Fontes de alimentação - Guia na primeira página

O que o igor disse é verdade mas eu a ti, visto que esta perto do fim devida, eu tivesse 100 por cento certeza que era apenas fan, instalava uma nova eu proprio, e esquecia o assunto.
 
Não vou fazer isso porque ainda restam 2 anos de garantia e se ela me avaria do nada, depois fico a arder caso precise que me reparem/troquem, por isso prefiro enviar para eles e ver o desfecho.
 
8 anos já tem vários desgastes que não só a ventoinha. E nem sempre é fácil trocar, as fans das fontes vem com conectores não padrão ou é soldada.

Manda para RMA e provavelmente vem uma fonte mais moderna e poupa-se muito mais que uma fonte 0km.
 
Dava sempre msm que fosse das soldadas no PCB da PSU emendavas os fios duma na outra, mas sim concordo o caminho apropriado e RMA


Review has novas
https://overclock3d.net/reviews/power_supply/be_quiet_pure_power_12_m_1000w_80_gold_psu_review/4

PURE POWER 12M 1000W sits within the higher-end of the 80+ Gold Efficiency spectrum, placing it close to some 80+ Platinum rated units.
Conclusion

The best thing that we can say about the be quiet! PURE POWER 12 M 1000W is that it is boring. Yes, boring. Simply put, this PSU does everything that it claims to do, and excels at it. This is the kind of PSU that you can set up and then forget about it. There are no thrills like RGB lighting or LCD screens to contend with, just a power supply that is there to do its job and do it quietly.

With its ATX 3.0 certification, PCIe 5.0/12VHPWR support, and its 10-year warranty, you can expect the PURE POWER 12 M 1000W to be prepared to power your PC for the long term.
1000W 160€ em PT , melhor so a Dark Power 13 mas custa em media 100€ extra 750/850/1000w.
 
Última edição:
Bom dia pessoal. Estou a procura de uma fonte de 1000w, para um projeto maioritariamente gaming.
Nos dias de hoje, que recomendam? Já estive a ver o post inicial, mas não reparei em nenhumas desse campo.
Obrigado pela ajuda.
 
Qual é o sistema / projecto para o qual se destina a fonte?
Não há indicações de fontes de 1000W porque é muito raro um sistema, ainda para mais gaming, precisar de uma fonte de 1000W.
 
Eu percebo que o pessoal nos dias de hoje tenha de novo a febre de fontes com mais potência, apenas e só pela questão dos transient peaks. Espero honestamente que isto melhore no futuro.

Num sistema desses, 4090 + 13700k/13900k, até admito que se coloque uma fonte 1000W, mas mesmo a puxar pelo CPU + GPU ainda está bem longe de 1000W.
Em gaming, de uma forma geral estás ainda mais longe das condições extremas de utilização. Como tal, dizer que 1000W é o ideal é relativo.

O que disse antes continua válido, é raro ter um sistema que precise de 1000W, ainda para mais gaming.
E a pergunta que fiz é de todo pertinente. Para recomendar a fonte de acordo com o sistema pretendido.
 
Os transientes também tem muito que se lhe diga, supostamente uma fonte de qualidade aguenta picos de potência muito superiores à potência da própria fonte. O principal risco aqui é que se forem picos demorados podem accionar as proteções da fonte e a fonte desligar-se como acontecia com as Ampere, esta nova geração de placas apesar de manter consumos elevados parece ser melhor nesse particular e como tal desde que seja uma fonte qualidade e o consumo normal do pc estiver dentro da potência da fonte com uma margem de segurança, até porque com o tempo as fontes tendem a perder capacidade de aguentar potência, não deve existir problema.
Quando projetam e fabricam as fontes, já as fazem a contar com os picos.
 
Eu percebo que o pessoal nos dias de hoje tenha de novo a febre de fontes com mais potência, apenas e só pela questão dos transient peaks. Espero honestamente que isto melhore no futuro.

Num sistema desses, 4090 + 13700k/13900k, até admito que se coloque uma fonte 1000W, mas mesmo a puxar pelo CPU + GPU ainda está bem longe de 1000W.
Em gaming, de uma forma geral estás ainda mais longe das condições extremas de utilização. Como tal, dizer que 1000W é o ideal é relativo.

O que disse antes continua válido, é raro ter um sistema que precise de 1000W, ainda para mais gaming.
E a pergunta que fiz é de todo pertinente. Para recomendar a fonte de acordo com o sistema pretendido.

