Fontes de alimentação - Guia na primeira página

@Johnppr: Da pouca informação que há, não parece ser péssima - supostamente tem várias proteções, condensador Japonês 105ºC no primário, a potência declarada nos rails é aceitável, o fabricante (Enhance) é razoável, é 80 Plus Gold (embora não esteja listada no site...), etc -, o que não implica que seja boa. Se vais comprar, vê antes outras mais recomendadas por cá.
 
Boas Malta!

Há cerca de 1 mês comprei uns cabos da CableMod para a minha fonte Corsair RM650x.

Acho que a partir daí os drivers da gráfica desinstalam-se sozinhos quando entro no Battlefield V, 2 ou 3 vezes deu tela azul ao iniciar e ontem estava jogar Battlefield V e o PC foi abaixo e reiniciou...e parece que sinto um travamento muito raramente no ambiente de trabalho, mais quando logo o PC.

Estes dias estive a pensar "será que conectei mal os novos cabos na fonte?!".

A minha gráfica é uma MSI R9 390 e é alimentada por um um cabo de 8 pinos e outro de 6 pinos.

Estive a ver e penso que tinha conectado mal o cabo de 8 pinos.
O cabo de 8 pinos que estava conectado na fonte era este
WnPJa23.jpg

Está correto??

O outro cabo de 8 pinos que tenho é diferente para conectar na fonte
lIrNBmD.jpg

Penso que esse é o correto, porque os cabos antigos estavam conectados igual a esse.
Qual a diferença entre essas duas conexões na fonte!

Alguma ideia?

Obrigado

Edit: a primeira imagem corresponde ao cabo de 6 pinos da gráfica.
E a segunda ao cabo de 8 pinos.
Ambas as imagens são dos cabos que se conectam na fonte.
Reparei que o cabo de 24 pinos não estava totalmente conectado, faltava um pouco para a patilha ficar presa. Os meus problemas poderiam ser por isso??

Edit: estive a verificar melhor e acho que esses cabos estavam conectados corretamente. Só o de 24 pinos é que estava mal...


Edit: Acho que o problema se resolveu. Tinha os drivers da gráfica "Adrenalin 2020 Edition 19.12.3 Optional" e voltei a instalar os drivers antigos "Adrenalin 2019 Edition 19.12.1 Optional".

Fiz a desisntalação pelo DDU e corri CCCleaner, tudo sem internet.

Acho que o problema era mesmo dos novos drivers.
 
Última edição:
Boas a todos,

A minha atual fonte de alimentação morreu depois de uns 10 anos acho (XFX PRO 750W)

queria pedir-vos ajuda para aquisição de outra fonte.


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Max 70€ e essa semana

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Apenas um componente

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
10 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Está na minha assinatura

6) Vais fazer Overclock?
Nao


10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Nao

11) Contexto, comentários adicionais.


Quero uma fonte de confiança é que de também para futuros upgrades como é o caso da gráfica

obrigado a todos
 

Boas,

Obrigado pela resposta!

No entanto andei a ver outras da quais vou referir:

Seasonic M12II Evo Edition 520W - 59.90€
Seasonic Core GC 500W - 59.90€
Cooler Master MWE Gold 550W - 73.18€

Be Quiet! Pure Power 11 500W - 66.07€

Destas 4, tenho preferência pela M12II ou pela MWE pelo facto de serem modulares.

Aconselhas alguma destas em vez da Formula, ou vou para a frente com a Formula?

Obrigado!

 
Boas,

Obrigado pela resposta!

No entanto andei a ver outras da quais vou referir:

Seasonic M12II Evo Edition 520W - 59.90€
Seasonic Core GC 500W - 59.90€
Cooler Master MWE Gold 550W - 73.18€

Be Quiet! Pure Power 11 500W - 66.07€

Destas 4, tenho preferência pela M12II ou pela MWE pelo facto de serem modulares.

Aconselhas alguma destas em vez da Formula, ou vou para a frente com a Formula?

Obrigado!

A M12II deve ser evitada ao máximo.

A CM MWE GOLD utiliza uma plataforma minimamente decente, mas não é uma real possibilidade quando comparada com unidades que na mesma gama de preço são vastamente superiores como é o caso da Formula.

A modularidade, nas caixas modernas, não tem importância. A não ser que vás montar um sistema mini-ITX, qualquer arrumação decente produz o mesmo efeito.

Aposta na Formula. É a melhor fonte do mercado na sua gama de preço.

Se realmente quiseres modularidade, pensa na Seasonic Core GM 500W (69.90€) ou Corsair TX550M (79.90€), ambas com 7 anos de garantia.
 
Boas, basicamente tenho andado a fazer uns upgrades ao PC do meu sobrinho, este mês arranjei um combo cpu/gpu barato:
[G3220] para [i5-4670]
[GTX 750 Ti 2Gb] para [RX 480 4Gb]/[RX 570 4Gb]
Neste momento a fonte que tem é daquelas super baratas que ja tinha sido eu a meter para desenrrascar (TooQ TQEP-500SSE 500W) e secalhar nem devia testar isto com o cpu+gpu novos.

