Fontes de alimentação-discussão geral ANTIGA

Status
Fechado a novas mensagens.

Ainda recomendam fontes com mais watts...


Esses valores avançados são lá colocados sem qualquer fundamentação.
É gente que não sabe claramente do que fala. eVGA, Guru3D, como é que se vai acreditar no que estas entidades dizem, quando te temos a ti a dizer que é tudo falso, mentiroso e infundamentado? :rolleyes:


Não deixa de ser curioso que uma Corsair VX-450W seja recomendada, com 33 amperes apenas, pelo site da Corsair. Uma fonte de 450W, quando há sites que chegam a falar em 630W. Como é que há marcas a falar de 630W quando a própria Nvidia fala em fontes de 500W? Que validade têm todas essas afirmações que quantificam a potência e a amperagem necessárias?
Se tu não reparaste, que não deves ter reparado porque tu gostas pouco de ler tudo o que é escrito, a eVGA recomendava 500w e 36A como mínimo. A XFX, faz uma recomendação inteligente, porque ao pedir 630w, automaticamente exclui da hipótese todas as fontes de 600w. Qual é a vantagem disto? É que há mais Nox e OEMs e afins de 600w do que há de 700w e na gama das fontes de 700w, a maioria dos clientes já vai para produtos de outra qualidade.


Não faltam exemplos de que esses 40 amperes são bastante acima do necessário a começar pela própria review.
Pois, porque não lembra a ninguém recomendar fontes para trabalhar no limite. Quando se recomenda uma fonte tem de se ter em atenção além de watts, amperagens e temperaturas, o factor desgaste que implica sempre perda de potência com o passar do tempo. Quando se fala em "margem de manobra", em "folga", também é nisto que se pensa, e não apenas na possibilidade de fazer upgrades futuros.
 
Última edição:
bem
então quanto acham que gasta o meu sistema

E8400 @ 4100 - 6 G ram
gtx 260
2 hdd sata2
1 drive dvd rw sata
5 fans 120mm
7 portas usb ocupadas
leitor de cartões

a correr o RA3 no inicio de um nível

digam o que acham
 

quase lá[/QUOTE]

Pois. Eu não tenho RA3, não sei se usa ambos os cores ou não, por exemplo. Mas foi a olho.
E confirma o que já tenho dito anteriormente. Uma VX450 chega para qualquer sistema uni-GPU.

E por outro lado, eu acho preferível gastar mais uns Euros e comprar uma fonte que vai trabalhar durante 5 anos sem quaisquer problemas (garantia da Corsair ou PC Power & Cooling por exemplo, porque eles não dão 3/5 anos só porque sim, o interesse deles é ganhar dinheiro, e para isso as fontes efectivamente têm de trabalhar até ao prazo da garantia), do que comprar uma fonte equivalente ou pior, só porque é uns Euros mais barata e nominalmente é melhor (as LC Power 600 multi-rail que ficam muito longe dos 600w reais - com o exemplo do steelballzz, algumas ficam quase com a diferença de 1 PC completo :rolleyes:).
 
eu nao percebo certas pessoas. dizem fundos e mundos das corsair, que aguentam sem probs os watts "marcados" e depois dizem que nao vai aguentar bem um sistema que deverá consumir em load 300 e tal W?
 
eu nao percebo certas pessoas. dizem fundos e mundos das corsair, que aguentam sem probs os watts "marcados" e depois dizem que nao vai aguentar bem um sistema que deverá consumir em load 300 e tal W?

Um fonte é só watts? Os amperes nos 12v, não contam? Achas que é a mesma coisa uma CX-400 ou uma TX-650? :rolleyes:

Sejamos sérios...
 
Até poderia aguentar bem , mas teria menos espaço de manobra para um futuro upgrade. Jogando pelo seguro e sem correr riscos, penso que a 650w será a melhor.
 
Quais Watts reais? estás a falar do que?

Especificações da LC Power 600w, de acordo com o site da marca:
http://www.lc-power.com/images/upload/pdf/power_172.pdf

+12V1: 15A
+12V2: 14A

12*15A + 12*14A = 180W + 168W = 348W (se estivessem os dois rails ao máximo, o que na maior parte dos casos é simplesmente impossível com fontes desta qualidade, ie, a fonte não aguenta). Ou seja, a fonte tem 348W nos 12V, que é a voltagem que interessa (cpu, gráfica, discos, etc, praticamente todos os componentes usam os 12v para serem alimentados)


Ora, a Corsair CX400 tem +12V: 30A.