Tens certos jogos que se optimizares para fps altos consegues meter uma 4090 a 400w + cpu a 150w sem contar com spikes, stock...
Doom eternal, battlefield 2042 por exemplo.
Depois mais perdas dos cabo/vrm + board + fans+periféricos...

Se fores fazer OC 1000w é necessário...

Um sistema nunca deve crashar qualquer que seja o load. Por exemplo furmark+ y-cruncher/render, ou jogo + render mete facilmente um 13700k/13900k a 250w e 450w numa 4090, stock....
 
Tens certos jogos que se optimizares para fps altos consegues meter uma 4090 a 400w + cpu a 150w sem contar com spikes, stock...
Doom eternal, battlefield 2042 por exemplo.
Depois mais perdas dos cabo/vrm + board + fans+periféricos...

Se fores fazer OC 1000w é necessário...

Um sistema nunca deve crashar qualquer que seja o load. Por exemplo furmark+ y-cruncher/render, ou jogo + render mete facilmente um 13700k/13900k a 250w e 450w numa 4090, stock....
Tudo certo, mas nada disto invalida o que escrevi antes.

Neste momento é esperar que o OP descreva o sistema e o que quer fazer e depois podemos recomendar uma fonte que faça sentido.
 
Olha tens a que falei uns posts atras em PT por 160€, com efiencia perto de platinum. Ou a Dark Power 13 1000w.
FONTE DE ALIMENTAÇÃO ATX 1000W BE QUIET PURE POWER 12 M 167€

Sinceramente pela diferenca de preco neste caso, tb ia para a de 1000w, mas concordo que nao é pela necessidade de ter os 150w extra.
 
Vou então avançar com o RMA da minha EVGA antes que a ventoinha morra, mas agora acho que tenho outro problema enquanto ela vai lá ficar...

Eu tenho um i5 13600k, 32GB Ram DDR5, RTX 3080 10GB, dois M.2 970 Evo Plus, e a fonte que tenho de substituição cá em casa, que já não a uso há anos e espero que esteja a funcionar, é uma XFX Core Edition 550W Bronze 80+

589549f1-7d94-4245-a066-85cb68a0cb48.jpg


É seguro afirmar que esta fonte não vai de todo aguentar com o meu sistema certo? A menos que nem sequer jogue durante o tempo que a fonte vai para RMA...
 
Respondeste ha tua pergunta, essa fonte nem tem 2x 6+2 origem , por isso teras usar adapatador e sim claro que nao podes jogar no PC.

Só se for league of legends com FPS limited, ora no meu PC a 240 FPS lockados full load(PC todo) ta nos 117w no league lol.
 
Qual é o sistema / projecto para o qual se destina a fonte?
Não há indicações de fontes de 1000W porque é muito raro um sistema, ainda para mais gaming, precisar de uma fonte de 1000W.
Boas. Obrigado pela resposta. Sim, para ser 13600k com 3070ti (em princípio, estou a ver uns negócios das 3080). É maioritariamente para gaming, mas quero também deixar uma margem confortável para OC (gosto de inventar de vez em quando) .
Abraço
 
Uma fonte "Be Quiet! Straight Power 11 750W 80 Plus Platinum Modular por 180€", chegará para um i5-13500 + rtx 3070?
Estava indeciso com a "Sharkoon SilentStorm COOL ZERO 750W 80 Plus Gold Modular por 125€"... Acham que o "platinum" vale os 50€ a mais?
 
Não sabia muito bem onde pôr isto, mas já que me dei ao trabalho de recolher os dados decidi postar aqui.
Fiz upgrade de uma PSU antiga com certificado 80+ Bronze já com 10 anos, para uma plataforma mais moderna com rating 80+ Gold.
Como não mudei mais nada e são tão próximas em capacidade e tinha aqui o medidor de consumo, e nestes tempos em que a eletricidade está cara, decidi registar as diferenças de consumo numa mão cheia de situações.
Nada de cientifico claro.

Antec HCG520SEASONIC GC-500
Situação:80+ BRONZE80+ GOLD
Standby - desligado1.3-1.4W1.1-1.2W
Desktop - tarefas fundo mas sem fazer nada60-61W56-58W
Chrome - 1 tab youtube c/video 4K6067-70W62-65W
CPU-Z all core LOAD (i3 12100F)112-114W108-109W
Superposition BENCHMARK 1080P HIGH (RTX 3060Ti)304-308W289-292W
Jogo - GRID - BENCHMARK - NIGHT335-348W320-331W
 
Parece-me dentro do esperado. 4-6% de diferença, nomeadamente com um fator de carga significativo, sendo que a diferença entre as duas, novas, deve ser 4% ou coisa assim.
 
Back
Topo