1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fontes de alimentação - Guia na primeira página

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por SVM, 18 de Julho de 2019. (Respostas: 274; Visualizações: 4790)

1. SVM

SVM Power Member

Para referência, thread antiga de discussão geral fontes de alimentação - https://forum.zwame.pt/threads/fontes-de-alimentacao-discussao-geral-antiga.416907/

GUIA DO MERCADO 2020

NOTA:

Nos dias de hoje, uma unidade de 400-550W cumpre as necessidades de 99.9% dos utilizadores.

Uma unidade de qualidade com 450W, tem a capacidade para suster qualquer sistema de gama média, por exemplo: Ryzen 3600/3600X + RTX 2060 Super / RX 5700.

Uma unidade de qualidade com 550W tem a capacidade para suster, por exemplo: Ryzen 3700X/3800X/3900X + RTX 2080 Super / RX 5700XT.

Uma unidade de qualidade com 650W tem a capacidade para suster, por exemplo: Ryzen 3950X + RTX 2080 Ti / RX 5700XT + OC.

Por este motivo, facilmente se compreende que não haverá forte justificação para preferir unidades de potência superior, a não ser em casos específicos de promoções fortemente atractivas ou sistemas multi-gpu (cada vez mais raros de com utilidade próxima do zero).

A potência não tem relevância alguma para atestar a qualidade de uma fonte, ao contrário do que a maioria dos consumidores percepcionam, já que, se não tiverem o mínimo conhecimento destas temáticas, ao estarem perante uma unidade de 650W frente a outra de 450W, vão instintivamente preferir o modelo de maior potência, já que + Watts = melhor.

É precisamente desta falácia que vivem as marcas menos "fidedignas", que representam um leque bastante significativo do mercado.

Nesse sentido, deixo aqui um guia do mercado que visa filtrar as melhores unidades de alimentação dentro da sua gama de custo.

Ordenação por custo/finalidade:

O meu orçamento é extremamente reduzido e apenas pretendo uma fonte para utilizar num sistema de muito baixo custo / antigo, sem placa gráfica dedicada:

Kolink KL-400 - apenas em último recurso, mas preferível ao "lixo" encontrado na mesma gama de preço.

BeQuiet SP B8 350W - apesar de utilizar uma plataforma bastante básica, FSP HNN, conta com 3 anos de garantia e pode fazer sentido se o preço for inferior à VS450.

No máximo para: Intel Celeron/Pentium G; AMD Athlon.

-------------------

O meu orçamento é muito reduzido e vou montar um sistema de baixo consumo/para uso geral/light gaming:

Corsair VS450 (39.90€) - (opção + válida sub-40€, 3 anos de garantia)

EVGA 450B/B1 (se situada abaixo dos 45€ é um opção decente, superior à VS450. Contudo, passando este valor é preferível pagar o extra pela CX450).

No máximo para: Ryzen 2200G/2400G/3400G ; Ryzen 1200 / i3-9100 + GTX 1650.

------------------
    ^^^^^^^^^^

NOTA:
    Idealmente, a minha recomendação é que se evite as duas gamas de fontes anteriores em prol de uma das seguintes, mesmo para os casos descritos, a não ser que exista realmente uma forte restrição financeira.

^^^^^^^^^^
    ------------------

O meu orçamento é aceitável e pretendo montar um sistema de gama baixa-média:

BeQuiet PurePower 11 400W (56.90€) - (maior recomendação, óptima plataforma 80 Plus Gold com 5 anos de garantia);

Corsair CX450 (5 anos de garantia);

Exemplo: Ryzen 2600/3600 + GTX 1660 Super / RTX 2060 ou equivalente.

------------------

10 ou 20€ a mais não são decisivos e posso levar uma fonte "como deve ser"

BitFenix Formula 450/550W (64.90/69.90€) - (maior recomendação, plataforma absolutamente extraordinária pelo custo, o melhor valor de todo o mercado, 80 Plus Gold, com 5 anos de garantia)

BeQuiet PurePower 11 500W, na impossibilidade da Formula (5 anos de garantia);

Seasonic Core GC 500W (7 anos de garantia) / Core GM se encontrada a preço reduzido;

Corsair CX550 na impossibilidade destas (5 anos de garantia);

Exemplo: Ryzen 3600X/3700X + RX 5700 / 2060 Super / RTX 2070 Super (no caso da Formula 550W, até para Ryzen 3800X/3900X + RX 5700XT / 2080 Super).

-----------------

Posso pagar mais por modularidade e maior garantia:

BitFenix Whisper M 550W (89.90€) - (maior recomendação, 80 Plus Gold, com 7 anos de garantia);

Corsair TX550M (7 anos de garantia);

Seasonic Focus GX 550W (10 anos de garantia);

SuperFlower Leadex III 550W (7 anos de garantia) / EVGA SuperNova G3 550 (7 anos de garantia);

Corsair RM550x (10 anos de garantia);

Corsair RM650 (10 anos de garantia, apenas se encontrada em promoção e com preço inferior a qualquer uma desta gama);

Exemplo: Ryzen 3800X/3900X + RX5700XT/ RTX 2080 Super.

