1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fontes de alimentação rebentam no pc

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por x1co, 25 de Março de 2013. (Respostas: 10; Visualizações: 1324)

1. x1co

x1co Power Member

Boas!
    Estou com um super problema que não sei como resolver :s
    Agora que já passou a garantia da maior parte dos componentes, como é normal, as coisas começam a apresentar os seus problemas...
    O que está acontecer é que o meu pc está a rebentar com as fontes.

Tinha uma corsair tx650 Watts com 3 anos, rebentou, tentei ligar fora do pc, nem sinal de vida. Ouvi dizer que as fontes corsair têm 5 anos de garantia, que já não torna tudo mau, se eles aceitarem.

A fonte mandou mesmo grande estouro antes de dar o berro.
    Tudo bem, pedi emprestada uma fonte a um colega, uma Nox At-650R14A.
    Já rebentou 3x :s Tentei ligar noutra ficha na mesma casa, e noutra casa, e aconteceu o mesmo.
    Manda mesmo uma bola de fogo ou sei la para fora da fonte, e fica a cheirar a queimado mas muito pouco.

Alguém tem ideia do que pode ser? É que agora até tenho medo de meter lá outra fonte, visto que já consegui possivelmente lixar quase 200€ com a brincadeira :s

Abraço

2. vici

vici Power Member

De tantas vezes que estoirou, já alguma vez mudaste de tomada ou cabo de corrente?

Qual é o restante pc?

3. x1co

x1co Power Member

A corsair só rebentou uma vez, e sim, troquei tudo já, troquei de ficha tripla, porque o pc tava na tripla e meti só ligado á tomada, depois experimentei noutra, e ainda experimentei noutra casa. E rebentou sempre :s

O resto do pc é:
    Processador: AMD Phenom(tm) II X4 955 Processor (4 CPUs), ~3.2G
    Motherboard: Asus M4A79XTD EVO
    Memória: GSKILL PC3-12800 4GB Ripjaws CL7 (2x2GB) DDR3
    Placa Gráfica: Sapphire Radeon HD5770 1GB GDDR5 PCI-E (New Edition)

Não me apetecia mesmo nada ficar sem PC, ainda por cima custou-me tanto a juntar dinheiro para o pagar :|

4. vici

vici Power Member

Tens alguma UPS?

Parece impossivel, mesmo essa nox é uma Pulsar, não é coisa mais "reles" da Nox, acho que o problema vem de fora para dentro da caixa, pensava numa UPS.

5. Maxw3ll

Maxw3ll Power Member

Acho difícil que sejam os componentes a danificar as fontes já que não extrais mais do que aquilo que as fontes podem fornecer portanto o mais lógico é pensar que a tua instalação eléctrica sofre grandes oscilações de tensão. Poderás ter tipos acima dos 250v por exemplo.. tens algum problema com outros electrodomésticos ou é só mesmo o computador?

6. HoT

HoT Power Member

Ya , isso mais parece oscilações de tensão na tomada que problema com fontes ou o pc

7. x1co

x1co Power Member

Acho que não houve lá problema com outros electrodomèsticos, pelo menos nos ultimos 2 anos. Foi só mesmo o computador.
    Vou talvez experimentar ligar o pc durante uns tempos com uma fonte mais reles de 15€ sem gráfica, com a onboard.

E vou ver se chamo algum electrecísta para ver se há algum problema na fichas.

Não estou nas melhores condições económicas, mas será que a UPS era algo que valesse a pena investir para um pc como o meu?

8. GoStop

GoStop Power Member

Uma UPS é sempre um bom investimento, nem que seja só uma extensão com protecção de picos para se tiveres outra oscilação dessas rebenta o fusível da extensão e não a fonte :D

9. Boas, x1co

Algo esta errado nessa maquina. Liga por exemplo um transformador do um telefone nessa mesmo tomada funciona?

se fosse a ti testava com uma fonte barata e outro material que tivesse a certeza que estive-se a funcionar.

Se funcionar pega na fonte + Retira da caixa a ---> Board+processador+coluna ( para ouvires o beeps Bios) funciona?

Continua...
    instala da memoria. Funciona?
    Placa de Video. Funciona?

Neste caso pode estar a fazer passagem na caixa ( não é normal... mas! )

Vai fazendo por partes. e descobres normalmente o que se passa!

10. ruben-moniz

ruben-moniz I fold therefore I AM

tens o demónio dentro da tua instalação elétrica, como outros já disseram o mais provável é que o problema seja na entrada da fonte, secalhar tiveste um circuito "clamping" que explodiu na primeira fonte.

11. x1co

x1co Power Member

Huum, vou ter de ver mais para outra altura, agora não era o que me dava mais jeito gastar dinheiro numa coisa dessas.

Tinha o pc ligado numa tripla, e essa tripla tinha uma tripla lá ligada, onde estava ligado um candeiro, um portatil e um disco externo, e só mesmo o meu pc se lixou.
    Quando meti a segunda fonte ele ainda aguentou a noite toda ligado.

Tiro a board processador e coluna? como assim? Não percebi sorry :s
    Meter o pc a funcionar fora da caixa?

Pois, vou ter de fazer por partes, para as minhas configurações, uma fonte das baratas de 350watts nunca na vida, nao é?
    Tem de ser mesmo uma para aí 450/500watts?
    É que descobri agora á pouco que nao tinha grafica onboard para poder testar...

As fontes foram mesmo, sempre que ligo a nox á corrente, manda-me as tomadas da casa todas abaixo, e ja experimentei com ela fora da caixa com o clipezito para ela ligar sem board.

Não percebo nada de cenas electricas... o que é um circuito clamping? x'D
    Desculpem a minha ignorância. :b

Partilhar esta Página