1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Fontes de alimentação - Guia na primeira página

Discussão em 'Desktops' iniciada por SVM, 18 de Julho de 2019. (Respostas: 754; Visualizações: 36077)

1. MarkC

MarkC Power Member

Malta, por norma vocês mantêm as fontes quento tempo?
    Tenho uma Corsair HX650W de 2010 que corre neste sistema:

Ryzen 2600
    MSI B450 Tomahawk
    16gb Kingston Hyperx
    Gygabite GTX 1070ti
    2xSSD
    2xHDD

A fonte nunca me deu problemas, a única questão prende-se com a ventoínha que está a ficar barulhenta.
    Por cerca de 18euros faço a festa e troco a ventoínha por uma da mesma referência e mantenho a fonte até futuro upgrade talvez de gráfica, tipo um ano ou dois.
    Ou acham que é melhor mesmo fazer upgrade à fonte?

Grato :)

2. DiogoAntunes

DiogoAntunes Power Member

Essa é aquela autocolante azul 80 Plus bronze certo?

O ideal não é, agora essa fonte nem a 50% de carga vai em gaming Load(nesse PC), a probabilidade de dar raia é mt baixa,se tiveres UPS ajudar eu diria que não vale a pena trocar.

Agora se conseguires vender isso por 40€ com mais 50€ em cima vais buscar uma fonte boa 650w 80 plus gold, ganhas quase 4/5% de eficiencia energetica.

Senão tiveres UPS, troca a fonte ficas com uma coisa recente com as protecções tds e se acontecer algo imprevisto tens uma garantia de 10 anos que é qt essa durou, dá para ter uma ideia :p

Essa questão depende, tens de ter a noção que o desgaste maior/real da fonte só acontece com os components em Load.

EDIT: Não li a parte da FAN :S Por 20€ não compensa obviamente.

Última edição: 1 de Outubro de 2020
  3. SVM

SVM Power Member

Com 69.90€ compras de tal forma de superior, que por uma diferença de 40€ face ao que tens de gastar na ventoinha, não te vale de todo a pena manter a HX.

4. Boas eu montei o meu Pc em janeiro, mas ele continua a ter falhas no teste de stress da 3D mark <97%.

Estive a ler e vi que podia ser da fonte ou da refrigeração.

Eu tenho uma CX600M (Corsair) acham que devia fazer upgrade para uma fonte mais potente?

Se sim eu vi esta: Corsair CX750 É boa? aconselham?

O meu PC é composto por :
    Processador:
    2700x amd ryzen7 octa-core 3.7ghz c/turbo 4.35ghz
    Placa mãe:
    micro atx Asus prime B450M-A
    Memória RAM:
    2x8 gskill aegis ddr4-2666 mhz
    Placa Gráfica:
    Asus RTX 2070 Turbo
    HDD/SSD:
    250 ssd (samsung)+ 2 HDD 1 T
    Placa de Som:
    da board
    Fonte (PSU):
    corsair cx 600M
    Cooling:
    1 cooler + 3fans
    Torre:
    NOX Hummer ZN
    Sistema Operativo:
    win10 64

5. SVM

SVM Power Member

Existe bem melhor. CX quanto a mim morre na de 550W. Por preços bem aceitáveis encontras as Bitfenix Formula, Whisper M, Corsair TXM, FOCUS GX...

6. DiogoAntunes

Trocar uma CX600(mais antiga) para uma CX 750 nao era grande upgrade.

7. Obrigado vou ver então esse modelos, mas acham que, para o meu pc é melhor fazer upgrade?

8. Obrigado o que aconselha? acha que, para o meu pc é melhor fazer upgrade?

9. Estava a ser tanso e não li a 1ª pagina. Então acham que para o meu pc posso comprar uma destas:
    • "BitFenix Formula 450/550W (64.90/69.90€) ,
    Mas então estou confuso estas com 450/550W são melhores que a minha CX600M? É que li que necessitava de uma de 700W e que poderia ser isso que fazia ter lag no PC e falhar no teste de stress do 3D mark (resultado <97%)

Acham que funcionam bem com todos os componentes que tenho no PC (anteriormente referidos)?

10. DiogoAntunes

Nesse PC uma bitefenix formula 550w por 70€ chega e sobra.

Agora se queres algo modular e ja a pensar num upgrade futuro 8core + grafica 1440p +- 200W/250w , mete uma Seasonic GX 650/Bitefenix M 650w modulares +- 95€

Cps

11. SVM

SVM Power Member

São (bastante) superiores à tua CX600M...essa série CX era penosa e hoje em dia não tem lugar em sistemas modernos.

Podes. Aposta na Formula 550W e tens fonte para 10 anos. Se quiseres pensar em algo extremo, tipo 3080...podes pagar um pouco mais e levar a de 650W.

12. Obrigado eu sempre pensei sempre que teria de apostar nos watts e não nos modelos!

13. Obrigado,vou seguir em principio o seu conselho e optar por uma Seasonic GX 650/Bitefenix M 650w porque o meu PC já é octa-core e possivelmente irei comprar uma das RTX30. :-)

14. GoStop

GoStop Power Member

O que aconteceu à recomendação da Whisper M 650W? É que por acaso comprei uma e deu problemas com a minha Vega 56 e teve de ir para RMA.

15. DiogoAntunes

A Vega 56 e que gasta tanto e manda picos que leva 1 rail de 12v dessa fonte ao limite e entra a protecçao a fonte esta boa.

Tens de ligar os 2 cabos pcie um em cada rail 12v

Última edição: 5 de Outubro de 2020
  16. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Sendo a Whisper M 650 equivalente à RM650X, nao vejo porque de dar problemas. Tenho esta fonte e uma Vega 56 a quase 2 anos e funcionando perfeitamente.

E apenas uso um cabo pcie em Y (embora tem fios 16 AWG até o primeiro connector, se fosse 18AWG teria que usar dois cabos)

17. SVM

SVM Power Member

Continua a ser uma das melhores fontes que podes comprar. Por 94.90€ tem um valor estupendo, mas todo o material é passível de falhas. Estavas a usar a placa ligada a apenas um cabo PCI?

18. GoStop

GoStop Power Member

Acabei por testar de várias formas mas inicialmente estava com 2 cabos PCI-X no VGA1 cada um destes a alimentar 6+2 na gráfica. Testei a fonte num computador de um amigo meu para despistar e teve exatamente o mesmo comportamento com uma RTX2060, ao fim de um minuto num benchmark o PC desligava.

19. SVM

SVM Power Member

RMA nisso, a próxima dura 10 anos...

20. DiogoAntunes

So mostrar aqui uma fotos de um "animal feroz albino" que chegou hj a casa entretanto ja montei.
    https://imgur.com/a/Jtd0glN

Agr tenho de leiloar a GX 550 que tem 3 meses de uso :p
    EDIT:Eu sei que nao casa mt bem em termos de cores,mas o que me interessa e performance por €.

Cps

Última edição: 7 de Outubro de 2020