Fontes de alimentação - Guia na primeira página

Bom, comprei uma CX450 nom modular, modelo CP-9020120-WW, espero que seja boa o suficiente. Será para uma maquina com R5 3600 e em principio, uma 1660/1660 super, mais um SSD e 1 HDD 3.5"

É chato ter 2 cabos que jamais serão usados no fundo da caixa (cabo com molex e segundo cabo com SATAs), mas a diferença para uma CXM ainda era grande.
 
Última edição:
Bom, comprei uma CX450 nom modular, modelo CP-9020120-WW, espero que seja boa o suficiente. Será para uma maquina com R5 3600 e em principio, uma 1660/1660 super, mais um SSD e 1 HDD 3.5"

É chato ter 2 cabos que jamais serão usados no fundo da caixa, mas a diferença para uma CXM ainda era grande.

Está perfeita para esse sistema.

Salvo erro no Brasil a Corsair é a marca que melhor garantia dá, porque ai é comum a garantia ser tratada logo com o fabricante, uma vez que por lei é só de um ano.

Fizeste uma escolha sensata.
 
A Garantia por lei é de apenas 3 meses. Os fabricantes ou lojas que geralmente "completam" com mais 9 meses.

A Corsair aqui está bem representada. tinha aquelas eVGA, mas como dizes são muitos SKUs... Não sei como descobrir o OEM delas e precisava comprar "pra ontem"

hoje até vi uma loja que ainda fez menos do que paguei em outra, 215 v 250 reais, se bem que comprei mais 3 artigos e os portes da outra era o dobro, ou seja anulava esta diferença de 35 reais.

Do resto sendo uma fonte decente, 80 plus bronze, DC-DC e para alimentar cpu que não passa dos 90 watts reais e grafica de 130w é na boa.

A gráfica ainda não comprei, mas dificilmente vai fugir de uma 1660 (super)/Ti. As RX 5x0 andam baratas, mas eh pah, não... Eram decentes em 2016/17, mas não em 2019 quase 2020!

Já agora, o que recomendavas de fontes SFX/FlexATX até 300w? ando ao tempo a procura de uma assim para a maquina secundária (a CXM450 guardava-a para backups).

É triste não ter fontes de qualidade de 200-300w. Algo simples, com fan de 80mm mesmo, mas silenciosa e com fan stop, 80 plus bronze/gold/platinium, 2 satas, 2 molex, EPS 4 + 4 e o atx 24 pins...

Quando achas uma fonte destas é aquelas que são absoluto lixo.
 
Última edição:
(...)

É triste não ter fontes de qualidade de 200-300w. Algo simples, com fan de 80mm mesmo, mas silenciosa e com fan stop, 80 plus bronze/gold/platinium, 2 satas, 2 molex, EPS 4 + 4 e o atx 24 pins...

Quando achas uma fonte destas é aquelas que são absoluto lixo.

Também nunca entendi. Os PCs cujos componentes escolhi lá no trabalho consomem tipicamente ~100W (quad core c/ IGP), portanto uma fonte de 200-250W seria suficiente. Nem seria preciso ventoinha a funcionar, só em casos excepcionais (temperatura ambiente de 30°C+, etc).

Mas suspeito que tenha a ver com guiar a escolha do consumidor ("ah, esta Kolink de 20€ tem 700W e esta Seasonic de 30€ só tem 200W?") e com o facto de não fazer grande diferença no valor total de um PC (a economia seria de ~20€, quando um desktop custa no mínimo 300-400€).

Os meus 0,02€.
 
A Garantia por lei é de apenas 3 meses. Os fabricantes ou lojas que geralmente "completam" com mais 9 meses.

A Corsair aqui está bem representada. tinha aquelas eVGA, mas como dizes são muitos SKUs... Não sei como descobrir o OEM delas e precisava comprar "pra ontem"

hoje até vi uma loja que ainda fez menos do que paguei em outra, 215 v 250 reais, se bem que comprei mais 3 artigos e os portes da outra era o dobro, ou seja anulava esta diferença de 35 reais.

