Fontes de alimentação - Guia na primeira página

Boas Pessoal,

Actualizei o meu sistema para um Ryzen 5 3600, MSI B450 GAMING PLUS MAX e 2x8GB DDR4 3600 CL19. Tenho uma 1070FE e queria ver se puxava um OC para ver se faz diferença notável.
Tenho uma Corsair CX500M, tem cerca de 6 anos.
Qual aconselham? Ando indeciso entre uma Corsair RM650x, Seasonic GX-650, Seasonic Focus+ 650 e Bitfenix Whisper M 650W.
 
Sabendo que os Ryzen praticamente não fazem/não compensa OC e estas 1070 não gasta assim tanto (alias até há quem faça UV + OC) faz sentido mudar a fonte já?

A não ser que penses em algo mais possante no futuro, para ir para um 3700X ou mais potente e algo tipo RTX 2080(ti)... Eu tenho uma RM650x com quase o mesmo setup, mas com uma Vega 56 que é um pouco mais gulosa/esquisita e funciona tudo bem.
 
Sabendo que os Ryzen praticamente não fazem/não compensa OC e estas 1070 não gasta assim tanto (alias até há quem faça UV + OC) faz sentido mudar a fonte já?

A não ser que penses em algo mais possante no futuro, para ir para um 3700X ou mais potente e algo tipo RTX 2080(ti)... Eu tenho uma RM650x com quase o mesmo setup, mas com uma Vega 56 que é um pouco mais gulosa/esquisita e funciona tudo bem.

Processador não irei mudar durante os próximos anos. A gráfica, estou a pensar mudar daqui a 2 anos talvez, até então vou comprar um novo monitor 2K, aí valerá a pena trocar de gráfica, atualmente para 1080p estou bastante satisfeito com o sistema e não tenciono mudar.
Li que estas CX são de qualidade duvidosa, e visto que ela já tem 6 anos, não queria comprometer o sistema, se bem que, até à data, nunca me deu problemas.
 
Boas Pessoal,

Actualizei o meu sistema para um Ryzen 5 3600, MSI B450 GAMING PLUS MAX e 2x8GB DDR4 3600 CL19. Tenho uma 1070FE e queria ver se puxava um OC para ver se faz diferença notável.
Tenho uma Corsair CX500M, tem cerca de 6 anos.
Qual aconselham? Ando indeciso entre uma Corsair RM650x, Seasonic GX-650, Seasonic Focus+ 650 e Bitfenix Whisper M 650W.

Se tiveres orçamento, aposta na Whisper M. Não necessitas (nem vais necessitar) de 650W, pelo que podes apostar na de 550W pelos 89€.

Mas, nem precisas de tanto...a TX550M custa 79.90€ e é também uma excelente unidade.

Tens um guia nesta página que podes usar:

https://forum.zwame.pt/threads/fontes-de-alimentacao-discussao-geral.416907/page-283
 
Processador não irei mudar durante os próximos anos. A gráfica, estou a pensar mudar daqui a 2 anos talvez, até então vou comprar um novo monitor 2K, aí valerá a pena trocar de gráfica, atualmente para 1080p estou bastante satisfeito com o sistema e não tenciono mudar.
Li que estas CX são de qualidade duvidosa, e visto que ela já tem 6 anos, não queria comprometer o sistema, se bem que, até à data, nunca me deu problemas.

De facto, eram unidades fracas à época e hoje em dia são desaconselhadas para qualquer sistema moderno.
 
Sim, vendo a antiguidade vale a pena mudar e ficar com uma plataforma moderna, DC-DC, full modular, com fan stop, 80 plus gold ou melhor.

Esta podes guardar para backup ou testes.

Eu tenho uma CX450M, mas é para alimentar um ryzen 2200G sem GPU... :D

Boas Pessoal,

Actualizei o meu sistema para um Ryzen 3700X e board X570.
Para já mantenho a gráfica AMD Radeon 7950 e a fonte Antec True Power New 750W. Esta fonte foi utilizada num PC quase sempre ligado, mas sem grande carga.
Aconselham actualizar a fonte o mais rápido possível ou acham que não deve haver problema continuar com ela?

Cumprs
Quantos anos tem a fonte?

