Fontes de alimentação - Guia na primeira página

Um amigo meu está a dar uma segunda vida a um PC antigo de um familiar dando-lhe uns upgrades. De momento tem uma CX-430 com ~10 anos a correr com um i5 760 e uma HD5450.
Será que esta fonte aguenta uma GTX 1660 super? Já nem digo uma RX570 que ainda deve puxar mais.
Que dizem?
Sob o uso médio pretendido, uma fonte de alimentação deve durar muito tempo, pelo menos cinco anos, possivelmente até 10 anos, se você tiver sorte. Mas se você começar a colocar a fonte de alimentação sob altas cargas por longos períodos de tempo, ela poderá ser sobrecarregada e ter uma vida útil curta. É melhor considerar a compra de uma nova definitivamente.
 
A minha XFX XTR 650W com 4 anos, parece estar a dar o berro.
O PC só liga se desligar e ligar o interroptor da fonte e clicar no botão de ligar o PC ao mesmo tempo..

Ainda pensei que fosse problema da board mas troquei a board e o CPU novo e continua com o mesmo problema.

Acham normal este comportamento numa fonte?

Vou tentar encontrar a fatura da fonte, ela tinha 5 anos de garantia mas a loja onde a comprei encerrou, não sei se me vou safar..
 
BOas.
A minha fiel Corsair 620wts modular by Seasonic, hoje deitou me o quadro abaixo e morreu.
Salvo erro comprei em 2006, e cumpriu fielmente a sua missao....

Preciso para ontem de uma pois tenho o meu monstro de PC sem power.
Ate 110 euros encontrei uma Seasonic 650wts Prime Ultra 80Plis Platinium, por 104 euros...o que acham.

Outra questao, os cabos modulares da minha antiga Corsair sao compativeis com esta fonte.

Desculpem nao por interrogacoes e erros no final mas uso um laptop do leste europeu....

Tinha alguma urgencia.

Obrigado.
 
BOas.
A minha fiel Corsair 620wts modular by Seasonic, hoje deitou me o quadro abaixo e morreu.
Salvo erro comprei em 2006, e cumpriu fielmente a sua missao....

Preciso para ontem de uma pois tenho o meu monstro de PC sem power.
Ate 110 euros encontrei uma Seasonic 650wts Prime Ultra 80Plis Platinium, por 104 euros...o que acham.

Outra questao, os cabos modulares da minha antiga Corsair sao compativeis com esta fonte.

Desculpem nao por interrogacoes e erros no final mas uso um laptop do leste europeu....

Tinha alguma urgencia.

Obrigado.

Essa fonte é fantástica. Avança.

Não são compatíveis.
 
BOas.
A minha fiel Corsair 620wts modular by Seasonic, hoje deitou me o quadro abaixo e morreu.
Salvo erro comprei em 2006, e cumpriu fielmente a sua missao....

Preciso para ontem de uma pois tenho o meu monstro de PC sem power.
Ate 110 euros encontrei uma Seasonic 650wts Prime Ultra 80Plis Platinium, por 104 euros...o que acham.

Outra questao, os cabos modulares da minha antiga Corsair sao compativeis com esta fonte.

Desculpem nao por interrogacoes e erros no final mas uso um laptop do leste europeu....

Tinha alguma urgencia.

Obrigado.

Grande fonte e grande preço!, esta é uma das minhas fontes "de sonho" :D (ok, é a segunda, a minha fonte de sonho #1 mesmo é a Seasonic de 600w passiva :D)

Este Corsair foi uma guerreira, 14 anos! Em principio não queimou nada.

Sobre o reaproveitar os cabos, cuidado, o pinout do lado da fonte pode ter diferenças!

Mas porque a preocupação? Claro que é chato se tiveres tudo arrumadinho, mas isso em menos de nada está montado! ou compraste cabos XPTO?

EDIT: Se for esta, então tens mesmo que trocar todos os cabos, o layout do lado da fonte é diferente, alem disso esta nova é full modular vs semi-modular:

41Q8K1i2ZLL._SX425_.jpg

Em cima é conector de SATAs e molex e embaixo de PCIE

prime-tr-650-connector-side_2048x2048.jpg
 
Ui....é isso mesmo. Ainda estive para comprar a de 700wts, mas não era tão boa e voltei atrás....

Apenas estou com receio como raio se liga os dois cabos suplementares no topo da board....além do principal.....espero não confundir com as da gráfica.

Confirmei de facto com o vendedor e tenho de religar toda a cablagem....vão ser uns 30 minutos a retirar a velha e religar a nova.....
Vai ficar com a fan virada para baixo, pois tem lá o filtro de pó...mesmo perdendo alguma eficácia na ventilação.

Ainda porfalta de tempo não fui ver o manual, mas qual a função do botão la atrás? Hyper qq coisa?
 
Boas,


Podem ver no quote à quanto tempo comprei uma Corsair HX1000 e não me arrependo do preço que paguei na altura.
Esta besta já teve "entulhida" de lixo que mais parecia um saco de um aspirador, a trabalhar com 6 discos SAS durante dias para recuperar a informação de um Raid parido e apesar de ter aquecido muito não falhou.