Do resto sendo uma fonte decente, 80 plus bronze, DC-DC e para alimentar cpu que não passa dos 90 watts reais e grafica de 130w é na boa.

A gráfica ainda não comprei, mas dificilmente vai fugir de uma 1660 (super)/Ti. As RX 5x0 andam baratas, mas eh pah, não... Eram decentes em 2016/17, mas não em 2019 quase 2020!

Já agora, o que recomendavas de fontes SFX/FlexATX até 300w? ando ao tempo a procura de uma assim para a maquina secundária (a CXM450 guardava-a para backups).

É triste não ter fontes de qualidade de 200-300w. Algo simples, com fan de 80mm mesmo, mas silenciosa e com fan stop, 80 plus bronze/gold/platinium, 2 satas, 2 molex, EPS 4 + 4 e o atx 24 pins...

Quando achas uma fonte destas é aquelas que são absoluto lixo.

Esta menina:

https://www.silverstonetek.com/product.php?pid=458

Quanto ao não existirem fontes de 200-300W, tal tem a ver com o dimensionamento das plataformas.

Uma fonte de alimentação de 400W não é substancialmente diferente do modelo de 500W da mesma fonte.

O que isto quer dizer é que, para um fabricante produzir uma unidade de 300W, usaria a mesma plataforma da unidade de 400W, mas ao ser posicionada nos 300W teria que ter um price-tag reduzido e na maioria das vezes as margens de lucro nas gamas baixas já são de tal forma reduzidas que não lhes é possível ter um modelo de 300W com um preço abaixo de 400W, porque na verdade estão a utilizar a mesma plataforma.

Exemplificando, a Seasonic não conseguia lançar uma unidade de qualidade "Platinum" de 300W a 50€, porque a plataforma utilizada, capaz de garantir essa mesma qualidade e eficiência, não vai custar menos em função do output.
 
Hum, eu tenho a RM650X, não sei qual a diferença alem do corsair link... A fonte em si, pelo menos a versão que uso é um canhão e esta não deve ser diferente...

75 euros não parece mau não...
 
Boas, entre estas fontes qual é a melhor escolha para levar um r5 3600x (com uma RX 5700 XT futuramente) há glória? :joker:

  • Bitfenix Whisper M 650W (ou 550w chegará)
  • Corsair RM650 (2019)
  • Seasonic Prime Ultra 550W
Todas certificação 80+ gold, ou haverá alguma melhor neste fim de black friday?

Obrigado
 
Boas, entre estas fontes qual é a melhor escolha para levar um r5 3600x (com uma RX 5700 XT futuramente) há glória? :joker:

  • Bitfenix Whisper M 650W (ou 550w chegará)
  • Corsair RM650 (2019)
  • Seasonic Prime Ultra 550W
Todas certificação 80+ gold, ou haverá alguma melhor neste fim de black friday?

Obrigado

A Prime Ultra 550W a 79.90€ tem um valor fantástico. Avança.
 
A Prime Ultra 550W a 79.90€ tem um valor fantástico. Avança.

Obrigado pela resposta, e será suficiente para o sistema completo?

O sistema vai levar o r5 3600x, e provalvemente umas 6 ventoinhas rgb por causa da caixa que é uma Lian LI PCO11-Dynamic, no site da-me um total de 469W estimados.
 
Última edição pelo moderador:
Nao iras errado com essa e pelos vistos o preco e' bom segundo disseram. Podes indicar que GPU, discos, etc, iras ligar? Se colocaste tudo mais ou menos no site que utilizaste, a contar com discos, ventoinhas, GPU, duvido que te des mal, visto que 469W para 550W da-te folga suficiente.


(nota - nao posso colocar acentos com o teclado do trabalho / UK)
 
Obrigado pela resposta, e será suficiente para o sistema completo?

O sistema vai levar o r5 3600x, e provalvemente umas 6 ventoinhas rgb por causa da caixa que é uma Lian LI PCO11-Dynamic, no site da-me um total de 469W estimados.

Chega perfeitamente. Esse cálculo está exagerado, o teu sistema, na pior das hipóteses, deve consumir em torno dos 400W.
 
Back
Topo