Fontes de alimentação - Guia na primeira página

@lvet: Azares, qualquer um pode ter. Isso não implica que aquela XFX não fosse, em geral, a melhor opção dentro do orçamento que tinhas na altura.

As tier lists ou comentários do tipo "Potentially dangerous in multiple situations" - que decerto impressionam os mais leigos... - têm a sua utilidade, mas ainda há períodos de garantia, preços, disponibilidade, e orçamentos a considerar ao fazer uma recomendação, onde convém ser razoável.

E pode poupar-se na caixa, na GPU, etc, mas depois há queixas de ruído ou de problemas devido a temperaturas elevadas, para nem referir que muitas das configurações aqui sugeridas estão já razoavelmente orientadas para opções mais económicas nesse aspeto.
 
@asof Atenção que eu não estou nem por um segundo a dizer que há culpa alguma na recomendação ou na pessoa que teve a bondade de perder algum do seu tempo para me ajudar na altura. Tenho a certeza que tinham a melhor intenção possível. E não podem conhecer todos detalhes de todos os componentes. Que fique bem claro.

O post é pessoal e a ideia é informar no sentido de dar a devida importância a um componente que geralmente as pessoas, eu incluído, desvalorizam. Se evitar que uma pessoa tenha problemas idênticos ao meu já valeu a pena.

Quanto ao valor da tier list, seguramente que impressionou um leigo como eu. Mais ainda quando entendes que foi feita em conjunto por pessoas que em princípio não têm qualquer laço com a indústria e são membros/moderadores de longa data de fóruns como o r/techsupport, linustechtips ou tomshardware. Se são as pessoas mais idóneas do mundo? É impossível saber, mas acho que isso é verdade para qualquer fórum do mundo. Seguramente têm mais conhecimento que eu.
 
Última edição:
@lvet: Nem eu estou propriamente a defender «o fórum», estou apenas a constatar que depois de um azar acontecer, é comum achar-se que não se fez (ou que alguém não fez) o que era razoável para preveni-lo.

Quanto a "impressionar leigos", não sei se foi essa a mensagem que passou, mas não era uma indireta para ti. Era, sim, uma crítica àquele tipo de comentários, que é algo alarmista sem ser particularmente informativo. As tier lists são, claramente, úteis; simplesmente padecem de não terem em consideração os detalhes referidos acima, independentemente do seu eventual caráter tendencioso.

Adenda: Se te referes à lista do linustechtips, a XFX TS Bronze está na tier D - que não é a última, e se intitula "Potentially dangerous, but only in specific situations" -, enquanto a Corsair CX 2017 está na B, não na A... Por ventura terão atualizado a lista, mas nesse caso convém também referir que numa versão mais antiga, a CX estava «apenas» uma tier acima da XFX.
 
@lvet: Nem eu estou propriamente a defender «o fórum», estou apenas a constatar que depois de um azar acontecer, é comum achar-se que não se fez (ou que alguém não fez) o que era razoável para preveni-lo.

Quanto a "impressionar leigos", não sei se foi essa a mensagem que passou, mas não era uma indireta para ti. Era, sim, uma crítica àquele tipo de comentários, que é algo alarmista sem ser particularmente informativo. As tier lists são, claramente, úteis; simplesmente padecem de não terem em consideração os detalhes referidos acima, independentemente do seu eventual caráter tendencioso.

Adenda: Se te referes à lista do linustechtips, a XFX TS Bronze está na tier D - que não é a última, e se intitula "Potentially dangerous, but only in specific situations" -, enquanto a Corsair CX 2017 está na B, não na A... Por ventura terão atualizado a lista, mas nesse caso convém também referir que numa versão mais antiga, a CX estava «apenas» uma tier acima da XFX.

A CX não é nenhum Ferrari para andar na Tier A. Tier A seria a Formula, pelo seu valor estupendo face ao custo. Ainda assim, é uma unidade DC-DC, que logo por ai merece a devida distância da S12II.
 
Última edição:
Fonte EVGA 650W 80 Plus Gold, PFC Ativo - 100-GD-0650-V, é algo de jeito?

Qualquer dia a EVGA tem mais skus que vendas...

Não pode ser considerada uma má fonte, é fabricada pela FSP e utiliza a velhinha plataforma Aurum.

Mas compra apenas se o preço for certo, porque existem N de opções mais sensatas no mercado do que isso.
 
@lvet:

Adenda: Se te referes à lista do linustechtips, a XFX TS Bronze está na tier D - que não é a última, e se intitula "Potentially dangerous, but only in specific situations" -, enquanto a Corsair CX 2017 está na B, não na A... Por ventura terão atualizado a lista, mas nesse caso convém também referir que numa versão mais antiga, a CX estava «apenas» uma tier acima da XFX.

Antes de mais, quero dizer que tens razão. Os tiers do meu post original estão errados. Mea Culpa. A fim de manter a consistência desta discussão fiz essa nota mas não alterei o post.

