Fontes de alimentação - Guia na primeira página

Boas malta. Ando a ver de uma fonte 1000W gold ou platinum e ando algo indeciso.

Queria comprar na Amazon mesmo, e a opção que salta à vista é a Corsair rm1000x.

A única questão é que li que é muito propicia a coil whine. E eu sou muito sensível a isso. Será sensato optar por outra?
A be quiet straight power 11 platinum parece bem, mas é multi Rail.
Alguma outra que sugiram que esteja na Amazon espanhola?
 
Essa fonte é bem melhor, mas o PC em questao se for ligado 2h por dia, e so for para coisas basicas tipo Net,office nunca passa os 100w, por isso sinceramente nao precisas de trocar fonte. A FSP é um OEM, a Hydro tem reviews online já é uma fonte para sistema "higher end".... overkill para o PC que é...



Cps
 
Boas malta. Ando a ver de uma fonte 1000W gold ou platinum e ando algo indeciso.

Queria comprar na Amazon mesmo, e a opção que salta à vista é a Corsair rm1000x.

A única questão é que li que é muito propicia a coil whine. E eu sou muito sensível a isso. Será sensato optar por outra?
A be quiet straight power 11 platinum parece bem, mas é multi Rail.
Alguma outra que sugiram que esteja na Amazon espanhola?

EVGA g6. A minha 750w g6 é excelente até agora. Não se ouve, mesmo em jogos a ventoinha nunca liga. E se desligo o modo eco a fan fica tipo a 600rpm e também nem se ouve.
E sabes que é de qualidade quando a plataforma é seasonic e tem garantia da evga...

edit: A rm1000x está a 160€ numa loja PT muito conhecida.
 
Última edição:
Essa fonte é bem melhor, mas o PC em questao se for ligado 2h por dia, e so for para coisas basicas tipo Net,office nunca passa os 100w, por isso sinceramente nao precisas de trocar fonte. A FSP é um OEM, a Hydro tem reviews online já é uma fonte para sistema "higher end".... overkill para o PC que é...



Cps
Diogo, estás a referir-te à minha questão?

NTECH HYDRA 550W 80Plus Gold – RX550???

se puderes partilhar os links das reviewes eu agradecia.
Obrigado
 
A FSP é um OEM, a Hydro tem reviews online já é uma fonte para sistema "higher end".... overkill para o PC que é...
A FSP Hydro não tem nada haver com a NTECH HYDRA que o user fala...


Diogo, estás a referir-te à minha questão?

NTECH HYDRA 550W 80Plus Gold – RX550???

se puderes partilhar os links das reviewes eu agradecia.
Obrigado
Ele está a fazer confusão com outro fabricante.
 
Sim, ninguém disse o contrário, mas isso não significa que a fonte que indicas seja superior à Fractal em discussão.
Nem todas as Seasonics são iguais e têm a mesma qualidade. As B12 da Seasonic são inferiores às Core que por sua vez são inferiores às Focus GX e por sua vez às Prime ...
A fonte Fractal em discussão tanto quanto sei é superior em tudo à essa Seasonic Core GM.



A tier list orginalmente do Linus passou há já algum tempo para aqui:
https://cultists.network/9412/psu-tier-list-was-updated-to-rev-16-1a/

Contudo é preciso analisar as Tier list sempre com uma pedrinha de sal.
Na primeira página deste tópico tens umas boas indicações também.

Tier Lists dão jeito para quem não está dentro do assunto.

Mas o melhor é avaliar caso a caso e não complicar: Corsair e Seasonic são marcas amplamente disponíveis e oferecem qualidade em toda a gama.

No início de 2023 conto atualizar a primeira página deste tópico com todas as fontes vendidas no mercado nacional, por "tier".
 
Boas malta, brevemente vou fazer um upgrade ao meu computador e tenho estado a pensar se é necessário substituir a fonte que uso desde 2009 (Corsair HX620 620w Modular), o sistema que estou a pensar em adquirir não deve ultrapassar os 500-600W.

Não sei se ao longo dos anos as PSU perdem alguma capacidade ou outro tipo de degradação afim de justificar a sua substituição no novo upgrade.
 
Mesmo que não diga em lado nenhum pelo design da grelha da ventoinha dá para ver.
Na versão de 2021 a grelha da ventoinha tem uns orificios triangulares. Nas anteriores, em particular a de 2019, tem uma barras horizontais.

Mas se for a versão anterior à de 2021 também não ficas mal servido, há quem diga que até é melhor em alguns aspetos, em particular no air flow pela ventoinha que a nova grelha triangular veio alterar.
 
A outra forma de ver será sempre pela referência da fonte. Mesmo se o design exterior fosse igual com a referência não há enganos.

Versão de 2021
RM650x: SKU CP-9020198-EU
RM750x: SKU CP-9020199-EU
RM850x: SKU CP-9020200-EU
 
Adquirida a RM850x.

Como tinhas dito, os orifícios da grelha são triangulares e na caixa vinha a referência CP-9020200-EU.

Mais uma vez, obrigado.
 
Última edição:
@JackFlash é normal a fonte Corsair RM850x dar um " clique ou estalo" ao ligar e encerrar o PC?

O " clique ou estalo " é mais forte ao encerrar, o de ligar é mais suave.

Estou a perguntar porque a minha RM650x de 2016 não fazia nada disso.
 
@Rikatu isso é perfeitamente normal e a minha RM650x (CP-9020178-EU), modelo anterior à de 2021, também faz o click.
Tem que ver com "inrush current bypass relay":
https://help.corsair.com/hc/en-us/a...-PSU-make-a-click-sound-when-I-turn-on-my-PC-

Outras marcas também o fazem, Seasonic, be quiet!, ...
Se quiseres vê também este comentário e as respostas que seguem:
https://forum.zwame.pt/threads/fontes-de-alimentacao-guia-na-primeira-pagina.1042219/post-17378646

Acho que todas as fontes recentes fazem isso. Pelo menos as que me passaram pelas mãos.
Então esta EVGA G6 ouve se bem.
 
@Rikatu isso é perfeitamente normal e a minha RM650x (CP-9020178-EU), modelo anterior à de 2021, também faz o click.
Tem que ver com "inrush current bypass relay":
https://help.corsair.com/hc/en-us/a...-PSU-make-a-click-sound-when-I-turn-on-my-PC-

Outras marcas também o fazem, Seasonic, be quiet!, ...
Se quiseres vê também este comentário e as respostas que seguem:
https://forum.zwame.pt/threads/fontes-de-alimentacao-guia-na-primeira-pagina.1042219/post-17378646

Assim já estou mais descansado. Pensava que era algum defeito.

Obrigado pelo esclarecimento.

Estamos sempre aprender 😀
 
Última edição:
Back
Topo