Que aconselham com um budget muito muito baixo mas que nao meta a casa a arder?
 

Boas, basicamente tenho andado a fazer uns upgrades ao PC do meu sobrinho, este mês arranjei um combo cpu/gpu barato:
[G3220] para [i5-4670]
[GTX 750 Ti 2Gb] para [RX 480 4Gb]/[RX 570 4Gb]
Neste momento a fonte que tem é daquelas super baratas que ja tinha sido eu a meter para desenrrascar (TooQ TQEP-500SSE 500W) e secalhar nem devia testar isto com o cpu+gpu novos.

Que aconselham com um budget muito muito baixo mas que nao meta a casa a arder?

[URL]https://forum.zwame.pt/threads/fontes-de-alimentacao-discussao-geral.1042219/[/URL]
 

Não percebi para que fizeste link do topico onde estamos, pelo menos nao encontrei nada no primeiro post que dê dicas que quanta potencia precisam os novos componentes que eu referi.

Nada abaixo de uma Corsair VS450 (~40€).

Entre estas 3 que consigo entregues em casa todas pelo mesmo preço, qual a melhor(ou menos má)?
-Corsair VS450
-EVGA 450 B1
-EVGA 450 BT
 
Última edição:
Não percebi para que fizeste link do topico onde estamos, pelo menos nao encontrei nada no primeiro post que dê dicas que quanta potencia precisam os novos componentes que eu referi.

Entre estas 3 que consigo entregues em casa todas pelo mesmo preço, qual a melhor(ou menos má)?
-Corsair VS450
-EVGA 450 B1
-EVGA 450 BT

Se tivesses lido com atenção, tinhas encontrado resposta para as tuas dúvidas :beerchug:

Corsair VS450 (39.90€) - (opção + válida sub-40€, 3 anos de garantia)

EVGA 450B/B1 (se situada abaixo dos 45€ é um opção decente, superior à VS450. Contudo, passando este valor é preferível pagar o extra pela CX450).
 
A minha Coolermaster V550S comprada em Junho de 2015 pifou, numa noite o PC tava a bombar, na manhã seguinte o PC não ligava.
Até me admira porque a fonte até tem condensadores japoneses e tal, e na altura custou-me 92,40€. O que vale é que ainda estou dentro dos 5 anos de garantia.

Espero receber uma nota de crédito porque hoje em dia já se compram fontes melhores e com mais garantia por esse preço. Se tal acontecer acho que vou optar pela Seasonic Focus GX 550W porque dentro do preço é a que tem mais garantia. Acho que neste patamar dos 80-90€ as fontes já são de tão elevada qualidade que a garantia é mais importante do que uma performance ligeiramente superior em testes da fonte.
 
Boa noite,
Em tempos idos já fui frequentador assíduo aqui do burgo. Contudo, em 2009, após muita pesquisa e análise e info recolhida (incluindo aqui), montei o meu desktop e fui à minha vida, nunca mais olhando para informática - não sou promíscuo, mantive-me fiel à minha máquina.
Contudo, eis que esta decidiu meter os papéis do divórcio... Aparentemente, e a julgar pelo meu diagnóstico, a fonte de alimentação foi à vida. Era uma LC Power 6550.

Ora, eu já sabia que voltar aqui mais de 10 anos depois ia ser um choque, mas depois de ler o guia na 1a página fiquei na mesma. Aqueles componente (nomes que presumo serem de processadores) não são comparáveis com os que eu tenho. Assim sendo, pretendo só uma espécie de confirmação.
O meu PC tem:
Intel Q9550 @ 2.83GHz
Asus P5Q SE2
Team Elite 4GB DDR2 800 + G.Skill 4GB DDR2 800
Asus H4770/HTDI 512MB DDR5
WD 500GB + WD 250GB + Seagate 500GB
E chega (mas começa a não sobrar) para o uso que lhe dou. Posso eventualmente tentar um upgrade da gráfica, mas assumo que compatibilidades possam não ser fáceis.

Investir numa BitFenix Formula 450/550W é overkill ou adequado? Que fonte recomendariam para o meu caso?
 
Um amigo meu está a dar uma segunda vida a um PC antigo de um familiar dando-lhe uns upgrades. De momento tem uma CX-430 com ~10 anos a correr com um i5 760 e uma HD5450.
Será que esta fonte aguenta uma GTX 1660 super? Já nem digo uma RX570 que ainda deve puxar mais.
Que dizem?
 
Um amigo meu está a dar uma segunda vida a um PC antigo de um familiar dando-lhe uns upgrades. De momento tem uma CX-430 com ~10 anos a correr com um i5 760 e uma HD5450.
Será que esta fonte aguenta uma GTX 1660 super? Já nem digo uma RX570 que ainda deve puxar mais.
Que dizem?

Meh...já passou o prazo...ele que meta uma BeQuiet 400W 80Plus Gold e pronto.
 
Back
Topo