Eu tinha uma destas, se ainda tivesse seria quase 10 anos... Eu rifava isso se pudesse e investia numa moderna.

É uma excelente fonte claro, eu se calhar devia ter guardado a minha para backups :sad:
 
Sim, vendo a antiguidade vale a pena mudar e ficar com uma plataforma moderna, DC-DC, full modular, com fan stop, 80 plus gold ou melhor.

Esta podes guardar para backup ou testes.

Eu tenho uma CX450M, mas é para alimentar um ryzen 2200G sem GPU... :D


Quantos anos tem a fonte?

Eu tinha uma destas, se ainda tivesse seria quase 10 anos... Eu rifava isso se pudesse e investia numa moderna.

É uma excelente fonte claro, eu se calhar devia ter guardado a minha para backups :sad:

Não sei ao certo, mas deve ter 10+ anos. Não me lembro bem, mas comprei-a uns meses depois de sair para o mercado em Portugal.
Fiquei sem perceber... Recomendas rifa-la, mas estás arrependido de despachar a tua XD
 
Não sei ao certo, mas deve ter 10+ anos. Não me lembro bem, mas comprei-a uns meses depois de sair para o mercado em Portugal.
Fiquei sem perceber... Recomendas rifa-la, mas estás arrependido de despachar a tua XD
Arrependido no sentido de não ter ficado com ela para backup, dado o preço que vendi...

Nem é preciso uma de 750w se for comprar uma nova. Isso é para dual gpu. Uma de 600-650 tem margem para atirar até 2080 ti com OC. Se fores trocar a 7950 por algo mais moderno e com menor consumo, até 550w deve chegar e sobrar.
 
Arrependido no sentido de não ter ficado com ela para backup, dado o preço que vendi...

Nem é preciso uma de 750w se for comprar uma nova. Isso é para dual gpu. Uma de 600-650 tem margem para atirar até 2080 ti com OC. Se fores trocar a 7950 por algo mais moderno e com menor consumo, até 550w deve chegar e sobrar.

Portanto, a substituição da fonte antiga por uma nova permitiria obter algumas características interessantes, incluindo melhor eficiência. Relativamente a manter a fonte antiga, há riscos associados a esta decisão (ex: queimar o hardware por avaria) ou é apenas uma questão de beneficiar dessas novas características?
 
Boas malta. Tenho uma fonte seasonic s12ii 520w que anda a fazer um barulho. vou deixar aqui um video que encontrei que faz o mesmo, não faz sempre mas ultimamente faz bastantes vezes. Se me puderem ajudar a saber o que é agradecia.
 
Eu já tive esta fonte e quais as vantagens perante a Corsair RMx:
- Fonte nova, logo mais fiabilidade (teórica) e garantia.
- Mais eficiência. 80 plus bronze vs gold, especialmente em low load que a Antec não é boa nisso.
- Fan stop em idle/carga baixa
- Arquitectura mais moderna, se bem que a Antec já é projecto DC-DC
- Full Modular, a Antec é pseudo Modular, tem 2 cabos de gráfica, 1 EPS mais outro ATX 12v, o ATX 24 pins, e 2 cabos de periféricos, ainda assim é muito cabo preso.

Quando digo manter a fonte é guardares ela em casa para backup se esta estragar ou testar outros PCs. Se nada disso te preocupa podes revender.

Claro que a troca depende se vês vantagens acima (só o facto de eliminar cabos e o fan stop foi uma mais valia), como esta fonte foi sujeita, se esta limpa ou não.

A que vendi depois de limpa parecia nova. E de certeza trabalhava mais 10 anos.
 
Eu já tive esta fonte e quais as vantagens perante a Corsair RMx:
- Fonte nova, logo mais fiabilidade (teórica) e garantia.
- Mais eficiência. 80 plus bronze vs gold, especialmente em low load que a Antec não é boa nisso.
- Fan stop em idle/carga baixa
- Arquitectura mais moderna, se bem que a Antec já é projecto DC-DC
- Full Modular, a Antec é pseudo Modular, tem 2 cabos de gráfica, 1 EPS mais outro ATX 12v, o ATX 24 pins, e 2 cabos de periféricos, ainda assim é muito cabo preso.

