Fontes de alimentação - Guia na primeira página

Seasonic Focus GX 650w / Bitefenix whisperer 650w +- 95€
Fonte Modular Super Flower Leadex III ARGB 650W 80+ Gold 99€

Existem medidores de consumo, que mostram o que estas a puxar da linha AC tipo 12€, dps tens de fazer uma conta com a % efeciencia da fonte pra teres a noção do consumo real aproximado.
 
Última edição:
Sim, eu creio que não precisa de mais de 650W. De qualquer forma, hoje em dia as motherboards já têm protecção para que, no caso de não haver power suficiente, nada seja estragado, certo? Digo isto apenas no sentido de por exemplo testar a ver se a fonte aguenta.

Já agora e nesse sentido, deve existir algum aparelho que me permita ver o consumo real do sistema. Alguém sabe?

Não é tanto a motherboard, mas sim a fonte. Uma fonte fidedigna com um output de 650W não significa que apenas consegue disponibilizar 650W, mas sim que é rated a este output cumprindo um conjunto de especificações (temperatura de operação, eficiência, ripple, etc).

Por este motivo, a fonte tem embutida no design um conjunto de protecções, nomeadamente, o Over Power Protection (OPP) que a impede de ultrapassar o limite de potência para o qual foi desenhada.

Este limite depende do fabricante. Não são raros os casos em que uma unidade de 650W consegue debitar 750W antes da entrada do OPP.

Mas de novo, não acredito que esta geração Ampere vá causar um aumento significativo de consumo. Mas teremos de aguardar.
 
Usariam uma VS450W para uma futura plataforma AM4? Isto com R5 2600/ 3600, gráfica ainda tenho que ver.

O meu afilhado tem um PC que montei na altura para o meu irmão e já tem 10 anos, composto por
PHENON II X3 720
ASRock 970 pro3 r2.0 ( penso que berrou)
4GB RAM Kingston
HD4770
Fonte Corsair VS450 com cerca de 2 anos, substituído pela antiga Lcpower 550W.

Esta semana o PC cheirou a queimado, desligou e depois não ligou, trouxe o PC para casa e testei já gráfica e memória estão OK falta testar board e fonte, a partida será board, porque da fonte não me cheira a queimado, como vai montar um Setup novo mais vale comprar fonte nova ou aproveitar esta?

Em termos de potência a fonte ainda aguenta, mas o que mete um pé a trás é o OCP e OPP acionar muito tarde faz que não confie muito nela
 
Se vais montar um Setup novo eu preferia vender a fonte e ir buscar algo melhor. Essa é bem fraca.... Mas como disseram serve pk 3600+1660 super gastam 200w full load
 
Sim, aguenta com este setup, depende claro da grafica. Se for algo tipo GTX 1660 (super) e na boa.
Por acaso estava na ideia da R9 390 usada mas deve ser gulosa, sendo assim talvez vá para uma dessas GTX para poupar na fonte.

A não ser que o meu irmão queira manter o Phenom II para a filha mais nova para os estudos, então assim cria-se um de raiz
 
Eu quero e vou fazer um PC mini ITX com Ryzen 5 ou 7 junto com talvez uma 3070, possivelmente 3080 (mas duvido), eu sei que ainda não se sabe consumos das 3000 mas acham que a SF600 dava conta numa configuração do género?
 
Boas malta andei a tentar pesquisar mas não cheguei a nenhuma conclusão concreta. Com a vinda das rtx 3000 vou montar uma máquina nova despedir-me de vez da minha antiga gtx 960 por uma rtx 3070. a minha dúvida é a seguinte:

- Seasonic Focus Gold GX 650W Full Modular (95 euros)
ou
- Corsair RM Series RM650 (2019) 80+ Gold Full Modular (98 euros)

se puderem dar alguma opinião agradecia :)
 
Boas malta andei a tentar pesquisar mas não cheguei a nenhuma conclusão concreta. Com a vinda das rtx 3000 vou montar uma máquina nova despedir-me de vez da minha antiga gtx 960 por uma rtx 3070. a minha dúvida é a seguinte:

- Seasonic Focus Gold GX 650W Full Modular (95 euros)
ou
- Corsair RM Series RM650 (2019) 80+ Gold Full Modular (98 euros)

se puderem dar alguma opinião agradecia :)


Ambas são boas, não consideraste 750w?
Se vais dar o upgrade, as Corsair 750w são boas e por pouco mais euros, ficas definitivamente resolvido nas PSUs.
 
Ambas são boas, não consideraste 750w?
Se vais dar o upgrade, as Corsair 750w são boas e por pouco mais euros, ficas definitivamente resolvido nas PSUs.
Inicialmente sim, mas após os valores de consumo na release, sabendo que não vou andar a fazer grandes OC's penso que para uma 3070 650W chega e sobra. Como vi estas 2 PSU em promo até amanhã queria ver se comprava já, mas não está fácil decidir qual
 
Após ler atentamente as 29 páginas até ao momento neste tópico, tive as minhas dúvidas esclarecidas... mas fiquei com outras

Reduzi a 3 possíveis opções, mas de "intervalos de preços bastante diferentes".
Agora o meu problema não é bem as características internas da fonte ou ser ou não modular pois caso contrário provavelmente iria para a Seasonic pelo valor e também pelas sugestões aqui dadas.

O problema passa (na minha cabeça) por ter decidido comprar um pc novo para o puto "low budget".

Ja comprei a Caixa, e a escolha foi uma caixa micro-atx a Cooler Master Q300L.
E aqui que reside o meu problema, a fonte fica em baixo.

A posição em que a fonte é montada vai-me fazer com que os labels laterais das fontes "fiquem de cabeça para baixo" e também da ventoinha da mesma para baixo. Se é que me faço entender aqui fica a foto com uma montada correctamente.
edge-to-edge-side-panel-imageleftorright.png


Será que estou a pensar bem ou mal e a fonte fica correctamente montada ????? Pelo que vejo a posição de fixação cria-me esta dúvida.

Neste momento e menos relevante, 450w chegará perfeitamente para a máquina que estou a ponderar:

  • AMD Ryzen 5 3400G, c/ Radeon RX Vega 11
  • Board Gigabyte ou MSI B450M
  • 16GB Ram Gskill RGB
  • 1 Disco SSD + 1 HDD 1TB
 
Última edição:
Sim, das que vi parece-me um look mais "clean" que é o que procuro.
A da Whisper, o amarelo ali choca muito e eu pretendo algo mesmo simples, com iluminação unicamente em branco.
A questão é que as outras penso que além do logo da marca tem as informações das linhas do lado que se fica a ver. Tens a bitfenix Formula que o logo é em branco mas deixa de ser modular mas penso que é tudo igual a Whisper.
 
Back
Topo