12*30A = 360W

Ou seja, a Corsair CX400 tem mais Watts (em termos reais, pois os dos 12V são que são usados) que a LC Power 600W.

É disto que falo quando me refiro a Watts reais. Se estiverem lá mas não os puderes usar (3.3V ou 5V), simplesmente não interessam.
 
12*15A + 12*14A = 180W + 168W = 348W (se estivessem os dois rails ao máximo, o que na maior parte dos casos é simplesmente impossível com fontes desta qualidade, ie, a fonte não aguenta).


Ora exactamente. Dos 348W essa fonte deve debitar uns 320W, não porque não tenha boa qualidade, mas simplesmente porque isso não é possivel nas fonte que não são single rail. Nem esta nem nenhuma das Corsair.

mxsp_wattage_charts.jpg


Podes verificar aqui Na segunda fonte, a potencia máxima combinada é diferente do somatório das duas linhas de 12V.

O que tem estado aqui em discussão são as novas LCPower 600W V2.3, que tem duas linhas de 12V 17A+19A que dá 432W, dos quais ela não deverá disponibilizar menos de 370W (assumindo que ela não é uma single rail com divisor de corrente, porque ai disponibiliza os 432W).

Os pc's que se tem discutido não consomem mais de 330W em full load, coisa que não irá estar sempre a exigir. O pc em uso normal estará muitas vezes em idle, e na maioria do tempo estará a consumir qq coisa como 50/60% do consumo em full load.

Pelo que estou farto de dizer, chega e sobra para um Quad+gtx260.

Agora o que queres dizer com as LCPower não tem qualidade? É que estou farto de ver users deste forum a afirmarem isso sem dizerem absolutamente nada em concreto.
 
Última edição:
Até poderia aguentar bem , mas teria menos espaço de manobra para um futuro upgrade. Jogando pelo seguro e sem correr riscos, penso que a 650w será a melhor.


Não poderia, aguenta mesmo. O espaço de manobra para futuros upgrades nem se poe em causa, mas para isso podes sempre comprar a fonte quando fizeres o upgrade. A questão dos riscos... lá está no que a má informação dada no forum resulta.

Não tinhas comprado a CX-400W há 3 semanas? Vais arrumá-la na dispensa?
 
Não poderia, aguenta mesmo. O espaço de manobra para futuros upgrades nem se poe em causa, mas para isso podes sempre comprar a fonte quando fizeres o upgrade. A questão dos riscos... lá está no que a má informação dada no forum resulta.

Não tinhas comprado a CX-400W há 3 semanas? Vais arrumá-la na dispensa?

Entidades que dizem que a CX-400 não é aconselhada para um PC com uma GTX260:

- eVGA
- XFX
- BFG
- Guru3D


"Entidades" que dizem que a CX-400 serve perfeitamente para um PC com uma GTX260:

- lucky_smile



Defense rests. :)
 

As Corsair são single rail. Aí está, podes mesmo sacar o total dessa capacidade, algo que já foi demonstrado em vários testes. Quem diz Corsair diz PC Power & Cooling, que é outra marca de grande qualidade (para mim a melhor).

Quando falo em qualidade falo nomeadamente em capacitors, e noutras coisas como os mov's e companhia. Não sou perito na área nem nada que se pareça, e já foi à bastante tempo que li sobre isto, mas resumindo, estas teriam um output de corrente mais estável (variação da voltagem que o equipamento efectivamente recebe).
E durabilidade dos componentes. Se uma tem 2 anos de garantia, e outra 3 ou 5, isso quer dizer alguma coisa.

É sobretudo a isto que me refiro quando falo em qualidade. E considero que seja relevante.


O não ter qualidade é subjectivo: é preferível mil vezes uma LC Power a uma OEM, da mesma forma que há também delas que são superiores às LC Power, e portanto preferíveis quando se trata de fontes sensívelmente no mesmo escalão
 
Última edição:
Nem ponho em causa que as Corsair tenham melhor qualidade, mas dai a dizer que as LCPower têm má qualidade e não prestam vai uma diferença astronómica...

As ModXstream Pro 600 e 700 não são single rail, dai o Max combined Power dos 12V ser inferior á soma da Corrente máxima de ambos x 12.
 
