou a prever complicações..

Desde que meti a RM650x deixei de ter os crashes de "over voltage surge" a jogar. Se bem que mesmo com a outra fiquei vários dias sem ver nenhum crash, mas por segurança optei por algo com mais margem.

E ainda estou a usar apenas um cabo PCIE em Y, mas como tem fio 16AWG sempre suporta mais corrente, se tiver problemas ai experimento dois.

outra coisa que eliminei foi a UPS. Ela vivia ativando omodo EVR de regulação de voltagem AC (sem necessidade, presumo que seja bug do firmware) e pode prejudicar a fonte.
 
Boas!
Tenho aqui um problema com uma fonte de alimentação. É uma Corsair CX430.
Então é assim, com a fonte fora e ligando no conetor que liga a board os fios verde e preto, a fonte liga e as voltagens estão todas dentro dos valores, medindo com um multímetro, mas ligando a board a mesma não liga, mas liga com outra fonte que entretanto comprei para substituir a corsair.
O que é que pode estar a acontecer aqui, eu medi tudo e esta tudo conforme voltagens indicadas no link abaixo, excepto o pino 8 (cinza) do conetor atx 24Pinos que também mede 5Volt - é para medir os 5volt ou devia medir o?

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/energia/tudo-o-que-você-precisa-saber-sobre-fontes-de-alimentação-r34441/?nbcpage=14
 
Última edição:
Comprei uma Seasonic 750W Focus+ Gold Modular (96,89€)... Antes de mais, foi uma boa compra? :D E alguém sabe o que é o "Hybrid mode"? Tenho lido que é para meter a ventoinha em silencio... É isso?
 
Então é assim, com a fonte fora e ligando no conetor que liga a board os fios verde e preto, a fonte liga e as voltagens estão todas dentro dos valores, medindo com um multímetro, (...)

Não é suficiente para comprovar que a fonte funciona correctamente.

(...) mas ligando a board a mesma não liga, mas liga com outra fonte que entretanto comprei para substituir a corsair.

Então é porque à partida a fonte não funciona correctamente. Não te terás esquecido de algo (por exemplo, ligar o cabo de 4/8 pinos de alimentação do CPU)?

O que é que pode estar a acontecer aqui, eu medi tudo e esta tudo conforme voltagens indicadas no link abaixo, excepto o pino 8 (cinza) do conetor atx 24Pinos que também mede 5Volt - é para medir os 5volt ou devia medir o?

https://www.sunpower-uk.com/glossary/what-is-power-good-signal/

The power good signal is a +5 volts signal that is generated by a switching power supply when the supply has stabilized its output voltages and passed all its internal self-tests. The is usually generated after s a period of between 0.1 seconds and 0.5 seconds after turning on the power supply.


Comprei uma Seasonic 750W Focus+ Gold Modular (96,89€)... Antes de mais, foi uma boa compra? :D E alguém sabe o que é o "Hybrid mode"? Tenho lido que é para meter a ventoinha em silencio... É isso?

Sim, mas as ventoinhas usadas poderiam ser melhores...

O Hybrid mode faz com a ventoinha desligue se a temperatura interna da fonte for inferior a um certo limiar (que depende da carga da mesma e temperatura ambiente).
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo