Fontes de alimentação - Guia na primeira página

Compreendo e concordo perfeitamente com a expressão "750/850w são overkill".. Ou seja, e a titulo de exemplo, não precisamos de uma fonte de 1000w platinum quando um sistema gasta pouco mais que 500w... Porém tudo depende das promoções e se o aumento de potencia é pago directamente. Em condições "normais":

GX 650w ~95€
GX 750w ~119€
GX 850w ~139€

Quando somos presenteados com a hipótese de comprar uma fonte boa, e que compensa relativamente às potencias abaixo, vale sempre ficar "folgado" para o futuro.. Para além disso, as fontes têm 7 ou 10 anos de garantia, pelo que podem ser usadas e abusadas durante praticamente uma decada, e acabam sempre por levar com componentes novos/refresh, e podemos cair na situação que o @Wolfblue descrevia.

A minha experiencia: à 1 ano (Maio de 2020 - primeira quarentena) construí um PC novo, e as fontes estavam com stock mesmo mau, e preços abusados, comprei uma "Seasonic focus gx 650W" pelo valor dela, no meu caso a de 750w estava esgotada e a de 850w custava 150€, e 650w chegavam perfeitamente para o que precisava... 1 ano depois encontro-me a fazer upgrade à gráfica e os 750w já não são suficientes... Não daria os 60€ a mais obviamente na altura, mas se o modelo de 750W tivesse stock tinha ido um pouco mais além...

----------------------------------------


Quanto a platinum vs gold, concordo em usar platinum quando temos sistemas muito "à justa" da potencia fornecida vs potencia necessária... Exemplos:
- quando se usa (ou usava) sistemas com sli ou crossfire que era necessário alimentar duas gráficas
- sistemas sff que até à 1 ano e meio o standard eram 650w (haviam 1 ou 2 fontes silverstone que tinham 700w)
Caso contrário a diferença entre gold e platinum é quase nula para o comum dos utilizadores.. O melhor é sempre optar, pela que seja mais barata (geralmente gold)...


Ultima nota: acima dos 850w acho que será inútil a não ser que estejam a contar ter muitos discos, gráficas ou outros dispositivos a serem alimentados pela fonte... Os componentes estão bastante greedy em termos energéticos comparado à uns anos, e dúvido que aumentem muito nos próximos... Por motivos ambientais e de eficiência energética (que é uma grande preocupação politica) acho que a tendencia agora vai ser manter ou diminuir...
 
Última edição:
@Duoz @Wolfblue
Eu percebo o vosso ponto de vista, mas o sistema que estou a pensar montar não deve sequer chegar aos 350 W a puxar pelo GPU + CPU.
Também não conto fazer qualquer upgrade nos próximos anos que me aumente o consumo. Poderei fazer um upgrade de plataforma CPU + Board + RAM, mas nada que me aumente o consumo.

Faltou fornecer uma informação importante, é que para além de uso para gaming, o PC será também usado para machine learning, o que implica estar com alguma frequência a correr algorítimos por dias ou semanas a fio a utilizar a gráfica + CPU.
Como tal, uma fonte de qualidade e com boa eficiência energética é o que procuro.

A plataforma Focus GX é boa, sem qualquer dúvida, mas a RMx deixa-me mais descansado. A Focus PX seria mais pela eficiência, pelos períodos em que estará a trabalhar 24/24 horas durante semanas. Tenho ainda de fazer as contas se 2% de diferença ao fim de um ano fazem muita mossa, mas acho que certamente compensa a diferença de preço a pagar pela fonte Platinum.
 
Consigo a Seasonic Focus PX-650 (80+ platinum) por 99 €
Se arranjas essa a esse preco, era a minha escolha. Agr se queres aproveitar ainda mais baratas tens a MSI 750w a +- 87 - 20€ campanha rebate.

A diferenca de 2% depende das horas que tens o PC ligado por dia, se vai ficar ligado o dia quase todo, sim avançá para Plat, PC puramente gaming de 2h dia, ou só fim de semana GOLD decente chega bem. MSI tem plataforma OEM similar ha RMx e superior ha Seasonic GX.

Cps
 
1) Depende de fonte para fonte, ve reviews para veres os cabos que vem incluidos ou na propria caixa diz.
2) Sim ja existem PSU's assim ha alguns anos em baixa carga fan off.

@vandaminator normalmente as fontes semi-modulares trazem apenas fixo à fonte de forma permanente os cabos atx 24 pinos e eps 4/8 pinos.

Todos os restantes cabos que precises tens de os conectar nas respetivas portas da fonte.

Pelo o que veja nas fontes mais baratas têm poucos conectores nas fontes, ou seja não confere muito o beneficio da modularidade, caso precise de um conector sata, tenho que ligar um cabo com 3 ou 4 conectores SATA.
 
Boas,
Quero substituir a minha XFX pro 550w com alguns anos por algo mais recente, de 650w.

Estive a ler posts para trás e também alguns tópicos onde indicaram umas fontes.

A Msi é muitas vezes indicada, por causa do reembolso dos 20€, ficando a 65€. Mas os 20€ é depois de aprovados os documentos pedidos e não me apetecia meter nessas andanças.

Então pelo mesmo preço de 65, penso na Seasonic Core GM 650W Semi Modular 80PLUS Gold numa loja nacional, preço que acaba amanhã.

Ficaria bem servido ? Obrigado desde já.

(Se acharem melhor criar um tópico apenas para esta dúvida, digam)
 
Pelo o que veja nas fontes mais baratas têm poucos conectores nas fontes, ou seja não confere muito o beneficio da modularidade, caso precise de um conector sata, tenho que ligar um cabo com 3 ou 4 conectores SATA.
Mas isso não é uma questão de preço da fonte.

Tenho uma Phanteks Revolt X 1200w que é uma fonte para alimentar 2 sistemas. Tens 16 ligações Sata/Molex distribuidos por 4 conectores na PSU. Ou seja cada cabo tem 4 ligações, portanto não é um exclusivo de fontes baratas, acho que é o normal em todas as fontes.

Podes comprar um cabo só com um conector Sata, mas não vejo vantagem nisso, muito pelo contrário.
 
Boas,
Quero substituir a minha XFX pro 550w com alguns anos por algo mais recente, de 650w.

Estive a ler posts para trás e também alguns tópicos onde indicaram umas fontes.

A Msi é muitas vezes indicada, por causa do reembolso dos 20€, ficando a 65€. Mas os 20€ é depois de aprovados os documentos pedidos e não me apetecia meter nessas andanças.

Então pelo mesmo preço de 65, penso na Seasonic Core GM 650W Semi Modular 80PLUS Gold numa loja nacional, preço que acaba amanhã.

Ficaria bem servido ? Obrigado desde já.

(Se acharem melhor criar um tópico apenas para esta dúvida, digam)
Boas,
sim, por 65 € essa fonte é uma boa opção.
 
Boas, tenho uma Seasonic S12ii 620W e faz um barulhão quando estou a puxar um bocado mais pelo pc que é insuportável, é mesmo defeito destas fontes ou é só mesmo a minha?
 
Boas amigos, quero comprar uma fonte, mas estou indeciso entre estas 3 opções, estas 3 têm todas o botão eco mode, já tive uma evga supernova gt, mas o eco mode era automatico, não tinha o botão na fonte para o poder desativar, e a ventoinha de minuto a minuto andava sempre a arrancar e a parar uns segundos, sempre assim, mesmo em idle só a navegar na internet, depois ouvia a ventoinha ainda pior, tive que a devolver. Não sei se nestas com botão o eco mode está melhorado.

EVGA SuperNova 850 G6, 80+ Gold 850W Fully Modular​

ROG STRIX 850W MODULAR 80+ GOLD​

Seasonic Focus GX-850W 80+ Gold​

 
Última edição:
Boas amigos, quero comprar uma fonte, mas estou indeciso entre estas 3 opções, estas 3 têm todas o botão eco mode, já tive uma evga supernova gt, mas o eco mode era automatico, não tinha o botão na fonte para o poder desativar, e a ventoinha de minuto a minuto andava sempre a arrancar e a parar uns segundos, sempre assim, mesmo em idle só a navegar na internet, depois ouvia a ventoinha ainda pior, tive que a devolver. Não sei se nestas com botão o eco mode está melhorado.

EVGA SuperNova 850 G6, 80+ Gold 850W Fully Modular​

ROG STRIX 850W MODULAR 80+ GOLD​

Fonte Modular Seasonic Focus GX-850W 80+ Gold​

Pelas opções e €€€, eu iria pela Seasonic, super viavel, qualidade de construção, garantia e é a mais barata.

Quanto ao "barulho" da fan, grande parte delas actualmente, têm o modo "0 RPMs", onde apenas ligará a fan quando tiver que debitar X Watts em load para os componentes e mesmo assim são silenciosas.

Estas 3 têm o botão fisico se assim o preferires.

Cumps, Wolf
 
Então e entre a Seasonic e a Asus Strix? Estava mais inclinado para a asus, nas reviews diz que é bastante silenciosa etc, mas também diz que a asus strix utiliza a mesma plataforma que as Seasonic Focus GX.
 
