Fontes de alimentação - Guia na primeira página

Porque que dizes que a Prime é outro animal?
Não me quero alongar no off-topic, mas provavelmente foi o que aconteceu. Mesmo assim fiquei um pouco admirado por os cabos da fonte que ligam nos componentes virem tão esticados, acho até que pode ter empenado um pino ou outro daqueles onde se ligam as ventoinhas. Não percebo muito do assunto mas não me pareceu normal.

Não consegues verificar se os conectores estão no sitio? O do CPU / MB / GPU.

Virem esticados é normal.
 
Se vives perto da loja nem mexia mt, os Leds da board acendem? Basicamente e esse sinal de 5v que faz a fonte ligar...

Talvez o cabo 24 PIN esteja mal encaixado na fonte(se for modular) ou na board.
 
Ve os pinos que ficam nos cabos de plastico nos encaixes, so se algum ta em falta...

De qalquer forma tens de tratar da garantia acho que nao vais la chegar, e eles podem ate invalidar garantia se acharem que andaste a meexer "onde nao devias" ....
 
Se te estás a referir ao botão on/off da fonte que fica na parte de trás da caixa, sim estava ligado.

Também experimentei em outra tomada e com outro cabo de alimentação.

A MB está bem colocada na caixa do PC? Algum desnível?

Lembro-me há uns bons anos de um PC que eu estava a montar que não ligava e era esse o problema.
Tenho ideia que não ligava luzes nem nada.
 
Há uns dias atrás o meu computador começou com um comportamento estranho, ao ligar na board acendia as luzes de boot mas depois parava no CPU led e reiniciava e a luz voltava a parar no CPU Led. Ocasionalmente lá conseguia arrancar... Então decidi arranjar um outro CPU para testar. Tentei ligar o sistema e acendeu um led branco na board mas não ligou nem acendeu qualquer tipo de led de boot na board. Revi as ligações e voltei a insistir e continuava igual. Testei a board fora da caixa por eventual curto-circuito na caixa e nada... Tirei a fonte da caixa e continuou a não ligar. Então decidi testar novamente a fonte, fiz um shunt na fonte XFX XTR 650W e ela nem se mexeu... A fonte já não tem garantia, terminaram os 5 anos em 2019.


Aproveito para deixar aqui uma foto do interior da fonte para tentar despistar algo mais

BEaIdxc.jpg



Liguei uma ventoinha ao molex de 4 pinos e a fazer o shunt nos 24 pinos mas nem a ventoinha da fonte nem a fonte com o molex se mexeram...

Existe mais algum teste à fonte que possa fazer? Não tenho multímetro

Obrigado pela ajuda
 
Última edição:
A MB está bem colocada na caixa do PC? Algum desnível?

Lembro-me há uns bons anos de um PC que eu estava a montar que não ligava e era esse o problema.
Tenho ideia que não ligava luzes nem nada.
Pelo que vi a board está bem e não vejo nenhum cabo descarnado ou assim a encostar na caixa. Como foi a montagem da loja penso que tenham testado se o PC estava a funcionar.
 
Esta questao de ajuda do PC que nao liga devia estar numa thread em separado estamos a "spammar" estra thread toda.

Em relacao ha questao da fonte,existem um fusivel podes velo aqui.Retirado do techpowerUP de uma review dessa fonte. , no PCB diz msm fuse. (esse com manga retratil preta, solda 1 novo pode ser que tehas sorte.
in_transientb.jpg


BTW EDIT: Estive a fazer umas medições na tomada em 2 PCs que tenho
i5 9400f@1.05V 4100mhz com settings BIOS manuais + GTX 1660 S + 6 Fans (inc. o cooler e uma delas 230mm) e 2HDD's e 2 SSD's sata.
Windows Idle-+-80/87w ("consumo alto" pelas fans e discos)
Full Load- IBT+Furmark- 230/250w
League of legends-105w
Benq XL2411Z 144hz-32w a jogar
Fonte Bequiet L8 500w 80 Bronze.
---------------------------
PC assinatura com 1 SSD NVME+ 1 HDD storage +8 fans (inc cooler)
Windows Idle-75/80w
Full load IBT+Furmark- 280/300w
GTA V -220w
LOL-103w
AOC-18w a jogar(fiquei impressionado, bem que marcava la naquela tabela eficiência cada abri a caixa)



Isto sao valores de tomada, dps ha que fazer contas ha eficiência. A fonte gold tb puxa menos da tomada pk e mais eficiente.
 
Última edição:
Obrigado pela resposta.
O melhor é mesmo o pensar noutra fonte. Estou em duvida entre a seasonic focus gx 550w ou a seasonic prime 550w pelo que vejo a nível de cabos e garantia tendo esta última 12 anos de garantia
 
Última edição:
(...) Então decidi testar novamente a fonte, fiz um shunt na fonte XFX XTR 650W e ela nem se mexeu... A fonte já não tem garantia, terminaram os 5 anos em 2019.

Fizeste um shunt em que pinos? Os pinos a utilizar são o verde (PS_ON) e um preto (Ground).