-----------------

Quero que a minha 2080 Ti seja alimentada pelo melhor possível, sem entrar em loucuras:

Seasonic Focus PX 550/650W (10 anos de garantia e eficiência Platinum);

SuperFlower Leadex Platinum 550/650W (7 anos de garantia);

Seasonic Prime Ultra Gold 550/650W (12 anos de garantia);

Bequiet Straight Power 11 550/650W (apenas 5 anos de garantia, e como tal, apesar de serem unidades magistrais, não devem ser a primeira escolha nesta gama a não ser que o preço esteja reduzido);

Exemplo: Ryzen 3950X + RTX 2080 Ti.

---------------

Estou preocupado com os ursos polares e aqui em casa só entra o topo!

Seasonic Prime Ultra Platinum / Titanium;

BeQuiet Dark Power PRO P11 Platinum;

Corsair HXi/AXi Platinum;

-------------

Outras unidades decentes que podem ser opções válidas para sistemas de média gama, caso o preço seja inferior ao geralmente estipulado:

Enermax RevoBron 500W; EVGA B3 450/550W; CoolerMaster MWE Gold 550W; Kolink Enclave 500W.

-------------

Unidades em Formato SFX:

Silverstone ST30F/ST45F;

Corsair SF450/550;

Silverstone SX500G.

Ficam resumidas a maioria das fontes disponíveis no mercado nacional que representam a melhor escolha dentro da sua gama.

Última edição pelo moderador: 22 de Janeiro de 2020 às 13:09
  2. WindWalker

WindWalker Power Member

3. Raimundojcc

Raimundojcc Power Member

Excelente, @SVM.

Neste momento tenho uma CX550 (non modular), custou-me cerca de 40€ nova numa promoção no país vizinho, mas a que queria era a Seasonic Focus + 450W, no entanto esta foi mais barata. A fonte parece-me boa, é a qualidade normal Corsair, penso que o OEM é a Great Wall, no entanto a fonte produz algum coil whine, anteriormente tive uma Vega 56 e notava-se bastante, agora com uma 1660Ti quase não se ouve, só com a cabeça dentro da caixa.

4. SVM

SVM Power Member

De facto, o coil whine é o "problema" mais comum relatado na gama CX.

Apesar de não ser uma plataforma de topo, é decente e deve-te durar uns bons anos.

5. Sardinha9

Sardinha9 Power Member

Sobre fontes, uma questão interessante é tentar dar a entender qual a quantidade de watts onde se encontra o sweet spot. Recentemente comprei uma TX-550 por 70€, estive grande parte do tempo com a ideia de meter uma fonte de 650w ou 750w para ficar com folga, mesmo sabendo que uma boa fonte de 450w é suficiente para ao meu sistema. A verdade é que depois de investigar e de ler reparei que a curva da eficiência de uma fonte não é linear, sendo que as fontes tem um ponto em que a sua eficiência tem um máximo, o segredo está em tentar descobrir qual a potencia e qual a fonte que permitem ter o consumo médio da máquina mais próxima desse ponto máximo da função eficiência da fonte. Melhor dizendo, e retirando mesmo o peso do preço da fonte, no maioria dos casos comprar uma fonte de maior potencia, especialmente se for uma fonte com pouca eficiência por natureza, vai prejudicar a eficiência do sistema quando comparado com uma fonte igual mas de menor potencia, sendo que pagamos mais por uma fonte mais potente quando vamos acabar com um sistema menos eficiente! Mais de 650w a meu ver só em situações muito especificas e em multi GPU.

6. SVM

SVM Power Member

Nos dias de hoje, uma unidade de 550W cumpre as necessidades de 99.9% dos utilizadores.

E em boa verdade, até de 450W...!

A potência não tem relevância alguma para atestar a qualidade de uma fonte, ao contrário do que a maioria dos consumidores percepcionam, já que, se não tiverem o mínimo conhecimento destas temáticas, ao ser apresentado uma unidade de 650W frente a outra de 450W, vão instintivamente preferir o modelo de maior potência, já que + = melhor.

É precisamente desta falácia que vivem as marcas menos "fidedignas", que representam um leque bastante significativo do mercado.

:beerchug:

7. blaster_00

blaster_00 Power Member

E dicas SFX ? A be quiet sfx power 2 bronze vale os 20 euros a mais que uma genérica "kolink" bronze ? Só encontrei uma review da versão be quiet power 2 TPX Gold e encontraram lá dentro alguns condensadores chinocas ranhosos 85 Cº :(

8. SVM

SVM Power Member

O mercado SFX é muito particular. Não é fácil produzir qualidade a custo intermédio em formatos reduzidos, por um variado número de razões.