Agora tenho de notar que embora o tier list da XFX TS Bronze seja D. Potentially Dangerous but only in specific situations, na realidade o da CX 2017 é B+, Recommended for Middle range systems with single GPU, e nesse caso convém referir que, na lista mais recente, está "apenas" quatro tiers acima da XFX. (D, D+,C, B, B+)

A CX não é nenhum Ferrari para andar na Tier A. Tier A seria a Formula, pelo seu valor estupendo face ao custo. Ainda assim, é uma unidade DC-DC, que logo por ai merece a devida distância da S12II.


Absolutamente. E tal como disse acabei por optar por esta pela relação qualidade preço para uma build que provavelmente vou actualizar nos próximos 2 anos. De futuro apontarei para um tier superior.

Especialmente porque a comprei numa loja muito conhecida de componentes PC (...) espanhola e ficou mais barata até do que a S12II. Acho que nem há discussão.
 
Última edição:
@lvet: Interpretaste mal o "apenas". Eu quis foi passar a ideia que ser só uma tier podia ser algo ilusivo, visto entretanto a CX já estar cinco tiers acima. Não obstante, isto acaba por realçar o problema de considerar patamares de fontes sem detalhar as diferenças entre elas. Pelo menos na última versão indicam os critérios aplicados (o que não significa que, estatisticamente, sejam os mais relevantes).
 
Última edição:
Os critérios todos que eles utilizam não vou discutir, não só porque não os conheço mas porque mesmo que os conhecesse provavelmente não entenderia metade.

O que te posso dizer é que no chat do r/techsupport falei com um dos users que me disse e passo a citar que alguns dos itens em termos de segurança que testam são :
  • Over-Voltage Protection
  • Under-VoltageProtection
  • Over-PowerProtection
  • Over-Current(+12V) Protection
  • Over-TemperatureProtection
  • Short Circuit Protection
  • Surge Current Protection
  • In rush Current Protection
Isto a par com tudo o resto que tenho lido deu me alguma confiança no conhecimento desta tier list.

Outra informação importante que aprendi é que por exemplo a S12II que é bastante popular tem uma base de suporte bastante datada e em termos de preço anda de braço dado com a CX.

Antes de toda esta pesquisa. No dia a seguir a misteriosamente o meu computador deixar de funcionar, sem ainda saber o grau de dano na build, dirigi me a uma loja de componentes bastante conhecida onde me recomendaram isto : https://www.tooq.com/product.php?id=1454 ... E sabes o mais grave? Estive mesmo próximo de a comprar. Á última da hora decidi vir para casa e pedir ajuda nos fóruns já citados e fazer a minha própria pesquisa. Em boa hora o fiz.

Mas já me desviei imenso do objectivo inicial. Que é:

  1. Informem-se acerca do que vão comprar.
  2. Façam backups.
  3. Não negligenciem a PSU.
 
@lvet: Interpretaste mal o "apenas". Eu quiz foi passar a ideia que ser só uma tier podia ser algo ilusivo, visto entretanto a CX já estar cinco tiers acima. Não obstante, isto acaba por realçar o problema de considerar patamares de fontes sem detalhar as diferenças entre elas. Pelo menos na última versão indicam os critérios aplicados (o que não significa que, estatisticament, sejam os mais relevantes).
Os critérios todos que eles utilizam não vou discutir, não só porque não os conheço mas porque mesmo que os conhecesse provavelmente não entenderia metade.

O que te posso dizer é que no chat do r/techsupport falei com um dos users que me disse e passo a citar que alguns dos itens em termos de segurança que testam são :
  • Over-Voltage Protection
  • Under-VoltageProtection
  • Over-PowerProtection
  • Over-Current(+12V) Protection
  • Over-TemperatureProtection
  • Short Circuit Protection
  • Surge Current Protection
  • In rush Current Protection
Isto a par com tudo o resto que tenho lido deu me alguma confiança no conhecimento desta tier list.

Outra informação importante que aprendi é que por exemplo a S12II que é bastante popular tem uma base de suporte bastante datada e em termos de preço anda de braço dado com a CX.

Antes de toda esta pesquisa. No dia a seguir a misteriosamente o meu computador deixar de funcionar, sem ainda saber o grau de dano na build, dirigi me a uma loja de componentes bastante conhecida onde me recomendaram isto : https://www.tooq.com/product.php?id=1454 ... E sabes o mais grave? Estive mesmo próximo de a comprar. Á última da hora decidi vir para casa e pedir ajuda nos fóruns já citados e fazer a minha própria pesquisa. Em boa hora o fiz.

Mas já me desviei imenso do objectivo inicial. Que é:

  1. Informem-se acerca do que vão comprar.
  2. Façam backups.
  3. Não negligenciem a PSU.

Infelizmente as lojas são os piores sítios para pedir recomendações sobre uma fonte de alimentação.

Esta matéria é complexa e os tipos que estão nas lojas têm instruções para despachar marca Y ou X ou pura e simplesmente não percebem rigorosamente nada de unidades de alimentação.