Última edição:
Então e entre a Seasonic e a Asus Strix? Estava mais inclinado para a asus, nas reviews diz que é bastante silenciosa etc, mas também diz que a asus strix utiliza a mesma plataforma que as Seasonic Focus GX.
A Seasonic é a propria produtora das suas power supplies, por outro lado, a Asus apenas faz re-brand... Dito isto, apenas cabe a ti, decidires pagar mais 40€ pela da Asus, se assim o preferires :)

Cumps, Wolf
 
Última edição:
A Asus é baseada na seasonic prime...
Eu era para comprar a prime mas qd andava a procura não havia stock por isso acabei por ir para a Asus... Que na altura custou mais 25€... E sinceramente you contente!
Silêncio absoluto, mesmo quando chega a estar a puxar 580w da tomada.
Mas a maior vantagem é mesmo ter um LCD que indica o consumo... Eu como quando n estou a jogar uso o PC para mining acabou por ser bastante útil pois fico a saber o consumo em tempo real... A pala disso já apanhei o Amazon photos a chular 40w em idle [emoji23][emoji23]
 
A Asus é baseada na seasonic prime...
Eu era para comprar a prime mas qd andava a procura não havia stock por isso acabei por ir para a Asus... Que na altura custou mais 25€... E sinceramente you contente!
Silêncio absoluto, mesmo quando chega a estar a puxar 580w da tomada.
Mas a maior vantagem é mesmo ter um LCD que indica o consumo... Eu como quando n estou a jogar uso o PC para mining acabou por ser bastante útil pois fico a saber o consumo em tempo real... A pala disso já apanhei o Amazon photos a chular 40w em idle [emoji23][emoji23]
Qual é o modelo da tua asus? Não tem coil whine? Por acaso vi umas reviews em que dizem que é muito silenciosa. As seasonic prime não é acima das seasonic focus gx? Se assim for quase que compensa dar esses 40 euros a mais, gosto de uma fonte silenciosa, e a asus até tem uns updates como heatsink etc. Acabei de ver no tomshardware, a asus de 750w que deve ser o mesmo que a de 850w e diz que a plataforma dela é a da Focus Plus Gold que os modelos Seasonic GX-650 e GX-750 também usam. Ou então estás a falar da fonte asus rog thor.
 
Última edição:
Sim as prime estão acima das focus... Tenho a Asus Thor 850w...
Nao tem coil wine nenhum, aliás a razão de eu ter reformado a minha OCZ zx1250w foi esta ter coil whine a trabalhar em conjunto c a minha 3080rtx...
A Asus tem sido silenciosa em todos os aspetos... Até me esqueço que existe

Edit: de facto reparei agr que eles têm a Strix e a Thor... Pensei que fosse a mesma coisa pois ambas sustentam o logo Strix...
A Thor tem de facto um extras interessantes que a Strix não tem... De qualquer forma dá mesma forma que as Thor s uma versão ligeiramente melhorada das prime penso que o mesmo se aplique a Strix em relação as focus... Tens que ver se no teu caso os € extra fazem sentido
 
Última edição:
Sim as prime estão acima das focus... Tenho a Asus Thor 850w...
Nao tem coil wine nenhum, aliás a razão de eu ter reformado a minha OCZ zx1250w foi esta ter coil whine a trabalhar em conjunto c a minha 3080rtx...
A Asus tem sido silenciosa em todos os aspetos... Até me esqueço que existe

Edit: de facto reparei agr que eles têm a Strix e a Thor... Pensei que fosse a mesma coisa pois ambas sustentam o logo Strix...
A Thor tem de facto um extras interessantes que a Strix não tem... De qualquer forma dá mesma forma que as Thor s uma versão ligeiramente melhorada das prime penso que o mesmo se aplique a Strix em relação as focus... Tens que ver se no teu caso os € extra fazem sentido
Já gora diz-me uma coisa, quando ligas o botão 0 DB atrás da fonte para desligar a ventoinha, a ventoinha fica desligada por muito tempo, ou também anda sempre a arrancar e a parar? Em idle? Navegar na net, abrir pastas etc. Pergunto isto porque tive uma evga e fazia isso, de minuto e minuto lá ligava a ventoinha para arrefecer uns 5 segundos depois parava, passava um minuto aquecia fazia o mesmo, sempre assim, era chato, e isto em idle, sem puxar pela fonte, só a navegar na internet, tive que a entregar, depois não tinha esse tal botão, era automático.
 
nunca dei pelo ligar nem desligar da minha.....aquilo deve ser bastante gradual...nem se da por isso...de qualquer forma pus-me agora a olhar para ela enquanto tava a minerar e a navegar na net...e reparei que so liga quando a fonte passa dos 400w...ou seja se eu desligar o mining e andar so na net a ventoinha nem sequer liga
 
Back
Topo