Fontes de alimentação - Guia na primeira página

o que te levou a pensar que comprei um PC de 2021? Deves ter feito confusao. Isto foi um PC que construi e que volta e meia vou actualizando conforme as necessidades e o orçamento.

Faço OC na GTX 1080Ti e uso-a tambem para mining. 650W é mesmo suficiente? Se sim, melhor.
7 anos de garantia para uma de 650W nao me diz muito, para dizer a verdade, porque daqui a uns 2/3 anos faço intençoes de actualizar a grafica para possivelmente uma R(?)TX da serie 5/6 ou la o que houver na altura, assim como o CPU para um CPU da geraçao da altura, e cheira-me que elas vao chupar bem mais energia que isto, por isso provavelmente terei de meter uma fonte com mais power nessa altura. So nao estou virado para essas agora, porque o orçamento neste momento nao me permite muito esse gasto
 
ele pensou que era 2021, porque falaste sobre o post inicial que estaria desactualizado por ser de 2021... é por isso que ele ficou com a ideia que o teu pc seria 2021...

Com esse orçamento que disseste não te safas para fontes mais fortes.

Eu tenho uma Seasonic 500w
GPU Gigabyte 6700XT 24h/24 a minerar, jogo várias vezes com ela a minerar, tenho 2HDD's, 2SDD''s, RGB, 3 Fan (duas delas antigas na velocidade máxima...

Por isso acredito que os 650w que te estão a falar seja mais que suficiente.
Ou então, aguentas o máximo que puderes e esticas isso até aos 100 Euros.
Eu comprei a que tenho na altura por estar com valor limitado... se pudesse ia para os 650w.
 
@demosethell
Achei que era de 2021 por causa desta frase: "Ja dei la um salto, mas algumas nao estao disponiveis e ele é de 2021."
Pensei que te estavas a referir ao PC, que era de 2021, já que o post é originalmente de 2019 e a ultima atualização é de 2022.
Agora está claro.

Sim, 650W à partida para o que tens chega e sobra, mesmo com OC.

Eu tenho um sistema relativamente recente que consome bem, do que vi por alto, mais do que o teu atual:
- Ryzen 7 5800x + RTX 3070 Ti + AIO + SSD + 3 FANS ...

Tenho uma fonte de 650W e puxo pelo GPU e CPU, já que uso o PC para aplicações de machine learning, durante muitas horas ou dias.
A puxar bem com software de benchmark nunca me passou dos 460W (medido na tomada) e isto são condições pouco realistas.

Se tiveres possibilidade, mede quanto gastas na tomada, com um medidor de consumo e assim ficas com a certeza.
É mais um gasto, mas não são muito caros, podem ajudar-te a poupar dinheiro na fonte a comprar, e pelo menos para mim é um aparelho útil, que dá para ver os consumos de vários aparelhos e dura muitos anos.

De qualquer forma, como é uma fonte Nox e te está a cheirar a queimado, devias tentar trocar o quanto antes.

É possível que no futuro precises de uma fonte de 750W, mas vai depender muito do que comprares daqui a 2-3 anos, nem se sabe bem quais serão os consumos. Mas parece que a tendência mais geral nos consumos é de alguma subida, depois de vários anos sempre a descer.
 
Última edição:
Que fonte aconselham (a ideia é ser o mais silenciosa possível), para um pc que foi montado há uns anos por mim, sei que parece datado, mas é-me mais do que suficiente, dado que pouco ou nada jogo. No entanto, é usado quase diariamente, durante algumas horas, pelo que, ao final de algum tempo, o som torna-se algo "cansativo".

AMD Athlon II X4 640 3.0 GHZ
8 GB Ram
Nvidia GeForce GTX 650 (1GB)

(Não me recordo da MB - Sei que é uma mini ou micro ATX da MSI).

Pretendo simplesmente que seja silenciosa e basta aguentar com esta configuração. Daí que, dentro do mais acessível com qualidade.

Obrigado pela ajuda, desde já.
 
Que fonte aconselham (a ideia é ser o mais silenciosa possível), para um pc que foi montado há uns anos por mim, (...)
Aproveita a promoção da Seasonic Core GC 650W (~40€). É fonte «de sobra» para esse PC, mas se por 25€-35€ ficas com uma LC-Power ou semelhante, por pouco mais ficas com uma bastante superior que será virtualmente inaudível.
 
Aproveita a promoção da Seasonic Core GC 650W (~40€). É fonte «de sobra» para esse PC, mas se por 25€-35€ ficas com uma LC-Power ou semelhante, por pouco mais ficas com uma bastante superior que será virtualmente inaudível.
Obrigado pela dica! Já comprei uma. A minha está perfeitamente funcional, mas a este preço não há desculpa para não trocar
 
As Seasonic Focus Gold GX 550W, modulares e superiores às Core GC em tudo, também estão a grande preço, ~50 €.
 
