Fontes de alimentação - Guia na primeira página

Este artigo é bastante antigo, mas fiável:

https://www.gamersnexus.net/guides/2211-how-many-watts-does-a-gaming-pc-need-power-supplies/Page-3

No gráfico do sistema i7-5930K + GTX 980 Ti (CPU com 140W de TDP e GPU com TDP 250W) o máximo teórico com handbrake a fazer encoding e GPU load máximo, tens consumos 425W na tomada. Se assumires 90% de eficiência, tens 382W de consumo real. Portanto, se tiveres uma 3080 com TDW de 320W, o máximo dos máximos deve ser 450W.

Atenção que este cenário de handbrake + GPU load é muito pouco realista... Nos cenários mais realistas tens 306-362W de consumo na tomada. Portanto, menos de 350W de consumo real...
 
Uma pergunta parva, porque.. ando com umas ideias parvas. :D

Uma fonte de 750W chegaria para uma 3090 e um 3950X? A pensar eventualmente que possa aguentar com o equivalente Zen4 quando for caso disso?

Tenho uma seasonic 850 platinum, mas estou a ponderar fazer aqui umas alterações que me obrigariam a trocar a fonte por uma small form... Mas tenho receio que uma fonte de 750 seja muito à pele..

Eu tenho um 7700k e uma 3090 (7 ventoinhas e 4 SSD) e não tenho problema nenhum com uma Corsair AX760 . O wattimetro que tenho na tomada diz que não passa dos 560w mas não sei se o processador está a limitar a gráfica, não deve de ser muito porque só jogo a 4K ou VR.
 
Eu tenho um 7700k e uma 3090 (7 ventoinhas e 4 SSD) e não tenho problema nenhum com uma Corsair AX760 . O wattimetro que tenho na tomada diz que não passa dos 560w mas não sei se o processador está a limitar a gráfica, não deve de ser muito porque só jogo a 4K ou VR.
Achas que meu 8700 com 3 discos e 4 fan seguram uma 3080 com 650w
 
Tenho um Rysen 3600, 2 HDD, 1 NVME, 2 SSD, 4 Fans e uma 3080 com uma fonte de 750 w e aguenta bem. Só mudei da minha XFX XRT 650W para uma Seasonic 750 porque a primeira tinha 6 anos.
 
É verdade. Até estou pasmado. Mas tem jogado tudo (2k 144 hz), desde Cyberpunk a Red Dead 2, etc., sem qualquer problema.

É fácil de perceber. Basta veres o artigo que pus meia dúzia de posts atrás e percebes que é difícil passar os 500w com tudo ao mesmo tempo. Durante os jogos o CPU raramente está fully loaded, portanto ficas ainda abaixo disso.
 
Ele quer uma Lian Li O11 mini com uma SF750.

Aguenta sem suar, não é @SVM ??

hahahahahaha já me mostraste a cueca toda!!!

Resumidamente a minha Phanteks 719 está a fazer um buzz, que me deixou já lixado com F grande...

Ainda não tive tempo de decobrir de onde é, mas parece ser algures no painel de vidro. Não sei se algo possa ter ficado mais laço de abrir e fechar, mas como a caixa tem meio ano, se realmente estiver com algum problema vai directa para RMA, e troco possivelmente por uma lian li 011D mini que fiquei apaixonado pela caixa... :D

Mas ia obrigar-me a trocar a seasonic 850 por uma corsair sf750..

Ou seja, eventualmente vendendo as peças cobre o investimento na troca... mas só de pensar na dor de cabeça...
 
Ja o tinha topado... Ter sistema top high end e preocupar se com uma sff.. so podia ser um aquario (a o11 mini)... Porque itx nao seria de certeza :p
 
Ja o tinha topado... Ter sistema top high end e preocupar se com uma sff.. so podia ser um aquario (a o11 mini)... Porque itx nao seria de certeza :p

Ainda é um grande what if, mas de um gajo que tem dormido pouco, parece fazer sentido.

Ignorando o facto de ficar com uma caixa, uma fonte e fans noctua para vender.. Isso e faltarem-me 20cm de secretária para o aquário ficar bonito. :D
 
Não querendo alongar-me em offtopic, acho que me deixei claramente levar pela emoção.

Mas vou analisar o tema... se vir que não resolvo aqui o BZZ da caixa, RMA com ela, e mando vir um aquário (assumindo que encontro uma fonte disponível)
 
@joooe
O meu PC da assinatura em Load chega aos 505W.... Ok.. O meu cpu está fortemente overclocado e possui unas 11 fans e 6hdds....mas mm assim acho k uma fonte de 525W é algo mesmo a tangente.... Quando o rapaz fizer anos pensa fortemente em oferecerer uma fonte nova [emoji23][emoji23].
Quando
Anyway.... Fontes de 650w aguentam com a maioria dos sistemas high end que por aí andam e até de 550W.... Contudo se querem silêncio, baixas temperaturas e comprar uma fonte para n terem que se preocupar mais com o assunto durante uma década diria que uma boa fonte de 750/850w é o ideal para quem usa gráficas com consumos aos níveis de uma 3080/3090...

Mas claro quem estiver com budget apertado uma 650W resolve os problemas energéticos de praticamente qualquer user aqui... Mas quemntiver oportunidade acho que ter um pouco mais de margem é melhor pelas razões que já expliquei.
 
Boas.
No meu sistema secundário, Xeon E5450 3.0Ghz, 8GB DDR3 1066Mhz tenho uma Sapphire R7 250 1GB. É usado simplesmente como media center basicamente.
Contudo, tenho uma Sapphire RX580 Nitro+ 8GB aqui parada e estou na dúvida se a poderia colocar nesse sistema, só temporariamente para ver até onde ele vai, mas não sei se a fonte aguenta.
É uma velha LC Power 550W. Diz-lhe a idade dela, +10 anos, que provavelmente não, mas para usar um par de horas, só a ver se dá, será que aguentava?
Seria apenas um teste, nada permanente, mas tenho ideia que é capaz de não ter andamento para aquilo.
 
Back
Topo