Com isto quero dizer que, tens duas unidades excelentes com um custo inferior a 100€: Corsair SF450 e Silverstone SX500-G.

Abaixo disto, desenrascam e essa BeQuiet é uma das que cumpre, sendo preferível à Kolink.

Se bem que, a ST30F/ST45F são as melhores opções de custo intermédio.

Mas, se o sistema que fores montar tiver um custo significativo, recomendo pagar o extra pela SF450.

Última edição: 1 de Agosto de 2019
  9. blaster_00

blaster_00 Power Member

Obrigado pelas sugestões. A potência é um bocado overkill para o uso (sistema sem GPU nem deve chegar a puxar 150W), pesquisei por essas séries e encontrei esta: Silverstone ST30SF V2 SFX 300W, será que tem a mesma qualidade da maior SX500-G ?

10. SVM

SVM Power Member

Não. A SX500-G é uma das melhores unidades em formado SFX que podes comprar. A ST30SF e ST45S são unidades que pelo custo, são decentes e cumprem.

Para o sistema que vais montar, a ST30SF serve.

Já se quiseres ficar melhor preparado para qualquer eventualidade de upgrade, deves apostar na Corsair SF450 ou SX500-G.

11. dRn

dRn Power Member

Vou montar brevemente um pc para a minha mãe com um Ryzen 3400g e 2x8GB de RAM. Recomendas ir para a Corsair VS450 ou o extra da BeQuiet PurePower 11 400W valerá a pena? (ou outra)

Obrigado

12. SVM

SVM Power Member

A Corsair VS450 só é uma opção válida quando o orçamento é extremamente limitado. Nessa situação, é preferível levar uma VS do que apostar em modelos mais baratos que podem comprometer o investimento, ao não terem qualquer tipo de qualidade.

Se é possível pagar a diferença, deves apostar, sem qualquer sombra de dúvida, na PurePower 11.

13. vici

vici Power Member

Depois de tantos anos sempre a bombar eis que chegou a hora de morrer, ah fonte de guerra

Fonte com mais de 10anos entregou a alma ao criador porque houve um pico de corrente e queimou algumas coisas inclusive fonte, mas já liguei outra fonte e o PC trabalha normalmente.
    Ainda estou com esperanças que ainda trabalhe, vou abrir e ver se tem algum fusível

14. ObscureAngel

ObscureAngel I quit My Job for Folding

@vici Fica a questão, qual era o PC que essa fonte estava a alimentar?

15. vici

vici Power Member

Alimentou alguns anos Phenom X4 com OC, junto com HD4890 com OC até chiava
    Depois comprei Antec True Power 650W e esta Lcpower foi para o PC do meu irmão teve lá uns bons anos, alimentar um X2 250 com HD4770 2 discos e um SSD mais 3 ventoinhas

Mais engraçado é que a fonte não cheira a queimado, penso que tenha queimado isto amarelo deve ser o fusível vulcanizado

16. ObscureAngel

ObscureAngel I quit My Job for Folding

17. vici

vici Power Member

Aguentou muito mais do que lixo recente que avaria passado 2 anos e não levou com componentes atrás, agora preciso de uma fonte barata e relativamente boa, alguém tem conhecido desta fonte Fonte Gigabyte PW400 400W 80Plus

Ando um pouco longe das fontes,aliás do material todo de informática, já foi tempos que passava a vida aqui no zwame

18. SVM

SVM Power Member

Segue o guia postado na página anterior.

Dentro desse valor a Corsair VS450 (39.90€) é a melhor aposta.

Não existe nada a recomendar nessa Gigabyte.

19. vici

vici Power Member

VS no meu tempo não era lá grande espingarda, Bem quiet já não existe? Pelo menos havia umas de 350W
    Edit: consigo arranjar uma 450W B1 80 Plus Bronze - EVGA
    37€

450W BT 80 Plus Bronze - EVGA

43€

Ou mesmo uma enermax 500w 42€

Antec VP400 45€
    Ou seja tenho muita escolha, acho que todas elas superior as VS

Última edição: 17 de Agosto de 2019
  20. WindWalker

WindWalker Power Member

O componente amarelo é um 'X capacitor': https://www.techpowerup.com/articles//overclocking/psu/160/3

Os fusíveis têm normalmente um formato cilíndrico.

Se não tens conhecimento dos componentes de uma fonte, o melhor que tens a fazer é não usar mais essa fonte. Com 10 anos, a fiabilidade reduzida (demasiados pontos de falha prováveis) não compensa as chatices/componentes que poderão avariar. Quanto muito, pode servir para aprendizagem ou extracção de componentes (transístores, dissipadores).