Quando digo manter a fonte é guardares ela em casa para backup se esta estragar ou testar outros PCs. Se nada disso te preocupa podes revender.

Claro que a troca depende se vês vantagens acima (só o facto de eliminar cabos e o fan stop foi uma mais valia), como esta fonte foi sujeita, se esta limpa ou não.

A que vendi depois de limpa parecia nova. E de certeza trabalhava mais 10 anos.

É semi DC-DC. Foi das primeiras iterações "DC-DC" da Seasonic.

Mesmo numa fonte com qualidade para a época, existem 10 anos de desgaste aos componentes internos, logo, perda no desempenho das suas características.

Se o orçamento o permitir, recomendo a troca por um modelo recente e superior. Não é preciso entrar em loucuras, a BitFenix Formula 550W custa 69.90€ e apresenta um desempenho estonteante.

Se estiver muito apertado, bom...é arriscar e usar.

Podem existir problemas relacionados com a adequação do formato às plataformas modernas (ex, crashes aleatórios), maior probabilidade de desgaste nos restantes componentes, etc...etc...

Ou não. É uma escolha que o utilizador terá que fazer.
 
Não precisas de tanto, tens uma XFX XTR2 550W a ~74€ ou uma TX550M a preço semelhante e 7 anos de garantia. Nos ~85€ já tens modelos de 650W.

Prefiro a Whisper M. São mais uns trocos, tenho orçamento para tal, e fico mais descansado. ;)
E isto se não cometer a loucura de ir buscar a RMx.
Mas atualmente ando em tshoot com o meu ryzen que anda com problemas ao arrancar. Demora bastante tempo a fazer POST, muitas vezes nem faz. Tanto com as memórias a 2133MHz como com XMP e memórias a 3600 (como são). :(
Já agora..... Será que a fonte pode estar a causar isto ? Ele quando arranca funciona 5*. Já tive a jogar com ele, sem problemas de fps. Já tive a testar também com o Prime95 e a nível de temperaturas e estabilidade ele está ok. Estou à nora e não consigo descobrir o motivo, poderá ser da fonte ?
 
Prefiro a Whisper M. São mais uns trocos, tenho orçamento para tal, e fico mais descansado. ;)
E isto se não cometer a loucura de ir buscar a RMx.
Mas atualmente ando em tshoot com o meu ryzen que anda com problemas ao arrancar. Demora bastante tempo a fazer POST, muitas vezes nem faz. Tanto com as memórias a 2133MHz como com XMP e memórias a 3600 (como são). :(
Já agora..... Será que a fonte pode estar a causar isto ? Ele quando arranca funciona 5*. Já tive a jogar com ele, sem problemas de fps. Já tive a testar também com o Prime95 e a nível de temperaturas e estabilidade ele está ok. Estou à nora e não consigo descobrir o motivo, poderá ser da fonte ?

Não necessitas de cometer "loucura" nenhuma com a RMx, porque a Whisper M utiliza a mesma plataforma e são virtualmente a mesma fonte :beerchug:.

Quer a Formula, quer a Whisper M, são as unidades que representam a melhor relação preço/qualidade de todo o mercado.

Tudo é possível, mas acredito que seja algo relacionado com a incompatibilidade com essas memórias em particular, algo comum nos Ryzen.
 
@SVM concordo com isso dos 10 anos. Por muito boa que seja a fonte, é desgaste. Claro que uma fonte de 750w que nunca passou dos 400w (que foi o meu caso) vai desgastar muito menos do que uma sempre a ir próximo do limite.

O que seria isso de semi DC-DC? Os projectos DC-DC não é suporto a fonte converter toda a energia AC para 12V DC e depois tem "mini fontes" DC para gerar 3.3 e 5V a partir dos 12V. Antes disso gerava os 3 rails de forma paralela

@AhuiZbrilzs Estranho isso, não me cheira que seja da fonte, se calhar é melhor abrir nova thread... Mas mesmo assim compensa investir na fonte conforme dito e ver se o problema persiste.

A Whisper M não existe no Brasil, daí que só a RMx apresentou a melhor preço/performance neste campo. Infelizmente a Vega 56 tem uma arquitectura que exige mais potencia da fonte do que é seria preciso para placa de 210w
 
Back
Topo