Se fores à auto-intitulada melhor loja de informática do pais, é garantido que vais sair de lá com uma NOX :wink:

É um problema, de seriedade e de falta de visão, porque se vendem fontes de alimentação desadequadas, vão acabar por ter maior taxa de RMAs futuros.

As tier-lists não sendo perfeitas, ajudam imenso.

Efectivamente auxiliam quem as procura a adquirir um modelo que mesmo podendo não ser o ideal para um determinado caso, também não corresponde a uma unidade que à partida se sabe não ter qualquer tipo de qualidade :wink:
 
Até hoje, ainda não achei uma única loja que recomendasse uma fonte decente.
Já tive casos com pessoas conhecidas que chegaram a recomendar fontes piores ao ponto de causar instabilidade no sistema que tinham comprado.

Às tantas era propositado para colocar lá o PC no arranjo e lucrar €€€ por mão de obra :D
 
Até hoje, ainda não achei uma única loja que recomendasse uma fonte decente.
Já tive casos com pessoas conhecidas que chegaram a recomendar fontes piores ao ponto de causar instabilidade no sistema que tinham comprado.

Às tantas era propositado para colocar lá o PC no arranjo e lucrar €€€ por mão de obra :D

No tempo do "mining", na auto-intitulada melhor loja de informática do país, para acompanhar com duas 1080 Ti (na altura, coisa para custar 1800-1900€), recomendaram uma bela duma NOX GD 850W...que segundo eles "não se preocupe, se houver algum problema, nos dois anos de garantir trocamos".

Certo. O problema é que pelo mesmo valor o comprador podia ter levado uma unidade com 10 anos de garantia... :wink:

Escusado será dizer que o tipo comprou a NOX e realmente teve problemas com as placas. Mas neste caso não se pode culpabilizar a fonte, porque em mining 24/7 tudo é passível de falhar.

Mas fica o relato para se ter noção do ridículo ao que as lojas chegam para venderem o material que lhes garante maior percentagem de lucro, etc.
 
Última edição pelo moderador:
Qualquer dia a EVGA tem mais skus que vendas...

Não pode ser considerada uma má fonte, é fabricada pela FSP e utiliza a velhinha plataforma Aurum.

Mas compra apenas se o preço for certo, porque existem N de opções mais sensatas no mercado do que isso.
A lista de fontes disponíveis da eVGA até metia medo mesmo :D

No Brasil é fdd achar material bom... A única coisa mesmo preço/qualidade que vejo é a já falada CXM450. Mas queria ver se na BF aparecia alguma unidade gold... Até vi uma Corsair TX750, mas man isso tem toneladas de cabos e é totalmente overkill! Mas não chegava a 450 reais o que não era mal de todo.
 
A lista de fontes disponíveis da eVGA até metia medo mesmo :D

No Brasil é fdd achar material bom... A única coisa mesmo preço/qualidade que vejo é a já falada CXM450. Mas queria ver se na BF aparecia alguma unidade gold... Até vi uma Corsair TX750, mas man isso tem toneladas de cabos e é totalmente overkill! Mas não chegava a 450 reais o que não era mal de todo.

Se o preço for bom, podes avançar sem stress :wink:
 
Para uma R9 290 montada em um PC: I5 6500 + Asus Prime + 2x 4GB DDR4

Que fonte aconselham?

BitFenix Formula 550W 80+ Gold or
Nox Urano VX 750W 80 PLUS Bronze Edition or
Fonte Seasonic Core GC 650W 80+ Gold
 
As marcas exageram (por vezes grosseiramente) na potência recomendada para os seus GPUs para se precaverem em relação ás fontes sucateiras que por aí andam que não são capazes de chegar sequer perto do potência que dizem que têm (como noxs e kolinks de 40€ que dizem ter 700W, por exemplo).
 
só não entendo o seguinte;

A amd diz que a R9 requer no minimo 750w e 31A no Rail dos 12v

A bitfenix tem apenas 550w e apenas 30A no 12v....
Como é suficiente? Alguem me ajuda a entender isso sff. Obrigado!

Mesma coisa do limite de 120km/h na auto-estrada. O regulador tem que ter em conta o Fiat com 20 anos, o segmento C com 10 e o AMG de 500CV.

Uma fonte de qualidade com 550W suporta praticamente tudo o existe no mercado "mainstream" de momento.

Até digo mais, uma fonte de qualidade com 400-450W cumpre as necessidades da esmagadora maioria dos utilizadores.

Por exemplo, serve até para um Ryzen 3700X + RTX 2070 Super.

Mas nestes valores já se pode justificar uma unidade 550W, até porque as diferenças de custo são geralmente mínimas e por vezes nem existem os modelos de menos de 550W largamente disponíveis.

Para um Ryzen 3950X / i9-9900K + RTX 2080 Ti / RX 5700 XT versão vitaminada + OC, pode-se justificar, no máximo, uma unidade de 650W.

E fica-se por aqui para 99.9% dos utilizadores.
 
Última edição:
Back
Topo