Última edição:
Agora reparei que a minha Seasonic S12III é de 500w... o que fica um pouco no limite...
Penso que ficaria melhor servido com a CoreGC de 650w pelo valor...
É que gastar agora 50Eur e ficar com mais 50w não sei se o beneficio seria assim tanto.
 
Se te fica no limite vai para a de 650W, mas as Focus GX são melhores que as Core GC e têm garantia de 10 anos.

Mas tens a certeza que estás no limite? Ou é uma suposição?
Se o PC é o da assinatura duvido que estejas no limite. Com 550W ainda deves estar com uma boa margem.
Mas se queres ficar descansado com a Core GC também ficas bem servido, melhor que com a S12III.
 
Digo isso porque o PC está ligado 24h/24h, com a 6700XT a fazer dual mining ETH+TON com consumo de 140w+- (pelo software)
à noite, costumo jogar uma hora e não desligo a mineração... (porque consigo jogar sem stress) mas noto que puxa mais. (isto sempre em undervolt)
São dois HDD's, um NVME e um SDD.
Tenho duas ventoinhas muito antigas da Aerocool 12v sem controlo de velocidade, mais a ventoinha de origem.

Não consigo saber ao certo qual o consumo que tenho na tomada (gostava de saber) e se calhar não era má ideia investir nisso.
 
se calhar tens 300w no maximo, eu nao chego aos 300w com um 5600x e 1070 a jogar, mesmo com a 1070 com mais clock.
não comprei a GX pq nao tinham para entrega imediata, nao que precisasse com urgencia nada disso mas pronto
 
Aproveita a promoção da Seasonic Core GC 650W (~40€). É fonte «de sobra» para esse PC, mas se por 25€-35€ ficas com uma LC-Power ou semelhante, por pouco mais ficas com uma bastante superior que será virtualmente inaudível.
Seguindo a sugestão, fora com o velho, dentro com o novo:

84Pqne6.jpg


84Pqne6.jpg


Embora notasse ligeiras melhorias, percebi-me que a fonte não era a maior culpada do barulho, mas sim a ventoinha do dissipador do processador.
De qualquer forma, fica uma fonte para o futuro, caso venha a fazer algum upgrade. E comprada a bom preço.
 
Digo isso porque o PC está ligado 24h/24h, com a 6700XT a fazer dual mining ETH+TON com consumo de 140w+- (pelo software)
à noite, costumo jogar uma hora e não desligo a mineração... (porque consigo jogar sem stress) mas noto que puxa mais. (isto sempre em undervolt)
São dois HDD's, um NVME e um SDD.
Tenho duas ventoinhas muito antigas da Aerocool 12v sem controlo de velocidade, mais a ventoinha de origem.

Não consigo saber ao certo qual o consumo que tenho na tomada (gostava de saber) e se calhar não era má ideia investir nisso.
Como já disse aqui em mais que um tópico, um medidor de consumo / potência de tomada não é muito caro e serve para vários equipamentos. O que tenho agora custou-me ~12 €. Um muito parecido com este, mas um pouco mais barato ainda:
https://www.amazon.es/dp/B0748BHTJL/ref=nosim?tag=zwame00-21

Pelo menos para mim é útil saber que consumos tenho, em particular porque também tenho o PC a correr algoritmos durante muitas horas ou dias a puxar pela gráfica.
Mas percebo quem não queira gastar dinheiro nisto.
 
Última edição:
Como já disse aqui em mais que um tópico, um medidor de consumo / potência de tomada não é muito caro e serve para vários equipamentos. O que tenho agora custou-me ~12 €. Um muito parecido com este, mas um pouco mais barato ainda:
https://www.amazon.es/dp/B0748BHTJL/ref=nosim?tag=zwame00-21

Pelo menos para mim é útil saber que consumos tenho, em particular porque também tenho o PC a correr algoritmos durante muitas horas ou dias a puxar pela gráfica.
Mas percebo quem não queira gastar dinheiro nisto.

E tens razão, tenho andado atento ao tópico, e já tinha passado olhos por eles.
e como tal, sendo eu prime, aproveitei e já está encomendado.

Screenshot-amazon.jpg


De qualquer forma vou aproveitar e encomendar a fonte.
Não se perde nada, e se por algum motivo o que eu tiver for mais que suficiente acabo por a guardar ou vender depois de a testar para ver diferenças :)

Quanto à Seasonic GC650....
Screenshot-2.jpg
 
Última edição:
Back
Topo