Se virem uma nos usados não fujam dela, comprem-na pq se eu vir uma é o que faço.
Se não encontrar, vou para uma Seasonic Prime Gold GX 650W Full Modular.


Boas,




Além disso também comprei uma fonte melhorzita porque a outra já tava a ser curta para tanto hardware, eis a Corsair HX1000W Modular e o que vem com ela:

DSC01337.jpg


DSC01338.jpg


DSC01340.jpg



Cumps.
https://forum.zwame.pt/threads/projecto-cosmos-s-com-wc.282750/
 
Bem fonte montada e o PC arrancou.

No entanto fiquei desiludido com alguns "detalhes":
- A quantidade de cabos fornecida, em relação a minha velha Corsair é inferior.
- Um caso SATA tive de usar um IDE com extenção (curtos)

Agora o mais chato: No topo da MB junto ao CPU, estranhamente fiquei sem conector para ligar a tomada de 4 pinos.
Na Corsair tinha tudo ligado e permite OC extremos mais estáveis. Tenho apenas uma ficha lá ligada.

Alguém sabe para que serve o botão atrás? Hyper?
 
Boas pessoal infelizmente ontem “penso ter sido” a minha fonte seasonic s12ii 520w com cerca de 4 anos, fez curto circuito e fritou. Fez um barulhinho e um cheiro a queimado e o pc nunca mais ligou. Podem me dar alguma sugestão para comprar outra, só espero não ter estragado mais nenhum componente.
 
- A quantidade de cabos fornecida, em relação a minha velha Corsair é inferior.
- Um cabo SATA tive de usar um IDE com extensão (curtos)

Em 2006, quando compraste a HX520 era normal teres muito mais periféricos num desktop high end. 2 drivers ópticas e vários discos rígidos era norma. Em 2020 não se está a espera disso.

Ainda assim ela vem com 1 cabo com 4 SATAs, outro com 2 SATAs, um com 3 molex, outro com 2 molex, penso que devia chegar, não? ou tu realmente estás no old school com montes de discos e drivers ópticas? :D
O meu desktop só tem uma única unidade SATA 2.5", mas já a 7 anos que só uso até 2 unidades SATA no desktop.
Eu já pensei em comprar um adaptador USB interno => SATA para alimentar este disco e retirar o cabo SATA (já que seria menos bulky e discos 2.5" apenas funcionam com 5V).

Agora o mais chato: No topo da MB junto ao CPU, estranhamente fiquei sem conector para ligar a tomada de 4 pinos.
Na Corsair tinha tudo ligado e permite OC extremos mais estáveis. Tenho apenas uma ficha lá ligada.
Qual é a tua placa-mãe? É daquelas que tem 8 + 4 ?

A não ser que faças extreme OC, creio que tenhas problemas, senão é comprar mais um cabo compatível/oficial EPS 4 + 4.

Alguém sabe para que serve o botão atrás? Hyper?
Se for o botão junto do interruptor de energia, é para desativar ou ativar o hybrid mode da ventoinha (ou seja, ou funciona semi passivo ou então sempre ligada)
 
Boas.
Sim ainda uso um DVD Gravador e tenho 3 discos internos.

Não é OC extremo mas o máximo que consegui, mas sempre liguei isso até por questões de estabilidade dos Mosfets e da board em geral.
A Board é uma Asus Crossair VII.

Tenho de ver esse cabo. Liga-se aonde?
 
4 unidades SATAs e a fonte vem com 6 conectores, por isso devia chegar. E mesmo se usares um molex -> SATA funciona na mesma (usei por muito anos assim, porque modifiquei um daqueles molex -> 2x SATA para ficar ambos com 1 cm de espaçamento para ligar 2 discos 2.5" juntos numa baia de 3.5").

Gravador de DVD para min ficou completamente useless... Tenho uma drive USB que ligo 1 ou 2x por ano, xD

OC Extremo é do tipo puxar com dry ice/prommy/LN2, daí ter 4 pins extra. para OC que os ryzen fazem em air/WC não precisa.

O cabo extra é exactamente outro igual ao que usaste, um cabo 4 + 4
 
Já andei a pesquisar sobre o assunto e quase todos dizem o mesmo: Apenas em OC extremo a LN2, bla bla...
No entanto tenho lido alguns gurus falarem da estabilidade da linha dos 12v, que sempre ajuda esse pin de 4....no entanto não consegui bem compreender tais afirmações.

Acerca da minha fonte: Não sei que raio de modelo comprei. Foi daqueles momentos tipo tenho a família no carro la fora a espera....e comprei.

Deixo das fotos, nas quais se nota a disposição das ligações ser diferente das fotos por ti postadas mais acima:

fySOPH5.jpg

lFR1MjX.jpg

8NpyFtH.jpg


Comprei na Global, passo a publicidade, ....mas indo ao site a disposição das conecções não é igual a esta...não pensei haver tantas variações....
Gravador pq as vezes tenho uma variante de OS que na pen dá erro e aqui no DVD arranca bem, bem como alguns arquivos ainda em DVD....mas de facto raramente uso.
 
Back
Topo