Fontes de alimentação - Guia na primeira página

Fiz uma simulação e fica no total 50€. São 30€ só de envio por UPS Standard.

Procura por este nome, existe numa loja nacional por encomenda.

Cabo Adaptador Kolink Core Adept ARGB 24 Pin 90 Graus​

 
Eu vi esse também tonimakinen, mas não encontro nenhum video com referencia a ele. Existe uma loja em portugal bastante conhecida que vende. Vou ver se eles me dizem algum feedback. Quero comprar duas, para fazer 180º, por isso na cooler master ficava a volta de 75€
 
Eu sinceramente ia pro kolink a diferenca de preco e abisbal isso tem ]e de ficar bem encaixado, se ficar bem encaixado dificilmente dara problemas pela energia que passa ser pouca e dividida por bastantes pinos...


Esses que deram stress ]e mais do mesmo, se meteres o adaptador na board e dps ligares o cabo e nao pressionares a confirmar se esta bem inserido , por causar esse derretimento.... tal como nos cabos das VGAs....
 
Venho só deixar o agradecimento pelo excelente guia, por motivos profissionais a minha mulher está limitada na escolha da loja onde vai comprar a nova fonte do desktop dela acabou por ir para uma Koolink Enclave 500W 👍
 
Estive a ver o guia todo (excelente trabalho), e estou aqui numa dúvida existencial, recentemente fiz upgrade ao CPU, para um Ryzen 7 5700X, que já não é muito poupado, e queria fazer upgrade da gráfica para algo como uma 6700XT. Tenho uma fonte de 600W, uma cooler Master fracota, já desde o início da build (uns 5 anos), acham realmente necessário passar para algo com mais margem, digamos na casa dos 750W, ou posso guardar os 120 ou 130 euros para outra coisa? :)

Tks ;)
 
Em termos de potência, uma boa fonte 600W dá perfeitamente para a combinação Ryzen 7 5700x + 6700XT.
No entanto, se dizes que a fonte é fracota e já tem uns 5 anos o melhor conselho é mesmo trocar por algo mais fiável.

Se estás a pensar em upgrades no futuro, podes pensar em mais potência também.
 
Em termos de potência, uma boa fonte 600W dá perfeitamente para a combinação Ryzen 7 5700x + 6700XT.
No entanto, se dizes que a fonte é fracota e já tem uns 5 anos o melhor conselho é mesmo trocar por algo mais fiável.

Se estás a pensar em upgrades no futuro, podes pensar em mais potência também.
É uma Coolermaster Masterwatt Lite de 600W. A minha ideia também passava um pouco por arranjar algo pelo menos semi modular, porque isto tem um maranhal de cabos que não utilizo.

Por outro lado, ainda é um dinheiro puxado, e realmente esta consegue aguentar. Talvez guarde o dinheiro para outro upgrade, ou simplesmente para a gráfica :)

Obrigado pela opinião.
 
Essa fonte nao e grande coisa, tens msm de trocar. 100/130 euros sim tens muitas opcoes excelentes.
Fonte de Alimentação Fractal Design Ion+ 2 760W Platinum Full Modular 110


Se quiseres ja das novas ATX 3.0 e PCI/E 5.0
Bequeit Pure Power 12 M 750 ou Corsair Shift 750/850

https://tropicalprice.com/product/B0BPSVQ241

A amazon ta com uma grande promo na de 850w
 
Última edição:
Essas novas fontes ATX 3.0 e PCI/E 5.0 são assim um salto tão à frente em relação às outras? ou seja, fico muito a perder se comprar uma fonte "normal" (que não seja ATX 3.0 e PCI/E 5.0) de qualidade?
 
Trazem sim
81nCbsLTD2L._AC_SX466_.jpg
 
Boas

Já tenho quase todas as partes em casa para a minha nova build e já só me falta a fonte e pouco mais, o processador está a caminho.
Vai ficar assim:
Fractal Design Torrent
Zotac 4090 AMP
AMD 7800x3d
Board Gigabyte X670 Gaming X AX
etc... porque o resto pouca diferença faz para a Fonte ( pelo pouco que entendo disto )

Vi alguma info na primeira página e com o que aprendi estou muito inclinado para a Corsair HX1000i 1000W 80plus Platinum.
Apesar de eu não ir fazer overclock à 4090 o power supply calculator deu-me 850W mas acho que 1000W para ter margem que seria uma boa ideia.

