Fontes de alimentação - Guia na primeira página

Bom dia pessoal,

a minha fonte de alimentação (Corsair RM650i Modular 80+ Gold) morreu ao fim de quase 8 anos e como tal tenho de comprar uma nova com alguma urgência, mas preciso de ajuda/opiniões.

Já que tenho de comprar uma PSU nova, gostava de comprar uma a pensar num futuro upgrade (talvez no final deste ano ou no próximo), pois o PC tem quase 8 anos, e por vezes já começa a ser um pouco lento para aquilo que faço, mas não sei que componentes posso aproveitar do que tenho actualmente.

O upgrade que estou a pensar fazer seria apenas no CPU, GPU e MB pois penso que o resto dos componentes devem dar, mas gostava de comprar a PSU já a contar com isso. Pelo que estive a ler o hardware mais recente consome um pouco mais em relação ao que tenho e não sei se uma PSU de 650W é mais que suficiente, ou se vai ser preciso uma de 750W ou até mesmo se uma de 550W funciona...e é aqui que preciso da vossa ajuda.

Por exemplo, vamos supor que para o ano eu iria comprar um i7 13700K/KF ou algo equivalente, uma 3060TI ou 4070TI e uma board jeitosa para este componentes mais os que tenho actualmente. Que PSU aconselham comprar agora já a contar com o upgrade?


# Em que utilizo mais o PC:

- Modelação e afins (Blender, Unreal Engine, Krita, etc...
- Programação Web
- Alguns jogos mas nada de especial (muito raramente jogo com tudo no máximo) e algum Stream/Youtube


# Que PC tenho actualmente:

- CPU: i7 6700K (Socket 1151)
- MB: Asus Maximus VIII Hero
- CPU Cooler: Noctua NH-D15
- GPU: MSI GTX970 Gaming 4GB GDDR5
- HD: WD 1TB SATA III 64MB Blue
- SSD: Samsung 850 EVO 500GB SATA III
- MEM: G.Skill Kit 16GB DDR4 3000Mhz Ripjaws V Red (2x8GB)
- Drive: Asus DRW-24
- Caixa: Cooler Master CM 690 III c/ Janela (Mid Tower)
- Monitor: BenQ 24" XL2430T 144Hz 1ms


Obrigado.
 
Essa Corsair tem 10 anos de garantia, pelo que podes tentar acioná-la, mesmo que compres uma fonte nova.
A mais barata algo decente é capaz de ser a NZXT C750 (80+ Gold) a ~114€. Nos ~123€, tens a Thermaltake GF1 750W, que é um pouco melhor; para o conjunto 13700 + 4070 Ti, caso tenhas ideias de usar intensivamente o CPU e GPU ao máximo - p.ex., correr o Blender e um jogo mais exigente para a GPU -, vê o modelo de 850W, por mais ~13€.
 
Feedback do meu RMA com a EVGA:

Usei o envio por UPS Standard por 17€, chegou lá em 3 dias (ontem) e hoje já recebi notificação do envio da nova, e vão-me enviar a EVGA SuperNova G3 850W, basicamente deram-me o upgrade para o novo modelo.

A minha G2 serviu-me muito bem, era muito silenciosa e de muita qualidade, e a G3 parece-me um bocado pior que a G2 segundo as reviews em certos aspectos... A ver o que sai dali.
 
Feedback do meu RMA com a EVGA:

Usei o envio por UPS Standard por 17€, chegou lá em 3 dias (ontem) e hoje já recebi notificação do envio da nova, e vão-me enviar a EVGA SuperNova G3 850W, basicamente deram-me o upgrade para o novo modelo.

A minha G2 serviu-me muito bem, era muito silenciosa e de muita qualidade, e a G3 parece-me um bocado pior que a G2 segundo as reviews em certos aspectos... A ver o que sai dali.

Tive uma G2 que começou com barulhos estranhos na ventoinha e também trocaram pela g3. A G3 é super barulhenta com o modo eco on. Quando a ventoinha liga faz bastante barulho. Se deixares o modo eco off a ventoinha fica sempre ligada mas mantém rpm mais baixo e não é ruidosa.
 
Tive uma G2 que começou com barulhos estranhos na ventoinha

Foi o que aconteceu à minha, a fan já deveria estar a morrer... Já agora, ficaste com 10 anos de garantia na nova também, ou mantiveste o mesmo da anterior? É que a G3 já aparece registada na minha conta, mas com data de compra de 2015 e tudo, tal e qual a anterior.

A G3 é super barulhenta com o modo eco on. Quando a ventoinha liga faz bastante barulho. Se deixares o modo eco off a ventoinha fica sempre ligada mas mantém rpm mais baixo e não é ruidosa.

Era esse o meu receio, o barulho.. A G2 era super silenciosa, e eu nunca usei o modo ECO dela (por preferência), portanto a ventoinha estava sempre a trabalhar, e se a G3 for igual em termos de barulho, então é na boa.
 
Foi o que aconteceu à minha, a fan já deveria estar a morrer... Já agora, ficaste com 10 anos de garantia na nova também, ou mantiveste o mesmo da anterior? É que a G3 já aparece registada na minha conta, mas com data de compra de 2015 e tudo, tal e qual a anterior.



Era esse o meu receio, o barulho.. A G2 era super silenciosa, e eu nunca usei o modo ECO dela (por preferência), portanto a ventoinha estava sempre a trabalhar, e se a G3 for igual em termos de barulho, então é na boa.

A minha g3 com a ventoinha sempre ligada até era mais silenciosa que a g2. Mas tinha o modelo de 550w. A ventoinha da g3 é fdb acho eu, quanto na g2 por ser ball bearing ouvias o ruido tipico destas ventoinhas que não gosto nada.

Agora na g2 a ventoinha estava sempre desligada em idle e loads leves. Na g3 ligava-se do nada mesmo no desktop e era logo tipo a 1200+rpm...

Acabei por comprar uma evga g6 750w na amazon por menos de 100€ nova, até porque queria trocar de gpu, (3070 na altura) e já estava no limite da fonte.
Problema de ruido resolvido. :D
 
@askan7 Obrigado pela partilha.

Por acaso estava na esperança que me fossem trocar pela G6, mas isso já era sonhar muito :-D .

Bem, é esperar para a receber e ver como se porta, pois de certeza que não me trocam a fonte se me for queixar do barulho da ventoinha lol
 
Exacto naquela grande ratalhista chines ja la vi uns qts interessantes com RGB e td, para a energia que passa serve, como disseram os 24 PIN das board sao iguais para as fontes tds logo, tds dao....(desde que a caixa do PC sirva)
 
Pois. Mas pretendia saber se alguém conhece algum de qualidade, pois vi na Amazon pessoal que queimou o conector de 24pin. Vi que a cooler master tem um conector e a Kolink também tem. Tenho receio de queimar o conector se for de qualidade mais rasca.
Captura-de-ecr-2023-03-19-123923.png
 
Também achei do cooler master bons, mas só os encontro a +90€, na própria cooler master estão a 20€, mas depois de taxas e shipping fica quase 3x mais
 
Back
Topo