Em relacao ha questao da fonte,existem um fusivel podes velo aqui.Retirado do techpowerUP de uma review dessa fonte. , no PCB diz msm fuse. (esse com manga retratil preta, solda 1 novo pode ser que tehas sorte.

É mais fácil medir a resistência do fusível antes de estar a trocar. Deve medir praticamente 0Ω (0 Ohm) se estiver bom. Mas, se a fonte liga, o mais provável é a não estar a conseguir fornecer energia em condições por ter condensadores em fim de vida (tensão na saída de +12V demasiado baixa no arranque).
 
A fonte dele e recente com condensadores de qualidade Jap e o restante tb. A não ser que ele tivesse la um PC comilão não percebo como pode ter desgaste, as fontes boas são pensadas para usar o tempo todo a 100% carga.Mas....provavelmente ele nao tem equipamento/conhecimento para testa-la.
 
Pessoal, as fontes estao mesmo escassas. Porem consigo arranjar a 550W prime platinum por £110. No entanto notei que vocês tbm recomendam a TX550M. Não sei como vocês classificariam o meu sistema (h97, i7 4770, 12gb ram, hd7870) que vos disse mas sera que esta fonte serviria:

Corsair TX550W por £65? Pouparia £55. Tem 7 anos de garantia.

A nivel de noise, sabem se e' silenciosa? Por exemplo, comparada com a prime mencionada acima?

Sera' que vale a pena investir os extras £ na prime?
 
Última edição:
Fizeste um shunt em que pinos? Os pinos a utilizar são o verde (PS_ON) e um preto (Ground).

É mais fácil medir a resistência do fusível antes de estar a trocar. Deve medir praticamente 0Ω (0 Ohm) se estiver bom. Mas, se a fonte liga, o mais provável é a não estar a conseguir fornecer energia em condições por ter condensadores em fim de vida (tensão na saída de +12V demasiado baixa no arranque).

Obrigado pela reposta.

Os cabos da fonte são todos pretos, experimentei no 3 e 4 pinos da direita para a esquerda visto de frente para o encaixe de 24 pinos. Poderei é experimentar noutro fio preto para verificar com a fonte reage... Pois ela não dá sinal nenhum.

Não tenho multímetro nem conhecimentos para muito mais, tenho vontade de aprender :)

Quanto ao testar o fusível e medição dos componentes da fonte, estou mesmo a 0...


A fonte dele e recente com condensadores de qualidade Jap e o restante tb. A não ser que ele tivesse la um PC comilão não percebo como pode ter desgaste, as fontes boas são pensadas para usar o tempo todo a 100% carga.Mas....provavelmente ele nao tem equipamento/conhecimento para testa-la.

A fonte julgo que não teve muita carga, o sistema mais comilão foi um FX-8350 e uma R9 280X talvez durante pouco mais de um ano de utilização, mas acho que nada foi nenhuma carga excessiva pois cheguei a fazer algumas medições na tomada e se bem me recordo julgo que não passavam dos 400W.
 
Pessoal, as fontes estao mesmo escassas. Porem consigo arranjar a 550W prime platinum por £110. No entanto notei que vocês tbm recomendam a TX550M. Não sei como vocês classificariam o meu sistema (h97, i7 4770, 12gb ram, hd7870) que vos disse mas sera que esta fonte serviria:

Corsair TX550W por £65? Pouparia £55. Tem 7 anos de garantia.

A nivel de noise, sabem se e' silenciosa? Por exemplo, comparada com a prime mencionada acima?

Sera' que vale a pena investir os extras £ na prime?

Serve perfeitamente. É uma óptima fonte. Siga.
 
Serve perfeitamente. É uma óptima fonte. Siga.

Já estava indisponível. Incrível. Uma loja de cá parecida á certas conhecidas em Portugal tem praticamente todas as fontes esgotadas.

Mandei vir a prime da seasonic. 12 anos de garantia não é brincadeira.
Thanks.
 
A prime plat certo?

Cps

Sim, Prime platinum 550W. Que qualidade. Vou montar agora. Tem uma construção brutal. Uns acabamentos. E a maneira como vem embalada faz lembrar os macs.

Queria so' perguntar uma coisa.

Quando se instala as fontes normalmente a gente quer que a fan va' buscar ar frio fora para trazer para dentro da fonte e depois essa ar sai por trás.

Acontece que tenho aquela cooler master gigante onde a parte para extrair a frio de fora para dentro da fonte fica para baixa. Isto e' sinônimo de po' e o facto de a caixa estar num compartimento onde o chão e' alcatifa e' ainda pior.

Queria sabre se ha algum problema em colocar a parte da fan virada para dentro da caixa?

Caso haja, posso meter para fora mas vou arranjar uma madeira ou assim entao para colocar por baixo.

Que acham?
 
A alcatifa abafa bastante a entrada nesses casos, numa caixa Antec P193 , aumentei as "patas" para ficar com mais espaco para intake de ar.Sem alcatifa era msm melhor.

Deixa o botao da PSu tras pressionado no modo sempre ON.

Cps
 
Back
Topo