Última edição:
yahh, isso não conta para nada. Qualidade dos componentes, qualidade de construção, temperatura a que a fonte debita a potência anunciada = 0. Funcionar com folga, dar margem para a perda de potência que a fonte vai ter com o desgaste = 0. Garantia ser de 2 ou de 5 anos = 0.

Quando te dirigires ao cmrosado ou ao lucky_smile para falar acerca de fontes, tens de ter sempre estes pontos previamente acentes na tua cabeça, porque é o que eles pensam. :)



PS:
Nem todas as Corsair são single rail, como podes ver pela imagem. As ModXstream Pro 600 e 700 não são single rail, dai o Max combined Power dos 12V ser inferior á soma da Corrente máxima de ambos x 12.

Ficamos a saber agora que existem as Corsair Modxstream Pro. São tão secretas que até as vendem como OCZ... :-D

PS2: A única Corsair que não é single rail é a HX-1000, porque são duas fontes de 500w CWT juntas.
 
Última edição:
Nem todas as Corsair são single rail, como podes ver pela imagem. As ModXstream Pro 600 e 700 não são single rail, dai o Max combined Power dos 12V ser inferior á soma da Corrente máxima de ambos x 12.

Confundiste com as Ocz, que são "bichos" diferentes.

Das Ocz tenho a dizer que as últimas fontes deles, modelos high-end, são single rail e fontes de grande qualidade. Porquê ? Porque são PC Power & Cooling rebranded.

A Ocz adquiriu esta última, mas o material manteve-se na mesma, sendo que a Ocz tentou comercializar mais a marca (caixas com publicicidade em vez de caixas simples brancas), mas a PCP&C continua de certa forma independente no resto.

Os outros modelos da Ocz... meh. Já ouvi dizer bem de alguns, outros têm algumas falhas... mas sou um bocado alérgico ao multi-rail. :o
 
Em primeiro lugar não tens direito a afirmar que eu penso isto ou aquilo. Para além de ser falso é deselegante e provocatório.

Falso?

Tu dizes: a fonte X diz na caixa Y watts e Z amperes na linha dos 12v, logo isso é verdade - fim da discussão. Tudo o que eu fiz foi enumerar as coisas que tu propositadamente ignoras e deixas de fora da equação ao fazer afirmações deste tipo. Nada mais, nada menos.


Em segundo, foi um simples lapso de nome da marca. Fui buscar um exemplo para o que estava a ser discutido, e não para mandar abaixo qualquer marca.
Pois, o problema é que tu tens muitos "lapsos" do género. E usas e abusas desse tipo de argumentação falaciosa para fazer passar a tua opinião de que as LC Power de gama baixa (550/600w) chegam para configurações de gama média-alta.


Em terceiro, se não tens nada de conteudo util para acrescentar ao que está a ser discutido, escusas de vir para aqui gozar com os outros.
Se tu tens o direito de vir aqui ao forum dizer o que queres e te apetece sobre este tema, sem qualquer consciência de que este é um local onde as pessoas vêm para ser ajudadas e não desajudadas, eu também tenho o direito de mostrar as falhas na tua argumentação de forma a que as pessoas percebam que a tua opinião é infundamente e errada. :)
 
Eu já o disse, as marcas fazem sempre as contas por alto, e por experiência própria sabem que a maior parte das pessoas têm fontes fracas. Sobrestimam sempre muito as necessidades reais.

Assumindo que não tens overclocks muito grandes (ou não tens de todo), e que não existem outros extras a consumir, tendo em conta o post inicial, eu considero que a fonte é bem capaz de aguentar.

Pessoalmente, eu preferiria ter mais folga, mas isso não implica que vás a correr comprar uma fonte nova. Podes muito bem usar essa e colocar a opção de aquisição de uma nova no médio prazo (até porque, assumiria eu, se compras uma GTX 260 e podes comprar de imediato uma fonte nova, e relativamente cara, é provável que vás fazendo alguns outros upgrades que aumentem o consumo).

Não me parece de maneira nenhuma perigoso ou disparatado usares essa fonte, mais tendo em conta os valores reais que o steelballzz postou abocado:

bem
então quanto acham que gasta o meu sistema

E8400 @ 4100 - 6 G ram
gtx 260
2 hdd sata2
1 drive dvd rw sata
5 fans 120mm
7 portas usb ocupadas
leitor de cartões
......

275W
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo