Fontes de alimentação - Guia na primeira página

Atenção, sem querer ferir suscetibilidades.

Mas se estamos a falar numa compra a durar 12 anos, estar agora a falar que aguenta uma 3070 ti é um pouco tonto.

A menos que me digas que te imaginas daqui a 12 anos com uma 3070ti ainda, aí tudo bem.

Quando se fala em future proof, é a tentar de algum modo precaver alguma curve ball que possam atirar com o hardware no futuro a nível de consumos :)

Por tanto, os 650W chegam e sobram, se achares que nos próximos 12 anos não pretendes atingir patamares tipo ryzen 9 com gráficas de topo e a brincar aos OC's (atenção, não estou a dizer que 650W não chegam. Estou sim a dizer que não sabemos se vão chegar) :)
 
Nao anda a 3070TI, nem anda o padrao ATX normal ja sequer.

Agora se tens de comprar mesmo uma fonte agora, comprava a FOCUS PX platinum ou a Prime Platinum +- 120 as de 650w que ainda se vem em stock.
 
Nao anda a 3070TI, nem anda o padrao ATX normal ja sequer.

Agora se tens de comprar mesmo uma fonte agora, comprava a FOCUS PX platinum ou a Prime Platinum +- 120 as de 650w que ainda se vem em stock.
Efectivamente, em mudando para ATX12VO de futuro, certamente haverão adaptadores se for muito necessário aproveitar, mas sim.

O melhor compromisso para já, é essa mesmo. 650W, mas platinum, para ter a certeza que os 650W são bem aproveitados, e não apenas 550 ou assim :D
 
Comprar uma fonte hoje para "aguentar 12 anos" não é pensamento bom.

Para já como falado, a Intel que acelerar o 12VO com o AlderLake. Claro que a mudança não é do dia para a noite, até porque o 12VO vai implicar mudar as fontes totalmente. Não deve ser possível "adaptadores", dado que é necessário o 5VSB e isso foi trocado por 12VSB.

Mas não duvido que em 12 anos já o 12VO seja padrão universal.

E imho espero bem, as vantagens são muitas. Claro que é chato trocar de fonte, mas no proximo ano e afins já teremos que mudar de board, ram e CPU, a fonte é o mais barato...

Andamos com o formato ATX de fontes atuais a uns bons 30 anos. Até gostaria mesmo que o SFX/SFX-L virasse padrão, ainda mais que fontes puramente 12V serão mais simples e logo menos componentes menos espaço.

E se a Corsair consegue criar um monstro de 750w que atende 99,99% do mundo do hardware naquele formato pequeno, fontes ATX parece algo "jurássico". E há SFX-L de 850-900w se não me engano.
 
Última edição:
Comprar uma fonte hoje para "aguentar 12 anos" não é pensamento bom.

Para já como falado, a Intel que acelerar o 12VO com o AlderLake. Claro que a mudança não é do dia para a noite, até porque o 12VO vai implicar mudar as fontes totalmente. Não deve ser possível "adaptadores", dado que é necessário o 5VSB e isso foi trocado por 12VSB.

Mas não duvido que em 12 anos já o 12VO seja padrão universal.

E imho espero bem, as vantagens são muitas. Claro que é chato trocar de fonte, mas no proximo ano e afins já teremos que mudar de board, ram e CPU, a fonte é o mais barato...

Andamos com o formato ATX de fontes atuais a uns bons 30 anos. Até gostaria mesmo que o SFX/SFX-L virasse padrão, ainda mais que fontes puramente 12V serão mais simples e logo menos componentes menos espaço.

E se a Corsair consegue criar um monstro de 750w que atende 99,99% do mundo do hardware naquele formato pequeno, fontes ATX parece algo "jurássico". E há SFX-L de 850-900w se não me engano.
A silverstone apresentou uma sfx de 1000W penso :D
 
Por tanto, os 650W chegam e sobram, se achares que nos próximos 12 anos não pretendes atingir patamares tipo ryzen 9 com gráficas de topo e a brincar aos OC's
Não está nos planos. Próximo upgrade deverá ser uma gráfica, mas ao preço que elas se encontram as de topo estão completamente fora de questão, até lá a 1060 aguenta muitos jogos do meu backlog.

Para já como falado, a Intel que acelerar o 12VO com o AlderLake. Claro que a mudança não é do dia para a noite, até porque o 12VO vai implicar mudar as fontes totalmente. Não deve ser possível "adaptadores", dado que é necessário o 5VSB e isso foi trocado por 12VSB.

Mas não duvido que em 12 anos já o 12VO seja padrão universal.
Já sabia que a NVIDIA tinha lançado um conector novo de 10 pins, mas não sabia que ia haver mudanças tão "drásticas". Torna-se para mim mais difícil justificar um investimento grande neste momento.

Obrigado pela ajuda.
 
Bem a minha Evga g2 550w comprada em 2015 começou com ruídos estranhos na ventoinha. Vou experimentar ativar a garantia, tinha a fonte registada no site da evga.

Nunca ativei uma garantia de uma fonte, mas parece que a evga oferece troca, e posso enviar a fonte antiga depois. Até tinha aqui uma fonte backup, mas assim não tenho de passar cabos duas vezes :D. Depois digo como correu.

Era interessante conseguir que me mandassem uma G6 de 650w e eu pagava a diferença, já que as G2 foram descontinuadas a algum tempo e a G5 não é grande coisa.
 
Última edição:
Já sabia que a NVIDIA tinha lançado um conector novo de 10 pins, mas não sabia que ia haver mudanças tão "drásticas". Torna-se para mim mais difícil justificar um investimento grande neste momento.

Obrigado pela ajuda.

Conector de 12 pinos, mas foi algo exclusivo da nvidia, nenhum AIB usou este conector e não está previsto ser usado no ATX12VO.

Mas repara, estas mudanças vai demorar a "pegar" O Alder Lake vais ter provavelmente mais boards ATX padrão 24 pins do que 12VO. O que quero so alertar e nao terem ideia de comprar fontes para servir para qualquer hardware em 12 anos, logo não compensa investir em fontes ultra caras para isso.

O proprio padrao de fontes ATX e uma fonte de 12 anos atras nao e de todo recomendada usar em sistemas modernos.
 
Resumindo se a tua fonte ainda funciona da mantem-a para o sistema que indicas tb esta a largamente folgada. Se der o berro, penso ter visto uma promo da Focus GX 650w 80 Plus gold a 80€, ja poupas 40€. Como ja explicaram ao pormenor o padrao ATX (boards e PSU's)vai mudar e não ha adaptadores visto que as fontes vão passar a ter somente 12v.
 
Resumindo se a tua fonte ainda funciona da mantem-a para o sistema que indicas tb esta a largamente folgada. Se der o berro, penso ter visto uma promo da Focus GX 650w 80 Plus gold a 80€, ja poupas 40€. Como ja explicaram ao pormenor o padrao ATX (boards e PSU's)vai mudar e não ha adaptadores visto que as fontes vão passar a ter somente 12v.
Desde que se der o berro não leve mais nenhum componente atrás, sounds like a plan.

Por acaso estive a ver um vídeo, do Linus a testar.

É que até para discos sata vamos ter a board a converter a energia da fonte poder ligar um disco Sata. Ou seja, os discos vão ligar directamente à board, e não à fonte.
 
Desde que se der o berro não leve mais nenhum componente atrás, sounds like a plan.

Por acaso estive a ver um vídeo, do Linus a testar.

É que até para discos sata vamos ter a board a converter a energia da fonte poder ligar um disco Sata. Ou seja, os discos vão ligar directamente à board, e não à fonte.
O que é usado ao tempo em tudo que é sistema OEM, notebooks, etc...

E cada vez ha menos discos SATA em desktops, cada vez faz menos sentido ter 6 ou mais portas SATA.

Até acho que os fabricantes deviam apostar em 2x NVME e 2x SATA como padrao. Low end que ficava em 1x nvme e 2x SATA e (ultra)high end 4x SATA e 3-4 nvme.

E existir umas placas pcie para adicionar SATAs, recorrendo a energia do slot ou um plug pcie para a energia para aqueles 0,1% que vao ter mais que 2-4 discos no desktop :D

fornecer 6 ou 8 SATAs com ATX12VO já implica por um circuito 12V-5V algo robusto, o que vai ocupar muito espaço e encarecer do que ter meras 2 portas e um circuito pequenino de 2-3A
 
não sei como isso se compara com a realidade, mas o artigo mais parece um artigo de publicidade á corsair que de informação.

Era isso, se não viesse do Aris, que deve ser dos tipos mais isentos que conheço.

Concordo com praticamente tudo.

O JG tem feito milagres pela lineup da Corsair e torna-se muito complicado de competir na conjugação de: disponibilidade, preço, qualidade e garantia.

Dependendo do mercado, existem diversas outras unidades que mereciam constar da lista. Mas compreendo a seleção.
 
Da lista na 1ª página as que mais me agradam são a Seasonic GX ou a Corsair RMx e em 3º lugar a Super Flower Leadex (por oferecer menos garantia).

Qual é o vosso feedback relativamente às fontes da MSI? As MPG A650GF e A750GF estão em promoção. Basicamente a versão de 750W fica ao mesmo preço que a Seasonic GX650.
Vi algures que usa a mesma plataforma das Corsair RMx.

Obrigado.
 
Qual é o vosso feedback relativamente às fontes da MSI? As MPG A650GF e A750GF estão em promoção. Basicamente a versão de 750W fica ao mesmo preço que a Seasonic GX650.
Vi algures que usa a mesma plataforma das Corsair RMx.

Obrigado.
Sao fontes de TOP. Mesmo nivel que as seasonic GX (+-).
 
Qual é o vosso feedback relativamente às fontes da MSI? As MPG A650GF e A750GF estão em promoção. Basicamente a versão de 750W fica ao mesmo preço que a Seasonic GX650.
Vi algures que usa a mesma plataforma das Corsair RMx.

Obrigado.
Tanto quanto sei ainda não ha reviews fidedignas dessas fontes. Se já existerem agradeço que compartam os links.
Mas a confirmar-se que a plataforma é a mesma das Corsair RMx, ainda que não sendo o mesmo que Corsair, se estiver a um preço realmente bom, diria que talvez valha a pena.
 
Tanto quanto sei ainda não ha reviews fidedignas dessas fontes. Se já existerem agradeço que compartam os links.
Mas a confirmar-se que a plataforma é a mesma das Corsair RMx, ainda que não sendo o mesmo que Corsair, se estiver a um preço realmente bom, diria que talvez valha a pena.

No ano passado li sobre elas.
Nao é grande review mas da para retirar alguma informacao. Aqui.
Claro que tambem depende do preço, nao estou a par destes. Mas se for entre os 65 e 85€, no bad.
 
Back
Topo