Fontes de alimentação - Guia na primeira página

Boas.
Alguem ja teve contacto com a fonte Seasonic B12 BC 550w (https://seasonic.com/b12-bc#), mandei fazer uma torre para o meyu irmão com ela com a ideia que tem 6 Sata, mas encontro informação diversa em diferentes sites inclusive na pagina oficial em que tem só 3, mas quando abro o datasheet do modelo refere que todas as potencias tem 6 sata.... para o computador em questão 3 chegariam, mas é muito chato se realmente só tiver 3 (o que acho um absurdo de tão pouco que é)
 
Esquece essa fonte, tens a Fractal ION+ 2 Platinum 750w novas a 120€ e a de 850w a 140€ novas , que sao superiores.

A RMx 850w a 100€ continua a ser melhor... Menos ripple e melhor qualidade. A fractal é um pouco mais eficiente em load a 240v, mas estamos a falar de +-1%, 2% se a fonte estiver no limite. Em idle 40-100w a Corsair até é mais eficiente.

Os cabos da GPU que vêm na rmx também sei que são 16awg, ou seja pode usar apenas 1 cabo com GPUs de ~300w sem stress.
 
Última edição:
boas .. hoje estive a limpar o meu pc e deparei-me que na parte traseira da fonte (Seasonic Focus Gold GX 750W Full Modular) tem lá um botão com o nome por cima 'hybrid mode' que não sei o que é em concreto , alguém sabe para que serve o mesmo ? se o devo ter ligado ou não ?
 
Última edição:
Se estiver para fora o botão a fan funciona como o Zapiao disse "Fanless Mode, Silent Mode, and Cooling", se colocares para dentro a fan está sempre em funcionamento.
 
- Boas pessoal. Alguém sabe o que poderá ser o problema desta PSU?
- Geralmente quando ligo o PC a fonte trabalha impecavelmente, mas quando inicio algum tipo de aplicação ou abro algum jogo, a fonte faz-me um ruído agudo muito estranho, que parece que algo está a bater em outro componente.
- Não vou abrir a fonte, pois a mesma encontra-se com 2 anos de garantia, se não até tentava descobrir o problema.
- Verifiquei a ventoinha externamente, e não me pareceu que o problema fosse na ventoinha.
- Estou muito desconfiado que algum componente da fonte esteja a ir á vida!
- Ainda tem a hipótese de ter sido no transporte da fonte para a loja, visto que muitas transportadoras não perdoam, e é logo tudo á bruta, daí se calhar algum componente se ter danificado.
- Alguém aí com a mesma marca e modelo de PSU que eu tenho, ou até mesmo diferente que possua os mesmos problemas?
PS: Tenho esta dúvida aqui devido a não pretender mandar a fonte para a revisão, pois esta é a única que tenho no momento, e preciso dela para as aulas on-line!, e jogar também claro :D
 
É capaz de ser coil whine da placa gráfica e/ou fonte.
Realmente andei a pesquisar por "Coil Whine" tal como você disse e bem, e é o problema real da minha PSU.
Na sua opinião o que você acha que eu deveria fazer?
Pois vi que existem "certas" GPUs e PSU com o problema de "Coil Whine".
Acha que isso é defeito, ou poderá ser excesso de pontecia da fonte para o resto dos componentes?
 
Malta ajuda 🙌🙌🙌
Tou a montar o PC tou com uma dúvida na ligação de cabos.
Eu posso ligar na gpu em vez dos 3 cabos diretos para não ficar muito fio, ligar dois directos e o 3° o que deriva de 1?
Ou então ainda melhor para ficar clean ligar os 3 separados(3 cabos) mas com o cabo que deriva do principal porque é mais fininho e o principal ( mais grosso) fica tapado.
Não sei se fui bem explícito.

Fonte: rm850x
Gpu: 3080 suprimx
 
A 3080 Suprim usa 3x8PIN verdade.... U ideal era usar 3 cabos separados que venham da fonte, ou seja em termos de leigo 1 cabo a sair da PSU para cada ficha de 8PIn encaixada na grafica,isto garante a distribuicao energia ideal.
Agora senao vais fazer OC , Podes usar um cabo que tem 2x8PIN + um outro so com 1x8PIN , isto depende mt da qualidade da fonte/cabos e ate da propria GPU em questao provavelmente nao vais ter problemas, ate pk para a maioria das 3080 2x8PIN chega e sobra.
 
Boas.
Alguem ja teve contacto com a fonte Seasonic B12 BC 550w (https://seasonic.com/b12-bc#), mandei fazer uma torre para o meyu irmão com ela com a ideia que tem 6 Sata, mas encontro informação diversa em diferentes sites inclusive na pagina oficial em que tem só 3, mas quando abro o datasheet do modelo refere que todas as potencias tem 6 sata.... para o computador em questão 3 chegariam, mas é muito chato se realmente só tiver 3 (o que acho um absurdo de tão pouco que é)
Boas já recebi o pc po meu irmão. só para dizer que a referida fonte não tem nem 3 nem 6 sata....tem 4 :facepalm:, mas para o que é serve.
 
Boas malta,
Ando à procura de uma fonte de pelo menos 650W, full modular e que tenha uns 10 anitos de garantia (pra fazer valer o investimento xD).

Depois de muito pesquisar, encontrei esta por 85€ (neste caso com portes fica pelos 91,50€)

Fractal Design Ion+2 Platinum 660W 80Plus Platinum Modular​


O que acham? Há melhor por mais ou menos o mesmo preço? Estou entre esta e a Seasonic GX650W 80 Plus Gold (que está neste momento a 95€).

Obrigado desde já pela ajuda ;)
 
Última edição:
Back
Topo