Agora onde eu preciso da vossa ajuda é na parte dos cabos porque sei que a história das 4090 era tudo ( ou quase tudo ) erro humano mas queria ter a certeza que esta fonte tem realmente os cabos certos e que não preciso de comprar nada extra.

Esta foto mostra os cabos que vem com a fonte, a tal Corsair HX1000i


e nesta review à fonte

https://overclock3d.net/reviews/pow...i_80_plus_platinum_icue_power_supply_review/2

ele diz o seguinte:
Speaking of cables, with the HX1000i you get the ATX 24 pin, three 4+4 ATX 12V, three long PCIe cables with enough 2 connectors per end, two 4 connector SATA power cables, two 4 connector PATA cables, and a single USB Type-C for the iCUE integration.

Sabendo que esta fonte cabe na Torre porque tenho 230mm de espaço e a Fonte diz o seguinte:

HX1000i INCLUDED HARDWARE AND SPECIFICATIONS
Dimensions: 180mm(L) x 150mm(W) x 86mm(H)
Package Contents: Power Supply, AC Cable, DC Cables, Cable Ties, USB Cable, Mounting Screws, Safety Leaflet

Esta fonte é a indicada e traz todos os cabos que preciso para a minha build ou tenho que comprar outros cabos/adaptadores?

Cumps
 
Mas podem me explicar porque me recomendam atx 3.0 pci 5.0?
Quais as vantagens em relação a não atx 3.0 pci 5.0?
É só a diferença de ter que usar adaptador ou não?
Se eu tiver de usar o adaptador que vem com a gráfica agora para a 4090, será igual no futuro caso eu compre outra gráfica daqui a 5 anos por exemplo?
Terei que aí também usar o adaptador se eu agora comprar uma fonte não atx 3.0 pci 5.0?

Cumps
 
Mas podem me explicar porque me recomendam atx 3.0 pci 5.0?
Quais as vantagens em relação a não atx 3.0 pci 5.0?
É só a diferença de ter que usar adaptador ou não?
Se eu tiver de usar o adaptador que vem com a gráfica agora para a 4090, será igual no futuro caso eu compre outra gráfica daqui a 5 anos por exemplo?
Terei que aí também usar o adaptador se eu agora comprar uma fonte não atx 3.0 pci 5.0?

Cumps

As gráficas NVIDIA 40xx tem uma ficha de alimentação 12vhpwr, pelo que é recomendável que tenhas uma fonte PCIE 5.0 que tenha essa ficha, pois caso contrário, terás que usar o adaptador que vem com a gráfica.
No entanto, as novas fontes Corsair Shift, embora sejam PCIE 5.0, não têm essa ficha, pelo que trazem o cabo adaptador.
Fontes com essa ficha, tens por ex. as novas Seasonic, Be Quiet!, Thermaltake.

Para uma 4090, recomendo uma boa fonte com 1000W.
 
Obrigado pela vossa ajuda,não fazia ideia que precisava de saber mais do que quais os Watts que preciso e quais as diferenças entre Gold e Platinum etc...
Graças a vocês percebi que tinha que me informar melhor sobre o que é atx 3.0 e pcie 5.0 e aqui na Alemanha (nos sites que confio e onde havia stock) arranjava a Corsair rm1000x shift 80 plus Gold quase ao mesmo preço (218€ a corsair e 222€ a PF3) que a Thermaltake PF3 1050W 80 plus Platinum por isso optei pela PF3 por ser Platinum e não Gold.

Cumps
 
A diferença entre Platina e Gold é muito pequena.
Na zona de maior eficiência das fontes as diferenças rondam os 2% de consumo. Se o preço for o mesmo ou muito próximo de uma Gold compensa, se não, compensa muito pouco ou nada.
 
Ainda estive para vir cá perguntar que tipo de diferença é que teria que ser para não justificar pagar o extra mas depois arranjei um site onde era só 4 euros mais cara por isso já não achei que valesse a pena a pergunta... por 4 euros a mais que venha a Platinum :007:
 
Tenho uma ATX lá em casa que é pouco usada (office e backup de fotos), tem um i5 4 x 3,20 GHz com 2 GB ram, disco ssd + 3 discos IDE

Estou a usar 3 satas + 1x molex .. a fonte que queimou tinha 400w e era uma xigmatec , o que recomendam que seja segura?
 
Back
Topo